Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Scaling Wellness to the World

SCALA DATA CENTERS S.A.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A sustentabilidade é uma prioridade máxima e inegociável na Scala, impulsionada pela missão de ser a plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado de Hyperscale que habilita o futuro na região. A Scala alcançou neutralidade de carbono ao obter 100% de seu consumo de energia a partir de fontes renováveis e certificadas e fazendo a compensação das emissões remanescentes com créditos de carbono. Isso tornou a empresa a primeira de data center da América Latina a atingir esse marco desde a fundação. A dedicação da Scala à sustentabilidade está alinhada a um de seus pilares culturais, “SCALING WELLNESS TO THE WORLD”, que orienta sua postura na construção e operação de uma plataforma de data center sustentável que utiliza equipamentos de última geração para garantir a melhor eficiência energética e serviços aos seus clientes, e menos desperdício de recursos essenciais como a água.
A Scala Data Centers criou e implementou uma nova abordagem para atender o mercado de data centers hiperescaláveis – o que chamamos da demanda de grandes provedores de conteúdo e de cloud – na América Latina com bases 100% sustentáveis. A empresa também se concentra em reduzir o impacto ambiental dos processos de construção de seus data centers, pois expande suas operações no Brasil e em outros países da América Latina. Em 2022, a Scala estabeleceu uma meta ainda mais desafiadora: tornar-se uma referência na agenda climática nacional e internacional. Isso inclui reforçar o compromisso com ações social e ambientalmente responsáveis, fomentar a inovação, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e estabelecer metas baseadas de curto e longo prazo em direção às emissões líquidas zero.
A Scala, em busca da sustentabilidade, também tem o programa Green IT em parceria com a Furukawa que promove ações de reciclagem e o descarte adequado de cabos de fibra óptica, bem como a conscientização e o engajamento de seus colaboradores e parceiros em práticas sustentáveis.
A Scala acredita que a infraestrutura e a educação contribuem massivamente para transformar a sociedade e, guiada por essa crença, reconhece que tem uma outra missão histórica: apoiar a América Latina na construção e operação da infraestrutura necessária para a evolução dos países para um novo patamar de digitalização, no qual o acesso ao conhecimento, em suas diversas formas, é amplificado para muitas pessoas e os negócios podem florescer de forma ágil e competitiva, gerando empregos e possibilitando que o futuro se estabeleça no presente.
Uma iniciativa da Scala é o programa de Mega(watt) de Oportunidades, realizado em parceria com um instituto sem fins lucrativos, que tem como objetivo formar e capacitar jovens de baixa renda para o setor de tecnologia da informação (TI). Através dessa parceria, a Scala estabeleceu uma plataforma educacional sólida, permitindo que estudantes ingressassem em cursos de engenharia nas áreas de elétrica, mecânica e civil. O projeto superou desafios administrativos e ofereceu bolsas de estudo integrais para mais de 50 jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando suas vidas e contribuindo para a formação de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Esta ação está atrelada ao programa de Mega(watt) de Oportunidades em que a cada 1MW vendido pela Scala, uma bolsa é doada na região em que a venda aconteceu. Atualmente, a Scala possui mais de 100MW de TI booked, então até o final de 2024 haverá mais de 100 bolsas doadas integralmente.
Esta iniciativa da Scala o fomenta o acesso à educação e geração de empregos, impactando positivamente a sociedade.
Em 2022, a Scala foi a empresa mais premiada no DCD Latam Awards, sendo reconhecida em 3 categorias: Líder da Indústria – CEO Marcos Peigo, Impacto Ambiental e Impacto Social.
Em maio de 2022, aderiu ao iMasons Climate Accord, um esforço conjunto de mais de 70 empresas de tecnologia comprometidas em rastrear e reduzir o impacto ambiental dos data centers, estabelecendo um novo nível de responsabilidade sobre as emissões de carbono. “

Relevância para o Negócio:

“A sustentabilidade é altamente relevante para a estratégia de negócios da Scala, sendo um dos quatro pilares de sua cultura. Isso demonstra seu compromisso em conciliar crescimento robusto com investimentos baseados em sustentabilidade. A empresa está alinhada às demandas dos clientes e às questões ambientais, estabelecendo um novo padrão na indústria de data centers. O compromisso da Scala com práticas sustentáveis fortalece sua posição de mercado e reforça sua liderança no setor. Ao adotar ações sociais e ambientalmente responsáveis, a empresa busca aumentar seu valor de mercado e a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Essa abordagem se reflete em seu desempenho ambiental positivo em termos de eficiência energética, redução de emissões e práticas de construção sustentáveis.
