Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

TechCampo

Bayer S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“A fim de levar soluções agrícolas integradas e conhecimento junto aos pequenos e médios produtores, a Seminis, marca de sementes de hortifruti da Bayer, em parceria com a TecSeed, distribuidor exclusivo da marca nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, criou o TechCampo. O projeto consiste em um trailer que percorre cidades dos três estados realizando treinamentos e atendimento personalizado diretamente nas propriedades agrícolas ou o mais próximo possível das áreas e produção. Os conteúdos contemplam: manejo e fertilidade do solo, rotação de culturas, informações de como extrair o maior potencial das cultivares, tendências de mercado, identificação de pragas e doenças e consequente manejo integrado de pragas, saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente, uso de produtos biológicos, entre outros.
Além disso, a equipe faz distribuição de materiais informativos, promove dias de campo e realiza análises laboratoriais. O fato de ir até o produtor em seu local de produção é um diferencial do projeto, o que propicia que até mesmo grupos de menor acesso à tecnologia em razão de baixa conectividade de telecomunicação, limitação física de acesso ou com outras limitações recebam informação de qualidade para aperfeiçoar seus negócios e, com isso, incrementarem a renda e a qualidade de vida no meio rural.
A ação ocorre desde 2018. Até 2022, a iniciativa alcançou mais de 5.000 agricultores e profissionais de hortifruti e percorreu 16 mil quilômetros. A expectativa é que o projeto alcance aproximadamente 10.000 produtores rurais de 18 municípios até o fim de 2023.
Para além dos benefícios aos agricultores, a iniciativa busca auxiliar as comunidades locais, por meio de ações beneficentes com implantação de hortas comunitárias em escolas.
A Bayer atua neste projeto como investidora, qualifica o corpo técnico do TechCampo e apoia a realização dos eventos, visitas e treinamentos. A TecSeed também investe neste projeto alocando um engenheiro agrônomo e um veículo exclusivamente dedicados para este fim.

Relevância para o Negócio:

“A estratégia de sustentabilidade da Bayer é baseada na crença de que a saúde do negócio de um produtor e a saúde do mundo andam de mãos dadas. Sabemos que lucratividade e sustentabilidade são importantes para os produtores. É por isso que fornecemos produtos e soluções que os ajudam a produzir mais e com otimização de recursos. O acesso à tecnologia habilita o produtor a aumentar sua produtividade o que, frequentemente, converte-se em aumento da renda e no aumento na qualidade de vida da família. Logo, a Seminis, além de fornecer sementes inovadoras de vegetais, se coloca como uma parceira no crescimento dos produtores e também como promotora de saúde e nutrição para os consumidores de hortifruti.
O projeto TechCampo é estratégico para a Semini. Ele materializa o propósito e a estratégia da organização em entregas concretas, principalmente junto ao público de pequenos e médios produtores rurais. Além disso, habilita vendas personalizadas e com maior valor agregado.
Os estados onde o TechCampo atua representa cerca de 15% do faturamento da Seminis do Brasil, o que atesta a forte relevância do projeto para a divisão.” “O TechCampo oferece treinamentos nas mais diversas áreas, desde o manejo e fertilidade do solo, rotação de culturas, informações de como extrair o maior potencial das cultivares, tendências de mercado, identificação de pragas e doenças e consequente manejo integrado de pragas, saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente, uso de produtos biológicos, entre outros.
A transferência de conhecimento no campo acarreta um aumento de renda, consequentemente a qualidade de vida do produtor, mas a inovação da prática se dá por sua característica de ser móvel e promover um ambiente de fácil acesso ao conhecimento e à inovação. Graças ao projeto, os produtores têm tido a oportunidade de voltar a produzir em áreas que anteriormente haviam sido descontinuadas por problemas no solo ou por outros fatores.
As análises laboratoriais efetuadas no trailer promovem o conhecimento de diversas doenças e pragas e estimulam os agricultores a realizar análises preventivas e proativas em suas lavouras. Logo, os produtores podem aperfeiçoar a gestão de riscos de produção e usufruir dos benefícios econômicos associados a esta boa gestão.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A fim de levar soluções agrícolas integradas e conhecimento junto aos pequenos e médios produtores, a Seminis, marca de sementes de hortifruti da Bayer, em parceria com a TecSeed, distribuidor exclusivo da marca nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, criou o TechCampo. O projeto consiste em um trailer que percorre cidades dos três estados realizando treinamentos e atendimento personalizado diretamente nas propriedades agrícolas ou o mais próximo possível das áreas e produção. Os conteúdos contemplam: manejo e fertilidade do solo, rotação de culturas, informações de como extrair o maior potencial das cultivares, tendências de mercado, identificação de pragas e doenças e consequente manejo integrado de pragas, saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente, uso de produtos biológicos, entre outros.
Além disso, a equipe faz distribuição de materiais informativos, promove dias de campo e realiza análises laboratoriais. O fato de ir até o produtor em seu local de produção é um diferencial do projeto, o que propicia que até mesmo grupos de menor acesso à tecnologia em razão de baixa conectividade de telecomunicação, limitação física de acesso ou com outras limitações recebam informação de qualidade para aperfeiçoar seus negócios e, com isso, incrementarem a renda e a qualidade de vida no meio rural.
A ação ocorre desde 2018. Até 2022, a iniciativa alcançou mais de 5.000 agricultores e profissionais de hortifruti e percorreu 16 mil quilômetros. A expectativa é que o projeto alcance aproximadamente 10.000 produtores rurais de 18 municípios até o fim de 2023.
Para além dos benefícios aos agricultores, a iniciativa busca auxiliar as comunidades locais, por meio de ações beneficentes com implantação de hortas comunitárias em escolas.
A Bayer atua neste projeto como investidora, qualifica o corpo técnico do TechCampo e apoia a realização dos eventos, visitas e treinamentos. A TecSeed também investe neste projeto alocando um engenheiro agrônomo e um veículo exclusivamente dedicados para este fim.

Gestão da Prática Relatada:

“Este projeto já alcançou cerca de 5.700 produtores e até 10% dos produtores passam a escolher produtos e soluções apresentadas pelo TechCampo, demonstrando um forte impacto na decisão de compra dos beneficiários. Além disso, a participação em feiras, os treinamentos e as visitas técnicas possibilitaram a realização de mais de 270 eventos desde seu início em 2018, ainda que as atividades de campo tenham sido suspensas durante a pandemia do Covid 19. Por a Tecseed ser um distribuidor que atende revendas, viveiros e lojas, o TechCampo leva qualificação técnica também às equipes comerciais destes canais de venda ao produtor, o que permite multiplicar o alcance do programa.
O projeto faz parte de um conjunto de ações que juntas levaram a um crescente aumento de plantas com tecnologia Seminis nos estados de atuação do projeto. Saímos de uma participação em 2018 de 267 mil plantas para, aproximadamente, uma participação em 2022 de 3,3 milhões plantas. Esse indicador demonstrar o crescente aumento de produtores e área impactados pelo projeto, além de garantir ações para crescimento de participação dentre os pequenos e médios produtores.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A Bayer trabalha para impactar 100 milhões de pequenos agricultores até 2030 e ações como esta são prioridade para a companhia. Por isso, a projeção é que o TechCampo continue atuando nos estados mencionados, como também venha a ser expandido outros estados do Brasil, especialmente na Região Norte, e até outros países da América Latina, como a Colômbia. A projeção é que em 2023 e 2024 o impacto do projeto seja de 7 milhões e 11 milhões plantas, respectivamente.