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Ano: 2023

Projeto Piloto Socioambiental para regularização da comunidade popular de Ilha de Deus em Recife

NEOENERGIA S.A

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A Neoenergia Pernambuco é a empresa de distribuição de energia que atende aos 185 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha, e o município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Um dos maiores desafios que empresas de distribuição de energia têm é a do controle das perdas não técnicas (furtos de energia), também conhecidos como “gatos”. Em 2022 esse tipo de perda representou cerca de 17% de toda energia distribuída para a população. Dentro do segmento residencial este valor ainda se potencializa mais em comunidades de baixa renda em virtude da dura realidade sócio econômica e dos elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego. Este projeto piloto de regularização da Ilha de Deus tem como objetivo avaliar em uma comunidade de baixo poder aquisitivo uma metodologia de benefícios socioambientais cuja finalidade seja a redução das perdas não técnicas e consequentemente a fidelização dos clientes, além da possibilidade de posterior replicação e melhoramento continuo desta metodologia neste imenso segmento.
A Ilha de Deus, comunidade situada no coração da cidade de Recife no bairro do Pina, no âmbito municipal é categorizada como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e integra o Parque Municipal dos Manguezais José de Castro, também se enquadrando como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA 2). Sua geomorfologia de pequena ilha cercada de área de manguezal em todo seu perímetro, atribui a esta comunidade uma condição propicia ao desenvolvimento da atividade econômica extrativista da Pesca e por isso é uma comunidade em grande parte formada por pescadores e marisqueiros (64% das famílias se inserem nesta atividade direta ou indiretamente). A Ilha de Deus foi escolhida para implantação deste projeto piloto especialmente por dois aspectos estratégicos: apresentava um elevado índice de perdas e por se tratar de uma Ilha, tem uma poligonal (delimitação) bem definida facilitando assim o monitoramento do sistema tanto para o direcionamento das ações como para a mensuração dos resultados.
O projeto foi iniciado em junho de 2022. Foi contratada a ONG União BR que já trabalhava na ilha com outros projetos sociais para coordenar esta implantação e a princípio foi realizada, com os moradores da Ilha, uma pesquisa censitária georeferenciada para avaliar os dados socioeconômicos da comunidade (PERFIL SOCIO-ECONÔMICO). Também foi realizado um levantamento de posse e hábito de equipamentos elétricos das residências a fim de entender o, perfil de consumo de energia elétrica e conhecimentos em eficiência energética. Em paralelo foi feito um levantamento técnico onde foram mensuradas as perdas técnicas e não técnicas bem como o status da relação entre todos os clientes da área de estudos e a concessionária (PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO). Após a etapa de levantamentos e diagnósticos foi definida as principais diretrizes do trabalho e iniciado ações integradas voltadas tanto para as questões sociais deficitárias (formações e capacitação técnica, ações de geração de emprego e renda) como também voltada para a recuperação de perdas não técnicas. Estas ações foram iniciadas no mês de outubro de 2022.
A metodologia adotada para este projeto envolve tanto o planejamento quanto a realização de algumas atividades desenvolvidas diretamente pela concessionária (área comercial, área de perdas, área de eficiência energética, área de operações, dentre outras…), bem como outras EPS que trabalham para a distribuidora. Ações de eficiência energética foram intensificadas como (troca de lâmpadas e doação de LED, atendimento do projeto vale Luz de troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia, estudos de geração solar fotovoltaicos para consumidores adimplentes, palestras com dicas de economia de energia), através de recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela ANEEL, assim como a contratação da União BR com foco na implementação de um trabalho social (formações, cursos, incentivo a ações de geração de emprego e renda, cadastros em benefícios sociais, articulações com outros parceiros sociais e governos)
Várias são as parcerias que foram estabelecidas para o projeto piloto de regularização da Ilha de Deus. Algumas parcerias foram pontuais e algumas tem sido mantida ao longo dos meses do projeto.
