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Ano: 2023

Seção Vida Sustentável – Super app Inter

BANCO INTERSA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“O Inter é uma organização que hoje conta com mais de 26 milhões de clientes e oferece diversos produtos/serviços financeiros e não financeiros em seu Super App. Mas sua história se iniciou em 1994, quando foi fundado como uma Financeira focada em Crédito Corporativo, que atendia clientes no estado de Minas Gerais. Com o tempo fomos avançando a operação e a oferta de produtos financeiros, sendo que em 2008 nos tornamos um Banco Múltiplo. Em 2015, com o Propósito da Revolução Bancária, começamos nossa trajetória de expansão para o varejo em âmbito nacional, sem agências físicas e através de uma estratégia digital, que tinha a tecnologia como caminho. Realizamos então duas importantes transformações digitais, uma mais interna e outra mais externa. A interna se deu com a troca e modernização de nosso sistema central, que passou a ser único e interconectado aos demais. Posteriormente, em 2018, após nossa abertura de capital na B3, realizamos a externa, migrando nossa operação para nuvem, momento em que já alcançávamos a marca de 1 milhão de clientes. Esse movimento tornou nosso modelo de negócio mais ecoeficiente e escalável, e também nos deu um senso de responsabilidade ainda maior. Por isso, decidimos no início de 2019 criar um setor específico de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que iniciou seus trabalhos medindo e entendendo nosso status de sustentabilidade.
Para iniciar nossa Integração ESG, em 2019 realizamos nossa primeira Escuta aos Stakeholders, resultando em uma Materialidade aderente às expectativas de nossas partes interessadas no que tange aos riscos e oportunidades do nosso modelo de negócio. Realizamos uma segunda escuta em 2021 e o tópico Educação Financeira apareceu mais uma vez como material, e por isso, passamos a incluir a temática de forma ampla em nosso escopo de Responsabilidade Social que atua com Investimento Social Privado e com voluntariado corporativo através do grupo Inter Voluntariado. Desde 2019, investimos mais de 7, 7 milhões de reais e impactamos mais de 570 mil pessoas, levando workshops e uma Cartilha de Educação Financeira para os atendidos nas Ações Sociais. Além disso, o Inter está evoluindo constantemente na oferta de Educação Financeira no formato digital, por meio da qual já alcançou milhões de pessoas com seus conteúdos no blog, Youtube e redes sociais. Para medirmos nosso status de ecoeficiência, em 2019 realizamos o nosso primeiro inventário de emissões e recebemos o selo ouro nos padrões do GHG Protocol, que descata transparência no reporte dos dados, assim como também auditoria externa, buscando sempre evoluirmos em nosso compromisso de busca pela excelência com nossos stakeholders. Por meio desse processo, constatamos que nossas emissões por cliente, considerando os escopos 1, 2 e 3 (Viagens dos Executivos, Transporte dos Colaboradores e Logística dos Entregáveis), eram bem menores (5%) do que a de modelos tradicionais, o que nos faz trabalhar em prol de uma economia de baixo carbono. Após esse processo, decidimos voluntariamente compensar nossas emissões de gases de efeito estufa por meio da compra de créditos de carbono oriundos da preservação de florestas e de projetos de energias renováveis. Além disso, em 2020 nos tornamos Signatários do Pacto Global, como forma de nos posicionar em prol do desenvolvimento sustentável.

Tendo evoluído internamente na agenda ESG, era hora de incluir nessa jornada uma de suas principais partes interessadas, nossos clientes. O Inter entende que, por possuir mais de 26 milhões de clientes, pode gerar um impacto relevante através da conscientização dos clientes em relação a Sustentabilidade. Por meio de sua expertise digital e tecnológica pode oferecer soluções simples que vão apoiar seus clientes nessa jornada e ao mesmo tempo simplificar o caminho deles rumo ao comportamento sustentável, promovendo dessa maneira uma mudança real no planeta e na sociedade. Assim, surgiu a seção Vida Sustentável, que fornece aos usuários do Super App Inter opções de participação em uma agenda de sustentabilidade, aproveitando as ferramentas que o cliente já utiliza em suas transações digitais do dia a dia.
