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Ano: 2023

Zurich Recicla

Zurich Minas Brasil SA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A Seguradora Zurich é líder de mercado nos seguros de garantia estendida, (que tem como objetivo ampliar a garantia original de fábrica para eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos e móveis) e de celulares (que oferece cobertura para roubo, furto ou dano ao aparelho). Como consequência, a companhia possui um grande volume de salvados (bens avariados que ainda possuem algum valor, e que são recolhidos após o acionamento do seguro), bem como resíduos decorrentes do reparo de aparelhos.
Diante disso, por seu comprometimento em ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto do mundo, a Zurich criou o projeto Zurich Recicla, cujo objetivo principal é contribuir para a destinação correta desses produtos, bem como outros resíduos envolvidos na cadeia do mercado segurador.
Apesar de não ser uma responsabilidade legal das seguradoras, diante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fazer essa destinação, a Zurich entende o cenário como não só uma oportunidade de fazer o correto manejo dos resíduos envolvidos no mercado segurador, incentivando a sustentabilidade no setor, mas também como uma forma de envolver outros stakeholders nessa jornada e de estimular desenvolvimento de toda a cadeia de reciclagem e descarte desses produtos.
O projeto tem como contribuições principais:
1. Minimização do impacto dos resíduos no meio ambiente, à medida em que são coletados, reciclados e corretamente destinados;
2. Envolvimento de toda a comunidade no projeto, à medida que viabilizar mais uma forma de descarte correto de resíduos de eletrônicos para clientes e não clientes a partir da instalação de coletores nas assistências técnicas parceiras da companhia, que já contam com grande volume de resíduos dessa natureza;
3. Envolvimento e capacitação das assistências técnicas na jornada de sustentabilidade, à medida em que foram oferecidos treinamentos sobre o tema e se estruturou toda a cadeia de recuperação desses resíduos junto aos parceiros.
Desde o seu surgimento, em 2021, o escopo do projeto foi ampliado e atualmente conta com 3 frentes de resíduos:
• O parceiro ECOASSIST faz a coleta de móveis, destinando a recicladores desse tipo de produto.
• Para celulares, resíduos provenientes de reparos de celulares e itens de informática, a Zurich passou a disponibilizar em suas assistências técnicas parceiras, responsáveis pelo reparo de celulares e outros itens de informática que possuem seguro, mais de 240 urnas de coleta desses resíduos, de forma que clientes e não clientes pudessem fazer o descarte desse tipo de resíduo. Aqui, o parceiro envolvido é a GM&C.
• Com o avanço do projeto, em 2022, iniciou-se a destinação de veículos que são avaliados em perda total no seguro automóvel para o parceiro ECOPALACE.
Os parceiros separam todos os componentes e direcionam para recicladores especializados. Dessa forma, tem sido desenvolvidos processos e se estabelecido parceiras de modo que produtos e peças possam ser reintegrados à cadeia de suprimentos. O projeto vem crescendo ano a ano, conforme são identificadas oportunidades de integrar ao projeto mais volume e desenvolvidos processos para ampliar seu escopo.
Os resultados do projeto são mensurados sobretudo a partir do Residuômetro, um reporte da massa de resíduos recolhidas, feito em toneladas devido ao alto volume. Até o momento, foram recolhidas 94 toneladas de resíduos, que se não fosse pelo projeto, teriam sido descartados no meio ambiente, divididos em:
• 4 toneladas de resíduos de celulares e itens de informática
• 61 toneladas de resíduos de móveis e colchões
• 29 toneladas de resíduos de automóveis
Todos os resíduos foram recebidos, separados e destinados a recicladores específicos. Todos os laudos foram gerados para certificar que a destinação conforme exige a legislação. O projeto tem abrangência nacional e a Zurich arca com os custos de logística reversa.

