Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Toque da terra + Embalagem de papel

BASF SA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A BASF, maior indústria química do mundo, tem como um dos seus principais pilares a sustentabilidade. Com uma meta de Net Zero até 2050, a empresa traduz em todas as suas ações e atitudes, para dentro e para fora, a sua conexão com o que faz bem ao mundo, aos seus clientes, consumidores e para toda a cadeia. A Suvinil como parte do grupo, considera a sustentabilidade como pilar essencial da sua estratégia de negócio e marca.
O processo de fabricação de tintas tem um papel importantíssimo para a sociedade, uma vez que a tinta entrega beleza e proteção, trazendo mais conforto às famílias. A embalagem tem um papel essencial nessa jornada, já que mantém a integridade do produto e atua com responsabilidade na construção de ambientes bem decorados e mais protegidos.
No entanto, também é sabido que a fabricação de produtos químicos, como as tintas, geram impacto para o meio ambiente. Com isso, a Suvinil trabalha todas as suas plantas produtivas para serem eco eficientes, usando energia de fontes renováveis, com aterro zero e garantindo uma taxa de reciclagem do seu site em 99%. Isso porque a marca é movida pela consciência de que as ações de hoje constroem o amanhã e que sua responsabilidade vai muito além da tinta.
Além dessa prática que permeia todas suas plantas produtivas, a fabricante considera um eixo essencial, o de levar sustentabilidade ao mercado e aos consumidores, entregando produtos e embalagens que oferecem esse diferencial. Assim, Suvinil apresenta:
• A massa de efeitos decorativos Toque da Terra, uma combinação única de argilas que cria um efeito manchado com toque rústico. Disponível em uma cartela com cinco tonalidades de pigmentação 100% mineral, a solução pode ser encontrada em Calcita Alaranjada – cor do ano da Suvinil lançada pelo estudo anual de tendências Suvinil Revela 23+ -, além de Barro do Cerrado, Areia de Brita, Casca de Pinus e Mangue Seco.
• Outra novidade é a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água. Para garantir que todo seu processo de desenvolvimento contasse com a sustentabilidade do início ao fim, sua criação e implementação foi acompanhada por um estudo de Análise de Ciclo de Vida feito em parceria com a Fundação ECO+, uma consultoria para sustentabilidade mantida desde 2005 pela BASF, e com resultados auditados pela ACV Brasil.
Como nasceu o projeto?
Inquietude e inovação são parte da identidade Suvinil e por isso durante as discussões saltaram os olhos a criação de um produto que pudesse conectar sustentabilidade e praticidade.
A estratégia segue pautada em buscar soluções que entreguem alternativas para transformar a casa das pessoas com suas cores e produtos, além de embalagens com menor impacto ambiental, que possam contribuir com o compromisso de um mundo e um futuro mais sustentável para todas as pessoas.

Seguindo esse pensamento, onde trabalhar em inciativas que levem soluções mais sustentáveis para a casa, o mundo e o futuro de todas as pessoas, norteia-se a trajetória da marca ao longo dos próximos anos. Com isso, a fabricante de tintas apresenta Toque da Terra e sua primeira Embalagem de Papel durante a Haus Decor. O encontro que reuniu players do mercado, contou com uma feira inédita que conectou especialistas, formadores de opinião, profissionais e criativos dos setores de arquitetura, construção, design, inovação e muito mais.
“O futuro se constrói com as ações do presente e a responsabilidade da Suvinil precisa e vai sempre além da tinta. Queremos liderar esse movimento sustentável no mercado. As novidades que temos implementado são o start de uma jornada que terá uma série de desdobramentos ao longo de 2023 e nos próximos anos”, declara Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas BASF para América do Sul.
Atuar com responsabilidade para o desenvolvimento sustentável sempre foi um vetor que acompanha a trajetória da marca. Exemplo disso é a Certificação ISO 14.001 que desde 2005 atesta que ambos seus sites fabris, Demarchi – São Bernardo do Campo|SP e Jaboatão – Jaboatão dos Guararapes|PE, operam dentro de um sistema de gestão ambiental que olha não somente para a preservação do meio ambiente através do controle de impactos ambientais, mas também para o desenvolvimento sustentável do negócio.
Além disso, no ano de 2022, através do Certificado I-REC, “Certificado Internacional de Energia Renovável”, foi possível comprovar que 100% da energia elétrica consumida nas fábricas Suvinil vêm de fontes de energia renovável. Tal conquista ajuda a marca a reforçar ainda mais sua transparência e provocar o engajamento ativo de fornecedores e colaboradores, além de reafirmar o compromisso com a diminuição da emissão de CO2 gerados pelo consumo de energia elétrica não renovável.
Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra;
As etapas para que o produto chegasse até o consumidor foram iniciadas em Outubro de 2022, com o anúncio das soluções no mercado em Março de 2023. Essa linha do tempo aconteceu da seguinte forma:
Embalagem de Papel
• Workshop com a Klabin (Fornecedor do papel);
• Elaboração de Protótipos;
• Estudo com o Laboratório de Embalagens acerca de produtos compatíveis com a nova embalagem;
• Pesquisa com Consumidores e Pintores (Para avaliar o protótipo final e a arte da embalagem);
• Desenvolvimento da Embalagem final;
• Estudo com a Fundação ECO+ sobre a Analise do Ciclo de vida e Ecoeficiência da embalagem comparada a um galão metálico de mesmo volume (3,6L);
• Produção de estoque;
• Lançamento piloto para os clientes;
• Lançamento para público em geral.

