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Ano: 2023

Zero Carbono Electrolux Group

ELECTROLUX DO BRASIL S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Enfrentar a mudança climática reduzindo as emissões de gases de efeito estufa é um dos maiores e mais urgentes desafios enfrentados pela sociedade atual. Dados do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, divulgado em 2021, mostram a necessidade do desenvolvimento de ações fortes e sustentadas para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa para limitar a mudança climática.
Neste contexto, para contribuir com a reformulação da indústria e desenvolvimento social e ambiental, o Electrolux Group implementou, em 2019, o programa ‘For the Better 2030’, framework global de sustentabilidade da empresa que define uma série de objetivos e metas relacionados à sustentabilidade em suas diversas áreas, sendo divididos em três principais eixos:

Better Company;
Better Solutions;
Better Living.
Dentro dessas categorias busca-se a aplicação de mudanças nas soluções oferecidas pela empresa, nas operações da companhia, e no seu impacto sobre a sociedade, com foco na inclusão de objetivos de sustentabilidade ambiciosos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
No eixo Better Company, uma das metas do Electrolux Group é impulsionar operações limpas e eficientes, conquistando a neutralidade climática em suas operações até 2030 e na cadeia de valor até 2050. Como uma de suas ações dentro deste eixo, a empresa implantou, em 2010, o Green Spirit, um programa contínuo de eficiência de recursos e certificação interna que inclui critérios relacionados ao desempenho climático, energético, hídrico, de gestão e engajamento.
A implementação do programa foi realizada diretamente pela área de Sustentabilidade em Operações do Electrolux Group, que contempla as áreas de EHS – Environment, Health and Safety -, Meio Ambiente, Saúde e Segurança nas áreas de Manufatura. Na América Latina, foi implementado, ainda em 2010, nas fábricas localizadas em Curitiba (PR), São Carlos (SP), Manaus (AM), Rosário, na Argentina, e Santiago, no Chile.
Como parte da estratégia do Grupo, o programa possui metas específicas de redução de emissões, que consistem em reduzir em 85% a emissão de carbono até 2025 e alcançar operações neutras em carbono até 2030, em relação à nossa linha de base de 2015. A meta climática baseada na ciência está alinhada com o acordo climático de Paris de 2015, que visa manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C neste século para evitar os impactos mais severos da mudança climática.
Para alcançar este objetivo, cada unidade da América Latina possui um plano de ação e metas mensais de desempenho, e os resultados são visíveis e mensuráveis. Por meio de um sistema integrado, todas as sedes reportam, mensalmente, seus dados, que são consolidados em uma base global para acompanhamento de desempenho. Além disso, são realizados o compartilhamento de iniciativas e boas práticas que visam promover a implementação das melhores práticas entre suas fábricas em todo o mundo.
Desde 2015 são implementadas ações sistemáticas para redução de carbono, como por exemplo a migração para energia elétrica renovável. Atualmente, nas fábricas da América Latina, 100% da energia elétrica utilizada é proveniente de fontes limpas, produzida a partir de usinas solares e eólicas.
Graças a essas iniciativas bem-sucedidas, o Electrolux Group alcançou sua meta climática três anos antes do planejado. Em 2022, foi atingida a redução de 82% de redução de carbono, 2% maior do que a meta estabelecida para 2025.
Além de migrar para uma matriz de energia elétrica renovável, a empresa promove continuamente a redução da utilização de combustíveis fósseis, por meio da eletrificação dos seus processos. Neste contexto, o programa assume uma importância estratégica, direcionando a adoção de iniciativas de melhoria contínua na utilização de recursos e a adoção de práticas inovadoras. Além disso, novos estudos de utilização de biocombustíveis e hidrogênio estão sendo desenvolvidos.
O sucesso dos resultados alcançados vem também da forma como o programa foi criado: ir além da implementação e execução de novos projetos na operação, mas abrir diálogos, engajamento e conscientização dos colaboradores, parceiros e fornecedores.
Neste ambiente de melhoria contínua, outras ações foram desenvolvidas para o atingimento das metas. Entre elas, destacam-se:
A substituição de 90% da frota de empilhadeiras movidas a Gás Natural Veicular (GNV) por veículos elétricos, contribuindo significativamente na redução das emissões atmosféricas e promovendo a industrialização sustentável;
Também na eletrificação de veículos para a diminuição de emissão de CO2, o Electrolux Group investiu em caminhões elétricos para entregas em áreas urbanas, com sete unidades no Brasil e uma no Chile;
Em São Paulo, a entrega de alguns produtos é realizada por meio de bicicletas. Esses novos meios de entrega possibilitaram uma redução de 162 toneladas de CO2 em 2022.
De maneira a validar e avaliar os dados de desempenho das unidades, o programa Green Spirit possui uma certificação interna. Todos os anos, todas as plantas são auditadas e são atribuídas certificações em quatro níveis de performance nas unidades fabris, em relação aos seus objetivos de energia, água e carbono. Todas as plantas na América Latina alcançaram a certificação Platinum, que é o mais alto nível de performance do Electrolux Group.
Como próximos passos, ainda em 2023, começa a ser implementado o Green Spirit 2.0, utilizando as melhores práticas e critérios para apoiar ainda mais a jornada em direção a operações neutras em relação a carbono por meio da digitalização, excelência operacional e eletrificação de processos com a eliminação completa de combustíveis fósseis. Adicionalmente, o Electrolux Group vem desenvolvendo um processo de certificação interno que terá o objetivo de comprovar a eliminação total das emissões de carbono nas unidades (Certificação Zero Carbono).