A energia é um dos temas ambientais mais importantes para a indústria de data centers, já que 80% da pegada de carbono geralmente vem do consumo de energia. Portanto, ser uma empresa de data center que possui energia 100% renovável desde a fundação é uma grande conquista para a empresa e para o meio ambiente, uma vez que a indústria de data center consome 1% de toda a eletricidade global. Outro tema relevante é a água, pois é um recurso intensamente consumido para o resfriamento. Levando isso em consideração, a Scala tem orgulho em adotar em seus novos data centers a tecnologia de Chillers a ar, que não requerem o uso de água nesse processo.
A Scala tem como objetivo continuar operando e crescendo de forma sustentável, reduzindo ao máximo os impactos ambientais dos processos de construção de data centers. Isso é especialmente importante uma vez que a Scala está expandindo fortemente suas operações no Brasil e em outros países da América Latina.
O programa Mega(watt) de Oportunidades foi desenhado pensando no fato de que a indústria de data centers está sendo desafiada a encontrar e reter talentos para administrar suas instalações de missão crítica, já que a oferta não evolui no mesmo ritmo que a demanda desde que o consumo de infraestrutura em nuvem aumentou.
Um estudo divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) em dezembro passado diz que a demanda brasileira por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e In-House (que considera outros setores não identificados como tipicamente TI) deve chegar a 797 mil empregos em cinco anos (de 2021 a 2025) impulsionado por um investimento estimado em R$ 413,5 bilhões em tecnologias de transformação digital – especialmente em nuvem, internet das coisas e big data/analytics. O efeito da pandemia na dinâmica de digitalização da economia, de acordo com o documento, pode ser visto no saldo acumulado de empregos nessas áreas de janeiro a setembro deste ano: 123.540, 2,8 vezes maior do que no agregado de contratações no mesmo período, segundo a Brasscom. Esse aumento de ritmo, no entanto, também aumenta o déficit de profissionais de TI já registrado no país. Segundo a associação, hoje, os cursos presenciais e a distância para licenciatura, bacharelado e cursos tecnológicos em tecnologia da informação e comunicação oferecidos no Brasil formam anualmente 53 mil pessoas por ano, um terço da demanda projetada de 159 mil vagas até 2025. Nesses cinco anos, isso significará um déficit de meio milhão de profissionais.
É por isso que a Scala está fazendo sua parte e tem investido em educação através das 52 bolsas integrais de engenharia foram concedidas a jovens talentosos com restrições econômicas. Até o final 2024, o plano é chegar a mais 100. Assim, não só a Scala está contribuindo com sua própria força de trabalho, mas também com todo o mercado do país.
Em 2022, a Scala foi a empresa mais premiada no DCD Latam Awards, sendo reconhecida em 3 categorias: Líder da Indústria – CEO Marcos Peigo, Impacto Ambiental e Impacto Social. O prêmio reconhece organizações que buscam valorizar o desenvolvimento de um data center na região e que ultrapassaram os limites em termos de design e construção, de acordo com a localização escolhida para essa atividade. Você pode ver mais informações nos seguintes links: Scala Data Centers Awards e DCD Latam Awards 2022 já tem seus vencedores.
Em 2023 a Scala também foi premiada no Planet-Friendly Finance Award que homenageia nossa empresa pela captação da maior debênture verde do mercado brasileiro e do setor de tecnologia local.
Estas ações refletem a dedicação da empresa em fornecer o que os clientes esperam e posiciona a Scala como uma provedora responsável e voltada para o futuro de data centers. ” “Um dos aspectos mais inovadores da prática de sustentabilidade da Scala é a neutralidade de carbono na totalidade, cobrindo a totalidade dos escopos 1, 2 e 3 sendo o escopo 2 é zerado pelo uso de energia 100% renovável e certificada com I-RECs.
Em julho de 2021, quando a Scala tinha 6 meses de existência, assinou um Power Purchase Agreement (PPA), um contrato de compra de energia de longo prazo, com a ENGIE Brasil Energia, maior produtora privada de energia do Brasil. Este contrato estende o compromisso da Scala com 100% de energia renovável por cinco anos e garante o fornecimento de mais de 1.600 GWh de energia limpa até 2033, volume suficiente para abastecer, por um ano, uma cidade de cerca de 700 mil habitantes.
