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Ano: 2023

Programa de Mobilidade Elétrica Neoenergia

NEOENERGIA S.A

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL tem como objetivo viabilizar o avanço do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, nos seguintes temas estratégicos: tecnologias inteligentes, segurança, sustentabilidade e eficiência operacional, que buscam soluções para superar os desafios técnicos do dia a dia do negócio e contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro – SEB.
O portfólio P&D+I possui projetos inovadores que fazem parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, o qual tem o compromisso de incentivar a mobilidade sustentável, alinhada com a meta de contribuir com a descarbonização da economia. Dentre as ações de mobilidade elétrica do Programa de P&D+I, destacamos os projetos: Corredor Verde, Trilha Verde e Caminhão Elétrico.
O projeto de P&D+I Corredor Verde, é o primeiro corredor elétrico e a maior eletrovia de recargas rápidas do Norte-Nordeste, com cerce de 1.200 km de extensão, que viabilizou uma ampla infraestrutura de recarga de veículos elétricos na região, com 17 estações de recarga instaladas, conectando seis capitais da região: Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). A infraestrutura do Corredor Verde beneficia 70 municípios, além de 37 milhões de pessoas de seis dos nove estados do Nordeste.
O Corredor Verde foi desenvolvido em parceria com SENAI – CIMATEC, coordenador responsável pelo projeto, GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico, responsável pelos estudos das políticas públicas internacionais e nacionais e o modelo de negócio voltados a infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil, SINAPSIS – Sinapsis Inovação em Energia, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo “Hosting Capacity” para determinação da disponibilidade da rede elétrica para acomodação de novas cargas, incluindo eletropostos e geração distribuída, e a Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC, responsável pelo estudo da alocação otimizada de zonas de recarga para veículos elétricos, utilizando Simulação do Fluxo de Transporte Urbano.
O Projeto P&D+I Trilha Verde, tem como objetivo a inserção da mobilidade elétrica de forma ambientalmente sustentável e associada à expansão da geração fotovoltaica na ilha de Fernando de Noronha. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com CPqD – Instituto de Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação do projeto, o IATI – Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação, responsável por estudos, atividades e análises ambientais e socioeconômicas, e a UFPE- Universidade Federal de Pernambuco, responsável pela análise e modelagem de negócios.
Por meio desse projeto, em 2022 foi implementada a Usina Solar Vacaria, com potência de 50kWp, e em 2023 será instalada a segunda usina solar, Laboratório Noronha com potência 50kWp, totalizando 100kWp com sistema de armazenamento por baterias. O projeto também contará com a instalação de 12 eletropostos em pontos estratégicos da ilha de Fernando de Noronha, disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Além disso, a iniciativa do projeto conta com a aquisição de 18 novos veículos elétricos, que serão utilizados em atividades de turismo, serviços públicos e operações da administração local e da Neoenergia Pernambuco.
O projeto P&D+I Caminhão Elétrico, é o primeiro veículo elétrico no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia por não demandar o retorno às bases operacionais para eventuais recargas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, responsável pela coordenação do projeto, BYD BRASIL LTDA parceiro industrial e GRUPO PLE parceiro tecnológico.
O automóvel foi desenvolvido com base no caminhão T7, do fabricante BYD, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora. Além disso, o caminhão elétrico possui tecnologia de telemetria, desenvolvida pela PLE e LACTEC, que permite o acompanhamento das informações sobre a bateria do veículo. “

Relevância para o Negócio:

