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Ano: 2023

Recicle com a Vivo

Telefônica Brasil S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com mais de 112 milhões de acessos. Tem como propósito “Digitalizar para Aproximar” e atua como um hub digital, facilitando o acesso dos clientes a serviços em áreas como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. A empresa presta serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado (39%) no País. Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade.
Com o propósito de “Digitalizar para aproximar”, a Vivo tem o compromisso de levar conexão de qualidade e inclusão digital para pessoas e empresas em todo Brasil. A empresa acredita que a conectividade é a porta de entrada para o mundo digital e pode gerar muitas oportunidades para todos, na medida em que acelera o acesso à informação e ao conhecimento e impulsiona o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. A estratégia para concretizar esse propósito e gerar valor com sustentabilidade é estruturada em quatro pilares, entre eles o “Vivo Sustentável”, o que faz do ESG, um fator prioritário na companhia.
O Vivo Recicle faz parte desse plano, gerando benefícios ambientais e sociais ao colocar nas mãos do consumidor a opção pelo consumo responsável. Cabe destacar que o Brasil é um dos cinco maiores produtores de lixo eletrônico do mundo. A iniciativa da Vivo visa combater esse problema oferecendo cerca de 1.800 pontos de coleta e destinação adequada para estes dispositivos – como celulares, tablets, fones, carregadores, pilhas e baterias – com capilaridade em todo o país. O descarte adequado destes resíduos e a reciclagem é feita pela GM&C, empresa altamente especializada na logística reversa de produtos eletrônicos, de forma que 100% dos resíduos voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria-prima, trazendo diversos benefícios socioambientais.
Iniciativa pioneira da Vivo no setor, o Vivo Recicle teve início ainda em 2006, muito antes do país sancionar – em 2010 – a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, em 2020, o Decreto 10.240 que regulamenta a obrigatoriedade da logística reversa de produtos eletroeletrônicos. A medida atribuiu a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos eletrônicos aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e definiu, entre outras metas, a de se alcançar uma taxa de 17% de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil até 2025. Quando foram estabelecidos os meios de implantação nos acordos setoriais e Decreto, em 2019 e 2020, respectivamente, a Vivo já estava um passo à frente trabalhando a comunicação junto a colaboradores e consumidores em Planos de Mídia com abrangência nacional, o que permitiu ampliar o alcance da iniciativa. Hoje, ele é o principal programa ESG da Vivo com os consumidores, fazendo parte de uma estratégia ainda maior de circularidade, que detalharemos mais à frente. Como resultado, o Vivo Recicle já recolheu mais de 5,2 milhões de itens eletrônicos como celulares, fones, carregadores, pilhas e baterias. Somente em 2022, foram recicladas cerca de 11,3 toneladas de lixo eletrônico, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, volume equivalente a 50 mil itens.”

Relevância para o Negócio:

“A inovação tecnológica vem acompanhada da constante necessidade de atualização dos aparelhos eletrônicos que ajudam a humanidade a ter uma vida moderna e conectada.
Em contrapartida, o lixo eletrônico que é produzido a partir desse alto consumo de tecnologias, pode ser prejudicial ao meio ambiente se não for devidamente tratado. Com o crescimento populacional e a aceleração digital, o mundo deve chegar à geração anual de 74 milhões de toneladas de lixo eletrônico até 2030, de acordo com o Global E-waste Monitor 2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Como empresa líder no seu setor, que leva conectividade a todo o País e viabiliza o uso da tecnologia, a Vivo assumiu protagonismo e responsabilidade socioambiental como a primeira grande marca a se posicionar de forma ampla sobre a reciclagem de eletrônicos. E assim, o Vivo Recicle que nasceu como um programa, tornou-se um movimento que mobiliza a sociedade para o consumo consciente e descarte adequado do lixo eletrônico.