Em agosto de 2022, a Scala inaugurou seu quinto prédio de data center no Brasil, projetado para trabalhar com 1,32 PUE (Power Usage Effectiveness), significativamente menor do que a média latino-americana, que é de 1,77, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Uptime Institute em agosto de 2020. Este edifício denominado SGRUTB04 também segue importantes diretrizes de construções verdes em todas as etapas, desde a demolição até a construção.
A Scala opera com ações de design e tecnologia de resfriamento em data centers para reduzir este indicador. Dentre essas ações, destacam-se:

– Contenção do corredor quente com retorno de ar através de plenum;
– Equipamentos de última geração para garantir a melhor eficiência e menos desperdício;
– Sistema de Free Cooling indireto com Chillers a Ar de Alta Eficiência e Inversor Totalmente Controlado;
– Sistemas Adiabáticos onde o perfil climático é favorável;
– Pontos de trabalho de alta temperatura da água com Temperatura da Água Viva (LWT) de 20°C.
Também em 2022, a Scala continuou a construir de forma sustentável, projetando data centers para trabalhar com 1,37 PUE, com reuso de água, rastreamento de entulho de construção e britagem de material para estabilização do solo e acesso a equipamentos.
Como a neutralidade de carbono já é uma prática, em 2022 foi estabelecida uma meta mais desafiadora: tornar a Scala referência dentro da agenda climática nacional e internacional, reforçando o compromisso com ações social e ambientalmente responsáveis, fomentando a inovação e concentrando esforços para reduzir as emissões de GEE, estabelecer a meta de descarbonização e aumentar o valor de mercado e a sustentabilidade de longo prazo.
Assim, um dos maiores desafios é definir reduções de escopo 3. Para isso a Scala analisa as instalações atuais e futuras e desenvolve atividades como modelagem das emissões considerando crescimento (capacidade, aquisições, expansões), oportunidades de projetos de eficiência, análise da cadeia de valor para identificar os principais pontos problemáticos/barreiras e como abordar um plano de atingimento de metas, bem como a implementação de diretrizes e políticas para garantir que ações sejam feitas de forma responsável e inovadora que impactem positivamente o meio ambiente, a cadeia de valor e as comunidades do bairro em que a Scala atua.
Outro aspecto inovador da Scala é o programa Mega(watt) de Oportunidades em parceria com um Instituto sem fins lucrativos para a identificação e captação dos alunos, garantindo os critérios estabelecidos pela Scala, como: vulnerabilidade socioeconômica. A Scala está desempenhando seu papel social e tem realizado um significativo investimento na área educacional, concedendo 52 bolsas de estudo completas a jovens talentosos que enfrentam dificuldades econômicas. A meta até 2024 é ampliar esse número para mais de 100 bolsas. Dentre estes bolsistas 11 estão estagiando na Scala e 6 deles já foram efetivados. Existe uma trilha de desenvolvimento construída para esse aluno com o objetivo de formá-lo e aculturá-lo conforme a missão, visão, valores da Scala e cada um deles possui um mentor com objetivo de acompanhar e formar essa pessoa. Scala acompanha o progresso destes alunos e um exemplo deste trabalho de sucesso pode ser encontrado no endereço a seguir:
https://www.linkedin.com/posts/instituto-it-m%C3%ADdia_aluno-forma%C3%A7%C3%A3o-de-engenheiros-activity-6930965258500997120-X0hD?utm_source=linkedin_share&utm_medium=member_desktop_web
Dessa forma, a plataforma de ensino foi solidamente construída e capaz de receber novos alunos de Elétrica, Mecânica e Engenharia Civil a cada ano. Ao estabelecer essa parceria inovadora, a Scala superou os desafios administrativos na implementação da iniciativa de bolsas de estudo e garantiu o sucesso do programa educacional.
Em 2022, a Scala também foi a primeira indústria de colocation da América Latina a ser membro do iMasons Climate Accord. Esta é uma iniciativa liderada pela Infrastructure Masons, uma associação profissional global sem fins lucrativos fundada em 2016 que visa reunir empresas responsáveis pelo avanço da era digital e criar um mundo mais conectado para as pessoas. Ao aderir a este acordo, a Scala contribui para reforçar a importância da sustentabilidade para o setor tecnológico e no desenvolvimento de novas soluções para alcançar este objetivo através da partilha de experiências sobre sustentabilidade. Pioneiramente, a Scala inaugurou o Capítulo Brasil da entidade, no mesmo, ano, sendo o primeiro do gênero na América Latina para promover em conjunto com outras empresas e demais agentes do segmento de infraestrutura de TI ações e projetos voltados à inovação e educação.
