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Ano: 2023

RD+ Diversa

Raia Drogasil S/A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“A Raia Drogasil S.A. (RD) é uma Companhia de capital aberto fundada em 2011 a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil. Desde então, vem crescendo de forma consistente e criando valor para seus stakeholders ao se posicionar como uma empresa de soluções integradas de saúde, além da atuação no varejo farmacêutico.
Ao todo, são 2.697 farmácias – 1.127 da Droga Raia e 1.570 da Drogasil –, distribuídas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, que, juntas, somam 390.962,78 m3 de área total do espaço de varejo. Nossa presença em 540 municípios combinada a uma acelerada expansão – em média, abrimos uma farmácia por dia útil – fazem da RD líder em número de farmácias e faturamento no varejo farmacêutico no Brasil.
Encerramos o ano de 2022 com 53.039 funcionárias e funcionários, dos quais 18.989 são homens e 34.050 são mulheres, todos cobertos por acordos de negociação coletiva. O aumento na quantidade de funcionários nos últimos anos mostra como a companhia vem crescendo. Em 2022, geramos 9.954 oportunidades de emprego para jovens de 18 a 23 anos que estão buscando seu primeiro emprego. Ao ingressar na RD esses jovens passam a ter uma profissão, oportunidades de treinamento e de desenvolvimento de carreira.
Até 2030, queremos ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil. E percebemos que isso significa ampliar o nosso olhar para a saúde em cinco dimensões – Física, Mental, Espiritual, Social e Ambiental – e o nosso potencial de impacto na vida das pessoas, no negócio e no planeta.
Se, por um lado, estamos evoluindo nosso jeito de ser, também precisamos evoluir nosso jeito de fazer, o que passa pela ampliação da forma como colocamos em prática três elementos essenciais da nossa cultura, que são o cuidado com as pessoas, a força de execução dos times e a capacidade de construir o futuro. A partir desses elementos, identificamos os nossos valores: cuidamos de gente, executamos com foco e construímos o futuro.
Para cuidarmos de gente, entendemos ser necessário desenvolver times saudáveis, inclusivos e de alta performance, capazes de cuidar de perto da própria saúde e da saúde dos clientes. Buscamos inspirar, desenvolver e valorizar as pessoas para atingirem seu máximo potencial dentro de um ambiente seguro e com diversidade, que promova respeito e confiança. Por isso, decidimos trilhar uma jornada para além do varejo, conciliando o crescimento do negócio com a evolução da sociedade.
Estar junto da sociedade e demais stakeholders tem sido importante para avançarmos em nossa estratégia de sustentabilidade. Por isso, firmamos pactos e compromissos voluntários que nos apoiam nessa jornada.
Temos o desafio de constituir agendas e ações que dialoguem com compromissos externos de relevância, entre eles:
● Pacto Global da ONU
● Empresa Cidadã
● Programa na Mão Certa (WCF – World Childhood Foundation)
● Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho
● Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
● REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social
● Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s) ONU Mulheres
● MM360 – Movimento Mulher 360
● MOVER – Movimento pela Equidade Racial
● Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
● Compromisso com o Clima
● WOB – Women on Board
Nesse cenário, cuidado e respeito sempre estiveram presentes em nosso dia a dia. São valores que guiam os temas de gestão da diversidade há mais de uma década e na prática podem ser traduzidos como “Gente que Cuida de Gente”. Significam promover o respeito, proporcionando condições para que todos tenham oportunidades de desenvolvimento e expressão, com liberdade de ser como realmente são sem qualquer tipo de discriminação.
A plataforma RD + Diversa, que tem como slogan, “seja quem você é aqui”, é uma evolução do nosso posicionamento estratégico de cuidado e respeito e tem como aspiração contribuir para que a RD seja a empresa de saúde que mais promove a diversidade e inclusão no Brasil e reforça o papel social da companhia em valorizar a diversidade como mecanismo importante de redução de desigualdades.
Sua concepção está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU 5, de promoção da igualdade de gênero, e 10, que trata da redução das desigualdades.