Ao adotar práticas de economia circular e reciclagem, a Vivo reduz seu impacto ambiental e dos consumidores, promovendo a otimização do uso de recursos naturais e evitando o descarte inadequado de eletrônicos no fim de sua vida útil. Essa abordagem sustentável fortalece a reputação da empresa e contribui para sua competitividade no mercado, à medida que os consumidores valorizam cada vez mais as empresas comprometidas com a sustentabilidade.
Como exemplo, a Pesquisa Top Risks 2022, da Eurasia Group, revelou que 83% dos millenials buscam marcas alinhadas aos seus valores, 65% dizem ter boicotado uma marca por discordarem de uma posição social e 75% esperam que seus empregadores tomem uma posição sobre questões importantes para a sociedade.
Atenta e comprometida com as tendências de sustentabilidade, a Vivo se destaca desde 2015, quando ainda em 2015 estabeleceu suas primeiras metas voluntárias em relação às emissões de CO2 e uso de energia, hoje 100% renovável. Por meio de um Plano de Negócio Responsável (PNR), a empresa define e monitora sua estratégia de sustentabilidade a partir de objetivos e metas em seis pilares. O Vivo Recicle faz parte do pilar de “Sustentabilidade na Experiência do Cliente” e devido à materialidade que o tema de resíduos eletrônicos representa para o setor de telecomunicações, seus KPIs são reportados periodicamente aos Comitês que supervisionam a estratégia ESG da empresa.” “Circularidade
A força da economia circular está em reconsiderar o modo atual como lidamos com os resíduos e os recursos naturais finitos do nosso planeta. No entanto, para que este ciclo funcione, além de garantir que os resíduos sejam descartados adequadamente, é preciso ressignificar os modelos de negócios, a utilização de matérias-primas e o design dos produtos para facilitar sua reutilização ou reciclagem.
A iniciativa voltada à economia circular estruturada pela Vivo integra uma ação inovadora, principalmente, porque o Vivo Recicle não é uma ação isolada. A Vivo acompanha a jornada do cliente, desde o momento da aquisição do seu smartphone até o descarte.
No momento da compra, além de avaliar aspectos como custo e funcionalidades do aparelho, o consumidor pode consultar o Eco Rating do smartphone que pretende adquirir, adicionando o aspecto de sustentabilidade à decisão de compra, além dos critérios de preço e funcionalidades do aparelho. O selo permite compreender o quão sustentável é o novo dispositivo no seu processo de produção, transporte, uso e descarte. Quanto maior a nota, mais sustentável é o aparelho. Esta iniciativa, ao mesmo tempo promove a autonomia e empoderamento para que o consumidor faça uma compra consciente, contribuindo para promover um movimento que cascateia para que os atores da cadeia produtiva inovem em processos e materiais mais sustentáveis. Em 2022, 71% de celulares vendidos pela Vivo possuíam o selo Eco Rating.
No momento da troca do dispositivo por modelos mais atuais, o programa Vivo Renova pode assegurar a recompra do aparelho antigo mediante a um desconto na aquisição de novos modelos, destinando o celular usado para recondicionamento e comercialização por empresa parceira, no mercado de usados. Isso estende a vida útil dos aparelhos.
Quando o dispositivo não possui mais vida útil, o Vivo Recicle, programa que mobiliza toda a sociedade, a levar seu lixo eletrônico até a loja Vivo mais próxima à sua casa, assegura a destinação ambientalmente adequada de 100% do que foi descartado.
Vale destacar que o Vivo Recicle, antes chamado de Recicle com a Vivo, foi um programa pioneiro no setor de telecomunicações, demonstrando a visão de vanguarda da Vivo na questão do descarte correto de resíduos eletrônicos. Ao longo dos anos, evoluiu e se tornou referência entre as iniciativas brasileiras voltadas à economia circular, e que pode ser considerada a maior de uma empresa privada relacionada aos eletrônicos de pequeno porte.
