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Ano: 2023

Programa de Gestão ESG na Cadeia de Fornecedores

PwC – PricewaterhouseCoopers (São Paulo)

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“- Principais objetivos
Há mais de 100 anos no país, a PwC Brasil conta com cerca de 4 mil profissionais, distribuídos em 15 escritórios em todas as regiões brasileiras. Dentro dessa estrutura está a área de Procurement, que vem avançando em sua maturidade e hoje atua de maneira centralizada no atendimento de todos os nossos escritórios com uma organização dividida entre Sourcing, Governança e Transformação Digital. O Sourcing é responsável por definir e executar a estratégia das compras (estratégicas e táticas) da nossa firma. A Governança é responsável por riscos e ESG, gestão de cadastros, gestão de contratos, gestão dos fornecedores, políticas e procedimentos, entre outros. Já a Transformação Digital é responsável por todos os sistemas, automações, chatbot e Business Intelligence (BI) da área de compras.
Com o compromisso de estimular a nossa cadeia de fornecedores a exercer práticas sustentáveis, a área de Procurement da PwC Brasil, implementamos e realizamos o monitoramento contínuo de nossos fornecedores por meio do Programa de Gestão Performance, também conhecido como GFOR. Lançado em 2018, o programa tem o compromisso de avaliar a cadeia de fornecedores em três pilares: Práticas ESG, Performance e Riscos.
Presente no processo de Compras, a estratégia ESG está inserida em diversas etapas, como a de gestão de fornecedores com a aplicação de questões ESG no formulário de cadastro e homologação de fornecedores, na realização de processos de Sourcing com critérios ESG que apoiam na tomada de decisão da liderança pela contratação de parceiros alinhados aos compromissos assumidos por nossa firma, nos contratos com a aplicação de cláusulas de responsabilidade social, meio ambiente e anticorrupção, no Código de Conduta de Fornecedores que define os padrões e comportamentos esperados para nossos parceiros, nas políticas da área de compras e, principalmente, em nossa principal iniciativa do Programa GFOR, a “Avaliação ESG de Fornecedores”, a qual fomenta diversas ações de engajamento da cadeia de fornecedores que apresentaremos com mais profundidade.
A Avaliação ESG é realizada por meio de uma pesquisa que contempla questões relacionadas à responsabilidade ambiental, social e governança nos negócios. Alinhada às boas práticas de mercado e presente desde 2016, sendo posteriormente incorporada ao Programa GFOR, a Avaliação (antiga avaliação socioambiental de fornecedores) tem como objetivo identificar o estágio atual dos fornecedores, acompanhar suas evoluções e identificar oportunidades. Ademais, a utilizamos para avaliar possíveis riscos socioambientais e entender o perfil bem como algumas práticas adotadas por nossos parceiros em relação às suas próprias cadeias de fornecedores, possibilitando um olhar holístico da nossa cadeia e também de seus próprios parceiros.
Acreditamos que trabalhando em conjunto com os fornecedores conseguimos aumentar o nosso impacto positivo na sociedade e meio ambiente, além de apoiá-los em suas iniciativas e em seu desenvolvimento.
– Localização geográfica da implantação da prática
A Avaliação ESG é aplicada no formato online nacionalmente e foi aderente a fornecedores desde microempresas até empresas de grande porte presentes em um ou mais de nossos escritórios. Com o objetivo de ser inclusiva, geramos formulários distintos com a finalidade de aderirem à realidade dos nossos fornecedores.
Para o ciclo de 2023, com início da Avaliação em 15 de maio, avançamos com o envio de três modelos de formulários de Avaliação e traduzimos os arquivos para contemplar também os fornecedores que possuem sua base fora do nosso país.
– Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra
A PwC Brasil, por meio da área de Procurement, monitora e incentiva a evolução dos aspectos socioambientais de nossos fornecedores e, ao longo desta jornada, percebemos avanços significativos em nossa cadeia, os quais serão abordados no decorrer do relato. Em nosso último ciclo, realizado no ano de 2022, a metodologia da Avaliação ESG e seu formato de aplicação passaram por uma ampla revisão e as principais etapas são apresentadas a seguir.
