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Ano: 2023

Programa Operação Mulher forma e amplia força de trabalho feminina nas comunidades onde Ipiranga atua, observando necessidades do mercado e das comunidades locais

Ipiranga Produto de Petróleo SA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Ipiranga completou 85 anos de atuação no Brasil, em 2022, evoluindo sua marca e seu propósito para “Abastecer a Vida em Movimento”. Com esta evolução, queremos que a Ipiranga seja reconhecida como uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias, expandindo a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto, para todos irem mais longe. Ao se apropriar do território da mobilidade, a proposta de experiência para os consumidores considera a jornada diária de milhões de brasileiros, motorizados ou não. De forma inclusiva e democrática, Ipiranga quer atender a mobilidade de todas as pessoas, em todas as suas demandas.
A empresa é uma das maiores redes de distribuição de combustíveis do país, com cerca de 6,7 mil postos, e oferece serviços de conveniência e automotivos, em todo o território nacional. A empresa entende que tem um papel essencial na sociedade e no mercado e está atenta às mudanças pelas quais o mundo passa. Ética, transparência, preservação do meio ambiente e responsabilidade social são centrais não só na estratégia de negócio, como também na relação da empresa com seus clientes e consumidores.

A gestão da sustentabilidade vem avançando na Ipiranga com o objetivo de que os processos de tomada de decisão sempre considerem aspectos ESG. O comprometimento da empresa está expresso em seus atributos culturais e formalizado por meio de compromissos públicos que compõem sua estratégia de negócios.

Comprometida com agendas de diversidade e inclusão, além de promover a qualificação profissional, Ipiranga realiza ações voltadas para promover impacto social positivo nas comunidades do entorno das operações.   A empresa também aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres.

O programa de diversidade da Ipiranga nasceu como uma das estratégias de Transformação Cultural da empresa, iniciada em 2019. Hoje, o programa conta com 3 vice-presidentes como sponsors, além de um comitê estratégico composto por líderes de todas as áreas, e 4 “grupos de afinidade”: FRIDAS (mulheres); Nosso Orgulho (LGBTQIA+), Ubuntu (Raça) e D+ Eficiente (PCD). Todos com participação voluntária e alto engajamento. Ao todo, são 120 voluntários, em uma média de 30 funcionários por grupo.

Com um trabalho constante e cronograma anual de ações liderado pela área de vice-presidência de Pessoas e Sustentabilidade, a frente para aumentar a representatividade na Ipiranga já vem alcançando resultados expressivos:

– 29% da alta liderança (vice-presidência e diretoria) é composta por mulheres,
– 58% das vagas do programa de trainee foram preenchidas por mulheres,

A companhia, conhecida pelo pioneirismo e pela inovação em seu mercado, cria, em 2022, o Programa Operação Mulher. Longe de ser uma iniciativa isolada, o programa está alinhado à estratégia: Dentro do plano de renovação de valores, propósitos e relacionamento com seus colaboradores, a companhia empenha esforços de promoção da Diversidade & Inclusão, focando em quatro grupos prioritários – mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Com objetivo de ampliar a empregabilidade de mulheres no setor, historicamente de predominância masculina, e deixar um legado positivo para a sociedade, Ipiranga, com apoio pedagógico do Senai, desenvolve um programa de formação de operadoras de produção. Mais do que formar pessoas para a própria empresa, o programa forma mulheres no entorno das operações, contribuindo para o desenvolvimento local das comunidades em que atua. Para 2023, novas turmas estão previstas.

Resultados:
– 2 edições em 2022, uma em Paulínia (SP) e uma em Fortaleza (CE)
– 40 vagas abertas no total
– 85% de conclusão
– 20% de contratação após a finalização do programa
– Mais de 450 mulheres inscritas nas duas edições
– Programa contou com a parceria de áreas internas da Ipiranga (Pessoas e Sustentabilidade e Operações) “

Relevância para o Negócio:

“Com o Programa Operação Mulher, Ipiranga teve como resultado o impulsionamento do indicador de diversidade, colaborou para desenvolvimento local das comunidades do entorno das operações, ampliou seu relacionamento com a comunidade, aumentou a presença feminina nas operações, sem contar com o incremento na geração de mão de obra qualificada para atuação na região e na empresa.

A nova base de distribuição de combustíveis em Fortaleza (CE), no Porto de Mucuripe, conta com 36% do seu efetivo total de mulheres, sendo mais da metade proveniente do programa “Operação Mulher Fortaleza”, além de fortalecer a mão de obra regional e a inclusão do público feminino na empresa. ” “O Programa Operação Mulher tem o objetivo de formar mulheres para ingressar no setor e serem absorvidas no quadro de funcionários Ipiranga, mediante disponibilidade. Com apoio pedagógico do Senai, cada uma das duas turmas ofereceu 20 vagas para qualificação gratuita de operadoras em mais de 200 horas de aulas 100% presenciais, na sede local da instituição. O programa também contou com bolsa-auxílio para as alunas, visando a formação de mulheres como operadoras de produção.

As inscrições foram feitas via site recrutamento parceiro e houve triagem entre as candidatas. Para se inscrever, era necessário que a mulher tivesse mais de 18 anos, ensino médio completo e que, preferencialmente, fossem moradoras das comunidades do entorno. Interessante mencionar que durante a etapa de entrevista elas puderem contar suas histórias de vida e a empresa se viu diante de mulheres que estavam há bastante tempo fora do mercado de trabalho, pois priorizaram o cuidado com a casa e família e encontraram no programa a oportunidade de se qualificarem e reinseridas ao mercado de trabalho.