Relevância para o Negócio:

“O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre nos empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações.
A inovação da experiência sustentável do consumidor é um fator-chave para o crescimento rentável a longo prazo, permitindo aos usuários preparar alimentos saborosos, cuidar de suas roupas para que elas permaneçam novas por mais tempo e alcançar um bem-estar saudável em casa. O crescimento rentável também é possibilitado pelo aumento consistente da eficiência operacional através da digitalização, automação e modularização. A sustentabilidade é uma parte fundamental da estratégia do Electrolux Group. Um balanço sólido facilita o crescimento rentável.
Nossa estrutura de sustentabilidade “For the Better 2030” define como trabalhamos para alcançar Better Company, Better Solutions e Better Living, metas para 2030, bem como nossas Metas Climáticas. Isto inclui nossas questões de sustentabilidade mais importantes e nos ajuda a caminhar em direção ao nosso propósito, que é transformar a vida para o melhor.
Dentro dessas categorias, buscamos melhorar as soluções oferecidas pela empresa, tornar suas operações mais eficientes e trazer um impacto positivo na vida das pessoas, inspirando hábitos mais sustentáveis no cuidado da sua casa. Neste contexto, o Green Spirit do Electrolux Group é o programa ligado a sustentabilidade que relaciona o desempenho climático, energético, hídrico, gestão e engajamento da companhia.
Globalmente, o Grupo evitou o lançamento de 20 mil toneladas de CO2 em suas operações (emissões diretas e da compra de energia elétrica) em comparação com 2021. Já em relação à emissões indiretas, com o aumento da eficiência dos produtos vendidos aos seus consumidores, somente na América Latina, foram evitadas 26 mil toneladas de CO2 em relação ao ano anterior.
Para se ter ideia, o Electrolux Group foi umas das 100 primeiras empresas a estabelecer sua meta climática global com base científica no ano de 2018. Agora, é uma das primeiras a cumpri-la.
O Electrolux Group avançou de maneira significativa na gestão de emissões em sua cadeia de valor, sendo a única empresa no mundo a obter 100% de resposta de seus fornecedores na plataforma CDP Supply em 2022, o que representa fornecedores responsáveis por 77% das despesas globais do Electrolux Group com materiais diretos e 31% de gastos com logística. Com os relatórios de emissões e metas de redução pelo programa CDP Supply, progressos reais para a meta de neutralidade climática na cadeia de valor até 2050 se tornam mensuráveis e rastreáveis.
Atualmente, a América Latina totaliza 460 empilhadeiras em fábricas e depósitos do Electrolux Group, utilizadas para transporte e organização de materiais. Com o investimento em eletrificação, já são 416 empilhadeiras elétricas, com todas as unidades localizadas em depósitos utilizando energia renovável. Nas fábricas de Manaus (Brasil), Rosário (Argentina) e Santiago (Chile), ainda há 44 empilhadeiras com combustíveis fósseis, mas com planejamento de substituição ainda em 2023. Em 2022, houve a redução de 70% das emissões de carbono desses equipamentos na América Latina, o que equivale a 500 toneladas de CO2.
Os caminhões elétricos, por sua vez, realizam, em média, a entrega de 2.326 produtos mensalmente no Brasil. Desde que os veículos passaram a ser utilizados no País, em 2021, houve a redução de emissão de 161,7 toneladas de CO2. No Chile, o caminhão elétrico foi implementado em dezembro de 2022 e entrega, em média, 100 produtos mensalmente, resultando na diminuição de emissão de 8,5 toneladas de CO2 desde o início de sua utilização.
Já as bicicletas são utilizadas em São Paulo desde fevereiro de 2021 para a entrega de produtos que pesem até 3kg, como airfryers, cafeteiras e utensílios domésticos. Com média de 147 produtos entregues mensalmente, a redução na emissão de CO2 totaliza 0,2 tonelada no período de um ano.” “A América Latina foi a primeira região a certificar todas as suas fábricas com a certificação Platinum do Green Spirit, que é o mais alto nível de performance operacional do programa. A iniciativa depende não apenas de implementar novos projetos na operação, mas também do engajamento e conscientização dos colaboradores, parceiros e fornecedores.
Como influência das ações vinculadas à sustentabilidade que a empresa vem empregando, identificamos que o ambiente de trabalho está mais propenso à inovação. Os colaboradores se sentem acolhidos e respeitados, ficando à vontade para trazer ideias de acordo com suas vivências e experiências que agregam valor para a empresa.
Como destaques de inovação, é possível mencionar:
Caminhada de sustentabilidade: semanalmente, os líderes do programa de cada fábrica fazem juntos uma caminhada nas operações em busca de novas oportunidades de eliminação de perdas de energia, que consequentemente tem um impacto positivo na redução de emissões de carbono. Cada caminhada é um novo momento de conscientização e de criação de uma cultura de conservação ambiental.
Utilização de energias renováveis: atualmente, 100% da energia elétrica utilizada é proveniente de fontes renováveis. A eliminação dos combustíveis fósseis é feita gradativamente com a eletrificação de processos e estudos de utilização de novas fontes de energia, como o Biometano e o Hidrogênio. 90% das empilhadeiras já foram eletrificadas na América Latina e projetos em processos maiores vêm sendo realizados.
Monitoramento on-line diário: O consumo de energia dos processos é avaliado diariamente. Com essa abordagem setorizada e com frequência diária, é possível evitar perdas significativas por vazamentos e consumos excessivos, por meio de uma resposta ágil e proativa.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Enfrentar a mudança climática reduzindo as emissões de gases de efeito estufa é um dos maiores e mais urgentes desafios enfrentados pela sociedade atual. Dados do Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, divulgado em 2021, mostram a necessidade do desenvolvimento de ações fortes e sustentadas para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa para limitar a mudança climática.
Neste contexto, para contribuir com a reformulação da indústria e desenvolvimento social e ambiental, o Electrolux Group implementou, em 2019, o programa ‘For the Better 2030’, framework global de sustentabilidade da empresa que define uma série de objetivos e metas relacionados à sustentabilidade em suas diversas áreas, sendo divididos em três principais eixos:

Better Company;
Better Solutions;
Better Living.
Dentro dessas categorias busca-se a aplicação de mudanças nas soluções oferecidas pela empresa, nas operações da companhia, e no seu impacto sobre a sociedade, com foco na inclusão de objetivos de sustentabilidade ambiciosos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
No eixo Better Company, uma das metas do Electrolux Group é impulsionar operações limpas e eficientes, conquistando a neutralidade climática em suas operações até 2030 e na cadeia de valor até 2050. Como uma de suas ações dentro deste eixo, a empresa implantou, em 2010, o Green Spirit, um programa contínuo de eficiência de recursos e certificação interna que inclui critérios relacionados ao desempenho climático, energético, hídrico, de gestão e engajamento.
A implementação do programa foi realizada diretamente pela área de Sustentabilidade em Operações do Electrolux Group, que contempla as áreas de EHS – Environment, Health and Safety -, Meio Ambiente, Saúde e Segurança nas áreas de Manufatura. Na América Latina, foi implementado, ainda em 2010, nas fábricas localizadas em Curitiba (PR), São Carlos (SP), Manaus (AM), Rosário, na Argentina, e Santiago, no Chile.
Como parte da estratégia do Grupo, o programa possui metas específicas de redução de emissões, que consistem em reduzir em 85% a emissão de carbono até 2025 e alcançar operações neutras em carbono até 2030, em relação à nossa linha de base de 2015. A meta climática baseada na ciência está alinhada com o acordo climático de Paris de 2015, que visa manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C neste século para evitar os impactos mais severos da mudança climática.
Para alcançar este objetivo, cada unidade da América Latina possui um plano de ação e metas mensais de desempenho, e os resultados são visíveis e mensuráveis. Por meio de um sistema integrado, todas as sedes reportam, mensalmente, seus dados, que são consolidados em uma base global para acompanhamento de desempenho. Além disso, são realizados o compartilhamento de iniciativas e boas práticas que visam promover a implementação das melhores práticas entre suas fábricas em todo o mundo.
Desde 2015 são implementadas ações sistemáticas para redução de carbono, como por exemplo a migração para energia elétrica renovável. Atualmente, nas fábricas da América Latina, 100% da energia elétrica utilizada é proveniente de fontes limpas, produzida a partir de usinas solares e eólicas.
Graças a essas iniciativas bem-sucedidas, o Electrolux Group alcançou sua meta climática três anos antes do planejado. Em 2022, foi atingida a redução de 82% de redução de carbono, 2% maior do que a meta estabelecida para 2025.
Além de migrar para uma matriz de energia elétrica renovável, a empresa promove continuamente a redução da utilização de combustíveis fósseis, por meio da eletrificação dos seus processos. Neste contexto, o programa assume uma importância estratégica, direcionando a adoção de iniciativas de melhoria contínua na utilização de recursos e a adoção de práticas inovadoras. Além disso, novos estudos de utilização de biocombustíveis e hidrogênio estão sendo desenvolvidos.
O sucesso dos resultados alcançados vem também da forma como o programa foi criado: ir além da implementação e execução de novos projetos na operação, mas abrir diálogos, engajamento e conscientização dos colaboradores, parceiros e fornecedores.
Neste ambiente de melhoria contínua, outras ações foram desenvolvidas para o atingimento das metas. Entre elas, destacam-se:
A substituição de 90% da frota de empilhadeiras movidas a Gás Natural Veicular (GNV) por veículos elétricos, contribuindo significativamente na redução das emissões atmosféricas e promovendo a industrialização sustentável;
Também na eletrificação de veículos para a diminuição de emissão de CO2, o Electrolux Group investiu em caminhões elétricos para entregas em áreas urbanas, com sete unidades no Brasil e uma no Chile;
Em São Paulo, a entrega de alguns produtos é realizada por meio de bicicletas. Esses novos meios de entrega possibilitaram uma redução de 162 toneladas de CO2 em 2022.
De maneira a validar e avaliar os dados de desempenho das unidades, o programa Green Spirit possui uma certificação interna. Todos os anos, todas as plantas são auditadas e são atribuídas certificações em quatro níveis de performance nas unidades fabris, em relação aos seus objetivos de energia, água e carbono. Todas as plantas na América Latina alcançaram a certificação Platinum, que é o mais alto nível de performance do Electrolux Group.
Como próximos passos, ainda em 2023, começa a ser implementado o Green Spirit 2.0, utilizando as melhores práticas e critérios para apoiar ainda mais a jornada em direção a operações neutras em relação a carbono por meio da digitalização, excelência operacional e eletrificação de processos com a eliminação completa de combustíveis fósseis. Adicionalmente, o Electrolux Group vem desenvolvendo um processo de certificação interno que terá o objetivo de comprovar a eliminação total das emissões de carbono nas unidades (Certificação Zero Carbono).