O trabalho teve como marco a ampliação da parceria entre as áreas de Sustentabilidade Corporativa e Procurement da PwC Brasil.
O processo contou, a princípio, com a realização de benchmarkings de pesquisas ESG com o objetivo de mapear as melhores práticas do mercado quanto às questões mais buscadas por empresas e/ou iniciativas empresariais. A partir disso, foram definidas as nossas questões e a forma de recebimento das respostas, com discussões relevantes e sempre alinhadas à estratégia da PwC frente à temática ESG.
Os fornecedores convidados para participar da Avaliação foram definidos a partir dos seguintes critérios:
+Fornecedores gerenciados pela área de Procurement;
+Que estão sob regime de contratação firmado por um contrato;
+Que não estão sob regime de contratação firmado por um contrato, todavia possuem +recorrência de compras pontuais;
+Das diversas linhas de atuação: Tecnologia, Marketing, Recursos Humanos, Facilities, +Serviços Profissionais, Viagens Corporativas, Properties, Utilities, entre outros;
+De valores financeiros relevantes ou de alto impacto operacional.
Ao longo do período de preenchimento da Avaliação ESG, estabelecemos um núcleo de apoio com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o preenchimento do formulário, de modo a suprir dificuldades técnicas e/ou operacionais endereçadas à uma caixa de e-mail corporativa criada especificamente para facilitar essa comunicação. Ademais, monitoramos ativamente o recebimento das respostas e realizamos follow-ups para garantir o recebimento da Avaliação de nossos parceiros dentro do prazo.
Em paralelo à etapa de revisão, envio e recebimento das respostas de nossos fornecedores, iniciamos outra frente de atuação de suma importância: o desenvolvimento da Régua de Maturidade ESG da cadeia de fornecedores, o que nos permitiu identificar o estágio de maturidade dos fornecedores com base em suas respostas às questões da Avaliação ESG. Para suportar a régua de maturidade, uma métrica de pontuação e sistema de cálculo foram construídos para cada âmbito ESG.
Ao término do período da Avaliação, foi iniciada a etapa de análise e consolidação dos resultados. Uma vez tendo todos os resultados individuais em uma base consolidada, deu-se início à confecção do Relatório de Resultados Gerais da Avaliação ESG de fornecedores da PwC Brasil (divulgado pelo nosso CPO, Marcelo Tridapalli), documento este que apresentou os dados de nossa cadeia de fornecedores e os indicadores obtidos no trabalho, bem como elencou grande parte das ações implementadas pela PwC Brasil na agenda ESG a título de compartilhamento e referência para os nossos parceiros.
O material foi amplamente divulgado internamente e externamente, conforme mencionado e detalhado no tópico 6 “Gestão da Prática Relatada” deste material.
Após a confecção e o compartilhamento dos relatórios individuais de resultados de nossos fornecedores, selecionamos uma amostra significativa de participantes com o objetivo principal de estreitar relacionamento, além de explorar os resultados da pesquisa e fomentar discussões sobre a temática ESG por meio de reuniões de engajamento. O material foi amplamente apreciado e os feedbacks sobre a abordagem e nossa pioneira atuação foram extremamente positivos, conforme mencionado e detalhado no tópico 3 “Aspectos Inovadores Relacionados à Prática” deste material.
– Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática.
Tendo como estratégia estabelecer uma cadeia de fornecedores sustentável ao inserir critérios e indicadores socioambientais na contratação dos parceiros assegurando a conduta ética, comunicando com transparência os resultados socioambientais da nossa cadeia e apoiando o seu desenvolvimento, a liderança de Procurement buscou a estruturação das práticas ESG dentro da área a partir do incentivo ao desenvolvimento e qualificação técnica de seus profissionais em instituições de referência, como o Insper, além de efetivar a contratação de uma profissional sênior com formação em Engenharia Ambiental e vasta experiência em sustentabilidade, o que contribui na prática voltada para a cadeia de fornecedores com a aprimoração e ampliação dos processos já existentes. Entendemos que estas ações de capacitação e investimentos em educação corporativa voltada para o ESG potencializam o conhecimento e apoiam na disseminação da cultura da firma em sustentabilidade e ESG.
