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Ano: 2023

Transforme-se

Serasa S.A. (São Paulo)

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Como uma datatech, o negócio da Serasa Experian é impulsionado pela incorporação dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia, fazendo com que a habilidade tecnológica das nossas pessoas seja um diferencial competitivo. Por ser um elemento vital no nosso negócio, não podemos ignorar os problemas sociais e de representatividade do setor de TI:
– Apesar de serem mais de 50% da população brasileira, apenas 25% dos profissionais da área são mulheres e apenas 22% são pessoas negras.
– Menos de 2% dos convites para seleção de candidatos feitos por empresas de tecnologia são voltados para PCDs, que representam cerca de 25% da população.
– Abertura de mais de 800 mil vagas para profissionais qualificados em tecnologia nos próximos 5 anos que não serão preenchidas, apesar da taxa de desemprego entre jovens continuando acima de 20%.
– A formação de novos(as) profissionais em tecnologia não abrange a população mais pobre. Apenas cerca de 15% dos(as) estudantes da área vêm de famílias de classes D e E.
Entendemos que a mudança desse cenário e o aumento da diversidade no mercado passam pela formação técnica de novos(as) profissionais e pela criação de meios efetivos para sua inserção profissional. Especialmente para aqueles que historicamente não estão incluídos no mercado de trabalho de alta especialização.
Por isso, com o objetivo de criar condições de empregabilidade no mercado de TI para pessoas à margem das oportunidades de trabalho, por meio da capacitação técnica e desenvolvimento de habilidades pessoais, em 2022 criamos o Transforme-se, programa da Serasa Experian que oferece bolsas de ensino 100% gratuitas na área de tecnologia da informação e dados, voltado à população tanto social e quanto economicamente vulnerável. O Transforme-se consiste em um programa de desenvolvimento profissionalizante completo, com a formação de uma rede de organizações especializadas:
– Robusto conteúdo técnico de mais de 250 horas de capacitação em informática e programação básica ministrado por reconhecidos parceiros educacionais, como Senac, Digital House e Wise Hands.
– Acompanhamento pedagógico e social individualizado, realizado por assistentes sociais dedicadas ao projeto e ONGs especializadas no público-alvo, como a Gerando Falcões.
– Desenvolvimento de competências pessoais e plano de carreira com apoio e mentoria de profissionais Serasa Experian.
– Inserção profissional com especialistas de mercado.
– Além disso, os alunos(as) recebem bolsa auxílio, visando cobrir seus custos de participação, e estrutura para estudos: computador, internet e kit ergonomia.
Desde seu lançamento em março/22, o programa já beneficiou 480 pessoas em 4 turmas:
– Turma 1: Mulheres, âmbito nacional
– Turma 2: Jovens de escolas publicas na região de São Carlos/SP
– Turma 3: PCDs, âmbito nacional (85% executado)
– Turma 4: Jovens residentes em favelas em São Paulo (zona sul) e São Carlos/SP (25% executado)
– Até o final de 2023, serão oferecidas mais 644 bolsas para jovens residentes em favelas do Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Belém e São Paulo (zona leste).
Nosso compromisso é até 2027 capacitar 5.000 pessoas: uma pessoa formada por cada funcionário da Serasa Experian.

Relevância para o Negócio:

“Com uma abordagem 360º, o Transforme-se permite, ao entregar relevante impacto positivo para a sociedade, também obtermos resultados para o negócio em três âmbitos:
1. Focar os investimentos sociais da empresa em nossos temas materiais, migrando do perfil puramente assistencialista e territorial:
Dos 4.000 funcionários(as) da empresa, cerca de 25% estão nas áreas de tecnologia e dados. A alta rotatividade e a escassez de profissionais podem impactar diretamente na nossa estabilidade operacional e na nossa capacidade de entregar ainda melhores soluções ao mercado.
Ao mesmo tempo, questões sociais e culturais afetam a possibilidade de formação de um maior volume de futuros profissionais.
O Transforme-se é resultado desse reposicionamento e, ao formar pessoas em um volume maior que a necessidade de recrutamento da Serasa Experian, é uma ferramenta para resolver um problema social no contexto competitivo onde a empresa está inserida, criando valor compartilhado para a empresa e para a sociedade.
2. Aumentar a representatividade de mulheres, PCDs, negros na Serasa Experian:
Possuímos compromissos públicos para evoluirmos na nossa diversidade:
Mulheres: aumento na representatividade de mulheres em toda a organização (50% em todos os cargos, excluindo estagiários), na liderança executiva (45% de gerentes executivas e diretoras) e na liderança média (50% de coordenadoras, especialistas e gerentes), em 3 anos.
PCDs: aumento de representatividade de pessoas com deficiência para 7% em todos os cargos durante o ano 2023.
Além disso, estabelecemos o compromisso de garantir mínimo de representatividade em todas as turmas de estágio e jovens aprendizes: 50% mulheres, 35% negros e 5% PCDs.
Essas relevantes metas fazem parte do nosso objetivo de garantir que todas as pessoas sintam que somos um ótimo lugar para trabalhar, promovendo uma cultura de inclusão, na qual todos se sintam livres para expressar seus pontos de vista e sintam que podem praticar o seu melhor. Nesse contexto, o Transforme-se é uma forma efetiva de promover a diversidade. Dos 104 bolsistas que já finalizaram o curso, 40 hoje fazem parte da Serasa, ocupando boa parte das posições de entrada abertas desde então.