Relevância para o Negócio:

“A Zurich tem como meta ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto positivo no mundo. Compreendendo os riscos globais envolvidos nas mudanças climáticas, a seguradora conta com grupos de trabalho dedicados a incorporar processos ligados à sustentabilidade em todos os seus processos, produtos e serviços, e é nesse contexto que nasce o projeto Zurich Recicla.
Alguns dos seguros envolvidos nos produtos e resíduos corretamente destinados pelo Zurich Recicla, como o de garantia estendida e o de celulares e itens de informática, são segmentos em que a Zurich é líder de mercado, com milhares de itens segurados. Garantir que esses produtos tenham um descarte adequado tem um impacto grande no ciclo de vida desse tipo de produto no país.
O projeto Zurich Recicla coloca os valores assumidos pela seguradora em prática, com resultados mensuráveis, cumprindo um dos principais compromissos assumidos pelo grupo a nível global. Isso é importante não só para o meio ambiente, mas para que colaboradores, parceiros e sociedade sejam engajados na mudança e cada vez mais queiram se juntar à empresa para contribuírem para um futuro mais sustentável.

” “O projeto desenvolvido pela Zurich é inovador porque a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é abrangente no que diz respeito à responsabilidade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes descartarem corretamente os produtos, mas não se aplica a seguradoras. Mesmo assim, a empresa trabalha para que seus processos operacionais incluam o descarte correto e a rastreabilidade dos resíduos envolvidos com seus produtos, contribuindo para a economia circular.
Além disso, um dos grandes diferenciais desse projeto é a possibilidade de mensurar e quantificar o que deixou de ser resíduo e se transformou em matéria prima. Os laudos fornecidos pelos recicladores demonstram quanto de um lote de produtos e peças descartadas se transformaram em ferro, alumínio ou cobre, por exemplo. Assim, é possível acompanhar o ciclo que foi criado com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A Seguradora Zurich é líder de mercado nos seguros de garantia estendida, (que tem como objetivo ampliar a garantia original de fábrica para eletrodomésticos, eletroportáteis, equipamentos eletrônicos e móveis) e de celulares (que oferece cobertura para roubo, furto ou dano ao aparelho). Como consequência, a companhia possui um grande volume de salvados (bens avariados que ainda possuem algum valor, e que são recolhidos após o acionamento do seguro), bem como resíduos decorrentes do reparo de aparelhos.
Diante disso, por seu comprometimento em ser uma das empresas mais responsáveis e de maior impacto do mundo, a Zurich criou o projeto Zurich Recicla, cujo objetivo principal é contribuir para a destinação correta desses produtos, bem como outros resíduos envolvidos na cadeia do mercado segurador.
Apesar de não ser uma responsabilidade legal das seguradoras, diante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fazer essa destinação, a Zurich entende o cenário como não só uma oportunidade de fazer o correto manejo dos resíduos envolvidos no mercado segurador, incentivando a sustentabilidade no setor, mas também como uma forma de envolver outros stakeholders nessa jornada e de estimular desenvolvimento de toda a cadeia de reciclagem e descarte desses produtos.
O projeto tem como contribuições principais:
1. Minimização do impacto dos resíduos no meio ambiente, à medida em que são coletados, reciclados e corretamente destinados;
2. Envolvimento de toda a comunidade no projeto, à medida que viabilizar mais uma forma de descarte correto de resíduos de eletrônicos para clientes e não clientes a partir da instalação de coletores nas assistências técnicas parceiras da companhia, que já contam com grande volume de resíduos dessa natureza;
3. Envolvimento e capacitação das assistências técnicas na jornada de sustentabilidade, à medida em que foram oferecidos treinamentos sobre o tema e se estruturou toda a cadeia de recuperação desses resíduos junto aos parceiros.
Desde o seu surgimento, em 2021, o escopo do projeto foi ampliado e atualmente conta com 3 frentes de resíduos:
• O parceiro ECOASSIST faz a coleta de móveis, destinando a recicladores desse tipo de produto.
• Para celulares, resíduos provenientes de reparos de celulares e itens de informática, a Zurich passou a disponibilizar em suas assistências técnicas parceiras, responsáveis pelo reparo de celulares e outros itens de informática que possuem seguro, mais de 240 urnas de coleta desses resíduos, de forma que clientes e não clientes pudessem fazer o descarte desse tipo de resíduo. Aqui, o parceiro envolvido é a GM&C.
• Com o avanço do projeto, em 2022, iniciou-se a destinação de veículos que são avaliados em perda total no seguro automóvel para o parceiro ECOPALACE.
Os parceiros separam todos os componentes e direcionam para recicladores especializados. Dessa forma, tem sido desenvolvidos processos e se estabelecido parceiras de modo que produtos e peças possam ser reintegrados à cadeia de suprimentos. O projeto vem crescendo ano a ano, conforme são identificadas oportunidades de integrar ao projeto mais volume e desenvolvidos processos para ampliar seu escopo.
Os resultados do projeto são mensurados sobretudo a partir do Residuômetro, um reporte da massa de resíduos recolhidas, feito em toneladas devido ao alto volume. Até o momento, foram recolhidas 94 toneladas de resíduos, que se não fosse pelo projeto, teriam sido descartados no meio ambiente, divididos em:
• 4 toneladas de resíduos de celulares e itens de informática
• 61 toneladas de resíduos de móveis e colchões
• 29 toneladas de resíduos de automóveis
Todos os resíduos foram recebidos, separados e destinados a recicladores específicos. Todos os laudos foram gerados para certificar que a destinação conforme exige a legislação. O projeto tem abrangência nacional e a Zurich arca com os custos de logística reversa.