Além da capacitação da própria área de Procurement, houve também a participação crucial das áreas de Inclusão e Diversidade e Sustentabilidade Corporativa da PwC, desta forma, abrangendo os temas envoltos à Responsabilidade Social e Meio Ambiente, respectivamente.
– Principais resultados obtidos
A Avaliação ESG de Fornecedores de 2022 ouviu, voluntariamente, mais de 100 fornecedores que representavam 72% dos gastos da PwC Brasil gerenciados pela área de Procurement. Os fornecedores participantes representavam 66% de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) estimadas no ano fiscal 2022 sob a gestão de Procurement; é importante ressaltar que este percentual considera apenas as emissões de bens e serviços adquiridos à nossa firma.
Quando olhamos para o nível de engajamento da Avaliação ESG após sua incorporação ao Programa GFOR, notamos um crescimento na participação de nossos fornecedores convidados, saindo de 36% respondentes em 2016, para 56% em 2018 com a implantação do GFOR até o atingimento da marca de 100% dos fornecedores convidados respondentes em 2021, o que nos mostrou que um programa estruturado contribui significativamente para a colaboração e comprometimento dos fornecedores em participar de iniciativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Além dos avanços no nível de engajamento de nossos parceiros, os seus resultados também evoluíram de maneira gradual ao longo dos anos. Isso reforça o nosso posicionamento de estímulo à uma cadeia de fornecedores cada vez mais sustentável e também de que a adoção ao ESG contribui para a elevação da reputação das empresas, bem como para a evolução de seus resultados e, consecutivamente, sua maturidade.
Com base no objetivo de monitorar a evolução dos fornecedores participantes de nossa Avaliação ESG, a nossa régua de maturidade, criada em 2022, teve um impacto positivo e reforça que, com o propósito de estabelecer estágios e padrões esperados, foi possível passar a identificar o grau de maturidade dos nossos fornecedores, verificando o seu impacto gerado e, também, o impacto que indiretamente geram na sociedade.
Não apenas por meio dos dados fornecidos diretamente pela Avaliação ESG, mas o nosso Programa GFOR já obteve diversos resultados que colaboraram, até mesmo, com a alavancagem de indicadores de nossa pesquisa. Após a implantação do programa, em 2018, um de nossos fornecedores de pequeno porte, após ter contato com o nosso Código de Conduta para Terceiros, percebeu a importância da definição de padrões e comportamentos para uma organização e elaborou o seu próprio material e concedeu à PwC Brasil o primeiro exemplar do documento como uma forma de demonstrar o seu comprometimento com a temática. Comparando os resultados de 2018 e 2022, tivemos um aumento de 5 pontos percentuais entre os fornecedores que possuem Código de Ética/Conduta, saltando de 92% para 97% entre os respectivos anos. Este case de sucesso nos mostrou que, quando as empresas garantem que os recursos necessários estejam disponíveis para implementar e expandir as práticas sustentáveis nas organizações, os avanços são perceptíveis.
Link do Relatório de Resultados Gerais da Avaliação ESG de fornecedores da PwC Brasil: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7003808532294713344/”

Relevância para o Negócio:

“Inúmeros são os benefícios da participação de nossos parceiros em nosso Programa de Gestão de Performance, principalmente se olharmos pela ótica de que a temática ESG têm ganhado cada vez mais relevância dentro e fora das organizações, além de ter se tornado uma parte essencial na estratégia das empresas. Quando mensuramos os impactos socioambientais atrelados aos riscos, o poder de mitigação dos mesmos é exponencialmente maior e, assim, conseguimos também apoiar os fornecedores no diagnóstico de suas operações, por exemplo.