A plataforma possui cinco frentes de atuação, alinhadas ao nosso compromisso de incluir e empoderar funcionárias e funcionários por meio da promoção da diversidade. São elas:
● Equidade de Gênero
● Pessoas com Deficiência
● Raça
● LGBTI+
● Gerações
Para garantir que estes temas façam parte das tomadas de decisão do negócio e que as iniciativas relacionadas a eles não sejam esforços pontuais e isolados, criamos nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030, batizada de Todo Cuidado Conta. Trata-se de um plano de atuação com visão de longo prazo e com metas alinhadas com a nossa ambição de sustentabilidade, de ser o grupo que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil. Por meio desta estratégia, tornamos público nosso compromisso em alcançar a equidade de gênero em todas as categorias funcionais da RD, garantir que pessoas com deficiência integrem o quadro de funcionários em todas as áreas superando o percentual exigido por lei, garantir a equidade racial em cargos de liderança, ampliar oportunidades de empregabilidade para pessoas LGBTI+ e dobrar a representatividade de pessoas com mais de 50 anos, além de garantir um ambiente livre de qualquer tipo de discriminação presenciada ou vivida em nossas unidades de negócio.
Para isso, em 2021 estruturamos a Governança de Diversidade com o objetivo de aproximar o tema de todos os níveis da companhia. Para garantir uma atuação que impulsionasse a agenda de diversidade e inclusão nos pilares estratégicos, esta Governança foi organizada em dois importantes grupos:
– Sponsors e pessoas promotoras: contamos com 16 representantes da Alta Liderança que atuam junto aos pilares estratégicos com o objetivo de influenciar a agenda de diversidade e inclusão dentre as lideranças, além de apoiar e dar direcionamento às ações propostas pelos Grupos de Afinidade.
– Os Grupos de Afinidade, por sua vez, são formados por cerca de 150 funcionárias e funcionários de diversos níveis, regiões e unidades de negócio. De forma voluntária, atuam com propostas de ações para ampliar o engajamento, formação e comunicação interna, e a implementação destas propostas são mediadas pelo time de Diversidade e Inclusão e apoiadas pelos sponsors e pessoas promotoras.
Na pauta de equidade de gênero, em 2022, lançamos um programa exclusivo para o desenvolvimento da liderança feminina da RD. A primeira turma contou com 25 gerentes, mapeadas no pipeline de talentos, que iniciaram sua formação em temas como vida e carreira, autonomia, segurança psicológica e futuro do trabalho.
Também focamos a nossa atuação na expansão da rede de apoio às mães da RD e utilizamos a licença-maternidade e licença-paternidade como ponto de partida para promover a parentalidade, estimulando uma cultura de corresponsabilidade familiar no cuidado com as crianças e atividades domésticas. Para isso, desenvolvemos a Jornada da Parentalidade, que conta com uma série de benefícios, como: acompanhamento com equipe médica especializada, kit bebê e isenção de coparticipação em exames e consultas durante a gestação, além de licença maternidade e paternidade estendidas. Mais de 1,4 mil mães foram beneficiadas com a extensão da licença-maternidade de quatro para seis meses e mais de 340 pais com a licença paternidade de 20 dias.
Nós entendemos que para alcançar nossa meta de 6% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários em todas as operações até 2030, seria preciso investir tanto na infraestrutura quanto em aspectos culturais da organização, certificando que assim espaços físicos e equipes fossem preparadas para incluir todos os públicos. Levando esses dois pontos em consideração, buscamos promover adequações necessárias às farmácias e CDs, de acordo com as necessidades apontadas por nossos profissionais com deficiência, no intuito de ampliar a acessibilidade. Em nossa matriz, a reforma contemplou diversos recursos de acessibilidade, como rampas de acesso, ampliação de elevadores, corrimões e pisos táteis em parte das áreas comuns.
Ações de comunicação e engajamento focadas em funcionárias e funcionários foram realizadas em parceria com o Grupo de Afinidade Pessoas com Deficiência para dar ainda mais força ao tema. A Universidade Corporativa passou a contar com novos cursos, com destaque para a formação em Libras, disponível para funcionárias, funcionários e seus familiares. Importante ressaltar que grande parte da grade de cursos da Universidade RD possuem recursos de acessibilidade, entre eles, legendas e áudio descrição.