Essas abordagens garantem ações responsáveis e inovadoras que impactam positivamente o meio ambiente, a cadeia de valor e as comunidades onde a Scala opera. “

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A sustentabilidade é uma prioridade máxima e inegociável na Scala, impulsionada pela missão de ser a plataforma latino-americana de data centers sustentáveis líder no mercado de Hyperscale que habilita o futuro na região. A Scala alcançou neutralidade de carbono ao obter 100% de seu consumo de energia a partir de fontes renováveis e certificadas e fazendo a compensação das emissões remanescentes com créditos de carbono. Isso tornou a empresa a primeira de data center da América Latina a atingir esse marco desde a fundação. A dedicação da Scala à sustentabilidade está alinhada a um de seus pilares culturais, “SCALING WELLNESS TO THE WORLD”, que orienta sua postura na construção e operação de uma plataforma de data center sustentável que utiliza equipamentos de última geração para garantir a melhor eficiência energética e serviços aos seus clientes, e menos desperdício de recursos essenciais como a água.
A Scala Data Centers criou e implementou uma nova abordagem para atender o mercado de data centers hiperescaláveis – o que chamamos da demanda de grandes provedores de conteúdo e de cloud – na América Latina com bases 100% sustentáveis. A empresa também se concentra em reduzir o impacto ambiental dos processos de construção de seus data centers, pois expande suas operações no Brasil e em outros países da América Latina. Em 2022, a Scala estabeleceu uma meta ainda mais desafiadora: tornar-se uma referência na agenda climática nacional e internacional. Isso inclui reforçar o compromisso com ações social e ambientalmente responsáveis, fomentar a inovação, reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e estabelecer metas baseadas de curto e longo prazo em direção às emissões líquidas zero.
A Scala, em busca da sustentabilidade, também tem o programa Green IT em parceria com a Furukawa que promove ações de reciclagem e o descarte adequado de cabos de fibra óptica, bem como a conscientização e o engajamento de seus colaboradores e parceiros em práticas sustentáveis.
A Scala acredita que a infraestrutura e a educação contribuem massivamente para transformar a sociedade e, guiada por essa crença, reconhece que tem uma outra missão histórica: apoiar a América Latina na construção e operação da infraestrutura necessária para a evolução dos países para um novo patamar de digitalização, no qual o acesso ao conhecimento, em suas diversas formas, é amplificado para muitas pessoas e os negócios podem florescer de forma ágil e competitiva, gerando empregos e possibilitando que o futuro se estabeleça no presente.
Uma iniciativa da Scala é o programa de Mega(watt) de Oportunidades, realizado em parceria com um instituto sem fins lucrativos, que tem como objetivo formar e capacitar jovens de baixa renda para o setor de tecnologia da informação (TI). Através dessa parceria, a Scala estabeleceu uma plataforma educacional sólida, permitindo que estudantes ingressassem em cursos de engenharia nas áreas de elétrica, mecânica e civil. O projeto superou desafios administrativos e ofereceu bolsas de estudo integrais para mais de 50 jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando suas vidas e contribuindo para a formação de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Esta ação está atrelada ao programa de Mega(watt) de Oportunidades em que a cada 1MW vendido pela Scala, uma bolsa é doada na região em que a venda aconteceu. Atualmente, a Scala possui mais de 100MW de TI booked, então até o final de 2024 haverá mais de 100 bolsas doadas integralmente.
Esta iniciativa da Scala o fomenta o acesso à educação e geração de empregos, impactando positivamente a sociedade.
Em 2022, a Scala foi a empresa mais premiada no DCD Latam Awards, sendo reconhecida em 3 categorias: Líder da Indústria – CEO Marcos Peigo, Impacto Ambiental e Impacto Social.