Além disso, a abordagem que praticamos é extremamente relevante e estratégica para a PwC, e esta contribui para os compromissos, assumidos globalmente, de nos tornarmos uma empresa Net Zero até 2030. Como desdobramento deste compromisso, temos assumido uma meta de ter ao menos 50% dos nossos fornecedores (por emissão) com metas de redução de emissões validadas pelo Science Based Targets (SBTi) até o ano fiscal de 2025. Este trabalho de engajamento e de gestão de nossos fornecedores está alinhado à estratégia de sustentabilidade corporativa e visa o compartilhamento de boas práticas ambientais em prol de alcançarmos uma operação mais eficiente e sustentável.
É notório que, com as discussões envolvendo mudanças climáticas cada vez mais em pauta, a cadeia de fornecedores passa a integrar, inclusive, a cadeia de valor das empresas; não só pela excelência desejada na prestação de serviço, mas também por compartilharem os mesmos valores. Ao associarmos isso com as nossas metas globais e o engajamento de nossos parceiros, notamos uma evolução significativa nos temas que permeiam as discussões sobre Gases de Efeito Estufa. Nota-se, entre os anos de 2018 e 2022, considerando nossa atuação nesta temática, uma ascensão de 15 pontos percentuais entre os fornecedores de médio e grande porte que passaram a elaborar inventário de emissões de GEE, e de 5 pontos percentuais entre aqueles que estabeleceram publicamente metas para a redução dos Gases de Efeito Estufa; assim nos mostrando a importância de discutir tais temas, principalmente, em nosso processo de avaliação.
Por fim, é possível afirmar que, na busca de uma cadeia de fornecedores mais eficiente e sustentável, deve-se buscar a construção de um sólido relacionamento junto a seus stakeholders. Pensando nisso, a cadeia de valor é um ponto de extrema relevância nas discussões sobre ESG e o nosso Programa permite com que os participantes tenham insumos e desenvolvam as suas próprias cadeias de fornecedores. Ao compararmos os resultados de 2018 com os de 2022, por exemplo, aumentamos em 20% a quantidade de fornecedores que possuem cláusulas relacionadas a não discriminação e a proteção dos Direitos Humanos em seus contratos com fornecedores. Além disso, 30% dos fornecedores de médio e grande porte participantes da pesquisa de 2022 avaliam a performance ambiental dos seus fornecedores, o que nos mostra que a sinergia entre os parceiros deve ser alinhada em seu propósito e comprometimento quanto ao desenvolvimento sustentável das empresas.” “É fato dizer que as empresas com foco em sustentabilidade estão mais preparadas para lidar com as mudanças nos padrões de produção e consumo. Fato este que, concomitantemente com a importância do termo ESG para os dias atuais, foi o que fez a área de Procurement reestruturar e ampliar a Avaliação ESG em sua cadeia de fornecedores.
Reconhecemos que muitas empresas já estão engajadas com práticas sustentáveis devido aos seus benefícios, enquanto outras estão apenas no início desta jornada. Para entendermos o momento que cada um dos nossos fornecedores se encontram e apoiarmos os mesmos nesta mudança de mindset, aplicamos a Avaliação e os apoiamos na identificação de um ponto de partida apropriado e na reflexão a respeito de seus próximos passos.
Uma das características que consideramos inovadoras em nosso processo é a régua de maturidade ESG. Construída em conjunto com a área de Sustentabilidade Corporativa, o material nos permite posicionar nossos fornecedores por meio de seus resultados ESG em três estágios da nossa metodologia (Inicial, Estratégico ou Liderança). Vale ressaltar que essa régua foi construída com base nas informações que a nossa Avaliação nos permite identificar e foi calibrada com os temas prioritários para a PwC e tendências globais. Para apoiar a categorização dos fornecedores dentro deste material, também foi elaborado um sistema de pontuação para cada âmbito ESG.