A primeira delas foi a parceria com todas as instituições representativas locais bem como com as lideranças comunitárias. Isto foi bastante relevante por possibilitar o acesso pacifico à comunidade de Ilha de Deus além da coleta de dados para diagnostico do projeto. Entre elas estão a Escola Municipal Capela Santo Antônio, o Centro Educacional Saber Viver, o Instituto Negra Linda, o Grupo Poupança Comunitária, o Posto de Saúde da Família, o Projeto Centro Vida Samuel, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá e alguns moradores antigos formadores de opinião.
Como já foi citado acima os elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego da comunidade geram um aumento significativo de clientes inadimplentes e clandestinos. A Distribuidora entende que para avançar com a regularização não bastam ações punitivas e, portanto, propõe auxiliar a comunidade através da articulação de oportunidades e benefícios que fomentem um aumento de geração emprego e renda e ações de conscientização quanto ao uso da energia elétrica. Neste intuito diversas parcerias externas e ações foram realizadas. Seguem algumas:
• SEBRAE – parceiro no processo de fortalecimento das habilidades empreendedoras (em especial nas atividades da pesca e artesanato)
• Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura de Recife – desenvolvimento de plano de ação de capacitação que visa oportunizar melhores condições para inserção no mercado de trabalho
• Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Recife
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife – CREDPOP – concessão de microcrédito
• Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife – Planejamento de Galpão para instalação de freezers para pescadores.
A Neoenergia Pernambuco é a empresa de distribuição de energia que atende aos 185 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha, e o município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Um dos maiores desafios que empresas de distribuição de energia têm é a do controle das perdas não técnicas (furtos de energia), também conhecidos como “gatos”. Em 2022 esse tipo de perda representou cerca de 17% de toda energia distribuída para a população. Dentro do segmento residencial este valor ainda se potencializa mais em comunidades de baixa renda em virtude da dura realidade sócio econômica e dos elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego. Este projeto piloto de regularização da Ilha de Deus tem como objetivo avaliar em uma comunidade de baixo poder aquisitivo uma metodologia de benefícios socioambientais cuja finalidade seja a redução das perdas não técnicas e consequentemente a fidelização dos clientes, além da possibilidade de posterior replicação e melhoramento continuo desta metodologia neste imenso segmento.
A Ilha de Deus, comunidade situada no coração da cidade de Recife no bairro do Pina, no âmbito municipal é categorizada como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e integra o Parque Municipal dos Manguezais José de Castro, também se enquadrando como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA 2). Sua geomorfologia de pequena ilha cercada de área de manguezal em todo seu perímetro, atribui a esta comunidade uma condição propicia ao desenvolvimento da atividade econômica extrativista da Pesca e por isso é uma comunidade em grande parte formada por pescadores e marisqueiros (64% das famílias se inserem nesta atividade direta ou indiretamente). A Ilha de Deus foi escolhida para implantação deste projeto piloto especialmente por dois aspectos estratégicos: apresentava um elevado índice de perdas e por se tratar de uma Ilha, tem uma poligonal (delimitação) bem definida facilitando assim o monitoramento do sistema tanto para o direcionamento das ações como para a mensuração dos resultados.
O projeto foi iniciado em junho de 2022. Foi contratada a ONG União BR que já trabalhava na ilha com outros projetos sociais para coordenar esta implantação e a princípio foi realizada, com os moradores da Ilha, uma pesquisa censitária georeferenciada para avaliar os dados socioeconômicos da comunidade (PERFIL SOCIO-ECONÔMICO). Também foi realizado um levantamento de posse e hábito de equipamentos elétricos das residências a fim de entender o, perfil de consumo de energia elétrica e conhecimentos em eficiência energética. Em paralelo foi feito um levantamento técnico onde foram mensuradas as perdas técnicas e não técnicas bem como o status da relação entre todos os clientes da área de estudos e a concessionária (PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO). Após a etapa de levantamentos e diagnósticos foi definida as principais diretrizes do trabalho e iniciado ações integradas voltadas tanto para as questões sociais deficitárias (formações e capacitação técnica, ações de geração de emprego e renda) como também voltada para a recuperação de perdas não técnicas. Estas ações foram iniciadas no mês de outubro de 2022.