Além disso, o Grupo de Afinidade Pessoas com Deficiência, produziu a websérie Inclusão e Carreira na RD, com o objetivo de discutir e desmistificar o tema internamente, levando em consideração as vozes do público-alvo em questão. Os episódios somaram mais de 17 mil visualizações em nossa plataforma de comunicação interna.
Nossa participação, enquanto signatários do Movimento pela Equidade Racial (MOVER), um movimento empresarial criado para impulsionar a participação de profissionais negros nas empresas, e que oferece treinamentos para lideranças, é um exemplo das ações de aceleração de carreira para pessoas pretas e pardas que oferecemos na RD, como parte dos nossos esforços de cumprir a meta de ter, ao menos, 50% de profissionais negras e negros em posições de liderança.
Ainda na pauta racial, também contamos com funcionárias e funcionários de diversas nacionalidades e incentivamos a contratação de refugiados.
Dados de abril de 2023 apontam 99 pessoas oriundas de sete diferentes nacionalidades que hoje sofrem pelas consequências de guerras civis e ou perseguições políticas e religiosas.
Na RD acreditamos que garantir oportunidade para diferentes povos, além de ser uma prática positiva de inclusão, é também uma causa humanitária.
Para o grupo LGBTI+, realizamos campanhas para empregar pessoas transgêneras nos CDs, nas farmácias e matriz, por meio da parceria com a TransEmpregos, primeiro portal de empregabilidade no país dedicado às pessoas trans, e da Feira DIVERS/A, principal evento de conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais e de empresas que promovem a diversidade e inclusão em seus times.
O programa RD + Diversa também trabalha para dobrar a representatividade de pessoas com mais de 50 anos na organização em relação a 2020, dando oportunidades a um grupo de profissionais que encontra dificuldades para se recolocar no mercado.

Relevância para o Negócio:

“Para a RD, promover a diversidade é mais do que cuidar do próximo: é tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, representando a sociedade que servimos, de forma diversa e plural. Nossa prioridade para essa década é aumentar a representatividade de grupos sub representados em nossos quadros e zelar pelo respeito em nosso ambiente de trabalho.
Ao investir nas pautas de Diversidade e Inclusão, temos como objetivo tornar a empresa mais atraente e acolhedora para talentos diversos, aumentando assim a probabilidade de atrair, reter e desenvolver esses profissionais.
Pensando nisso, a estratégia de negócios da RD caminha em sintonia com a jornada de sustentabilidade rumo à Ambição 2030: ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável.
Nossa ambição se materializa na nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030. Ao todo são 35 compromissos de sustentabilidade distribuídos em oito objetivos, que, por sua vez, fazem parte de três pilares: Pessoas + Saudáveis, Negócios + Saudáveis e Planeta + Saudável.
O alinhamento das metas estabelecidas com a atuação do Comitê de Sustentabilidade e da Diretoria de Sustentabilidade tem sido fundamental para formalizar compromissos e acompanhar a implantação de ações da empresa relacionadas à agenda ESG.
Na RD, entendemos que equilibrar oportunidades de crescimento profissional entre diferentes gêneros e raças e aumentar a participação de grupos historicamente sub representados é urgente. Por isso, este é o nosso foco dentro do pilar Negócios + Saudáveis, que engloba o tema diversidade, equidade e inclusão. Nele, firmamos cinco objetivos a serem cumpridos até 2030:
● Equidade de gênero em todas as categorias funcionais e unidades de negócio;
● Equidade racial em todos os níveis de liderança;
● Ter, ao menos, 6% de profissionais com deficiência em nossas operações;
● Dobrar a representatividade de pessoas 50+ (em relação à 2020);
● Alcançar um ambiente livre de discriminação presenciada ou vivida.
Definimos as metas de forma que pudéssemos trabalhar os temas de Diversidade e Inclusão transversalmente em todas as áreas da organização.