Capilaridade
Entre suas principais fortalezas está a capilaridade do programa, com cerca de 1,8 mil pontos de coleta em lojas Vivo e prédios administrativos em todo o país. Essa ampla rede de coleta facilita o acesso da população em geral e não somente dos clientes da Vivo, tornando o descarte correto de equipamentos eletrônicos uma opção viável, conveniente e acessível para todos.
Tecnologia e rastreabilidade
Outra inovação é a parceria com a empresa especializada e certificada GM&C, responsável pela coleta, transporte, armazenamento e separação dos resíduos de acordo com a legislação ambiental. Essa parceria garante que o processo de reciclagem seja realizado de forma segura e eficiente, com a mais avançada tecnologia para separação e processamento de componentes, cumprindo todas as normas ambientais e de saúde e que permitem a separação até mesmo dos metais finos presentes nas partes e peças dos eletrônicos. Destaque também para a rastreabilidade de todo o processo, desde a coleta até a destinação final da matéria prima, o que permite o acompanhamento dos resíduos em suas etapas.
Comunicação
A comunicação também desempenha um papel importante no programa Vivo Recicle. A empresa investe em campanhas publicitárias em diferentes canais, como TV aberta, mídia impressa e digital, para conscientizar e engajar a sociedade sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos. Entre os destaques inovadores em comunicação está a inserção de cena na novela Pantanal, exibida em horário nobre, na qual dois personagens da trama fizeram o descarte em uma das lojas falando sobre a importância da destinação adequada com atitude ambiental consciente. Do mesmo modo, a empresa realiza campanhas internas para mobilizar e engajar seus 33 mil colaboradores no programa. Essa abordagem inovadora amplifica o alcance do programa e mobiliza milhares de pessoas pelo bem comum.
Além disso, o pioneirismo da Vivo em realizar campanhas de divulgação do Recicle mostrando as melhores práticas de logística reversa em grandes canais de mídia inspira as demais empresas brasileiras a iniciarem projetos de reciclagem e criarem campanhas de engajamento com a sociedade.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com mais de 112 milhões de acessos. Tem como propósito “Digitalizar para Aproximar” e atua como um hub digital, facilitando o acesso dos clientes a serviços em áreas como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. A empresa presta serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado (39%) no País. Guiada pela constante inovação e a alta qualidade dos seus serviços, a Vivo está no centro de uma transformação digital, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos seus clientes, colocando-os no comando de sua vida digital, com segurança e confiabilidade.
Com o propósito de “Digitalizar para aproximar”, a Vivo tem o compromisso de levar conexão de qualidade e inclusão digital para pessoas e empresas em todo Brasil. A empresa acredita que a conectividade é a porta de entrada para o mundo digital e pode gerar muitas oportunidades para todos, na medida em que acelera o acesso à informação e ao conhecimento e impulsiona o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. A estratégia para concretizar esse propósito e gerar valor com sustentabilidade é estruturada em quatro pilares, entre eles o “Vivo Sustentável”, o que faz do ESG, um fator prioritário na companhia.
O Vivo Recicle faz parte desse plano, gerando benefícios ambientais e sociais ao colocar nas mãos do consumidor a opção pelo consumo responsável. Cabe destacar que o Brasil é um dos cinco maiores produtores de lixo eletrônico do mundo. A iniciativa da Vivo visa combater esse problema oferecendo cerca de 1.800 pontos de coleta e destinação adequada para estes dispositivos – como celulares, tablets, fones, carregadores, pilhas e baterias – com capilaridade em todo o país. O descarte adequado destes resíduos e a reciclagem é feita pela GM&C, empresa altamente especializada na logística reversa de produtos eletrônicos, de forma que 100% dos resíduos voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria-prima, trazendo diversos benefícios socioambientais.
