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Ano: 2023

Santander – Amigo de Valor

Banco Santander (Brasil) S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

” O Amigo de Valor é um dos maiores programas de defesa e garantia dos direitos da infância e adolescência do Brasil. Criado em 2002, todos os anos realiza campanhas de arrecadação de recursos que viabilizam a criação, o fortalecimento e a ampliação da rede de proteção às crianças e adolescentes em todo o país. Ao longo de 20 anos, mais de R$ 200 milhões já foram repassados para 871 iniciativas sociais em 293 municípios, beneficiando mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias.
Reverberando esses impactos, o Amigo de Valor consolidou-se um mecanismo de impulso ao desenvolvimento social, especialmente em comunidades abaixo da linha de pobreza, com altos níveis de desemprego e dependência de programas de transferência de renda. Em comunidades com tal perfil, as crianças enfrentam vulnerabilidades que colocam em risco sua integridade física e impedem que elas desenvolvam plenamente seu potencial e construam novas trajetórias de vida.
Fazendo frente a esse cenário, o Amigo de Valor busca:
● Contribuir com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados.
● Fortalecer os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente.
● Disseminar o uso do benefício fiscal previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8069/90, artigos 88 – IV e 260) por seus funcionários e clientes.
Nascido para impulsionar as políticas públicas, o Amigo de Valor funciona como uma ponte: mobiliza recursos financeiros oriundos de doação e do Imposto de Renda devido de funcionários, fornecedores e clientes e direciona-os para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente de todo o Brasil. O Santander e suas coligadas também fazem a destinação de recursos incentivados para o programa.
Os recursos viabilizam o desenvolvimento de iniciativas, selecionadas via edital, voltadas ao cuidado integral de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados por situações como:
● Exploração sexual, maus-tratos e abandono
● Trabalho infantil
● Envolvimento com álcool, drogas e atos infracionais
● Evasão ou baixa frequência escolar
● Alta exposição a riscos e insegurança alimentar
● Guarda legal não formalizada
Além de prevenir violações por meio de serviços e atendimentos socioeducativos, o programa tem atuado especialmente com projetos de alta e média complexidade, que proporcionam melhores condições de reparação de violências e violações sofridas. Dessa forma, cobre importantes lacunas das políticas públicas, uma vez que não há financiamento federal para iniciativas de alta e média complexidade em cidades com menos 20 mil habitantes, caso da maioria dos projetos apoiados.
O apoio do Amigo de Valor vai muito além da destinação de recursos. As equipes responsáveis pela implementação dos projetos e representantes dos Conselhos recebem capacitação técnica, orientação e acompanhamento durante todo o período, que tem duração de 2 anos, sendo que a renovação no 2o ano está condicionada aos resultados alcançados no 1o.
Durante esse período, cada projeto é monitorado semestralmente. Trabalhamos para que, após o ciclo de dois anos, com o aporte financeiro e o apoio técnico oferecidos, os Conselhos sejam capazes de mobilizar as alianças e articulações necessárias para viabilizar a formalização das iniciativas em políticas públicas, com orçamento e continuidade garantidos.
Toda essa estrutura foi sendo aprimorada ao longo dos 20 anos do Amigo de Valor. Entendemos que, mais que fazer filantropia, a finalidade dos incentivos fiscais é viabilizar a participação ativa da sociedade no desenvolvimento das nossas comunidades, promovendo avanços tangíveis e, no caso das crianças e adolescentes, edificando as Políticas Municipais de Atendimento que garantem a proteção integral a esse público, como está preconizado pelo ECA.
É o que temos visto acontecer na prática. No último ciclo de apoio (2019-2021*), por exemplo, a avaliação final de impacto apontou que 50% dos projetos foram responsáveis pela implementação de um novo programa ou serviço para o atendimento ao público infantojuvenil e 88% afirmam ter influenciado a implementação de políticas públicas no município.
Entre os projetos apoiados em 2022, 4.114 novas vagas foram criadas em apenas um ano, 35 % a mais em relação ao que estava previsto. Além disso, foram implantados 61 novos programas ou serviços em 56 municípios. Em Jaguaruana (CE), por exemplo, o Amigo de Valor viabilizou um serviço de alta complexidade para o atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista que até então não existia no município.