Para nós é de extrema importância que tanto as ações práticas relacionadas às metas quantitativas como implementação de novos processos e políticas, contratações e programas de aceleração de funcionários, quanto as ações que buscam fortalecer a cultura organizacional explicando e alinhando conceitos, cheguem em tudo o que fazemos e sejam absorvidos por todas as equipes: matriz, farmácias e centros de distribuição
” “Com o intuito de promover o programa RD + Diversa, adotamos uma série de ações que encaminham a RD para o cumprimento dos compromissos de incluir e empoderar funcionárias e funcionários por meio da promoção da diversidade. Entre elas, destacamos quatro que impactaram de maneira inovadora todos os nossos esforços na pauta de diversidade: o Dia D, os Grupos de Afinidade, o Comitê de Diversidade e a página RD + Diversa.
O Dia D tornou-se um marco para a RD ao estabelecer uma data para combater discriminação, racismo, LGBTfobia, assédio sexual e moral e alinhar conceitos de Diversidade e Inclusão. Trata-se de uma série de eventos, que envolvem toda a organização, e que tem o objetivo de mobilizar, engajar e promover a reflexão das lideranças para alcançarmos um ambiente livre de discriminação presenciada ou vivida em nossas operações. Essa iniciativa posiciona a RD como uma companhia que não tolera qualquer situação de preconceito, discriminação e assédio, deixando claro que todas as pessoas são bem-vindas, independentemente de gênero, raça, idade, religião. Atuamos para promover um ambiente saudável e seguro onde as pessoas possam ser quem elas são.
Os eventos do Dia D são distribuídos por unidades de negócio e contam com a participação das principais lideranças de cada área da organização. Em 2022, 2.290 líderes de operações em farmácias, 283 líderes dos Centros de Distribuição e 157 líderes do ambiente corporativo foram mobilizados.
Além de participar de momentos de discussão e alinhamento dos conceitos de Diversidade e Inclusão, os líderes recebem um guia rápido que ajuda a disseminar os conceitos e o posicionamento correto dentro das equipes e saem do evento mais empoderados para saber como lidar em situações de racismo, homofobia e desrespeito com os direitos das pessoas. Com o apoio de especialistas, também definimos o fluxo correto para esses possíveis cenários e estruturamos um Comitê de Diversidade para atender ocorrências de assédio e/ou discriminação relatadas por clientes e pela nossa equipe.
Esse formato de mobilização e engajamento possibilita impulsionar a cultura de Diversidade e Inclusão em toda a RD, envolvendo as lideranças no processo de construção de um ambiente cada vez mais diverso e saudável, no qual as diferenças são respeitadas e, mais do que isso, promovendo uma cultura de respeito e cuidado.
A criação de Grupos de Afinidade também foi um divisor de águas na maneira como a organização pensa e aborda as questões de diversidade e inclusão. Os Grupos são desdobramentos da Governança, estruturada em 2020 com o objetivo de trazer o tema mais para perto das discussões da governança, que convidam o público-alvo de cada um desses grupos historicamente caracterizados como socialmente sub representados, para pensar e desenvolver estratégias e ações que nos ajudem a atingir o objetivo de uma organização mais diversa.
Os Grupos de Afinidade fomentam participação de nossas pessoas, trazendo voz ativa, representatividade e o protagonismo de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas LGBTI+ e pessoas com mais de 50 anos na construção de iniciativas para engajamento interno e na criação e adaptação de políticas e processos que tornem a RD mais diversa e inclusiva.
Também estruturamos o Comitê de Diversidade e Fluxos de Tratativa. Formado por representantes das áreas de Diversidade e Inclusão, Jurídico, Operações e Ouvidoria, tem como objetivo atender ocorrências de discriminação e preconceito. Desde sua criação, em maio de 2022, até fevereiro de 2023, 85 ocorrências foram atendidas.
Para garantir que os conceitos de Diversidade e Inclusão estejam de fato enraizados em tudo o que fazemos e absorvidos por todas as equipes, dentre as iniciativas adotadas para impulsionar a estratégia RD + Diversa para o público interno, criamos uma página exclusiva no Workplace para abordar o tema. Por entender que a agenda deve ter os públicos abordados como protagonistas, as áreas de Diversidade e Comunicação atuam em parceria com os Grupos de Afinidade para promover informação, conhecimento e engajamento interno.