Por meio da régua, foi possível identificar o grau de maturidade dos nossos fornecedores e, a seguir, apresentamos um recorte do grupo de fornecedores (61) de médio e grande porte respondentes do ano fiscal 2022:
Ambiental: Os fornecedores participantes foram classificados majoritariamente no estágio Inicial (75%), ou seja, atuavam de acordo com a demanda do mercado e realizavam ações pontuais quando identificavam uma boa prática para redução de custos financeiros ou oportunidades comerciais;
Social: Grande parte dos fornecedores encontrava-se nos estágios Estratégico (46%) e Liderança (41%) de maneira quase que proporcional e balanceada, ou seja, parte atuava frente à demanda Social, estabelecendo uma área ou designando um profissional responsável por engajar este tema na organização (Estratégico) e outra parte, além disso, também já havia afirmado incorporar o tema na estratégia da organização e atuar no desenvolvimento de sua cadeia de fornecedores em iniciativas sociais, reconhecendo sua influência (Liderança);
Governança: Mais da metade dos fornecedores de médio e grande porte se encontravam no estágio de Liderança (72%), o que nos demonstrou o quanto os nossos parceiros estão de acordo com as normas regulamentadoras e possuem sua governança bem estruturada de forma que suas políticas e premissas abranjam todos os seus stakeholders (internos e externos).
Uma outra iniciativa que se tornou uma inovação dentro do Programa, elencada como um diferencial, foram as discussões com fornecedores a respeito de seus resultados. Construímos e compartilhamos materiais individuais a todos os participantes onde seus resultados foram apresentados juntamente com o resultado do porte de empresas que pertenciam. Com a construção destes conteúdos, nosso objetivo foi trazer visibilidade para os participantes e iniciar um processo de engajamento da nossa cadeia de fornecedores, onde os mesmos passam a participar ativamente do Programa e discussões sobre avanços nesta agenda tornam-se a questão central. O compartilhamento do material foi realizado no início de outubro de 2022 para 100% dos participantes da Avaliação ESG de todos os portes.
Ademais, selecionamos um percentual de fornecedores com o objetivo de estreitar o relacionamento, explorar os resultados e iniciar discussões sobre a temática ESG. As reuniões trouxeram insights de suma importância para a nossa área, desde o conhecimento de novos serviços e projetos sustentáveis os quais os nossos parceiros estavam engajados até a possibilidades de negócios, de modo a estreitar o relacionamento e tornar a nossa cadeia de fornecedores mais eficiente e sustentável.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“- Principais objetivos
Há mais de 100 anos no país, a PwC Brasil conta com cerca de 4 mil profissionais, distribuídos em 15 escritórios em todas as regiões brasileiras. Dentro dessa estrutura está a área de Procurement, que vem avançando em sua maturidade e hoje atua de maneira centralizada no atendimento de todos os nossos escritórios com uma organização dividida entre Sourcing, Governança e Transformação Digital. O Sourcing é responsável por definir e executar a estratégia das compras (estratégicas e táticas) da nossa firma. A Governança é responsável por riscos e ESG, gestão de cadastros, gestão de contratos, gestão dos fornecedores, políticas e procedimentos, entre outros. Já a Transformação Digital é responsável por todos os sistemas, automações, chatbot e Business Intelligence (BI) da área de compras.
Com o compromisso de estimular a nossa cadeia de fornecedores a exercer práticas sustentáveis, a área de Procurement da PwC Brasil, implementamos e realizamos o monitoramento contínuo de nossos fornecedores por meio do Programa de Gestão Performance, também conhecido como GFOR. Lançado em 2018, o programa tem o compromisso de avaliar a cadeia de fornecedores em três pilares: Práticas ESG, Performance e Riscos.
Presente no processo de Compras, a estratégia ESG está inserida em diversas etapas, como a de gestão de fornecedores com a aplicação de questões ESG no formulário de cadastro e homologação de fornecedores, na realização de processos de Sourcing com critérios ESG que apoiam na tomada de decisão da liderança pela contratação de parceiros alinhados aos compromissos assumidos por nossa firma, nos contratos com a aplicação de cláusulas de responsabilidade social, meio ambiente e anticorrupção, no Código de Conduta de Fornecedores que define os padrões e comportamentos esperados para nossos parceiros, nas políticas da área de compras e, principalmente, em nossa principal iniciativa do Programa GFOR, a “Avaliação ESG de Fornecedores”, a qual fomenta diversas ações de engajamento da cadeia de fornecedores que apresentaremos com mais profundidade.