As pré-selecionadas seguiam para uma etapa de entrevista presencial. O curso, adaptado exclusivamente para o programa e para os desafios do mercado mapeados pela Ipiranga, ofereceu conteúdos, como: NR 20 – intermediário em segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis; Formação de brigada de incêndio, e NR 35 – trabalho em altura.

As selecionadas receberam acompanhamento e suporte das equipes de Pessoas e Sustentabilidade durante e após a formação, realizaram workshop de carreira e tiveram seus currículos compartilhados com outras empresas da holding para ampliação das oportunidades de trabalho. “

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Ipiranga completou 85 anos de atuação no Brasil, em 2022, evoluindo sua marca e seu propósito para “Abastecer a Vida em Movimento”. Com esta evolução, queremos que a Ipiranga seja reconhecida como uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias, expandindo a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto, para todos irem mais longe. Ao se apropriar do território da mobilidade, a proposta de experiência para os consumidores considera a jornada diária de milhões de brasileiros, motorizados ou não. De forma inclusiva e democrática, Ipiranga quer atender a mobilidade de todas as pessoas, em todas as suas demandas.
A empresa é uma das maiores redes de distribuição de combustíveis do país, com cerca de 6,7 mil postos, e oferece serviços de conveniência e automotivos, em todo o território nacional. A empresa entende que tem um papel essencial na sociedade e no mercado e está atenta às mudanças pelas quais o mundo passa. Ética, transparência, preservação do meio ambiente e responsabilidade social são centrais não só na estratégia de negócio, como também na relação da empresa com seus clientes e consumidores.

A gestão da sustentabilidade vem avançando na Ipiranga com o objetivo de que os processos de tomada de decisão sempre considerem aspectos ESG. O comprometimento da empresa está expresso em seus atributos culturais e formalizado por meio de compromissos públicos que compõem sua estratégia de negócios.

Comprometida com agendas de diversidade e inclusão, além de promover a qualificação profissional, Ipiranga realiza ações voltadas para promover impacto social positivo nas comunidades do entorno das operações.   A empresa também aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres.

O programa de diversidade da Ipiranga nasceu como uma das estratégias de Transformação Cultural da empresa, iniciada em 2019. Hoje, o programa conta com 3 vice-presidentes como sponsors, além de um comitê estratégico composto por líderes de todas as áreas, e 4 “grupos de afinidade”: FRIDAS (mulheres); Nosso Orgulho (LGBTQIA+), Ubuntu (Raça) e D+ Eficiente (PCD). Todos com participação voluntária e alto engajamento. Ao todo, são 120 voluntários, em uma média de 30 funcionários por grupo.

Com um trabalho constante e cronograma anual de ações liderado pela área de vice-presidência de Pessoas e Sustentabilidade, a frente para aumentar a representatividade na Ipiranga já vem alcançando resultados expressivos:

– 29% da alta liderança (vice-presidência e diretoria) é composta por mulheres,
– 58% das vagas do programa de trainee foram preenchidas por mulheres,

A companhia, conhecida pelo pioneirismo e pela inovação em seu mercado, cria, em 2022, o Programa Operação Mulher. Longe de ser uma iniciativa isolada, o programa está alinhado à estratégia: Dentro do plano de renovação de valores, propósitos e relacionamento com seus colaboradores, a companhia empenha esforços de promoção da Diversidade & Inclusão, focando em quatro grupos prioritários – mulheres, negros, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

Com objetivo de ampliar a empregabilidade de mulheres no setor, historicamente de predominância masculina, e deixar um legado positivo para a sociedade, Ipiranga, com apoio pedagógico do Senai, desenvolve um programa de formação de operadoras de produção. Mais do que formar pessoas para a própria empresa, o programa forma mulheres no entorno das operações, contribuindo para o desenvolvimento local das comunidades em que atua. Para 2023, novas turmas estão previstas.

Resultados:
– 2 edições em 2022, uma em Paulínia (SP) e uma em Fortaleza (CE)
– 40 vagas abertas no total
– 85% de conclusão
– 20% de contratação após a finalização do programa
– Mais de 450 mulheres inscritas nas duas edições
– Programa contou com a parceria de áreas internas da Ipiranga (Pessoas e Sustentabilidade e Operações) “

Gestão da Prática Relatada:

“O programa foi desenhado pela Ipiranga, tendo em conta as necessidades do mercado e das comunidades locais. Foi realizado um estudo pelo Senai para entendimento da situação das mulheres do entorno e quais os benefícios que poderiam ser oferecidos para garantir que não houvesse evasão. Um indicativo do sucesso do programa, além do acompanhamento da empresa com seus indicadores qualitativos e quantitativos e o resultado, é também a replicabilidade para outros municípios.

Nas duas edições o projeto registrou:

– Mais de 450 inscritas
– 85% de conclusão de curso
– 20% de contratação “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A iniciativa tem alto grau de replicação em outros municípios diante de adaptações para a operação e a comunidade. Levando em conta a estratégia de relacionamento com a comunidade alinhada com a agenda de Diversidade e Inclusão, o programa será replicado para mais localidades em 2023.

O setor de óleo e gás é majoritariamente masculino, o que torna para as empresas do setor diversificar suas operações um desafio. O número de profissionais masculinos também é desafiador em áreas como Energia e Mineração.

O Programa Operação Mulher se adapta às necessidades e ao perfil das mulheres do entorno. A partir de um estudo realizado pela contratada, conseguimos mapear os desafios e potencialidades do nosso público. Dessa forma, foi possível desenhar um programa que fizesse sentido e se encaixasse ao contexto local das comunidades. “