A metodologia adotada para este projeto envolve tanto o planejamento quanto a realização de algumas atividades desenvolvidas diretamente pela concessionária (área comercial, área de perdas, área de eficiência energética, área de operações, dentre outras…), bem como outras EPS que trabalham para a distribuidora. Ações de eficiência energética foram intensificadas como (troca de lâmpadas e doação de LED, atendimento do projeto vale Luz de troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia, estudos de geração solar fotovoltaicos para consumidores adimplentes, palestras com dicas de economia de energia), através de recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela ANEEL, assim como a contratação da União BR com foco na implementação de um trabalho social (formações, cursos, incentivo a ações de geração de emprego e renda, cadastros em benefícios sociais, articulações com outros parceiros sociais e governos)
Várias são as parcerias que foram estabelecidas para o projeto piloto de regularização da Ilha de Deus. Algumas parcerias foram pontuais e algumas tem sido mantida ao longo dos meses do projeto.
A primeira delas foi a parceria com todas as instituições representativas locais bem como com as lideranças comunitárias. Isto foi bastante relevante por possibilitar o acesso pacifico à comunidade de Ilha de Deus além da coleta de dados para diagnostico do projeto. Entre elas estão a Escola Municipal Capela Santo Antônio, o Centro Educacional Saber Viver, o Instituto Negra Linda, o Grupo Poupança Comunitária, o Posto de Saúde da Família, o Projeto Centro Vida Samuel, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá e alguns moradores antigos formadores de opinião.
Como já foi citado acima os elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego da comunidade geram um aumento significativo de clientes inadimplentes e clandestinos. A Distribuidora entende que para avançar com a regularização não bastam ações punitivas e, portanto, propõe auxiliar a comunidade através da articulação de oportunidades e benefícios que fomentem um aumento de geração emprego e renda e ações de conscientização quanto ao uso da energia elétrica. Neste intuito diversas parcerias externas e ações foram realizadas. Seguem algumas:
• SEBRAE – parceiro no processo de fortalecimento das habilidades empreendedoras (em especial nas atividades da pesca e artesanato)
• Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura de Recife – desenvolvimento de plano de ação de capacitação que visa oportunizar melhores condições para inserção no mercado de trabalho
• Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Recife
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife – CREDPOP – concessão de microcrédito
• Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife – Planejamento de Galpão para instalação de freezers para pescadores
• Secretaria de Meio Ambiente – EMLURB – Mutirão de Limpeza e arrecadação de recicláveis
• Fundação Estudar – 59 bolsas para o curso “Começando a Carreira” da Plataforma Escola de Lideranças na trilha.
• SENAI – Areias /PE – Curso “Eletricista Predial de Baixa Tensão” 25 vagas disponibilizadas, com carga horária de 200 horas
• IEL/FIEP – cadastro de estágio
• Agências de Empregos – prefeitura do Recife
• Grau Técnico – Disponibilização de Cursos
• CRAS – Cadastro no CAD Único – para obtenção da tarifa social
• INSS – orientação sobre cadastro
• Empresa Municipal de Informática
• Lojas Renner – doações de roupas,
• EXERCITO – Alistamento Militar
• SENAC
Através destas inúmeras ações a relação com a comunidade foi reestabelecida e gradualmente todos os clientes têm sido visitados para fins de regularização. Dentre os 292 clientes elegíveis a visitação pelas equipes de regularização e parcelamentos, 32% já foram visitados, mas ainda existem 68% a serem abordados pela equipe de regularização. Mesmo nesta ação já houve um incremento de 225% no número de clientes ligados regularmente e adimplentes. Houve uma redução em 11% de inadimplência após diversas negociações de débitos. 40 novos medidores foram instalados em unidades habitacionais que estavam irregulares ou clandestinas. Já foram realizadas negociações de débitos com algumas unidades que tinham dívidas.