Toque da Terra
• Reavaliação do Escopo do piloto de tinta com pigmentação mineral alterando para uma Massa de Efeito;
• Estudos para adicionar Óxidos na pigmentação (ficando a pigmentação final Argilas mais Óxidos);
• Estudo das Cores Finais;
• Pesquisa com consumidores sobre o nome do produto final;
• Estudo com a Fundação ECO+ sobre a Análise da Ecoeficiência e dos Impactos Ambientais Potenciais da Massa pigmentada com Argila + Oxido comparada com uma Massa pigmentada sinteticamente (atualmente estamos finalizando o relatório final com auditoria da ACV Brasil);
• Teste com Pintores Especialistas em Massas para Efeito;
• Produção de estoque;
• Lançamento para público em geral.
Parcerias estabelecidas
A Fundação Eco+, mantida desde 2005 pela BASF, foi responsável por realizar a Análise de Ciclo de Vida da Embalagem de Papel, com resultados auditados pela ACV Brasil e também foi responsável por realizar o estudo, que comprova o menor impacto ambiental da massa para efeitos Toque da Terra, com pigmentação 100% mineral, quando comparada à massa para efeitos Cimento Queimado.
Para apresentar seus lançamentos e iniciativas em sustentabilidade, a Suvinil convidou o escritório de arquitetura OHTAKE, que projetou o estande da marca para a Haus Decor, que além de apresentar produtos e soluções, abrigou palestras e experiências exclusivas aos visitantes, com o objetivo de provocar reflexão sobre a produção e o consumo mais sustentável dentro e fora do mercado de tintas.
Karin Rodrigues, criadora da plataforma de engajamento socioambiental “Por Favor Menos Lixo” também foi convidada para apoiar a marca com consultoria e auditoria. Todas as etapas, desde a construção à desmontagem do estande, foram documentadas a fim de destinar corretamente os materiais utilizados, sendo para um descarte adequado ou uma nova utilização. Esse processo está em implementação, com previsão de finalização em julho de 2023.
Principais resultados alcançados:
Como são lançamentos recentes, os principais resultados até o presente momento se encontram na esfera qualitativa, garantindo que a Suvinil possa levar mais sustentabilidade a toda cadeia de valor de tinta, trazendo maior consciência aos seus clientes revendedores, pintores, balconistas de lojas e principalmente seus consumidores, reforçando que é possível deixar sua casa mais bonita priorizando a sustentabilidade.
Dessa forma, a marca caminha com a implementação da sua estratégia, de se tornar a mais sustentável do Brasil no setor de tintas, além de levar mais beleza e proteção para a casa de muitos brasileiros dispostos a priorizar o consumo de produtos mais sustentáveis.