Gestão da Prática Relatada:

“O planejamento da demanda de resíduos inicia com a quantidade de atendimentos que são realizados em nossa rede de prestadores. Assim, é possível estimar o potencial de resíduos que serão coletados e acompanhar a recorrência das coletas, a fim de avaliar se está dentro das expectativas.
Foi construída, também, uma análise inicial onde é calculado em média quanto cada atendimento, variando por tipo de produto, gera em massa de resíduo. Assim, é possível também avaliar se a massa de resíduos coletados está de acordo com o que foi projetado.
Por exemplo, cada celular gera em média 0,176 kg de resíduo quando é feito um reparo. Se mil reparos forem feitos em uma determina assistência em um mês, espera-se aproximadamente 176 kg de resíduos para serem coletados naquele período.
Dessa forma, construímos nosso principal indicador, o Residuômetro, onde são reportados em toneladas os resíduos por tipo de produto. Esse indicador é divulgado não só para toda a Zurich mas também para os prestadores de serviços que contribuem para alimentação desse indicador. Eles entendem que fazem parte dessa construção e que a solicitação das coletas é importante, para que haja mensuração do impacto do projeto no meio ambiente.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O projeto foi construído de forma que outras organizações possam replicar, já que o processo é transparente e simples. Os parceiros de coleta de resíduos estão desenvolvidos, o processo definido, a mensuração estabelecida, então replicar é só uma questão de adequar ao tipo de negócio. Na própria Zurich, isso aconteceu, à medida que expandimos o projeto para outras linhas de negócio dentro da própria companhia desde o seu início.
À medida que os colaboradores e parceiros conhecem o projeto, também se tornam multiplicadores da ideia. A Zurich, que atua em diversos ramos de seguros, é capaz de disseminar esse conhecimento entre muitos stakeholders, o que abre possibilidades de novas oportunidades.
Hoje, por exemplo, a empresa já está promovendo treinamentos de sustentabilidade junto aos seus parceiros, buscando ampliar o impacto de suas iniciativas para todo o ecossistema de seguros. A seguradora faz isso porque entende a importância de uma atuação conjunta, e não isolada, para enfrentar os desafios de sustentabilidade que estão postos, e está aberta a compartilhar experiências inclusive com outras seguradoras que tenham interesse em ter uma atuação semelhante.
A Zurich fomenta a ideia de que a educação sobre sustentabilidade é uma forma de criar uma corrente de conhecimento na comunidade. Acreditamos que é possível criar um ecossistema inteiro de atendimento operacional baseado em práticas sustentáveis e com o máximo ações que promovam o descarte correto. A perspectiva é que possamos desenvolver cada vez mais parceiros especializados em tipo de resíduos que ainda não coletamos, e assim, atender toda a rede de prestadores de serviço da Zurich, desenvolver o mercado e prestar um serviço à comunidade.