Relevância para o Negócio:

A Neoenergia Pernambuco, empresa de distribuição de energia tem no seu mercado 90% de clientes residenciais e dentre estes clientes 35,5% cadastrados na tarifa social de energia, (tarifa destinada a clientes residenciais de baixo poder aquisitivo). Este número expressivo se dá devido à grande desigualdade social existente no estado de Pernambuco como já foi citado acima, pelos elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego dos moradores das comunidades populares, que geram um grande número de clientes inadimplentes ou clandestinos. Tomando como exemplo a Ilha de Deus pôde-se perceber no início do projeto uma realidade de apenas 9% de clientes com situação regular e adimplentes. A ilha tem 396 unidades consumidoras habitacionais. Existe, portanto, uma situação crítica a ser tratada neste segmento que gera uma imensa perda comercial que precisa ser combatida com a visão social. Logo a metodologia que está sendo testada na ilha de Deus pode proporcionar a regularização desses clientes e dos demais em situação semelhante de irregularidade. A teoria dos stakeholders prega que as organizações devem solucionar conflitos inerentes a sociedade, sem necessariamente perder o foco na obtenção de maior retorno econômico possível (SILVA FILHO, 2006). É o famoso fazer bem (maximizando valor), fazendo o bem .

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

“Como já descrito, normalmente em comunidades com grandes perdas comercias, ou seja, furtos de energia, as distribuidoras instalam redes blindadas, e todas as ligações clandestinas são retiradas, o que reduz o furto de energia. Esse tipo de abordagem tem alguns aspectos negativos, dos quais destacamos: o alto custo de implementação e a insatisfação da população, pois quem não se regularizar fica realmente sem energia.
A inovação do Projeto consiste na mudança de paradigma da empresa de Distribuição na forma de atuação frente a este segmento. A pesquisa socioeconômica realizada na Ilha de Deus apontou que apenas 24% da comunidade possui emprego formal, uma baixa escolaridade e um rendimento familiar de 28% das famílias ganhando até ½ salário mínimo, 29% de ½ até um salário mínimo, 42% de um a dois salários mínimos e apenas 1,25% das famílias com rendimento maior que 02 salários mínimos, provocando com isso o elevado inadimplemento e clandestinidade, com uma cultura de normatização do furto de energia, sem a consciência das suas consequências e riscos. O Projeto através de uma visão alinhada com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) buscou ampliar as perspectivas de atuação para além das tratativas técnicas e análises financeiras através de uma abordagem mais humana e sustentável. Através de um mapeamento das necessidades da comunidade, estamos criando meios para que as pessoas tenham condições financeiras para o pagamento da energia elétrica através da geração de renda, que passa por capacitações e busca de oportunidades.
O projeto tem como ponto fundamental o desenvolvimento socioeconômico da comunidade através da busca das suas potencialidades e vocações, sem esquecer da abordagem ambiental que gera consciência para o combate ao desperdício. Especialmente porque a Energia elétrica é um bem que tem custo ambiental e, portanto, o seu mau uso tem por consequência um elevado custo a toda sociedade. Logo o projeto traz para além do social (formações profissionais) também o ambiental com treinamentos sobre Eficiência Energética, preservação do Meio Ambiente, e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos, dentre outros.
Para fomentar a relação com a comunidade e conseguir ir articulando cada uma das ações sugeridas no plano, foi criada uma atividade intitulada Gincana União. A Gincana foi a forma encontrada de se introduzir todas as temáticas necessárias aos novos aprendizados de forma lúdica. A gincana envolveu moradores de todas as ruas da comunidade e percorreu diversas temáticas onde cada tarefa está atrelada a conteúdos como eficiência energética, meio ambiente, resíduos sólidos, capacidades e vocações, percepções sobre o sistema elétrico, riscos elétricos, dentre outros.
A Gincana contou com a ampla participação da comunidade, a abordagem descontraída e leve gerou uma atmosfera propicia ao diálogo entre as parte mesmo sobre os assuntos mais difíceis como a própria inadimplência e clandestinidade.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A Neoenergia Pernambuco é a empresa de distribuição de energia que atende aos 185 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha, e o município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Um dos maiores desafios que empresas de distribuição de energia têm é a do controle das perdas não técnicas (furtos de energia), também conhecidos como “gatos”. Em 2022 esse tipo de perda representou cerca de 17% de toda energia distribuída para a população. Dentro do segmento residencial este valor ainda se potencializa mais em comunidades de baixa renda em virtude da dura realidade sócio econômica e dos elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego. Este projeto piloto de regularização da Ilha de Deus tem como objetivo avaliar em uma comunidade de baixo poder aquisitivo uma metodologia de benefícios socioambientais cuja finalidade seja a redução das perdas não técnicas e consequentemente a fidelização dos clientes, além da possibilidade de posterior replicação e melhoramento continuo desta metodologia neste imenso segmento.