“Para a Neoenergia a inovação e a mobilidade elétrica fazem parte de sua estratégia para a descarbonização. A transição para um modelo menos poluente é uma necessidade para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável. Uma das soluções para a descarbonização é investir na ampliação do uso de veículos elétricos.
Os projetos de P&D+I da Neoenergia que fazem parte do Programa de Mobilidade Elétrica, estimulam o desenvolvimento da mobilidade sustentável, através da implementação da infraestrutura de recarga de veículos elétricos, estudos de modelos e planos de negócios para veículos elétricos no Brasil, e sistema de geração fotovoltaica com armazenamento para a mobilidade elétrica, que permite a criação de novas oportunidades de serviço de mercado ao Setor Elétrico Brasileiro – SEB.
No âmbito do projeto de P&D+I Corredor Verde, a Neoenergia viabilizou a cobrança da recarga de veículos elétricos de forma pioneira no Brasil, o que permitiu o estudo da elasticidade do preço-demanda e, consequentemente, a proposição de modelos de negócios para a oferta do serviço de recarga em rodovias ao público.
O projeto de P&D+I Trilha Verde contribui para a redução das emissões de gases poluentes na Ilha de Fernando de Noronha, por meio da inserção da mobilidade elétrica, associada a expansão da geração fotovoltaica com armazenamento em baterias. Serão desenvolvidos e avaliados soluções e modelos de negócios baseados no uso de veículos elétricos em atividades na região. O Trilha Verde é um investimento da Neoenergia na sustentabilidade como forma de trazer mais qualidade de vida e consciência ambiental para seus clientes.
No projeto P&D+I Caminhão Elétrico foram desenvolvidos dois caminhões com cesto aéreo eletro-hidráulico, que estão em operação na cidade de Limeira e Mairiporã, estado de São Paulo, área de concessão da Neoenergia Elektro. Os veículos elétricos contribuem para a redução das emissões de CO2, eficiência operacional, segurança durante a execução dos serviços de manutenção de rede e possuem menor custo por Km rodado. A eletrificação da frota é um dos compromissos para a Neoenergia alcançar a meta de reduzir em até 50% a intensidade das emissões de carbono até 2030, e o pioneiro caminhão elétrico contribui com esse objetivo. ” “O projeto P&D+I Corredor Verde fomenta de maneira pioneira o desenvolvimento da infraestrutura de veículos elétricos no Nordeste. Durante a execução do projeto, destacou-se o desenvolvimento do aplicativo “Corredor Verde”, disponível nas lojas Android e Apple, nele os usuários podem consultar as informações sobre a localização das estações de recargas, o tipo da tomada, disponibilidade da estação e pagamento.
No âmbito desse projeto , também foi desenvolvido o sistema Hosting Capacity, objeto de solicitação de propriedade intelectual junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual no registro BR 512022001504-8, que determina a capacidade de acomodação de geração distribuída e de novas cargas na rede de média tensão. O usuário efetua a consulta da capacidade da rede, utilizando endereço, CEP ou coordenadas geográficas, e a análise é realizada por trecho de rede, aumentando a confiabilidade do resultado. O sistema proporciona aumento na eficiência para resposta de pedidos de acesso pelos clientes, possibilitando que eles realizem as suas consultas e obtenham respostas imediatas.
O projeto de P&D Trilha Verde da Neoenergia entregou 18 veículos elétricos para agentes de Fernando de Noronha (comerciantes ilhéus, administração da ilha, operação da Neoenergia Pernambuco, aeroporto), com a finalidade de analisar o uso dos carros e identificar oportunidades para a utilização no arquipélago, estando de acordo com o projeto Carbono Zero, que busca zerar a emissão de carbono no local até 2030. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, confeccionado um mapa orientativo para futuras ações relacionadas à mobilidade elétrica em Fernando de Noronha.
O Projeto de P&D+I Caminhão Elétrico, conta com um sistema embarcado, objeto de patente requerida, que permite o carregamento na própria rede de distribuição elétrica da distribuidora, eliminando a necessidade de deslocar até a base operacional ou a um eletroposto mais próximo para a recarga. A capacidade da bateria do caminhão é de 160,6 kWh, e sua autonomia é de 200km.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL tem como objetivo viabilizar o avanço do desenvolvimento de tecnologias inovadoras, nos seguintes temas estratégicos: tecnologias inteligentes, segurança, sustentabilidade e eficiência operacional, que buscam soluções para superar os desafios técnicos do dia a dia do negócio e contribuir para o desenvolvimento tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro – SEB.
O portfólio P&D+I possui projetos inovadores que fazem parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, o qual tem o compromisso de incentivar a mobilidade sustentável, alinhada com a meta de contribuir com a descarbonização da economia. Dentre as ações de mobilidade elétrica do Programa de P&D+I, destacamos os projetos: Corredor Verde, Trilha Verde e Caminhão Elétrico.
O projeto de P&D+I Corredor Verde, é o primeiro corredor elétrico e a maior eletrovia de recargas rápidas do Norte-Nordeste, com cerce de 1.200 km de extensão, que viabilizou uma ampla infraestrutura de recarga de veículos elétricos na região, com 17 estações de recarga instaladas, conectando seis capitais da região: Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN). A infraestrutura do Corredor Verde beneficia 70 municípios, além de 37 milhões de pessoas de seis dos nove estados do Nordeste.
O Corredor Verde foi desenvolvido em parceria com SENAI – CIMATEC, coordenador responsável pelo projeto, GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico, responsável pelos estudos das políticas públicas internacionais e nacionais e o modelo de negócio voltados a infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil, SINAPSIS – Sinapsis Inovação em Energia, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo “Hosting Capacity” para determinação da disponibilidade da rede elétrica para acomodação de novas cargas, incluindo eletropostos e geração distribuída, e a Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC, responsável pelo estudo da alocação otimizada de zonas de recarga para veículos elétricos, utilizando Simulação do Fluxo de Transporte Urbano.
O Projeto P&D+I Trilha Verde, tem como objetivo a inserção da mobilidade elétrica de forma ambientalmente sustentável e associada à expansão da geração fotovoltaica na ilha de Fernando de Noronha. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com CPqD – Instituto de Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação do projeto, o IATI – Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação, responsável por estudos, atividades e análises ambientais e socioeconômicas, e a UFPE- Universidade Federal de Pernambuco, responsável pela análise e modelagem de negócios.
Por meio desse projeto, em 2022 foi implementada a Usina Solar Vacaria, com potência de 50kWp, e em 2023 será instalada a segunda usina solar, Laboratório Noronha com potência 50kWp, totalizando 100kWp com sistema de armazenamento por baterias. O projeto também contará com a instalação de 12 eletropostos em pontos estratégicos da ilha de Fernando de Noronha, disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Além disso, a iniciativa do projeto conta com a aquisição de 18 novos veículos elétricos, que serão utilizados em atividades de turismo, serviços públicos e operações da administração local e da Neoenergia Pernambuco.
O projeto P&D+I Caminhão Elétrico, é o primeiro veículo elétrico no país a contar com sistema que permite o carregamento diretamente na rede elétrica, dando mais eficiência e autonomia por não demandar o retorno às bases operacionais para eventuais recargas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, responsável pela coordenação do projeto, BYD BRASIL LTDA parceiro industrial e GRUPO PLE parceiro tecnológico.
O automóvel foi desenvolvido com base no caminhão T7, do fabricante BYD, com destaque para o sistema de recargas de oportunidade na própria rede de distribuição. O carregador instalado na carroceria do caminhão pode ser conectado a pontos pré-determinados da rede de energia elétrica da distribuidora. Além disso, o caminhão elétrico possui tecnologia de telemetria, desenvolvida pela PLE e LACTEC, que permite o acompanhamento das informações sobre a bateria do veículo. “