3. Reforçar nossa marca empregadora no setor de tecnologia:
Ser reconhecida como uma ótima experiência para talentos apaixonados por tecnologia é importante não apenas para atrair talentos, mas como também retê-los, ambos temas relevantes para nosso negócio. Como programa aberto, o Transforme-se contou com uma campanha de comunicação robusta, que trouxe mais de 10 mil inscrições para as 480 bolsas oferecidas até agora e grande exposição positiva da marca: com mais de 900 matérias em imprensa e 400 mil impressões orgânicas nas redes sociais.
” “Pelo seu caráter de ser um investimento social focado no ambiente competitivo da Serasa, os diferenciais do Transforme-se para demais programas de formação existentes estão na abordagem completa da formação profissional dos(as) bolsistas e a implementação de técnicas de gestão avançadas para acompanhamento educacional.
Com base em pesquisas de mercado realizado pelo grupo de trabalho que criou o projeto, composto por profissionais de RH, DEI, TI e Sustentabilidade, observou-se que programas tradicionais focavam majoritariamente no desenvolvimento de aspectos técnicos, na velocidade da formação e no recrutamento da empresa financiadora, o que não ia de encontro com as necessidades público-alvo: pessoas iniciando a carreira ou pessoas em mudança de carreira, sem acesso a formação profissional.
Sendo o objetivo do Transforme-se a efetiva introdução profissional dos bolsistas, sejam estes absorvidos pela Serasa Experian ou por outras empresas, foi adotada como premissa a abordagem “life changer”: com alto volume de carga horária, aspectos humanos e acompanhamento individualizado. O modelo a ser desenhado deveria ser compatível para que uma pessoa com nenhum conhecimento em informática e nenhuma experiência profissional possa ingressar como programador(a) júnior em qualquer empresa.
Após dois ciclos completos de aprendizado, o programa consiste em:
– Robusto conteúdo técnico de mais de 250 horas de capacitação em informática e programação básica, projeto prático, e certificação respeitada no mercado.
– Acompanhamento pedagógico e social com assistentes sociais, visando aferir com detalhe o grau de conforto dos alunos e resolver problemas que possam impactar no apredizado e engajamento do aluno.
– Desenvolvimento de competências pessoais com mentoria e capacitações com profissionais Serasa Experian. Na trilha de formação estão inclusos os “Serasa Days” que é a programação de ações de interação direta dos alunos com voluntários da empresa. Conteúdos como educação financeira, liderança, colaboração, desinibição, formação de redes, plano de carreira e montagem de currículos foram abordados nas ocasiões.
– Inserção profissional com especialistas de mercado.
– Além disso, os alunos(as) recebem bolsa auxílio, visando cobrir seus custos de participação, e estrutura para estudos: computador, internet e kit ergonomia.
Além disso, tendo em vista a diminuição da evasão e o aprendizado pleno dos alunos, foram implementadas técnicas de gestão lean ao ambiente educacional, rodando ciclos de avaliação quinzenais, embasados nos resultados das pesquisas de satisfação e nos indicadores do scorecards de performance das turmas. Os erros observados nas avaliações já eram melhorados e avaliados no ciclo posterior, garantindo um crescimento na satisfação dos grupos de 14 p.p. ao longo do curso e uma evasão de apenas 10%, 3x menor que a taxa de mercado.
O modelo adotado, somado ao sistema de gestão nos permitiu alcançar um resultado surpreendente: 6 meses após a finalização das primeiras turmas, 67% dos alunos já tiveram impactos profissionais e/ou econômicos nas suas vidas, 34% acima da meta estabelecida.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Como uma datatech, o negócio da Serasa Experian é impulsionado pela incorporação dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia, fazendo com que a habilidade tecnológica das nossas pessoas seja um diferencial competitivo. Por ser um elemento vital no nosso negócio, não podemos ignorar os problemas sociais e de representatividade do setor de TI:
– Apesar de serem mais de 50% da população brasileira, apenas 25% dos profissionais da área são mulheres e apenas 22% são pessoas negras.
– Menos de 2% dos convites para seleção de candidatos feitos por empresas de tecnologia são voltados para PCDs, que representam cerca de 25% da população.
– Abertura de mais de 800 mil vagas para profissionais qualificados em tecnologia nos próximos 5 anos que não serão preenchidas, apesar da taxa de desemprego entre jovens continuando acima de 20%.
– A formação de novos(as) profissionais em tecnologia não abrange a população mais pobre. Apenas cerca de 15% dos(as) estudantes da área vêm de famílias de classes D e E.
Entendemos que a mudança desse cenário e o aumento da diversidade no mercado passam pela formação técnica de novos(as) profissionais e pela criação de meios efetivos para sua inserção profissional. Especialmente para aqueles que historicamente não estão incluídos no mercado de trabalho de alta especialização.
Por isso, com o objetivo de criar condições de empregabilidade no mercado de TI para pessoas à margem das oportunidades de trabalho, por meio da capacitação técnica e desenvolvimento de habilidades pessoais, em 2022 criamos o Transforme-se, programa da Serasa Experian que oferece bolsas de ensino 100% gratuitas na área de tecnologia da informação e dados, voltado à população tanto social e quanto economicamente vulnerável. O Transforme-se consiste em um programa de desenvolvimento profissionalizante completo, com a formação de uma rede de organizações especializadas:
– Robusto conteúdo técnico de mais de 250 horas de capacitação em informática e programação básica ministrado por reconhecidos parceiros educacionais, como Senac, Digital House e Wise Hands.
– Acompanhamento pedagógico e social individualizado, realizado por assistentes sociais dedicadas ao projeto e ONGs especializadas no público-alvo, como a Gerando Falcões.
– Desenvolvimento de competências pessoais e plano de carreira com apoio e mentoria de profissionais Serasa Experian.
– Inserção profissional com especialistas de mercado.
– Além disso, os alunos(as) recebem bolsa auxílio, visando cobrir seus custos de participação, e estrutura para estudos: computador, internet e kit ergonomia.
Desde seu lançamento em março/22, o programa já beneficiou 480 pessoas em 4 turmas:
– Turma 1: Mulheres, âmbito nacional
– Turma 2: Jovens de escolas publicas na região de São Carlos/SP
– Turma 3: PCDs, âmbito nacional (85% executado)
– Turma 4: Jovens residentes em favelas em São Paulo (zona sul) e São Carlos/SP (25% executado)
– Até o final de 2023, serão oferecidas mais 644 bolsas para jovens residentes em favelas do Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Belém e São Paulo (zona leste).
Nosso compromisso é até 2027 capacitar 5.000 pessoas: uma pessoa formada por cada funcionário da Serasa Experian.