A Ilha de Deus, comunidade situada no coração da cidade de Recife no bairro do Pina, no âmbito municipal é categorizada como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e integra o Parque Municipal dos Manguezais José de Castro, também se enquadrando como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA 2). Sua geomorfologia de pequena ilha cercada de área de manguezal em todo seu perímetro, atribui a esta comunidade uma condição propicia ao desenvolvimento da atividade econômica extrativista da Pesca e por isso é uma comunidade em grande parte formada por pescadores e marisqueiros (64% das famílias se inserem nesta atividade direta ou indiretamente). A Ilha de Deus foi escolhida para implantação deste projeto piloto especialmente por dois aspectos estratégicos: apresentava um elevado índice de perdas e por se tratar de uma Ilha, tem uma poligonal (delimitação) bem definida facilitando assim o monitoramento do sistema tanto para o direcionamento das ações como para a mensuração dos resultados.
O projeto foi iniciado em junho de 2022. Foi contratada a ONG União BR que já trabalhava na ilha com outros projetos sociais para coordenar esta implantação e a princípio foi realizada, com os moradores da Ilha, uma pesquisa censitária georeferenciada para avaliar os dados socioeconômicos da comunidade (PERFIL SOCIO-ECONÔMICO). Também foi realizado um levantamento de posse e hábito de equipamentos elétricos das residências a fim de entender o, perfil de consumo de energia elétrica e conhecimentos em eficiência energética. Em paralelo foi feito um levantamento técnico onde foram mensuradas as perdas técnicas e não técnicas bem como o status da relação entre todos os clientes da área de estudos e a concessionária (PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO). Após a etapa de levantamentos e diagnósticos foi definida as principais diretrizes do trabalho e iniciado ações integradas voltadas tanto para as questões sociais deficitárias (formações e capacitação técnica, ações de geração de emprego e renda) como também voltada para a recuperação de perdas não técnicas. Estas ações foram iniciadas no mês de outubro de 2022.
A metodologia adotada para este projeto envolve tanto o planejamento quanto a realização de algumas atividades desenvolvidas diretamente pela concessionária (área comercial, área de perdas, área de eficiência energética, área de operações, dentre outras…), bem como outras EPS que trabalham para a distribuidora. Ações de eficiência energética foram intensificadas como (troca de lâmpadas e doação de LED, atendimento do projeto vale Luz de troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia, estudos de geração solar fotovoltaicos para consumidores adimplentes, palestras com dicas de economia de energia), através de recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela ANEEL, assim como a contratação da União BR com foco na implementação de um trabalho social (formações, cursos, incentivo a ações de geração de emprego e renda, cadastros em benefícios sociais, articulações com outros parceiros sociais e governos)
Várias são as parcerias que foram estabelecidas para o projeto piloto de regularização da Ilha de Deus. Algumas parcerias foram pontuais e algumas tem sido mantida ao longo dos meses do projeto.
A primeira delas foi a parceria com todas as instituições representativas locais bem como com as lideranças comunitárias. Isto foi bastante relevante por possibilitar o acesso pacifico à comunidade de Ilha de Deus além da coleta de dados para diagnostico do projeto. Entre elas estão a Escola Municipal Capela Santo Antônio, o Centro Educacional Saber Viver, o Instituto Negra Linda, o Grupo Poupança Comunitária, o Posto de Saúde da Família, o Projeto Centro Vida Samuel, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá e alguns moradores antigos formadores de opinião.
Como já foi citado acima os elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego da comunidade geram um aumento significativo de clientes inadimplentes e clandestinos. A Distribuidora entende que para avançar com a regularização não bastam ações punitivas e, portanto, propõe auxiliar a comunidade através da articulação de oportunidades e benefícios que fomentem um aumento de geração emprego e renda e ações de conscientização quanto ao uso da energia elétrica. Neste intuito diversas parcerias externas e ações foram realizadas. Seguem algumas:
• SEBRAE – parceiro no processo de fortalecimento das habilidades empreendedoras (em especial nas atividades da pesca e artesanato)
• Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura de Recife – desenvolvimento de plano de ação de capacitação que visa oportunizar melhores condições para inserção no mercado de trabalho
• Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Recife
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife – CREDPOP – concessão de microcrédito
• Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife – Planejamento de Galpão para instalação de freezers para pescadores.