* Este ciclo teve excepcionalmente a duração de três anos em função das extremas dificuldades enfrentadas pelos projetos durante a pandemia de Covid-19″

Relevância para o Negócio:

“Os impactos do Amigo de Valor são gerados a partir de uma grande mobilização de nossos públicos de relacionamento e com a participação ativa do público interno. Em média, 53% dos funcionários do Santander contribuem todos os anos destinando recursos do IR ou fazendo doações durante as campanhas.
Além disso, formamos um time de mobilizadores internos, que são os pontos de contato e referência do programa nas diversas áreas e empresas do Grupo. A atuação dos mobilizadores é decisiva para o sucesso da campanha, pois cabe a eles definir a estratégia de mobilização em sua área, convidar outros funcionários para adesão, tirar dúvidas e disseminar informações gerais.
Os mobilizadores são capacitados para desempenhar essa função e contam com o apoio da equipe do Amigo de Valor, que garante que eles tenham as ferramentas necessárias para isso. A campanha de 2022, por exemplo, contou com 600 mobilizadores. As lideranças do Santander também são envolvidas para incentivar a participação de suas equipes.
Vale ressaltar ainda que, no caso dos funcionários da rede de agências que vivem nos municípios onde os projetos são implementados, é comum que eles sejam envolvidos nas visitas que fazemos periodicamente. Com isso, queremos que eles acompanhem de perto os impactos positivos do programa em suas comunidades.
A equipe de Investimento Social, formada por especialistas no tema, também capacita e engaja os gerentes de relacionamento para que eles façam do Amigo de Valor uma ferramenta para a aproximação com clientes e fornecedores, especialmente pessoas físicas de alta renda e empresas. Esses gerentes incluem o programa em suas conversas com correntistas e na prospecção de novos clientes.
Esse processo de engajamento é realizado ao longo de toda a campanha anual, que acontece de setembro a dezembro. Ao longo de 20 anos, os recursos mobilizados junto a clientes, fornecedores e empresas coligadas representam 66,8% do total de mais de R$ 202 milhões já destinados aos Fundos da Infância e da Adolescência. O valor restante é oriundo do 1% de IR destinado pelo próprio Santander. Para manter um alto engajamento e garantir o acompanhamento dos resultados e a qualificação das iniciativas apoiadas, o Santander vem investindo, em média, R$ 1,4 milhão no programa anualmente.” “O Amigo de Valor inovou e continua inovando a maneira como as empresas usam o incentivo fiscal para apoiar iniciativas sociais, tornando-se uma referência em projetos de civismo tributário no Brasil. Ao longo de duas décadas, o programa tem servido de benchmarking para várias organizações e entidades governamentais, como secretarias e assistência social, que desenvolvem programas com o mesmo enfoque e buscam um impacto mais relevante a partir de suas ações.
Isso porque, no Amigo de Valor, a arrecadação de recursos é apenas uma parte de um processo maior, que envolve diversos atores do sistema de garantia de direitos da infância e da juventude. Dentro do escopo do programa, os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente são protagonistas, já que são espaços de participação democrática em suas comunidades. Cabe a eles o papel fundamental de chegar até os públicos mais vulneráveis do território, diagnosticar as principais violações de direitos que os afetam, definir planos de ação para endereçá-los e determinar quais parceiros serão acionados no processo de implementação. Depois, eles acompanham os resultados, bem como toda a prestação de contas do uso do dinheiro público.
Ter Conselhos fortalecidos, capacitados e atuantes é uma condição essencial para que tenhamos municípios onde as violações de direitos sejam, de fato, combatidas de forma estratégica e duradoura. É por conta dessa visão que o programa se diferencia da maior parte das campanhas de arrecadação de recursos incentivados.