A seção Vida Sustentável no Super App incentiva e viabiliza que os clientes Inter Pessoa Física (PF) possam adotar atitudes sustentáveis no dia a dia. Pela primeira vez em uma conta digital é oferecido um espaço assim, dedicado a simplificar os caminhos para os clientes fazerem a diferença na vida de outras pessoas e no planeta de forma ampla. Dentro da seção é possível doar o cashback recebido no Inter de forma recorrente para WWF-Brasil e/ou Médicos sem Fronteiras-Brasil, se inscrever em vagas de voluntariado por meio de uma parceria com a Atados, uma plataforma de voluntariado que conecta pessoas a oportunidades de trabalho voluntário em diversas causas sociais, sendo que na plataforma Inter Atados existe uma rede de 3.700 ONGs e mais de 200 mil voluntários. O cliente tem acesso à conteúdos de Educação Financeira em formato de artigos e vídeos de forma gratuita e aberta; conteúdos de Educação Socioambiental e Segurança Digital. No que tange à temática de consumo consciente, realizarmos em parceria com a GSS Carbon a oferta de uma calculadora de carbono com viés instrutivo que torna possível ao cliente Inter descobrir de forma estimada qual é o seu impacto no clima além de poder compensar esse impacto através da compra de créditos de carbono. Na seção Vida Sustentável, também potencializamos pequenos produtores e produtos de caráter sustentável através da parceria com a Fazendinha em Casa e Pangeia, que são marketplaces voltados para esse nicho, além de filtrarmos lojas que possuem algum tipo de diferencial relacionado a sustentabilidade e que já estão no Inter Shop. Por último, também potencializamos nossos esforços para promoção do bem-estar dos clientes ao destacarmos o Doutor Inter, nosso serviço de telemedicina acessível, fazendo um redirecionamento para ele a partir da seção Vida Sustentável.”

Relevância para o Negócio:

“A Inter&Co possui como principal subsidiária o Banco Inter, que, com suas controladas consolidadas, formam uma plataforma global de serviços digitais e gratuitos voltados para os segmentos financeiros, de crédito, investimentos, seguros, banking e de serviços não financeiros de e-commerce em serviços diversos.
O Inter entende a importância de guiar sua estratégia ESG relacionada a visão de suas partes interessadas. Por conta disso, desde 2019 realiza a Escuta aos Stakeholders de forma bianual a fim de atualizar sua Materialidade e compreender os principais riscos e oportunidades do negócio, principalmente considerando que o modelo de negócio do Inter possui a inovação como um de seus pilares estratégicos. Em 2021, foi realizada a segunda Escuta aos Stakeholders construída por meio de um painel de materialidade multissetorial, considerando um benchmarking com os maiores players dos setores que o Inter possui atuação, observando práticas relacionadas pelo Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e pelo Morgan Stanley Capital International (MSCI) com o intuito de levantar quais temas são mais relevantes entre os setores que a empresa atua. A partir desse trabalho foram definidos 20 temas de relevância para o negócio. Na consulta aos stakeholders, tivemos 6.407 respostas no total, sendo 5.550 de stakeholders externos e 857 de stakeholders internos. Como resultado, a Materialidade Inter é constituída por 8 Temas Materiais e 12 Temas da Agenda Institucional.
Através do entendimento da Materialidade, a área de Sustentabilidade Empresarial realiza um trabalho chamado Integração ESG. Ele é realizado em 3 níveis: Estratégico, Tático-operacional e Granular. A criação do Vida Sustentável é resultado da Integração ESG no nível Estratégico para a Vertical do Inter Shop. No nível estratégico, é feito um benchmarking dos principais riscos e oportunidades ESG relacionados à materialidade e atuação de cada uma das verticais de negócio, definindo os caminhos e processos necessários para a inclusão desses fatores. Também é realizado um trabalho de consultoria interna pela área de Sustentabilidade para a inclusão de novos produtos e serviços relacionados à temática em cada uma das verticais. A partir desse trabalho estruturado, a área de Sustentabilidade Empresarial ficou à frente da criação da seção Vida Sustentável buscando impactar indicadores relacionados ao tema da Materialidade Inter “Consumo Consciente”, que é o tema que apresenta os maiores riscos e oportunidades para a Vertical Inter Shop da Inter & Co.