A Neoenergia Pernambuco é a empresa de distribuição de energia que atende aos 185 municípios do estado de Pernambuco, incluindo o distrito de Fernando de Noronha, e o município de Pedras de Fogo, na Paraíba. Um dos maiores desafios que empresas de distribuição de energia têm é a do controle das perdas não técnicas (furtos de energia), também conhecidos como “gatos”. Em 2022 esse tipo de perda representou cerca de 17% de toda energia distribuída para a população. Dentro do segmento residencial este valor ainda se potencializa mais em comunidades de baixa renda em virtude da dura realidade sócio econômica e dos elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego. Este projeto piloto de regularização da Ilha de Deus tem como objetivo avaliar em uma comunidade de baixo poder aquisitivo uma metodologia de benefícios socioambientais cuja finalidade seja a redução das perdas não técnicas e consequentemente a fidelização dos clientes, além da possibilidade de posterior replicação e melhoramento continuo desta metodologia neste imenso segmento.
A Ilha de Deus, comunidade situada no coração da cidade de Recife no bairro do Pina, no âmbito municipal é categorizada como uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) e integra o Parque Municipal dos Manguezais José de Castro, também se enquadrando como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA 2). Sua geomorfologia de pequena ilha cercada de área de manguezal em todo seu perímetro, atribui a esta comunidade uma condição propicia ao desenvolvimento da atividade econômica extrativista da Pesca e por isso é uma comunidade em grande parte formada por pescadores e marisqueiros (64% das famílias se inserem nesta atividade direta ou indiretamente). A Ilha de Deus foi escolhida para implantação deste projeto piloto especialmente por dois aspectos estratégicos: apresentava um elevado índice de perdas e por se tratar de uma Ilha, tem uma poligonal (delimitação) bem definida facilitando assim o monitoramento do sistema tanto para o direcionamento das ações como para a mensuração dos resultados.
O projeto foi iniciado em junho de 2022. Foi contratada a ONG União BR que já trabalhava na ilha com outros projetos sociais para coordenar esta implantação e a princípio foi realizada, com os moradores da Ilha, uma pesquisa censitária georeferenciada para avaliar os dados socioeconômicos da comunidade (PERFIL SOCIO-ECONÔMICO). Também foi realizado um levantamento de posse e hábito de equipamentos elétricos das residências a fim de entender o, perfil de consumo de energia elétrica e conhecimentos em eficiência energética. Em paralelo foi feito um levantamento técnico onde foram mensuradas as perdas técnicas e não técnicas bem como o status da relação entre todos os clientes da área de estudos e a concessionária (PERFIL DE CONSUMO ENERGÉTICO). Após a etapa de levantamentos e diagnósticos foi definida as principais diretrizes do trabalho e iniciado ações integradas voltadas tanto para as questões sociais deficitárias (formações e capacitação técnica, ações de geração de emprego e renda) como também voltada para a recuperação de perdas não técnicas. Estas ações foram iniciadas no mês de outubro de 2022.
A metodologia adotada para este projeto envolve tanto o planejamento quanto a realização de algumas atividades desenvolvidas diretamente pela concessionária (área comercial, área de perdas, área de eficiência energética, área de operações, dentre outras…), bem como outras EPS que trabalham para a distribuidora. Ações de eficiência energética foram intensificadas como (troca de lâmpadas e doação de LED, atendimento do projeto vale Luz de troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia, estudos de geração solar fotovoltaicos para consumidores adimplentes, palestras com dicas de economia de energia), através de recursos do Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulado pela ANEEL, assim como a contratação da União BR com foco na implementação de um trabalho social (formações, cursos, incentivo a ações de geração de emprego e renda, cadastros em benefícios sociais, articulações com outros parceiros sociais e governos)
Várias são as parcerias que foram estabelecidas para o projeto piloto de regularização da Ilha de Deus. Algumas parcerias foram pontuais e algumas tem sido mantida ao longo dos meses do projeto.