A promoção das políticas públicas permeia todo o processo, desde o edital: no momento da inscrição, os municípios menos estruturados são orientados a organizarem seus Conselhos de Direito, de forma que todos os aspectos contábeis, tributários, de governança e gestão estejam preparados para receber os recursos aportados por meio do programa. No último edital, realizado em 2021, fizemos uma busca ativa por municípios em regiões onde ainda há poucos Conselhos formalizados, como no Norte do país. Dessa forma, mesmo aqueles que não são selecionados se beneficiam por ter seus processos preparados para a captação de recursos em outros editais ou via dedução de IR.
Durante as campanhas de arrecadação, mais uma vez a promoção de políticas públicas se faz presente: além de incentivar o engajamento de funcionários, clientes e fornecedores, nossas ações de comunicação buscam esclarecer e disseminar o uso cidadão dos benefícios fiscais. Em vez de simplificar para captar mais “doações”, optamos por promover a formação de cidadãos mais conscientes de sua corresponsabilidade e das possibilidades de ação frente a problemas comuns do nosso país. Para isso, fazemos desde publicidade até eventos, conversas e encontros exclusivos com públicos estratégicos. Em 2022, por exemplo, realizamos o webinar “Fomento ao civismo tributário através das leis de incentivo fiscal”, destinado a contadores e advogados, no qual compartilhamos informações relevantes para o aprimoramento das orientações dadas a pessoas físicas e jurídicas sobre o uso do repasse de recursos do IR.
Ao mesmo tempo, representantes das iniciativas, dos Conselhos de Direitos e das prefeituras recebem capacitações técnicas que visam qualificar o serviço oferecido, tendo em vista tanto as melhores práticas e diretrizes nacionais e internacionais (como a legislação brasileira e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) quanto a sustentabilidade financeira e a perenidade das iniciativas. Com isso, o Amigo de Valor faz de cada projeto apoiado uma oportunidade para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas coordenadas voltadas à reparação e ao cuidado integral de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados.
Apenas em 2022, por exemplo, foram oferecidas 25 horas de capacitações síncronas que abordaram:
● Declaração de Benefícios Fiscais (exclusiva para contadores das prefeituras)
● Conhecendo o território e as diretrizes das Políticas de Assistência Social e dos Direitos Humanos
● A importância do monitoramento e avaliação dos projetos
● Conhecer o Ciclo de Políticas Públicas, o Ciclo de Planejamento e Orçamento e as possibilidades de captação de recursos junto ao poder público
● Avaliação de projetos
De forma complementar, oferecemos formações assíncronas e materiais de consulta que abordam temas como estruturação de projetos, comunicação para projetos sociais e indicadores. Em 2022, contabilizamos cerca de 1.500 visualizações dos materiais EAD.
Esse suporte técnico é customizado conforme as necessidades das iniciativas. No ciclo de apoio atual (2022-2023), por exemplo, os projetos localizados na Amazônia Legal receberam acompanhamento técnico extra, com duas reuniões anuais, sendo que 3 projetos receberam atenção bimestral – 2 por demandarem mais ações de fortalecimento e 1 por seu potencial de se tornar case. Essa atenção especial se soma aos esforços do Santander de ampliar a presença na região, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.
Além disso, ao detectarmos a fragilidade de 5 projetos das demais regiões, implementamos um acompanhamento personalizado. Esse processo de capacitação vem, ano após ano, elevando sistematicamente o grau de credibilidade, segurança e transparência no uso dos recursos públicos.
O fortalecimento de políticas públicas é, também, central no acompanhamento das iniciativas selecionadas. Para isso, o Amigo de Valor conta com uma equipe técnica que apoia o repasse dos recursos e a emissão de recibos para que os doadores façam a dedução no IR, bem como realiza avaliações semestrais, que verificam o status de implementação e os resultados parciais. Essas avaliações vêm sendo aprimoradas ano após ano, de forma que cada vez mais seja possível apurar e ampliar o impacto social do programa.
Vale lembrar que a parceria e colaboração entre governos, setor privado e sociedade civil no enfrentamento a problemas comuns não só está prevista como é incentivada pela Constituição Federal e, no caso do cuidado integral à infância e juventude, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A ação intersetorial também está destacada na Agenda 2030, especialmente nos Objetivos 16 e 17.