Gestão da Prática Relatada:

“O App Corredor Verde desenvolvido buscou auxiliar os usuários no planejamento de rotas e localização dos pontos de recarga, bem como subsidiar a pesquisa do projeto a partir dos dados da utilização dos veículos. Além disso, também foi desenvolvido um sistema web de gestão que visa subsidiar a pesquisa e auxiliar gestores no monitoramento das operações dos pontos de recarga. O sistema web permite gerar relatórios com dados capturados através do aplicativo, como quantidade de usuários, status dos eletropostos, energia consumida, duração das recargas, data da utilização, horário da recarga, fim de recarga e valor do serviço.
No projeto Trilha Verde, estão previstas aplicações baseadas em modelos de negócio experimentais, operados por empreendedores locais, visando promover a Mobilidade Elétrica na ilha de Fernando de Noronha. Os parceiros da ilha foram escolhidos pela equipe do projeto após estudos prévios realizados em Noronha. Cada um deles utilizará os carros diariamente em suas respectivas atividades por um período. A ideia é diversificar a utilização dos carros para que, ao final da pesquisa, possa-se avaliar a sustentabilidade de modelos de negócios sob os aspectos ambientais, técnicos e econômicos em Fernando de Noronha.
Além disso, o projeto conta com um software de orquestração de recursos energéticos que abrange as usinas solares e o sistema de armazenamento de energia e a infraestrutura de recarga, transmitindo os dados de geração e carregamento e utilização dos veículos elétricos, para a plataforma de mobilidade elétrica e recursos energéticos.
No projeto Caminhão Elétrico, foi desenvolvido uma plataforma web de gestão dos carregadores, que apresenta aos gestores o status dos carregadores instalados nas bases operacionais da Neoenergia, além das informações gerais dos carregadores, como energia consumida, status do carregador, tempo recarga, nível da bateria e data da recarga. A plataforma desenvolvida conta com uma metodologia de otimização da roteirização do veículo, que indica os pontos de recargas na rede de distribuição da distribuidora, de acordo com a programação dos locais das manutenções e o nível da bateria do veículo elétrico. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O projeto Corredor Verde visa propor e avaliar um novo modelo de negócio para as empresas do Setor Elétrico Brasileiro através da operação das estações de carregamento de veículos elétricos, além de trazer uma visão de escalabilidade da utilização dos veículos elétricos no Brasil.
A partir do projeto Trilha Verde, foi criado um ecossistema de mobilidade elétrica em Fernando de Noronha envolvendo parceiros, empresas e entidades locais com um potencial de reprodução para outros lugares com necessidades de preservação ambiental, atividades turísticas semelhantes e sistemas isolados com características semelhantes.
Já o caminhão elétrico visa fomentar as pesquisas na área de mobilidade elétrica, eficiência energética e conectividade, na vertente de veículos pesados. Adicionalmente, o projeto deve contribuir para alavancar o avanço tecnológico dentro das indústrias e centros de pesquisas, agregando valor à cadeia e fomentando o avanço do país na nacionalização de tecnologias. O projeto atual trata-se de um desenvolvimento experimental e os resultados promissores farão que o mesmo avance na cadeia de inovação. “