Relevância para o Negócio:

“Em linha com os movimentos da BASF, que tem o ESG como um de seus grandes compromissos, a Suvinil segue evoluindo no desenvolvimento de projetos e novas tecnologias para encontrar soluções com menor impacto ambiental no processo produtivo, em seu portfólio, além de buscar iniciativas que visam a economia circular, ainda investe na educação e capacitação como ferramentas de impacto positivo na sociedade.
Os lançamentos de Toque da Terra e Embalagem de Papel refletem o caminho para que Suvinil se torne a marca de tintas mais sustentável do Brasil, lançando-a a um novo momento:
“”queremos continuar oferecendo as melhores soluções aos nossos clientes, consumidores e parceiros, unindo sustentabilidade e facilidade para transformar ambientes”, resume Allemann, vice-presidente das tintas decorativas BASF para América do Sul.
A Suvinil tem trabalhado para aperfeiçoar não somente as soluções desses produtos, mas também no desenvolvimento de novas iniciativas que auxiliem significativamente na redução do impacto ambiental.
” “Toque da terra:
O produto Suvinil Toque da Terra foi desenhado para entregar ao consumidor uma solução que além do apelo estético em linha com as tendências de decoração, pudesse também gerar menor impacto no meio ambiente. Partindo desse olhar, a novidade recém-lançada é composta por uma pigmentação 100% mineral que, comparada às massas de efeito sintético, apresenta menor impacto ambiental – como, por exemplo, a redução dos recursos hídricos possibilitada pela composição feita por meio de argilas e óxidos naturais.
“Toque da Terra é a opção perfeita para quem busca produtos mais sustentáveis, sem abrir mão da qualidade, da beleza e da praticidade. A cartela de cores faz parte do nosso estudo de tendências, o Suvinil Revela, e o visual rústico contribui para deixar o ambiente mais interessante. Fica pronto com poucas demãos, variando entre uma e três, a depender da cor escolhida e do efeito desejado”, explica Renato Firmiano, Diretor de Marketing na Suvinil.
Além do compromisso com o meio ambiente, Suvinil Toque da Terra também foi pensada para garantir outro importante pilar defendido pela marca: a facilitação da jornada de pintura. A praticidade na aplicação, somada à qualidade de suas inovações também se destacam, exigindo apenas uma desempenadeira e uma espátula, a solução vem pronta para o uso, sem necessidade de diluição, nem lixamento. A massa também oferece diferentes possibilidades de efeito, a depender da técnica de aplicação utilizada pelo pintor e do número de demãos para alcançar o visual desejado.
Embalagem de papel:
Partindo dessa ideia de procurar alternativas cada vez mais sustentáveis, a Suvinil encontrou na Embalagem de Papel, uma alternativa na busca por soluções mais sustentáveis em seu portifólio. Além de dispor de uma torneira “”abre e fecha””, que evita o desperdício e garante mais durabilidade do produto, conta com um formato que permite a otimização do processo logístico e que quando comparada à embalagem metálica de 3,6 litros causa menos impacto ambiental.
“A emissão de gases ligados ao efeito estufa corresponde a cerca de 90% da fabricação da lata, enquanto na Embalagem de Papel esse percentual é de apenas 32%”, diz Vitoria Ferreira de Lanes, Analista de Sustentabilidade Aplicada na Fundação ECO+.
Essa nova proposta de embalagem apresenta um processo de degradação mais rápido no meio ambiente. A sua matéria-prima é de fonte renovável certificada pela FSC (Forest Stewardship Council) e composta com 30% de papel reciclado. E é 100% reciclável desde que sejam descartadas corretamente na coleta seletiva.
O movimento pela circularidade é recente e o papel tem sido um dos principais materiais utilizados no mercado para tornar as embalagens mais sustentáveis. Deve-se considerar ainda, que o design projetado está à frente de outras embalagens encontradas no mercado em termos de Sustentabilidade.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A BASF, maior indústria química do mundo, tem como um dos seus principais pilares a sustentabilidade. Com uma meta de Net Zero até 2050, a empresa traduz em todas as suas ações e atitudes, para dentro e para fora, a sua conexão com o que faz bem ao mundo, aos seus clientes, consumidores e para toda a cadeia. A Suvinil como parte do grupo, considera a sustentabilidade como pilar essencial da sua estratégia de negócio e marca.
O processo de fabricação de tintas tem um papel importantíssimo para a sociedade, uma vez que a tinta entrega beleza e proteção, trazendo mais conforto às famílias. A embalagem tem um papel essencial nessa jornada, já que mantém a integridade do produto e atua com responsabilidade na construção de ambientes bem decorados e mais protegidos.
No entanto, também é sabido que a fabricação de produtos químicos, como as tintas, geram impacto para o meio ambiente. Com isso, a Suvinil trabalha todas as suas plantas produtivas para serem eco eficientes, usando energia de fontes renováveis, com aterro zero e garantindo uma taxa de reciclagem do seu site em 99%. Isso porque a marca é movida pela consciência de que as ações de hoje constroem o amanhã e que sua responsabilidade vai muito além da tinta.
Além dessa prática que permeia todas suas plantas produtivas, a fabricante considera um eixo essencial, o de levar sustentabilidade ao mercado e aos consumidores, entregando produtos e embalagens que oferecem esse diferencial. Assim, Suvinil apresenta:
• A massa de efeitos decorativos Toque da Terra, uma combinação única de argilas que cria um efeito manchado com toque rústico. Disponível em uma cartela com cinco tonalidades de pigmentação 100% mineral, a solução pode ser encontrada em Calcita Alaranjada – cor do ano da Suvinil lançada pelo estudo anual de tendências Suvinil Revela 23+ -, além de Barro do Cerrado, Areia de Brita, Casca de Pinus e Mangue Seco.
• Outra novidade é a Embalagem de Papel para a linha de vernizes base água. Para garantir que todo seu processo de desenvolvimento contasse com a sustentabilidade do início ao fim, sua criação e implementação foi acompanhada por um estudo de Análise de Ciclo de Vida feito em parceria com a Fundação ECO+, uma consultoria para sustentabilidade mantida desde 2005 pela BASF, e com resultados auditados pela ACV Brasil.
Como nasceu o projeto?
Inquietude e inovação são parte da identidade Suvinil e por isso durante as discussões saltaram os olhos a criação de um produto que pudesse conectar sustentabilidade e praticidade.
A estratégia segue pautada em buscar soluções que entreguem alternativas para transformar a casa das pessoas com suas cores e produtos, além de embalagens com menor impacto ambiental, que possam contribuir com o compromisso de um mundo e um futuro mais sustentável para todas as pessoas.