A primeira delas foi a parceria com todas as instituições representativas locais bem como com as lideranças comunitárias. Isto foi bastante relevante por possibilitar o acesso pacifico à comunidade de Ilha de Deus além da coleta de dados para diagnostico do projeto. Entre elas estão a Escola Municipal Capela Santo Antônio, o Centro Educacional Saber Viver, o Instituto Negra Linda, o Grupo Poupança Comunitária, o Posto de Saúde da Família, o Projeto Centro Vida Samuel, a Ação Comunitária Caranguejo Uçá e alguns moradores antigos formadores de opinião.
Como já foi citado acima os elevados índices de informalidade do trabalho e desemprego da comunidade geram um aumento significativo de clientes inadimplentes e clandestinos. A Distribuidora entende que para avançar com a regularização não bastam ações punitivas e, portanto, propõe auxiliar a comunidade através da articulação de oportunidades e benefícios que fomentem um aumento de geração emprego e renda e ações de conscientização quanto ao uso da energia elétrica. Neste intuito diversas parcerias externas e ações foram realizadas. Seguem algumas:
• SEBRAE – parceiro no processo de fortalecimento das habilidades empreendedoras (em especial nas atividades da pesca e artesanato)
• Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura de Recife – desenvolvimento de plano de ação de capacitação que visa oportunizar melhores condições para inserção no mercado de trabalho
• Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Recife
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife – CREDPOP – concessão de microcrédito
• Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital da Prefeitura do Recife – Planejamento de Galpão para instalação de freezers para pescadores
• Secretaria de Meio Ambiente – EMLURB – Mutirão de Limpeza e arrecadação de recicláveis
• Fundação Estudar – 59 bolsas para o curso “Começando a Carreira” da Plataforma Escola de Lideranças na trilha.
• SENAI – Areias /PE – Curso “Eletricista Predial de Baixa Tensão” 25 vagas disponibilizadas, com carga horária de 200 horas
• IEL/FIEP – cadastro de estágio
• Agências de Empregos – prefeitura do Recife
• Grau Técnico – Disponibilização de Cursos
• CRAS – Cadastro no CAD Único – para obtenção da tarifa social
• INSS – orientação sobre cadastro
• Empresa Municipal de Informática
• Lojas Renner – doações de roupas,
• EXERCITO – Alistamento Militar
• SENAC
Através destas inúmeras ações a relação com a comunidade foi reestabelecida e gradualmente todos os clientes têm sido visitados para fins de regularização. Dentre os 292 clientes elegíveis a visitação pelas equipes de regularização e parcelamentos, 32% já foram visitados, mas ainda existem 68% a serem abordados pela equipe de regularização. Mesmo nesta ação já houve um incremento de 225% no número de clientes ligados regularmente e adimplentes. Houve uma redução em 11% de inadimplência após diversas negociações de débitos. 40 novos medidores foram instalados em unidades habitacionais que estavam irregulares ou clandestinas. Já foram realizadas negociações de débitos com algumas unidades que tinham dívidas.

Gestão da Prática Relatada:

“Para a realização deste projeto foi mapeado de forma e georeferenciada todo o perfil socioeconômico da comunidade, bem como o perfil de consumo energético. A partir deste mapeamento se criou uma grande planilha de acompanhamento de toda a ação com diversos dados de cada uma das unidades habitacionais. Os dados foram analisados e compilados em um diagnóstico. Através deste foram estipuladas as principais diretrizes para cada grupamento de unidades habitacionais a depender do sua relação com a distribuidora (adimplentes, inadimplentes, cortados, baixados, clandestinos, sem relação)Para cada tipologia se estabeleceu um plano de ação que incluí desde a instalação de energia solar fotovoltaica aos adimplentes, ao parcelamento de débito dos inadimplentes, cortados e baixados com dívidas ativas, bem como a regularização gratuita com doação de kits de medição aos clientes interessados em regularização espontânea. Foram estipulados indicadores de acompanhamento regulares para a mensuração dos resultados de cada uma das ações. Dentre estes indicadores os mais relevantes são o acompanhamento do índice de perdas mensal dos 03 transformadores que alimentam a comunidade, O acompanhamento do índice de arrecadação da listagem de clientes ativos que mensura a relação entre o valor faturado e o valor arrecadado, o acompanhamento do passivo de débitos versos débitos negociados, número de inscrições na tarifa social de energia, os valores de lâmpadas doadas, de resíduos coletados e créditos nas faturas de energia concedidos pelo projeto Vale Luz. Existem outros indicadores de caráter social não menos relevantes, mas que foram abordados em seus resultados no item 5. (Como quantidade de inscrições no CadÚnico, quantidade de cursos e pessoas que realizaram, quantidade de vagas de emprego articuladas, dentre outros).