Ao estruturar a seção Vida Sustentável baseada nos principais riscos e oportunidades apresentados pelo resultado da Escuta aos Stakeholders e pela evolução interna da agenda de Sustentabilidade da companhia, o Inter entende que a seção Vida Sustentável é aderente ao seu modelo de negócio e representa um case positivo de Integração ESG da companhia. A seção Vida Sustentável contribui para a mitigação de riscos da sociedade e do meio ambiente e potencializa a geração de valor e impacto positivo para diversos stakeholders.” “A seção Vida Sustentável é a primeira seção ampla e completa voltada ao comportamento sustentável numa conta digital no Brasil. A partir dela, o Inter quer gerar um impacto real na vida seus milhões de clientes, incentivando-os a se conscientizarem sobre temas relacionados a Sustentabilidade e oferecendo formas dele gerar impacto para as pessoas e o planeta de uma forma simples através do Super APP.
Por ser uma empresa digital e disruptiva, o Inter já possui muita expertise relacionada à inovação do mundo digital. Para a construção de cada uma das funcionalidades da seção Vida Sustentável, a área de Sustentabilidade Empresarial envolveu o time de Tecnologia para buscar a melhor experiência para o cliente e considerar todos os possíveis caminhos de integração tecnológica possíveis. A seção Vida Sustentável foi criada com base em conceitos relacionados à produtos digitais, tais como: critérios de aceite, testes de usabilidade e metodologia ágil.
Além disso, ao criar uma seção completamente aderente à Materialidade Inter e na subsequente Integração ESG, o Inter entender que alinhar inovação com conceitos relacionados a Sustentabilidade, torna a seção mais assertiva nas experiências digitais que oferece aos seus clientes e na geração de impacto positivo através do cerne do negócio, que é o Super APP. Por isso, a seção Vida Sustentável representa a primeira seção de Sustentabilidade completamente aderente à Materialidade da companhia, ao impactar os seguintes temas: Experiência do Cliente, Desempenho Econômico, Inclusão Digital, Gestão da Cadeia de Valor, Responsabilidade Social, Mudanças Climáticas, Privacidade e Segurança Digital, Educação Financeira, Marca e Reputação e Consumo Consciente.
A inovação foi um dos pilares para a criação da seção Vida Sustentável e para isso, o Inter contou com a expertise tecnológica dos parceiros. Para a funcionalidade Trabalho Voluntário, o Atados construiu uma plataforma com a identidade visual Inter, espelhando todas as vagas presentes na sua plataforma. Para a Calculadora de Carbono, a GSS Carbon criou uma metodologia de cálculo própria que de forma estimada apresenta o impacto no clima de cada pessoa através de seu estilo de vida; além de dar acesso de forma simples a compra de Créditos de Carbono focados em Ecoparques e Energia Renovável.
Além desses pontos, o Inter também entende que foi uma inovação ter desenvolvido todas as ações internamente antes de levar essas possibilidades para seus clientes; considerando o grau de maturidade em cada uma das temáticas pensadas. Além disso, a seção Vida Sustentável é pioneira ao oferecer de forma ampla, dentro de uma instituição financeira, várias formas que levam a conscientização e ação em Sustentabilidade.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Inter é uma organização que hoje conta com mais de 26 milhões de clientes e oferece diversos produtos/serviços financeiros e não financeiros em seu Super App. Mas sua história se iniciou em 1994, quando foi fundado como uma Financeira focada em Crédito Corporativo, que atendia clientes no estado de Minas Gerais. Com o tempo fomos avançando a operação e a oferta de produtos financeiros, sendo que em 2008 nos tornamos um Banco Múltiplo. Em 2015, com o Propósito da Revolução Bancária, começamos nossa trajetória de expansão para o varejo em âmbito nacional, sem agências físicas e através de uma estratégia digital, que tinha a tecnologia como caminho. Realizamos então duas importantes transformações digitais, uma mais interna e outra mais externa. A interna se deu com a troca e modernização de nosso sistema central, que passou a ser único e interconectado aos demais. Posteriormente, em 2018, após nossa abertura de capital na B3, realizamos a externa, migrando nossa operação para nuvem, momento em que já alcançávamos a marca de 1 milhão de clientes. Esse movimento tornou nosso modelo de negócio mais ecoeficiente e escalável, e também nos deu um senso de responsabilidade ainda maior. Por isso, decidimos no início de 2019 criar um setor específico de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que iniciou seus trabalhos medindo e entendendo nosso status de sustentabilidade.