Seguindo esse pensamento, onde trabalhar em inciativas que levem soluções mais sustentáveis para a casa, o mundo e o futuro de todas as pessoas, norteia-se a trajetória da marca ao longo dos próximos anos. Com isso, a fabricante de tintas apresenta Toque da Terra e sua primeira Embalagem de Papel durante a Haus Decor. O encontro que reuniu players do mercado, contou com uma feira inédita que conectou especialistas, formadores de opinião, profissionais e criativos dos setores de arquitetura, construção, design, inovação e muito mais.
“O futuro se constrói com as ações do presente e a responsabilidade da Suvinil precisa e vai sempre além da tinta. Queremos liderar esse movimento sustentável no mercado. As novidades que temos implementado são o start de uma jornada que terá uma série de desdobramentos ao longo de 2023 e nos próximos anos”, declara Marcos Allemann, vice-presidente das tintas decorativas BASF para América do Sul.
Atuar com responsabilidade para o desenvolvimento sustentável sempre foi um vetor que acompanha a trajetória da marca. Exemplo disso é a Certificação ISO 14.001 que desde 2005 atesta que ambos seus sites fabris, Demarchi – São Bernardo do Campo|SP e Jaboatão – Jaboatão dos Guararapes|PE, operam dentro de um sistema de gestão ambiental que olha não somente para a preservação do meio ambiente através do controle de impactos ambientais, mas também para o desenvolvimento sustentável do negócio.
Além disso, no ano de 2022, através do Certificado I-REC, “Certificado Internacional de Energia Renovável”, foi possível comprovar que 100% da energia elétrica consumida nas fábricas Suvinil vêm de fontes de energia renovável. Tal conquista ajuda a marca a reforçar ainda mais sua transparência e provocar o engajamento ativo de fornecedores e colaboradores, além de reafirmar o compromisso com a diminuição da emissão de CO2 gerados pelo consumo de energia elétrica não renovável.
Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra;
As etapas para que o produto chegasse até o consumidor foram iniciadas em Outubro de 2022, com o anúncio das soluções no mercado em Março de 2023. Essa linha do tempo aconteceu da seguinte forma:
Embalagem de Papel
• Workshop com a Klabin (Fornecedor do papel);
• Elaboração de Protótipos;
• Estudo com o Laboratório de Embalagens acerca de produtos compatíveis com a nova embalagem;
• Pesquisa com Consumidores e Pintores (Para avaliar o protótipo final e a arte da embalagem);
• Desenvolvimento da Embalagem final;
• Estudo com a Fundação ECO+ sobre a Analise do Ciclo de vida e Ecoeficiência da embalagem comparada a um galão metálico de mesmo volume (3,6L);
• Produção de estoque;
• Lançamento piloto para os clientes;
• Lançamento para público em geral.