Gestão da Prática Relatada:

“Após a fase de pesquisa e desenho da solução envolvendo um grupo multidisciplinar de RH, DEI, TI e Sustentabilidade, as equipes de DEI e Sustentabilidade construíram o sistema de monitoramento do projeto. O objetivo era levar ferramentas de gestão do dia-a-dia empresarial para o ambiente educacional, rodando ciclos curtos de avaliação e aprendizado e evoluindo o modelo.
A principal meta do projeto é o impacto em renda e empregabilidade dos bolsistas, que é medido por pesquisa direta em quatro fases: na entrada do curso e no pós cursos (1 mês, 6 meses e 12 meses pós).
Para o acompanhamento foram definidos indicadores de performance a serem medidos quinzenalmente:
– Frequência
– Aprendizado
– Satisfação dos alunos
– Evasão
Além do monitoramento geral, eram realizados monitoramentos semanais de frequência por aluno visando estabelecer contato com os que faltavam ou duas vezes seguidas ou perdiam mais 60% das horas de aula da semana, conseguindo assim obter informações importante para melhoria no grupo ou de problemas que pudessem atrapalhar a performance dos alunos.
Além disso para as campanhas de inscrição foram utilizadas ferramentas do Google Data Studio para monitorar o interesse o alcance e interesse do público no Transforme-se.
O projeto passou por dois ciclos de completos de aprendizagem, o que permitiu à equipe produtizar o modelo, registrando em um guia todas as atividades desde a montagem da campanha de inscrição, seleção, execução do educacional e o monitoramento, bem como os times envolvidos, responsabilidades e padronização de ferramentas de gestão.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A produtização do modelo visa a sua rápida implementação com apoio de outros parceiros educacionais e sociais que possam ser incorporados ao projeto. Exemplo disso, é o aumento da escala de formação. Em 2022 foram oferecidas 280 bolsas e a gestão do programa centralizada na Serasa Experian e e em 2023 serão 844 bolsas, em um programa gerenciado de forma compartilhada com o parceiro social (Gerando Falcões) e o parceiro educacional (Senac).
A cada programa executado, as equipes líderes rodarão o aprendizado, promoverão melhorias no modelo e atualizarão o guia.
O sucesso nessa implementação nos levou a adotar o compromisso de até 2027 capacitar 5.000 pessoas: uma pessoa formada por cada funcionário da Serasa Experian.
Globalmente, o programa também será replicado nas duas principais regiões onde a Experian opera: Reino Unido e Estados Unidos, compromisso também assumido publicamente no Relatório Anual 2023 de DEI. O guia está sendo utilizado para aprendizado dos times da Experian e sendo adaptado para as características regionais.”