Para iniciar nossa Integração ESG, em 2019 realizamos nossa primeira Escuta aos Stakeholders, resultando em uma Materialidade aderente às expectativas de nossas partes interessadas no que tange aos riscos e oportunidades do nosso modelo de negócio. Realizamos uma segunda escuta em 2021 e o tópico Educação Financeira apareceu mais uma vez como material, e por isso, passamos a incluir a temática de forma ampla em nosso escopo de Responsabilidade Social que atua com Investimento Social Privado e com voluntariado corporativo através do grupo Inter Voluntariado. Desde 2019, investimos mais de 7, 7 milhões de reais e impactamos mais de 570 mil pessoas, levando workshops e uma Cartilha de Educação Financeira para os atendidos nas Ações Sociais. Além disso, o Inter está evoluindo constantemente na oferta de Educação Financeira no formato digital, por meio da qual já alcançou milhões de pessoas com seus conteúdos no blog, Youtube e redes sociais. Para medirmos nosso status de ecoeficiência, em 2019 realizamos o nosso primeiro inventário de emissões e recebemos o selo ouro nos padrões do GHG Protocol, que descata transparência no reporte dos dados, assim como também auditoria externa, buscando sempre evoluirmos em nosso compromisso de busca pela excelência com nossos stakeholders. Por meio desse processo, constatamos que nossas emissões por cliente, considerando os escopos 1, 2 e 3 (Viagens dos Executivos, Transporte dos Colaboradores e Logística dos Entregáveis), eram bem menores (5%) do que a de modelos tradicionais, o que nos faz trabalhar em prol de uma economia de baixo carbono. Após esse processo, decidimos voluntariamente compensar nossas emissões de gases de efeito estufa por meio da compra de créditos de carbono oriundos da preservação de florestas e de projetos de energias renováveis. Além disso, em 2020 nos tornamos Signatários do Pacto Global, como forma de nos posicionar em prol do desenvolvimento sustentável.

Tendo evoluído internamente na agenda ESG, era hora de incluir nessa jornada uma de suas principais partes interessadas, nossos clientes. O Inter entende que, por possuir mais de 26 milhões de clientes, pode gerar um impacto relevante através da conscientização dos clientes em relação a Sustentabilidade. Por meio de sua expertise digital e tecnológica pode oferecer soluções simples que vão apoiar seus clientes nessa jornada e ao mesmo tempo simplificar o caminho deles rumo ao comportamento sustentável, promovendo dessa maneira uma mudança real no planeta e na sociedade. Assim, surgiu a seção Vida Sustentável, que fornece aos usuários do Super App Inter opções de participação em uma agenda de sustentabilidade, aproveitando as ferramentas que o cliente já utiliza em suas transações digitais do dia a dia.
A seção Vida Sustentável no Super App incentiva e viabiliza que os clientes Inter Pessoa Física (PF) possam adotar atitudes sustentáveis no dia a dia. Pela primeira vez em uma conta digital é oferecido um espaço assim, dedicado a simplificar os caminhos para os clientes fazerem a diferença na vida de outras pessoas e no planeta de forma ampla. Dentro da seção é possível doar o cashback recebido no Inter de forma recorrente para WWF-Brasil e/ou Médicos sem Fronteiras-Brasil, se inscrever em vagas de voluntariado por meio de uma parceria com a Atados, uma plataforma de voluntariado que conecta pessoas a oportunidades de trabalho voluntário em diversas causas sociais, sendo que na plataforma Inter Atados existe uma rede de 3.700 ONGs e mais de 200 mil voluntários. O cliente tem acesso à conteúdos de Educação Financeira em formato de artigos e vídeos de forma gratuita e aberta; conteúdos de Educação Socioambiental e Segurança Digital. No que tange à temática de consumo consciente, realizarmos em parceria com a GSS Carbon a oferta de uma calculadora de carbono com viés instrutivo que torna possível ao cliente Inter descobrir de forma estimada qual é o seu impacto no clima além de poder compensar esse impacto através da compra de créditos de carbono. Na seção Vida Sustentável, também potencializamos pequenos produtores e produtos de caráter sustentável através da parceria com a Fazendinha em Casa e Pangeia, que são marketplaces voltados para esse nicho, além de filtrarmos lojas que possuem algum tipo de diferencial relacionado a sustentabilidade e que já estão no Inter Shop. Por último, também potencializamos nossos esforços para promoção do bem-estar dos clientes ao destacarmos o Doutor Inter, nosso serviço de telemedicina acessível, fazendo um redirecionamento para ele a partir da seção Vida Sustentável.”

Gestão da Prática Relatada:

“A gestão da prática da construção do Vida Sustentável pode ser dividida em 3 momentos: processos da inclusão da parceria, desenvolvimento das funcionalidades e acompanhamento dos indicadores.