A estratégia em promover as pessoas que representam as diversidades da RD como tema central das iniciativas de comunicação interna, tem mostrado resultados relevantes. No último ano, os Grupos de Afinidade produziram conteúdos de grande repercussão interna, dos quais podemos destacar:
● A Websérie “”Além da Inclusão””, produzida pelo Grupo de Afinidade pessoa com deficiência, com 24.500 visualizações;
● O conteúdo do Mês da Consciência Negra, com programação de posts elaborados pelo Grupo de Afinidade raça, com mais de 20.000 visualizações;
● A Websérie “”Mulheres e Carreira na RD””, produzida pelo Grupo de Afinidade gênero, com 24.400 visualizações;
Além dos vídeos produzidos no Dia da Visibilidade Trans, pelo Grupo de Afinidade LGBTI+ e no Dia Nacional de Libras, pelo Grupo de Afinidade pessoa com deficiência, e da coletânea de histórias produzida pelo Grupo de Afinidade gerações no Dia do Jovem.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A Raia Drogasil S.A. (RD) é uma Companhia de capital aberto fundada em 2011 a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil. Desde então, vem crescendo de forma consistente e criando valor para seus stakeholders ao se posicionar como uma empresa de soluções integradas de saúde, além da atuação no varejo farmacêutico.
Ao todo, são 2.697 farmácias – 1.127 da Droga Raia e 1.570 da Drogasil –, distribuídas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, que, juntas, somam 390.962,78 m3 de área total do espaço de varejo. Nossa presença em 540 municípios combinada a uma acelerada expansão – em média, abrimos uma farmácia por dia útil – fazem da RD líder em número de farmácias e faturamento no varejo farmacêutico no Brasil.
Encerramos o ano de 2022 com 53.039 funcionárias e funcionários, dos quais 18.989 são homens e 34.050 são mulheres, todos cobertos por acordos de negociação coletiva. O aumento na quantidade de funcionários nos últimos anos mostra como a companhia vem crescendo. Em 2022, geramos 9.954 oportunidades de emprego para jovens de 18 a 23 anos que estão buscando seu primeiro emprego. Ao ingressar na RD esses jovens passam a ter uma profissão, oportunidades de treinamento e de desenvolvimento de carreira.
Até 2030, queremos ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil. E percebemos que isso significa ampliar o nosso olhar para a saúde em cinco dimensões – Física, Mental, Espiritual, Social e Ambiental – e o nosso potencial de impacto na vida das pessoas, no negócio e no planeta.
Se, por um lado, estamos evoluindo nosso jeito de ser, também precisamos evoluir nosso jeito de fazer, o que passa pela ampliação da forma como colocamos em prática três elementos essenciais da nossa cultura, que são o cuidado com as pessoas, a força de execução dos times e a capacidade de construir o futuro. A partir desses elementos, identificamos os nossos valores: cuidamos de gente, executamos com foco e construímos o futuro.
Para cuidarmos de gente, entendemos ser necessário desenvolver times saudáveis, inclusivos e de alta performance, capazes de cuidar de perto da própria saúde e da saúde dos clientes. Buscamos inspirar, desenvolver e valorizar as pessoas para atingirem seu máximo potencial dentro de um ambiente seguro e com diversidade, que promova respeito e confiança. Por isso, decidimos trilhar uma jornada para além do varejo, conciliando o crescimento do negócio com a evolução da sociedade.
Estar junto da sociedade e demais stakeholders tem sido importante para avançarmos em nossa estratégia de sustentabilidade. Por isso, firmamos pactos e compromissos voluntários que nos apoiam nessa jornada.