Em maio de 2022, aderiu ao iMasons Climate Accord, um esforço conjunto de mais de 70 empresas de tecnologia comprometidas em rastrear e reduzir o impacto ambiental dos data centers, estabelecendo um novo nível de responsabilidade sobre as emissões de carbono. “

Gestão da Prática Relatada:

“Estamos estabelecendo um novo padrão para a indústria de data centers, comprovando por meio de ações tangíveis que é possível conciliar crescimento robusto com investimentos baseados em sustentabilidade. A Scala oferece hoje o que nossos clientes globais exigem que seja o padrão para os próximos anos, e o espírito inovador da Scala nessa área é um pilar de nossa estratégia de negócios. A Scala considera a sustentabilidade uma prioridade e abre caminho para que outras empresas se comportem de forma responsável.
Em julho de 2021, a Scala assinou um Power Purchase Agreement (PPA), um contrato de compra de energia de longo prazo, com a ENGIE Brasil Energia, maior produtora privada de energia do Brasil. Este contrato estende o compromisso da Scala com 100% de energia renovável por cinco anos e garante o fornecimento de mais de 1.600 GWh de energia limpa até 2033, volume suficiente para abastecer, por um ano, uma cidade de cerca de 700 mil habitantes.
Em março de 2022, a Scala estabeleceu uma parceria com a Schneider Electric, uma empresa com quase duas décadas de experiência ajudando clientes a desenvolver seus programas de sustentabilidade. Este projeto definirá as metas climáticas da Scala e estabelecerá seu roteiro rumo à descarbonização. A Scala faz a gestão deste projeto através de reuniões semanais com a consultoria com atas e relatórios detalhados e mapeia suas emissões através de inventários de emissões de GEE. Além disso, a Scala segue as diretrizes de construção verdes em todas as etapas de construção de seus data centers, desde demolição até a construção propriamente dita.
A empresa também criou o Centro de Excelência em Engenharia (CoE), um grupo de especialistas responsáveis pelo gerenciamento da cadeia de design e construção de seus novos data centers. Essas medidas de gerenciamento garantem que a sustentabilidade seja integrada em todas as fases da operação da Scala.
A gestão do programa Mega(watt) de Oportunidades é feita em parceria com um instituto sem fins lucrativos no qual os bolsistas têm a oportunidade de estagiar na Scala e possuir um plano de desenvolvimento personalizado e diferenciado. Para isso, é feito um processo seletivo detalhado para captação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Cada estagiário bolsista da Scala tem um mentor que acompanha sua formação. Também são realizadas reuniões e relatórios periódicos do desempenho deles na trilha de desenvolvimento desenhada. A empresa colaborou com parceiros para estabelecer uma plataforma educacional bem-sucedida, permitindo a matrícula de novos estudantes de engenharia a cada ano.
Portanto, a Scala desempenha uma gestão eficaz da prática por meio de parcerias estratégicas, tomada de decisão oportuna e investimentos contínuos. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A Scala traz uma nova visão de responsabilidade e compromisso com clientes, colaboradores e sociedade: ESCALAR resultados para a construção do futuro digital contribuindo para um mundo com mais oportunidades.
A empresa está estabelecendo um novo padrão para a indústria de data centers, provando por meio de ações tangíveis que é possível conciliar crescimento robusto com investimentos baseados em sustentabilidade.
As práticas de sustentabilidade da Scala são altamente dissemináveis e replicáveis na indústria de data centers. As conquistas da empresa e seu roteiro em direção ao zero líquido servem como referência para outras empresas que desejam integrar a sustentabilidade em suas operações. O compromisso da Scala com a transparência e o compartilhamento de experiências por meio de iniciativas como o iMasons Climate Accord permite a disseminação das melhores práticas e o desenvolvimento de soluções inovadoras em toda a indústria.
A parceria com institutos sem fins lucrativos da Scala no programa Mega(watt) de Oportunidades serve como um modelo para a criação de plataformas educacionais eficazes e para abordar a escassez de profissionais qualificados no setor de data centers. Este projeto de cunho social pode ser replicado para capacitar indivíduos de origens desfavorecidas e prepará-los para o mercado de trabalho. O compromisso da Scala com a sustentabilidade e a responsabilidade social estabelece um novo padrão para a indústria de data centers, incentivando outras empresas a adotarem práticas semelhantes e contribuírem para um futuro melhor.
Ao liderar pelo exemplo e demonstrar os benefícios da sustentabilidade, a Scala incentiva outras empresas a adotarem práticas semelhantes, garantindo a continuidade dos esforços de sustentabilidade no setor de data center. “