O reconhecimento desse diferencial do Amigo de Valor também vem das próprias iniciativas apoiadas, por meio dos depoimentos que coletamos no final de cada ano: “A meu ver, o primeiro projeto que nos deu suporte na resolução de todos os problemas burocráticos que surgiram junto à prefeitura e sua gestão e que nos acompanha dia a dia. Aprendemos muito sobre a garantia de direitos das crianças e adolescentes e o projeto impulsionou e mediou as várias reuniões extraordinárias do CMDCA com cronogramas mensais rigorosamente cumpridos” – Depoimento de representante do projeto apoiado em Colatina (ES) em 2022.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

” O Amigo de Valor é um dos maiores programas de defesa e garantia dos direitos da infância e adolescência do Brasil. Criado em 2002, todos os anos realiza campanhas de arrecadação de recursos que viabilizam a criação, o fortalecimento e a ampliação da rede de proteção às crianças e adolescentes em todo o país. Ao longo de 20 anos, mais de R$ 200 milhões já foram repassados para 871 iniciativas sociais em 293 municípios, beneficiando mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias.
Reverberando esses impactos, o Amigo de Valor consolidou-se um mecanismo de impulso ao desenvolvimento social, especialmente em comunidades abaixo da linha de pobreza, com altos níveis de desemprego e dependência de programas de transferência de renda. Em comunidades com tal perfil, as crianças enfrentam vulnerabilidades que colocam em risco sua integridade física e impedem que elas desenvolvam plenamente seu potencial e construam novas trajetórias de vida.
Fazendo frente a esse cenário, o Amigo de Valor busca:
● Contribuir com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados.
● Fortalecer os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente.
● Disseminar o uso do benefício fiscal previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente Lei 8069/90, artigos 88 – IV e 260) por seus funcionários e clientes.
Nascido para impulsionar as políticas públicas, o Amigo de Valor funciona como uma ponte: mobiliza recursos financeiros oriundos de doação e do Imposto de Renda devido de funcionários, fornecedores e clientes e direciona-os para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente de todo o Brasil. O Santander e suas coligadas também fazem a destinação de recursos incentivados para o programa.
Os recursos viabilizam o desenvolvimento de iniciativas, selecionadas via edital, voltadas ao cuidado integral de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados ou ameaçados por situações como:
● Exploração sexual, maus-tratos e abandono
● Trabalho infantil
● Envolvimento com álcool, drogas e atos infracionais
● Evasão ou baixa frequência escolar
● Alta exposição a riscos e insegurança alimentar
● Guarda legal não formalizada
Além de prevenir violações por meio de serviços e atendimentos socioeducativos, o programa tem atuado especialmente com projetos de alta e média complexidade, que proporcionam melhores condições de reparação de violências e violações sofridas. Dessa forma, cobre importantes lacunas das políticas públicas, uma vez que não há financiamento federal para iniciativas de alta e média complexidade em cidades com menos 20 mil habitantes, caso da maioria dos projetos apoiados.
O apoio do Amigo de Valor vai muito além da destinação de recursos. As equipes responsáveis pela implementação dos projetos e representantes dos Conselhos recebem capacitação técnica, orientação e acompanhamento durante todo o período, que tem duração de 2 anos, sendo que a renovação no 2o ano está condicionada aos resultados alcançados no 1o.
Durante esse período, cada projeto é monitorado semestralmente. Trabalhamos para que, após o ciclo de dois anos, com o aporte financeiro e o apoio técnico oferecidos, os Conselhos sejam capazes de mobilizar as alianças e articulações necessárias para viabilizar a formalização das iniciativas em políticas públicas, com orçamento e continuidade garantidos.
Toda essa estrutura foi sendo aprimorada ao longo dos 20 anos do Amigo de Valor. Entendemos que, mais que fazer filantropia, a finalidade dos incentivos fiscais é viabilizar a participação ativa da sociedade no desenvolvimento das nossas comunidades, promovendo avanços tangíveis e, no caso das crianças e adolescentes, edificando as Políticas Municipais de Atendimento que garantem a proteção integral a esse público, como está preconizado pelo ECA.