Temos o desafio de constituir agendas e ações que dialoguem com compromissos externos de relevância, entre eles:
● Pacto Global da ONU
● Empresa Cidadã
● Programa na Mão Certa (WCF – World Childhood Foundation)
● Fórum de Gerações e Futuro do Trabalho
● Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+
● REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social
● Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEP’s) ONU Mulheres
● MM360 – Movimento Mulher 360
● MOVER – Movimento pela Equidade Racial
● Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
● Compromisso com o Clima
● WOB – Women on Board
Nesse cenário, cuidado e respeito sempre estiveram presentes em nosso dia a dia. São valores que guiam os temas de gestão da diversidade há mais de uma década e na prática podem ser traduzidos como “Gente que Cuida de Gente”. Significam promover o respeito, proporcionando condições para que todos tenham oportunidades de desenvolvimento e expressão, com liberdade de ser como realmente são sem qualquer tipo de discriminação.
A plataforma RD + Diversa, que tem como slogan, “seja quem você é aqui”, é uma evolução do nosso posicionamento estratégico de cuidado e respeito e tem como aspiração contribuir para que a RD seja a empresa de saúde que mais promove a diversidade e inclusão no Brasil e reforça o papel social da companhia em valorizar a diversidade como mecanismo importante de redução de desigualdades.
Sua concepção está conectada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU 5, de promoção da igualdade de gênero, e 10, que trata da redução das desigualdades.
A plataforma possui cinco frentes de atuação, alinhadas ao nosso compromisso de incluir e empoderar funcionárias e funcionários por meio da promoção da diversidade. São elas:
● Equidade de Gênero
● Pessoas com Deficiência
● Raça
● LGBTI+
● Gerações
Para garantir que estes temas façam parte das tomadas de decisão do negócio e que as iniciativas relacionadas a eles não sejam esforços pontuais e isolados, criamos nossa Estratégia de Sustentabilidade 2030, batizada de Todo Cuidado Conta. Trata-se de um plano de atuação com visão de longo prazo e com metas alinhadas com a nossa ambição de sustentabilidade, de ser o grupo que mais contribui para uma sociedade saudável no Brasil. Por meio desta estratégia, tornamos público nosso compromisso em alcançar a equidade de gênero em todas as categorias funcionais da RD, garantir que pessoas com deficiência integrem o quadro de funcionários em todas as áreas superando o percentual exigido por lei, garantir a equidade racial em cargos de liderança, ampliar oportunidades de empregabilidade para pessoas LGBTI+ e dobrar a representatividade de pessoas com mais de 50 anos, além de garantir um ambiente livre de qualquer tipo de discriminação presenciada ou vivida em nossas unidades de negócio.
Para isso, em 2021 estruturamos a Governança de Diversidade com o objetivo de aproximar o tema de todos os níveis da companhia. Para garantir uma atuação que impulsionasse a agenda de diversidade e inclusão nos pilares estratégicos, esta Governança foi organizada em dois importantes grupos:
– Sponsors e pessoas promotoras: contamos com 16 representantes da Alta Liderança que atuam junto aos pilares estratégicos com o objetivo de influenciar a agenda de diversidade e inclusão dentre as lideranças, além de apoiar e dar direcionamento às ações propostas pelos Grupos de Afinidade.
– Os Grupos de Afinidade, por sua vez, são formados por cerca de 150 funcionárias e funcionários de diversos níveis, regiões e unidades de negócio. De forma voluntária, atuam com propostas de ações para ampliar o engajamento, formação e comunicação interna, e a implementação destas propostas são mediadas pelo time de Diversidade e Inclusão e apoiadas pelos sponsors e pessoas promotoras.
Na pauta de equidade de gênero, em 2022, lançamos um programa exclusivo para o desenvolvimento da liderança feminina da RD. A primeira turma contou com 25 gerentes, mapeadas no pipeline de talentos, que iniciaram sua formação em temas como vida e carreira, autonomia, segurança psicológica e futuro do trabalho.
Também focamos a nossa atuação na expansão da rede de apoio às mães da RD e utilizamos a licença-maternidade e licença-paternidade como ponto de partida para promover a parentalidade, estimulando uma cultura de corresponsabilidade familiar no cuidado com as crianças e atividades domésticas. Para isso, desenvolvemos a Jornada da Parentalidade, que conta com uma série de benefícios, como: acompanhamento com equipe médica especializada, kit bebê e isenção de coparticipação em exames e consultas durante a gestação, além de licença maternidade e paternidade estendidas. Mais de 1,4 mil mães foram beneficiadas com a extensão da licença-maternidade de quatro para seis meses e mais de 340 pais com a licença paternidade de 20 dias.