Toque da Terra
• Reavaliação do Escopo do piloto de tinta com pigmentação mineral alterando para uma Massa de Efeito;
• Estudos para adicionar Óxidos na pigmentação (ficando a pigmentação final Argilas mais Óxidos);
• Estudo das Cores Finais;
• Pesquisa com consumidores sobre o nome do produto final;
• Estudo com a Fundação ECO+ sobre a Análise da Ecoeficiência e dos Impactos Ambientais Potenciais da Massa pigmentada com Argila + Oxido comparada com uma Massa pigmentada sinteticamente (atualmente estamos finalizando o relatório final com auditoria da ACV Brasil);
• Teste com Pintores Especialistas em Massas para Efeito;
• Produção de estoque;
• Lançamento para público em geral.
Parcerias estabelecidas
A Fundação Eco+, mantida desde 2005 pela BASF, foi responsável por realizar a Análise de Ciclo de Vida da Embalagem de Papel, com resultados auditados pela ACV Brasil e também foi responsável por realizar o estudo, que comprova o menor impacto ambiental da massa para efeitos Toque da Terra, com pigmentação 100% mineral, quando comparada à massa para efeitos Cimento Queimado.
Para apresentar seus lançamentos e iniciativas em sustentabilidade, a Suvinil convidou o escritório de arquitetura OHTAKE, que projetou o estande da marca para a Haus Decor, que além de apresentar produtos e soluções, abrigou palestras e experiências exclusivas aos visitantes, com o objetivo de provocar reflexão sobre a produção e o consumo mais sustentável dentro e fora do mercado de tintas.
Karin Rodrigues, criadora da plataforma de engajamento socioambiental “Por Favor Menos Lixo” também foi convidada para apoiar a marca com consultoria e auditoria. Todas as etapas, desde a construção à desmontagem do estande, foram documentadas a fim de destinar corretamente os materiais utilizados, sendo para um descarte adequado ou uma nova utilização. Esse processo está em implementação, com previsão de finalização em julho de 2023.
Principais resultados alcançados:
Como são lançamentos recentes, os principais resultados até o presente momento se encontram na esfera qualitativa, garantindo que a Suvinil possa levar mais sustentabilidade a toda cadeia de valor de tinta, trazendo maior consciência aos seus clientes revendedores, pintores, balconistas de lojas e principalmente seus consumidores, reforçando que é possível deixar sua casa mais bonita priorizando a sustentabilidade.
Dessa forma, a marca caminha com a implementação da sua estratégia, de se tornar a mais sustentável do Brasil no setor de tintas, além de levar mais beleza e proteção para a casa de muitos brasileiros dispostos a priorizar o consumo de produtos mais sustentáveis.

Gestão da Prática Relatada:

“Toque da Terra, massa para efeitos, ainda está em distribuição no mercado, já disponível em mais de 100 pontos de venda em menos de dois meses. Além disso, tem sido muito disseminada por arquitetos que desejam levar um efeito decorativo aos seus projetos, mantendo o apelo sutentável. Um ponto interessante é o desejo proveniente dos pintores, uma vez que percebem o produto como oportunidade, propondo aos clientes como um efeito fácil de aplicar, que traz o estilo rústico, sustentável e belo nas principais cores de tendência.
Já a embalagem de papel é o piloto queridinho da marca. A criação tem atraído muitos olhares e desejo dos clientes, uma vez que traz a capacidade de inovar em embalagens, uma oportunidade grande no mercado de tinta que pouco se moveu nesse quesito nos últimos anos. Além de poder levar aos consumidores e clientes uma embalagem mais sustentável, também valoriza a praticidade na abertura, fechamento, reuso, armazenagem e principalmente descarte. Um verdadeiro sucesso para construção de marca, mostrando que tem tudo para deixar de ser um piloto e ganhar maior proporção e linhas de produto.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Toque da Terra está em processo de pulverização por todo o país, se fazendo presente em gôndolas de diversas lojas especializadas e com um plano robusto de treinamento para os profissionais de pintura, bem como em conteúdos educativos digitais sobre aplicação e seus principais atributos. A Embalagem de Papel segue em processo de expansão de presença nos pontos de venda em todas as regiões do país, e em processo constante de pesquisa em parceria com fornecedores para aperfeiçoar seu modelo inicial, tornando-a cada vez mais sustentável.