Para os processos de inclusão de parceria, é realizado um benchmarking relacionado ao posicionamento de outros players relacionados as funcionalidades pensadas, é seguido um fluxo estabelecido pelo Banco Central para novos produtos e funcionalidades e junto com todos os processos internos de diligência. Todos os parceiros que integrados dentro do Vida Sustentável passaram por uma certificação relacionada à segurança digital, privacidade e governança de dados e infraestrutura de TI antes do lançamento.
Para o desenvolvimento das funcionalidades, o primeiro passo foi a realização de uma pesquisa qualitativa e quantitativa junto com a área de User Experience com os nossos clientes para entender a visão deles acerca temas relacionados a Sustentabilidade, sendo que foi realizada uma pesquisa específica com entrevistas para entender a visão dos clientes PF sobre carbono e mudança do clima. Após essa pesquisa, o segundo passo foi a construção das telas junto a área de User Experience com a realização de testes de usabilidade para entender como o cliente se comporta nas experiências construídas. E finalmente, o terceiro passo foi o desenvolvimento das funcionalidades junto com a área de Tecnologia do Inter. Em todo o processo de criação da seção Vida Sustentável, foi pensado no tema da Materialidade Inter “Experiência do Cliente” e por conta disso, existe um botão de FAQ (Frequently Asked Questions) nas experiências buscando mais transparência.
E para o momento do acompanhamento dos indicadores, é possível dividir em dois processos: dashboard interno e reporte com parceiros. Buscando uma análise contínua do comportamento dos clientes nas experiências, a área de Tecnologia, Dados, User Experience e Sustentabilidade Empresarial criaram um dashboard em sistemas internos de dados onde é mapeado todos os acessos, cliques e valores de doação conjuntamente com as características demográficas dos clientes. Além desse acesso interno, os parceiros também enviam reportes recorrentes sobre os resultados da parceria através de dashboards próprios e planilha de dados. Esse processo de acompanhamento de dados conjunto é um processo constante, já que através dele, o Inter vai conseguir evoluir nas funcionalidades presentes no Vida Sustentável.
Um ponto a se destacar é que como a agenda de Sustentabilidade, sempre existem caminhos para evoluções para a seção Vida Sustentável, por conta disso a área de Sustentabilidade Empresarial, áreas correlatas e parceiros mantém essa gestão completa viva, a fim de melhor e construir novas experiências e buscar novos parceiros.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A jornada de Sustentabilidade, analisando todos os desafios sociais, ambientais e climáticos globais, pode ser entendida como uma jornada infinita. Por conta disso, as evoluções para a seção Vida Sustentável também seguem esse mesmo caminho. A seção foi construída durante 2022, lançada em janeiro de 2023 e o Inter já estruturou um roadmap para 2023 e próximos 5 anos. Como as próximas evoluções, o Inter vai levar a seção Vida Sustentável para outra gama de perfis de clientes, como empresas, adolescentes e crianças.
Além disso, o Inter se preocupa em incentivar o intraempreendedorismo de impacto entre seus colaboradores. Inovações relacionadas a seção Vida Sustentável também foram incentivadas. Para isso, dentro do trabalho de Integração ESG no nível granular, o Inter possui um grupo chamado Catalisadores da Sustentabilidade. Os Catalisadores da Sustentabilidade é um grupo formado por mais de 100 colaboradores de mais 92 áreas distintas e visa, por meio de encontros mensais, debatem sobre as interseções do trabalho e da vida pessoal com a sustentabilidade. Os colaboradores são treinados para replicar os temas e crescer com a estratégia dentro da companhia, com a oportunidade de os participantes inscreverem ideias intraempreendedoras de impacto, que mitigam algum risco ou potencializam alguma oportunidade relacionada à materialidade do Grupo Inter. Assim, o Grupo possui um prêmio chamado Catalisador do Ano, que premia a ideia que mais gere impacto e tenha boa capacidade de execução. Em 2022, a ideia mais inovadora foi da colaboradora Lídia Alexandrina, que apresentou uma ideia relacionada a seção Vida Sustentável, chamada Score Sustentável. A iniciativa vencedora propõe a criação de um selo para os clientes do Inter, com o qual eles poderão ser classificados de acordo com o nível de envolvimento com os produtos/serviços sustentáveis disponíveis no Super App.
Através dessas iniciativas, o Inter entende o conceito de melhoria contínua, sendo que estuda formas de replicar a seção para outros Stakeholders.”