É o que temos visto acontecer na prática. No último ciclo de apoio (2019-2021*), por exemplo, a avaliação final de impacto apontou que 50% dos projetos foram responsáveis pela implementação de um novo programa ou serviço para o atendimento ao público infantojuvenil e 88% afirmam ter influenciado a implementação de políticas públicas no município.
Entre os projetos apoiados em 2022, 4.114 novas vagas foram criadas em apenas um ano, 35 % a mais em relação ao que estava previsto. Além disso, foram implantados 61 novos programas ou serviços em 56 municípios. Em Jaguaruana (CE), por exemplo, o Amigo de Valor viabilizou um serviço de alta complexidade para o atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista que até então não existia no município.
* Este ciclo teve excepcionalmente a duração de três anos em função das extremas dificuldades enfrentadas pelos projetos durante a pandemia de Covid-19″

Gestão da Prática Relatada:

“O Amigo de Valor conta com uma estrutura de gestão robusta, que envolve desde sistemas para a arrecadação e direcionamento de recursos até equipes de apoio e acompanhamento de cada projeto.
Processo de seleção
A cada dois anos, o Amigo de Valor seleciona, via edital, projetos elaborados pelos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. Podem participar municípios onde o Santander está presente, que tenham até 1,5 milhão de habitantes (atualmente, o maior tem 700 mil habitantes) e IDH até 0,749.
Os projetos devem desenvolver programas e serviços voltados à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou que tiveram seus direitos ameaçados ou violados, definidas de acordo com a realidade e as prioridades locais.
Os editais contam com ampla divulgação entre os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizamos também webinars para explicar as etapas e os critérios do edital e responder às dúvidas dos participantes. Municípios sem Conselhos atuantes ou com Conselhos fragilizados são orientados em aspectos contábeis, tributários, de governança e gestão.
A seleção é feita com base em uma análise técnica que considera a qualidade da proposta (clareza, consistência entre valor solicitado x atividades previstas, detalhamento de como os recursos serão utilizados etc.), a documentação apresentada e a conformidade às leis que regem esse uso do dinheiro público. Cada critério recebe uma nota, que gera a nota final. A priorização final considera a nota, o IDH do município (quanto menor o IDH, maior a prioridade) e a região.
Por meio desses projetos, chegamos às regiões mais pobres do país. Entre as iniciativas apoiadas em 2022:
● 71% dos municípios possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou médio.
● 41% dos projetos atendem comunidades rurais, indígenas e quilombolas.
● Ao priorizar as regiões Norte (14% dos projetos apoiados) e Nordeste (60% dos projetos apoiados), o programa alcança localidades com maior concentração de pobreza e que historicamente recebem menos recursos de doação (segundo dados do Censo Gife 2020, 73% das iniciativas filantrópicas beneficiam a região Sudeste).
Captação de recursos
As campanhas de captação de recursos são realizadas anualmente, entre setembro e dezembro. O processo é totalmente digitalizado:

● Pessoas físicas clientes do Santander fazem suas contribuições diretamente pelo site do Amigo de Valor, via sistema de adesão – https://www.santander.com.br/amigodevalor/adesao/
● Pessoas jurídicas fazem suas contribuições diretamente pelo internet banking PJ.
Em ambos os casos, o cliente escolhe o projeto que deseja apoiar, define o valor a ser destinado e confirma a operação como qualquer outra operação bancária. O valor é debitado da conta corrente e, na época de declaração do Imposto de Renda, o recibo fica disponível no mesmo sistema para consulta/download.
Os funcionários de empresas que mantêm sua folha de pagamento com o Santander também contam com uma segunda opção de contribuição. Além de destinar por meio do sistema de adesão, é possível fazer o desconto do valor diretamente do salário. Para isso, basta que a empresa colete as informações dos colaboradores que desejarem participar.
Repasse dos recursos para os projetos
As contribuições são direcionadas para a conta do Programa Amigo de Valor e, de lá, são transferidas para a conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sob gestão do Conselho, o orçamento é transferido para o projeto. Os recibos são emitidos pelo Conselho com o nosso apoio e disponibilizados para os clientes pelo Santander. Tudo é feito conforme a legislação vigente e acompanhado pela equipe técnica do programa.