Iniciativa pioneira da Vivo no setor, o Vivo Recicle teve início ainda em 2006, muito antes do país sancionar – em 2010 – a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, em 2020, o Decreto 10.240 que regulamenta a obrigatoriedade da logística reversa de produtos eletroeletrônicos. A medida atribuiu a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos eletrônicos aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes e definiu, entre outras metas, a de se alcançar uma taxa de 17% de reciclagem de lixo eletrônico no Brasil até 2025. Quando foram estabelecidos os meios de implantação nos acordos setoriais e Decreto, em 2019 e 2020, respectivamente, a Vivo já estava um passo à frente trabalhando a comunicação junto a colaboradores e consumidores em Planos de Mídia com abrangência nacional, o que permitiu ampliar o alcance da iniciativa. Hoje, ele é o principal programa ESG da Vivo com os consumidores, fazendo parte de uma estratégia ainda maior de circularidade, que detalharemos mais à frente. Como resultado, o Vivo Recicle já recolheu mais de 5,2 milhões de itens eletrônicos como celulares, fones, carregadores, pilhas e baterias. Somente em 2022, foram recicladas cerca de 11,3 toneladas de lixo eletrônico, um crescimento de 22% em relação ao ano anterior, volume equivalente a 50 mil itens.”

Gestão da Prática Relatada:

“A gestão do projeto Vivo Recicle é realizada de forma abrangente e estruturada, garantindo eficiência, transparência e alinhamento com os princípios de sustentabilidade. A Telefônica Brasil, com a marca Vivo, líder no setor de telecomunicações, está comprometida em promover o consumo consciente e a destinação adequada do lixo eletrônico, mesmo não sendo a produtora desses equipamentos.
Uma vez que os materiais são depositados nas lixeiras especiais, eles são coletados por uma empresa especializada e certificada, a GM&C, que realiza o transporte, armazenamento, separação e transformação de acordo com as leis ambientais vigentes. Os resíduos eletrônicos são então encaminhados para a reciclagem, onde são transformados em matéria-prima para a produção de novos equipamentos. Todo o processo é rastreável, permitindo total controle das etapas e destinação final dos resíduos.
Os resultados e indicadores do projeto são acompanhados e auditados por meio do sistema global de Gestão de Resíduos Sólidos da Telefônica (GReTel) que auxilia a empresa a gerenciar o fluxo de geração, transporte e destinação dos resíduos, promovendo a rastreabilidade, o controle da cadeia de fornecedores, e assegurando que o processo foi realizado seguindo as normas brasileiras.
Além de toda a operacionalização técnica, a gestão do projeto envolve uma estratégia de comunicação eficaz para conscientizar e engajar toda a sociedade. A Vivo tem realizado campanhas publicitárias em diversos canais de comunicação, propagandas inseridas em novela de grande audiência e horário nobre da TV aberta, disponibilização de coletores temporários em metrôs de São Paulo, ativações em canais de comunicação da Vivo com os clientes, materiais e importantes veículos de mídia e internet, para reforçar o posicionamento da empresa e engajar a sociedade na causa da reciclagem de lixo eletrônico. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O Vivo Recicle pode ser disseminado e replicado em outras empresas e instituições, públicas ou privadas, por todo o Brasil, como forma de impulsionar e ampliar o alcance deste movimento. O programa já é uma referência entre as iniciativas de empresas brasileiras voltadas à economia circular, especialmente sobre o descarte do lixo eletrônico. Com seus pontos de coleta espalhados pelo país e ações de comunicação para engajar a sociedade, o projeto tem potencial para mobilizar um número cada vez maior de pessoas e incentivá-las a participar em movimentos pela economia circular. A iniciativa está vinculada diretamente à marca Vivo, mas pode ganhar impulso por meio de parcerias com outras marcas, ONGs, escolas e outras instituições.
Para 2023, com objetivo de expandir o programa para além das lojas e canais comerciais da Vivo, a empresa está organizando parcerias com grandes empresas para a realização de ações de coleta em suas unidades e escritórios, como também realizará novas campanhas em escolas após ter testado esta modalidade de engajamento em um projeto piloto no final do ano passado.”