Além das questões sociais de geração de empregos , qualificações , as parcerias fechadas que vão trazer para a ilha benefícios sociais que vão potencializar as ações , melhorando as relações e as condições socioeconômicas desse consumidores.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Os furtos de energia e consequentes perdas comerciais, bem como os elevados índices de inadimplência, especialmente por parte do segmento residencial baixa renda, são uma realidade combatida pelas várias distribuidoras de energia no Brasil. Algumas regiões apresentam maiores perdas do que outras, seja por aspectos culturais, seja por questões de menor condição econômica. O projeto optou estrategicamente por uma abordagem pautada na responsabilidade social, entendendo que a baixa condição econômica gera um comportamento resposta que molda com o passar do tempo uma cultura nociva ao próprio negócio das distribuidoras, e que qualquer tentativa de construir uma solução a esta atual condição para realmente funcionar precisaria contar como uma visão sistêmica.
Com a aproximação da distribuidora com a comunidade, pode-se mapear as capacidades e potenciais produtivos da mesma, além das fragilidades e, com isso, desenvolver estratégias de melhorias através de uma abordagem mais humanista, estreitando os laços de cooperação entre as partes (cliente-distribuidora).
Essa valorização da importância do papel do cliente se deu através das inúmeras ações que aconteceram na Ilha de Deus, como a forte aproximação com a comunidade, treinamentos, ações de fomento ao empreendedorismo e geração de renda, que em pouco tempo gerou respostas positivas substanciais.
Entende-se que essa abordagem diferenciada que inclui a geração de emprego e renda bem como a instrução da comunidade de como consumir energia de forma mais eficiente e segura possível, é a base principal e uma possível resposta a regularização de comunidades com elevados índices de perdas e inadimplência e pode ser replicada pelas diversas empresas do setor, obviamente adaptando o projeto para cada condição estudada e construindo soluções customizadas através da visão das potencialidades e alianças de cada comunidade.
A Neoenergia investiu neste projeto piloto de regularização do público residencial baixa renda justamente por acreditar que esta metodologia e seu melhoramento contínuo podem ser replicados a inúmeras outras situações semelhantes e podem prover benefícios e resultados mais duradouros pautados na mudança de hábitos e costumes em consonância com a visão de desenvolvimento sustentável.
Como pode ser replicada pra outras distribuidoras: O primeiro passo para a replicação do Projeto Piloto em outras distribuidoras é realizar uma pesquisa socioeconômica da área a ser aplicado o projeto. Esta é a base de partida para o planejamento das ações a serem realizadas. No caso da Ilha de Deus, observou-se que, além das questões culturais que faziam com que as pessoas não pagassem a fatura de energia, existia uma necessidade de geração de renda, para que a energia passasse a ser incluída no orçamento familiar. Além disso, foi notada a possibilidade de cadastramento de várias famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica, ponto este que ajuda ainda mais para que as pessoas consigam pagar suas faturas de energia. Cada localidade tem uma realidade e gaps que devem ser preenchidos na abordagem mais humanista proposta neste Projeto Piloto.
Perspectivas futuras para a prática relatada: Entendemos que o Projeto foi um case que ainda pode ser melhorado, mas a abordagem se notou de grande valia. Existem diversas outras comunidades dentro da área de concessão da distribuidora que podem ser as próximas a terem a mesma abordagem.