Capacitação
As capacitações são realizadas mensalmente por consultores especializados e definidas conforme a necessidade dos projetos. Geralmente, são abordados temas que visam fortalecer os Conselhos e demais entes públicos envolvidos na gestão dos recursos financeiros (legislação, compliance, etc.) e qualificar o trabalho realizado pelos projetos (diretrizes nacionais e internacionais para a proteção integral de crianças e adolescentes, cases de sucesso, etc.).
Monitoramento e reporte de resultados
Os projetos são monitorados e avaliados semestralmente e, dependendo dos resultados, o apoio pode ser renovado por mais um ano. O limite máximo de renovações para um mesmo projeto é de dois anos. Nessas avaliações, capturamos extensos dados qualitativos e quantitativos, que apoiam a melhoria contínua do programa.
Os resultados dessas avaliações são utilizados na elaboração de relatórios de resultados anuais. Fazemos também um acompanhamento mais próximo de projetos que se destacam por seu desempenho, realizando visitas e produzindo cases e notícias, nas quais entrevistamos as equipes dos projetos, beneficiários e familiares.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O Amigo de Valor firmou-se como referência em projetos de civismo tributário no Brasil, construindo um modelo que pode ser replicado por outras organizações interessadas em usar recursos incentivados para acelerar suas estratégias de investimento social. Há muito espaço para crescimento nessa área. De acordo com dados da Receita Federal, em 2022, o potencial de destinação de valores referentes ao imposto de renda devido de pessoas físicas foi de R$ 9,65 bilhões, porém apenas R$ 278 milhões foram doados oficialmente. Já em relação a pessoas jurídicas, somente R$ 774 milhões foram destinados a projetos sociais e culturais no ano passado, de um potencial de R$ 3,3 bilhões.
Conscientes das enormes e efetivas transformações que podemos promover ao alcançar uma fatia maior desse montante, na edição 2022 do Amigo de Valor, quando celebramos os 20 anos do programa, investimos em iniciativas para dar escala e fortalecer a arrecadação de recursos:
• Capacitamos mais de mil representantes comerciais, que ficaram encarregados de incentivar mais clientes do Santander a participarem.
• Contamos com a participação do ator e influenciador Robson Nunes como porta-voz externo.
• Convidamos o artista pernambucano J. Borges, mestre nas artes do cordel e da xilogravura, para produzir xilogravuras comemorativas, que foram colocadas à venda no Farol Santander para arrecadar recursos para o programa.
Como parte do esforço para dar continuidade e expandir a iniciativa, nos últimos anos, aprimoramos a oferta para que as empresas clientes enxerguem a iniciativa como a solução do Santander para o uso cidadão dos incentivos fiscais.
Sem qualquer custo, oferecemos uma ferramenta confiável de atuação social e apoiamos o processo de seleção do projeto e destinação dos recursos. Nossa equipe técnica é responsável por:
● Selecionar os municípios
● Capacitar e monitorar os projetos
● Acompanhar o lançamento da doação na Receita Federal
● Providenciar o recibo para dedução no IR
● Garantir a legalidade do processo
● Reportar os resultados
Para as organizações que têm folha de pagamento no Santander, também facilitamos o engajamento de seus funcionários, oferecendo materiais de comunicação customizados e canais específicos para a destinação dos recursos. Com isso, atuamos junto à nossa cadeia de valor oferecendo um serviço especialmente relevante para empresas que não possuem áreas estruturadas de investimento social privado ou que buscam qualificar e ampliar os impactos de suas iniciativas de investimento social, aproveitando a política pública de uso de incentivos fiscais para essa finalidade.
Os projetos que se destacam por sua qualidade, desempenho e potencial de replicabilidade, por sua vez, são sistematizados e utilizados nas capacitações realizadas pelo Amigo de Valor. Assim, contribuímos também para a disseminação de boas práticas, alinhando um grande número de organizações sociais, entes governamentais e empresas que atuam em cada território no enfrentamento das desigualdades sociais.”