Nós entendemos que para alcançar nossa meta de 6% de pessoas com deficiência no quadro de funcionários em todas as operações até 2030, seria preciso investir tanto na infraestrutura quanto em aspectos culturais da organização, certificando que assim espaços físicos e equipes fossem preparadas para incluir todos os públicos. Levando esses dois pontos em consideração, buscamos promover adequações necessárias às farmácias e CDs, de acordo com as necessidades apontadas por nossos profissionais com deficiência, no intuito de ampliar a acessibilidade. Em nossa matriz, a reforma contemplou diversos recursos de acessibilidade, como rampas de acesso, ampliação de elevadores, corrimões e pisos táteis em parte das áreas comuns.
Ações de comunicação e engajamento focadas em funcionárias e funcionários foram realizadas em parceria com o Grupo de Afinidade Pessoas com Deficiência para dar ainda mais força ao tema. A Universidade Corporativa passou a contar com novos cursos, com destaque para a formação em Libras, disponível para funcionárias, funcionários e seus familiares. Importante ressaltar que grande parte da grade de cursos da Universidade RD possuem recursos de acessibilidade, entre eles, legendas e áudio descrição.
Além disso, o Grupo de Afinidade Pessoas com Deficiência, produziu a websérie Inclusão e Carreira na RD, com o objetivo de discutir e desmistificar o tema internamente, levando em consideração as vozes do público-alvo em questão. Os episódios somaram mais de 17 mil visualizações em nossa plataforma de comunicação interna.
Nossa participação, enquanto signatários do Movimento pela Equidade Racial (MOVER), um movimento empresarial criado para impulsionar a participação de profissionais negros nas empresas, e que oferece treinamentos para lideranças, é um exemplo das ações de aceleração de carreira para pessoas pretas e pardas que oferecemos na RD, como parte dos nossos esforços de cumprir a meta de ter, ao menos, 50% de profissionais negras e negros em posições de liderança.
Ainda na pauta racial, também contamos com funcionárias e funcionários de diversas nacionalidades e incentivamos a contratação de refugiados.
Dados de abril de 2023 apontam 99 pessoas oriundas de sete diferentes nacionalidades que hoje sofrem pelas consequências de guerras civis e ou perseguições políticas e religiosas.
Na RD acreditamos que garantir oportunidade para diferentes povos, além de ser uma prática positiva de inclusão, é também uma causa humanitária.
Para o grupo LGBTI+, realizamos campanhas para empregar pessoas transgêneras nos CDs, nas farmácias e matriz, por meio da parceria com a TransEmpregos, primeiro portal de empregabilidade no país dedicado às pessoas trans, e da Feira DIVERS/A, principal evento de conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais e de empresas que promovem a diversidade e inclusão em seus times.
O programa RD + Diversa também trabalha para dobrar a representatividade de pessoas com mais de 50 anos na organização em relação a 2020, dando oportunidades a um grupo de profissionais que encontra dificuldades para se recolocar no mercado.

Gestão da Prática Relatada:

“A gestão da diversidade na RD pode ser resumida em duas palavras: compromisso e monitoramento de indicadores. Ao mesmo tempo em que estamos comprometidos em tomar as medidas necessárias para tornar nosso grupo mais diverso e inclusivo, sabemos que é preciso o acompanhamento constante do contexto para identificar nosso progresso, revisitar nossas metas e aperfeiçoar nosso plano de ação, de acordo com o que for necessário. Para isto, temos uma equipe especialista dedicada ao tema, cujo time integra a vice-presidência de Gente, Cultura e Sustentabilidade. Nosso processo de gestão de indicadores é continuo e sistematizado por meio de dashboards específicos, que são compartilhados periodicamente em reuniões de resultados.