Gestão da Prática Relatada:

“O Green Spirit realiza a implementação de iniciativas de conservação de recursos utilizando sistemática específica, na qual continuamente são definidas metas e estratégias para reduzir o impacto ambiental. Além disso, as operações de manufatura são certificadas em ISO 50.001, garantindo a robustez do sistema de gestão energética.
O programa está presente em 35 fábricas em todo o mundo e por meio de uma auditoria anual, as sedes são auditadas de acordo com a performance dos indicadores e os critérios do programa. São estes índices que definem a metodologia de melhoria contínua, que é fortemente baseada em ferramentas de gestão e gerenciadas por ciclos que seguem a metodologia de Planejar, Fazer, Verificar e Agir.
Com a avaliação crítica dos indicadores do programa, os processos são continuamente estudados para encontrar oportunidades para aumentar a sua eficiência. Em 2022, foi implementado o plano de ação “Back to Basics”, cujo principal objetivo foi revisar todas as rotinas das fábricas para garantir que as condições básicas de equipamentos e processos eram mantidas. Como parte do plano, por exemplo, foi garantido que as luzes são desligadas após o expediente e que equipamentos são desligados após a produção para evitar desperdício de energia. Com este trabalho, foram identificadas mais oportunidades de desligar novos equipamentos, reduzir a temperatura de operação dos processos que utilizam gás e eliminar fontes de desperdício de ar comprimido.
Assim, o ciclo de melhoria se desenvolve e continuamente os processos são reavaliados, desafiando o estado atual e otimizando sua eficiência.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O Electrolux Group tem implantado o programa Green Spirit em todas as suas unidades fabris ao redor do mundo, tornando evidente que a replicação do projeto e dos processos desenvolvidos é possível. A expectativa da empresa é que, com o sucesso da iniciativa, mais negócios se inspirem e passem a ter esse novo olhar para a sustentabilidade dos processos gerados por suas atividades. Espera-se que os demais setores vejam o projeto como um benchmark de como é possível abordar o tema de sustentabilidade de maneira integrada à visão e estratégia da empresa.
O programa é contínuo, foi implementado em 2010 e passa a ser parte do cotidiano da fábrica e dos colaboradores. Ainda em 2023, começa a ser implementado o Green Spirit 2.0, utilizando as melhores práticas e critérios para apoiar ainda mais a jornada em direção a operações neutras em relação a carbono por meio da digitalização, excelência operacional e eletrificação de processos com a eliminação completa de combustíveis fósseis.