Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Refrigeradores Eficientes Electrolux Group LA

ELECTROLUX DO BRASIL S.A.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“Com presença em mais de 67% dos lares no Brasil, com as marcas Electrolux e Continental, o Electrolux Group acredita no potencial transformador de seus produtos na casa dos consumidores para provocar hábitos mais conscientes e, principalmente, no impacto em larga escala que seus produtos podem gerar na casa de milhões de brasileiros, auxiliando na economia de recursos como água e energia. Além disso, a empresa enxerga o impacto direto e exponencial que pode provocar em outras cadeias básicas na vida dos consumidores.
Com esta premissa, e em busca para contribuir com a reformulação da indústria e desenvolvimento social e ambiental, o Electrolux Group implementou, em 2019, o programa ‘For the Better 2030’, framework global de sustentabilidade da empresa que define uma série de objetivos e metas relacionados à sustentabilidade em suas diversas áreas, sendo divididos em três principais eixos:

– Better Company
– Better Solutions
– Better Living
Dentro dessas categorias, busca-se a aplicação de mudanças nas soluções oferecidas pela empresa, nas operações da companhia e no seu impacto sobre a sociedade, com foco na inclusão de objetivos de sustentabilidade ambiciosos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
No pilar Better Solutions, o Electrolux Group tem como foco a melhoria na entrega de produtos, centrado no contexto da sustentabilidade e maior eficiência hídrica e energética. Para isso, investe mais de 3% de seu faturamento global em inovações verdes, o que demonstra o pioneirismo da empresa na fabricação de produtos mais eficientes em todas as categorias de seu portfólio, incluindo refrigeradores, categoria com maior volume de vendas da companhia no Brasil e a quarta maior no mundo dentro do Electrolux Group, junto de lavadoras e fogões.
Quando as novas regulamentações de eficiência energética foram implementadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2021, a empresa já cumpria as primeiras etapas de ajustes de classificação energética até o ano de 2023, sendo atualmente a empresa que mais coloca – em volume – refrigeradores A+++ (eficiência 30% superior) no mercado brasileiro. Esta antecipação da democratização ao acesso de produtos com alta eficiência demonstra o compromisso da companhia com o tema.
Com um portfólio amplo nesta categoria, a empresa oferece alternativas para as diferentes realidades dos consumidores frente às necessidades de hábitos mais conscientes, assim como questões climáticas e regulatórias. O propósito da companhia de transformar a vida para o melhor é um objetivo compartilhado entre colaboradores, comunidades e consumidores, estes últimos com o maior poder transformador para uma vida mais sustentável, no dia a dia de suas casas.
O Electrolux Group analisa a importância na democratização de tecnologias mais sustentáveis na casa dos consumidores por meio do LCA (Life Cycle Analisys), que revela que mais de 80% do impacto climático dos produtos está em sua utilização. Assim, a empresa tem como premissa colocar o consumidor no centro do desenvolvimento de seus produtos e serviços, onde pode dar sua maior contribuição para combater a mudança climática, além de trabalhar no eixo Better Company, para reduzir as emissões de CO2 em suas instalações de fabricação e transporte de produtos, com a meta de ser neutra em relação ao clima até 2030.
Além disso, o eixo Better Solutions foi parte de um importante resultado do Electrolux Group em 2022: em seu Relatório Global de Sustentabilidade, a empresa informou uma redução de 25%, em comparação a 2015, nas emissões de escopo 3, que são aquelas indiretas, geradas pelo uso dos produtos vendidos pela empresa. Com o aumento da eficiência dos produtos, o Electrolux Group evitou, somente na América Latina, a emissão de mais de 26 mil toneladas de CO2 em relação ao ano anterior.
Ao todo, com a redução no consumo de água e energia proporcionada pelo Better Solutions, estima-se que a economia em 2022 seja equivalente ao abastecimento residencial energético anual de uma cidade de 20 mil habitantes. Quando se fala em água, apenas com as lavadoras colocadas no mercado em 2022, estima-se uma economia de até 3 bilhões de litros (equivalente ao consumo anual de mais de 50 mil pessoas). É nesse impacto que a companhia pode ser agente de mudança, quando se fala de um produto que pode ter uma vida média de dez anos na casa do consumidor. “

Relevância para o Negócio:

“A pesquisa Kantar Sustainability 2021 mostrou cinco principais pontos sobre o tema no Brasil:
Endereçar a sustentabilidade é um imperativo de negócios que geram oportunidades de diferenciação;
Sustentabilidade vai além de questões ambientais. Pobreza e fome, por exemplo, são tópicos urgentes, que devem ser endereçados fortemente e especificamente.
Consumidores buscam por empresas para lidar com problemas diretamente a seus tópicos.
Os consumidores estão dispostos a fazer mudanças se perceberem que podem ter benefícios tangíveis em retorno – ‘me ajude a ajudar o planeta’.
Marcas devem tornar as escolhas dos consumidores mais fáceis, removendo barreiras principais, como: custos, disponibilidade e consciência.
Já a pesquisa Impact ESG, realizada pelo Google, demonstrou que metade das marcas mais amadas do Brasil também são as de melhor reputação ESG, colocando a Electrolux como uma das líderes neste ranking. Em 2022, a marca atingiu o segundo lugar no Top 3 de consideração entre as marcas de eletrodomésticos no Brasil.
No último ano, produtos mais eficientes em energia e água representaram 24% do total de unidades vendidas e 39% do lucro bruto da empresa, globalmente. Por isso, o Electrolux Group trabalha na democratização de tecnologias sustentáveis e na ampliação de diálogos com o consumidor, para aumentar esse número a cada ano.
Além disso, no Brasil, a receita de produtos mais eficientes nas categorias de refrigeradores, fogões, lavadoras e ar-condicionados representou 68% da receita líquida. Em unidades, esse volume foi ainda maior, representando 72% das unidades produzidas.
O Electrolux Group tem a sustentabilidade como pilar transversal em todas as suas atividades, por isso as metas de redução de emissão de CO2, que tem relação direta com a redução de uso de energia (na operação e produtos), são globais, cascateadas para as lideranças de cada região e, atualmente, indicadores desta frente já fazem parte de 20% da remuneração variável dos executivos da empresa.
” “O Electrolux Group foi uma das primeiras empresas a democratizar a tecnologia de eficiência e benefícios aos consumidores. Um dos principais focos está no desenvolvimento de recursos que auxiliem na redução do desperdício de alimentos, proporcionando maior tempo de preservação e impactando nas despesas do lar.
Tecnologia AutoSense
Presente em refrigeradores e disponibilizada em 2022, é exclusiva do Electrolux Group e auxilia no controle automático de temperatura. Por meio de Inteligência Artificial, o refrigerador reconhece as rotinas diárias dos consumidores, identificando os momentos de maior uso e de abertura de portas. Assim, o eletrodoméstico fica automaticamente mais frio, ou nos momentos de menor uso (durante a noite ou férias, por exemplo), e estabiliza a temperatura. Além disso, possíveis ruídos produzidos pelo refrigerador são automaticamente reduzidos em períodos de menor uso. Essa função também ajuda a prolongar a vida de alimentos, como morangos e cogumelos, por até 30% mais tempo.
Para o mercado, a tecnologia foi batizada como #NãoJogaNadaFora, que está presente em uma linha de seis refrigeradores (IB55, IB55S, IB54, IB54S, IB54B, IB5WS), e faz parte do guarda-chuva das tecnologias AutoSense. Seu objetivo é aumentar a preservação de alimentos, conforme o posicionamento de sustentabilidade e consumo consciente.
Com essa inovação, foi possível incluir dentro do eletrodoméstico, por exemplo, a gaveta Fresh&Flex que identifica a temperatura ideal para cada alimento, ajustando-a de maneira independente, pensadas para preservar diferentes alimentos, e a gaveta HortiNatura, que mantém o frescor das frutas e vegetais por até duas vezes mais tempo.
Potes à vácuo
A Electrolux oferece, também, produtos complementares para o aumento do tempo de preservação dos alimentos. Com a Bomba a Vácuo Portátil com Potes para Fechamento a Vácuo, os alimentos são conservados por até cinco vezes mais tempo, com vedação a vácuo que podem ser acoplados às gavetas dos refrigeradores.
Tecnologia Inverter
Também pensando em eficiência energética e redução nas despesas do lar, outra tecnologia destacada é a Inverter, com funcionamento em equipamentos de ar-condicionado. A Electrolux é a empresa que mais vende produtos com esta tecnologia no Brasil atualmente, democratizando ao acesso em diversos produtos de sua linha. Esta ferramenta identifica a necessidade do ambiente, ou seja, proporciona a climatização ideal sem sobrecarregar o produto. Isso porque o compressor do eletrodoméstico funciona de forma controlada e estável, o que se reflete em economia de energia (até 60%, dependendo do modelo) e baixa emissão de ruído.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Com presença em mais de 67% dos lares no Brasil, com as marcas Electrolux e Continental, o Electrolux Group acredita no potencial transformador de seus produtos na casa dos consumidores para provocar hábitos mais conscientes e, principalmente, no impacto em larga escala que seus produtos podem gerar na casa de milhões de brasileiros, auxiliando na economia de recursos como água e energia. Além disso, a empresa enxerga o impacto direto e exponencial que pode provocar em outras cadeias básicas na vida dos consumidores.
Com esta premissa, e em busca para contribuir com a reformulação da indústria e desenvolvimento social e ambiental, o Electrolux Group implementou, em 2019, o programa ‘For the Better 2030’, framework global de sustentabilidade da empresa que define uma série de objetivos e metas relacionados à sustentabilidade em suas diversas áreas, sendo divididos em três principais eixos:

– Better Company
– Better Solutions
– Better Living
Dentro dessas categorias, busca-se a aplicação de mudanças nas soluções oferecidas pela empresa, nas operações da companhia e no seu impacto sobre a sociedade, com foco na inclusão de objetivos de sustentabilidade ambiciosos, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
No pilar Better Solutions, o Electrolux Group tem como foco a melhoria na entrega de produtos, centrado no contexto da sustentabilidade e maior eficiência hídrica e energética. Para isso, investe mais de 3% de seu faturamento global em inovações verdes, o que demonstra o pioneirismo da empresa na fabricação de produtos mais eficientes em todas as categorias de seu portfólio, incluindo refrigeradores, categoria com maior volume de vendas da companhia no Brasil e a quarta maior no mundo dentro do Electrolux Group, junto de lavadoras e fogões.
Quando as novas regulamentações de eficiência energética foram implementadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em 2021, a empresa já cumpria as primeiras etapas de ajustes de classificação energética até o ano de 2023, sendo atualmente a empresa que mais coloca – em volume – refrigeradores A+++ (eficiência 30% superior) no mercado brasileiro. Esta antecipação da democratização ao acesso de produtos com alta eficiência demonstra o compromisso da companhia com o tema.
Com um portfólio amplo nesta categoria, a empresa oferece alternativas para as diferentes realidades dos consumidores frente às necessidades de hábitos mais conscientes, assim como questões climáticas e regulatórias. O propósito da companhia de transformar a vida para o melhor é um objetivo compartilhado entre colaboradores, comunidades e consumidores, estes últimos com o maior poder transformador para uma vida mais sustentável, no dia a dia de suas casas.
O Electrolux Group analisa a importância na democratização de tecnologias mais sustentáveis na casa dos consumidores por meio do LCA (Life Cycle Analisys), que revela que mais de 80% do impacto climático dos produtos está em sua utilização. Assim, a empresa tem como premissa colocar o consumidor no centro do desenvolvimento de seus produtos e serviços, onde pode dar sua maior contribuição para combater a mudança climática, além de trabalhar no eixo Better Company, para reduzir as emissões de CO2 em suas instalações de fabricação e transporte de produtos, com a meta de ser neutra em relação ao clima até 2030.
Além disso, o eixo Better Solutions foi parte de um importante resultado do Electrolux Group em 2022: em seu Relatório Global de Sustentabilidade, a empresa informou uma redução de 25%, em comparação a 2015, nas emissões de escopo 3, que são aquelas indiretas, geradas pelo uso dos produtos vendidos pela empresa. Com o aumento da eficiência dos produtos, o Electrolux Group evitou, somente na América Latina, a emissão de mais de 26 mil toneladas de CO2 em relação ao ano anterior.
Ao todo, com a redução no consumo de água e energia proporcionada pelo Better Solutions, estima-se que a economia em 2022 seja equivalente ao abastecimento residencial energético anual de uma cidade de 20 mil habitantes. Quando se fala em água, apenas com as lavadoras colocadas no mercado em 2022, estima-se uma economia de até 3 bilhões de litros (equivalente ao consumo anual de mais de 50 mil pessoas). É nesse impacto que a companhia pode ser agente de mudança, quando se fala de um produto que pode ter uma vida média de dez anos na casa do consumidor. “

Gestão da Prática Relatada:

“Na América Latina, todas as operações do grupo utilizam eletricidade 100% renovável, que incluem atividades da manufatura, escritórios, outlets e depósitos. Fator que contribuiu para a redução de 82% de suas emissões de carbono, o equivalente à neutralização gerada por aproximadamente 140 mil árvores plantadas.
Outros pontos de destaque são:
– Liderança em soluções de eficiência energética e de recursos.
– Oferecer produtos e soluções comerciais circulares.
– Em 2022, testamos 4.000 componentes para conformidade química de acordo com a legislação e a Lista de Materiais Restritos do Electrolux Group.
– Atualizamos nosso sistema digital interno de conformidade química para lidar com novas regulamentações sobre produtos químicos.
– Proibição global do uso de hidrofluoroolefinas (HFO).
– Restrição global introduzida sobre o uso de biocidas/ pesticidas.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O Electrolux Group alcançou um importante resultado em seu propósito de buscar soluções sustentáveis. Em seu Relatório Global de Sustentabilidade 2022, a empresa superou a meta climática baseada na ciência três anos antes do planejado. Entre as diversas iniciativas, reduziu suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (diretas e indiretas em operações) em 82% em relação a 2015 – indo além de sua meta que era de 80% para 2025, se destacando como uma das primeiras empresas à atingir suas metas parciais formalizadas na Iniciativa Science Based Targets.
O principal objetivo é ser neutro em relação ao clima e conduzir operações limpas e com eficiência de recursos, agir eticamente, liderar na diversidade e respeito aos direitos humanos e acionar a sustentabilidade da cadeia de abastecimento.
Nosso roteiro inclui nossa meta com base científica, que foi aprovada pela iniciativa Science Based Targets, e nossa meta de operações neutras em relação ao clima, “”For the Better 2030″”. Também inclui nosso compromisso de contribuir para a ambição comercial do Pacto Global das Nações Unidas de 1,5°C, alcançando uma cadeia de valor neutra ao clima até 2050.