O Censo de Diversidade, implementado em 2021 e revisitado a cada dois anos, é a ferramenta de auto declaração que nos permite levantar dados sobre o perfil do público interno da RD e nos dá os insumos necessários para tomar decisões para a promoção da diversidade e a valorização dos direitos humanos. O Censo é o responsável por transformar nossas percepções em métricas palpáveis e nos ajuda a compreender onde estamos em relação ao contexto nacional e o que precisamos ajustar para alcançarmos nossas metas.
Foi a partir dele identificamos oportunidades para incluir mais pessoas trans, com deficiência e com mais de 50 anos na equipe. O Censo também nos ajuda a entender onde precisamos focar nossos. Foi também a partir dos resultados do Censo de Diversidade de 2021, que os Grupos de Afinidade propuseram, no início de 2022, nove projetos nos seguintes temas: comunicação e engajamento; promoção da empregabilidade e carreira; acessibilidade; e inclusão. Dos nove, seis foram implantados, e os demais estão planejados para 2023.
O Censo nos ajudou a abordar a Diversidade e a Inclusão como qualquer outra decisão importante no negócio: a partir de dados periodicamente revisitados e metas estratégicas que os levem em consideração. Em 2023, uma nova edição será desenvolvida e servirá de insumo para nos ajudar a compreender onde caminhamos e em quais áreas ainda precisamos melhorar, e então nosso plano de ação de acordo com os resultados.
Além do Censo de Diversidade, outra prática que se mostrou efetiva, foi garantir que a nossa estratégia de negócios caminhasse em sintonia com nossa jornada de sustentabilidade rumo à Ambição 2030: ser o grupo que mais contribui para uma sociedade mais saudável no Brasil. A atuação do Comitê de Sustentabilidade, da Diretoria de Gente e Cultura e da Diretoria de Sustentabilidade tem sido fundamental para formalizar compromissos e acompanhar a implantação de ações relacionadas à agenda ESG.
Todas as ações de Diversidade e Inclusão fazem parte dos nossos 35 compromissos de sustentabilidade até 2030, com métricas e indicadores que mostram como iremos medir cada um deles. Os compromissos são monitorados trimestralmente e reportados semestralmente ao Comitê de Sustentabilidade. Adicionado a isto, desde 2022, o indicador relativo à equidade de gênero na alta liderança passou a fazer parte da nota da companhia. Em 2023, foi incluído o indicador relativo à equidade de gênero em cargos de liderança média.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“As ideias que regem o programa RD + Diversa podem ser aplicadas a qualquer modelo de negócio que opte por colocar o respeito e cuidado como ponto central da atuação da organização, e utilize essas duas palavras como norteadoras de todas as iniciativas e tomadas de decisão. Uma forma de fazê-lo é sendo transparente em relação às metas e métricas e tornando o compromisso público e acessível a todos.
Além disso, o alinhamento das metas de Diversidade e Inclusão com os objetivos do negócio a curto e longo prazo é fundamental para que as lideranças abracem a ideia e a coloque como prioridade junto às outras demandas de alta importância do negócio. O engajamento da liderança é determinante. Trata-se de um processo de transformação de cultura
É válido ressaltar que, apesar do compromisso com a causa e o apoio da governança serem essenciais, eles não trarão resultados de longo prazo sem o monitoramento contínuo dos objetivos estabelecidos e o fomento a uma cultura de diversidade e inclusão.
Na RD, pretendemos dar continuidade ao programa e promovermos sua melhora contínua com base nas métricas coletadas durante o último ano e o desenvolvimento constante das quatro ações que impactaram de maneira inovadora todos os nossos esforços na pauta de diversidade: Dia D, Grupos de Afinidade, Comitê de Diversidade e a página RD + Diversa.
O primeiro, como uma maneira eficiente de engajar as lideranças e cascatear o conhecimento sobre o tema por todas as áreas do negócio.
O segundo, como um meio de fomentar participação, voz ativa, representatividade e o protagonismo de grupos minorizados na construção de iniciativas para engajamento interno e na criação e adaptação de políticas e processos que tornem a RD mais diversa e inclusiva.
O terceiro, focado em atender ocorrências de discriminação e preconceito.
E o quarto, como um fórum onde toda a empresa possa trocar e aprender uns com os outros, de maneira horizontal, sobre os temas de Diversidade e Inclusão.