A Avaliação ESG é realizada por meio de uma pesquisa que contempla questões relacionadas à responsabilidade ambiental, social e governança nos negócios. Alinhada às boas práticas de mercado e presente desde 2016, sendo posteriormente incorporada ao Programa GFOR, a Avaliação (antiga avaliação socioambiental de fornecedores) tem como objetivo identificar o estágio atual dos fornecedores, acompanhar suas evoluções e identificar oportunidades. Ademais, a utilizamos para avaliar possíveis riscos socioambientais e entender o perfil bem como algumas práticas adotadas por nossos parceiros em relação às suas próprias cadeias de fornecedores, possibilitando um olhar holístico da nossa cadeia e também de seus próprios parceiros.
Acreditamos que trabalhando em conjunto com os fornecedores conseguimos aumentar o nosso impacto positivo na sociedade e meio ambiente, além de apoiá-los em suas iniciativas e em seu desenvolvimento.
– Localização geográfica da implantação da prática
A Avaliação ESG é aplicada no formato online nacionalmente e foi aderente a fornecedores desde microempresas até empresas de grande porte presentes em um ou mais de nossos escritórios. Com o objetivo de ser inclusiva, geramos formulários distintos com a finalidade de aderirem à realidade dos nossos fornecedores.
Para o ciclo de 2023, com início da Avaliação em 15 de maio, avançamos com o envio de três modelos de formulários de Avaliação e traduzimos os arquivos para contemplar também os fornecedores que possuem sua base fora do nosso país.
– Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra
A PwC Brasil, por meio da área de Procurement, monitora e incentiva a evolução dos aspectos socioambientais de nossos fornecedores e, ao longo desta jornada, percebemos avanços significativos em nossa cadeia, os quais serão abordados no decorrer do relato. Em nosso último ciclo, realizado no ano de 2022, a metodologia da Avaliação ESG e seu formato de aplicação passaram por uma ampla revisão e as principais etapas são apresentadas a seguir.
O trabalho teve como marco a ampliação da parceria entre as áreas de Sustentabilidade Corporativa e Procurement da PwC Brasil.
O processo contou, a princípio, com a realização de benchmarkings de pesquisas ESG com o objetivo de mapear as melhores práticas do mercado quanto às questões mais buscadas por empresas e/ou iniciativas empresariais. A partir disso, foram definidas as nossas questões e a forma de recebimento das respostas, com discussões relevantes e sempre alinhadas à estratégia da PwC frente à temática ESG.
Os fornecedores convidados para participar da Avaliação foram definidos a partir dos seguintes critérios:
+Fornecedores gerenciados pela área de Procurement;
+Que estão sob regime de contratação firmado por um contrato;
+Que não estão sob regime de contratação firmado por um contrato, todavia possuem +recorrência de compras pontuais;
+Das diversas linhas de atuação: Tecnologia, Marketing, Recursos Humanos, Facilities, +Serviços Profissionais, Viagens Corporativas, Properties, Utilities, entre outros;
+De valores financeiros relevantes ou de alto impacto operacional.
Ao longo do período de preenchimento da Avaliação ESG, estabelecemos um núcleo de apoio com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o preenchimento do formulário, de modo a suprir dificuldades técnicas e/ou operacionais endereçadas à uma caixa de e-mail corporativa criada especificamente para facilitar essa comunicação. Ademais, monitoramos ativamente o recebimento das respostas e realizamos follow-ups para garantir o recebimento da Avaliação de nossos parceiros dentro do prazo.
Em paralelo à etapa de revisão, envio e recebimento das respostas de nossos fornecedores, iniciamos outra frente de atuação de suma importância: o desenvolvimento da Régua de Maturidade ESG da cadeia de fornecedores, o que nos permitiu identificar o estágio de maturidade dos fornecedores com base em suas respostas às questões da Avaliação ESG. Para suportar a régua de maturidade, uma métrica de pontuação e sistema de cálculo foram construídos para cada âmbito ESG.
Ao término do período da Avaliação, foi iniciada a etapa de análise e consolidação dos resultados. Uma vez tendo todos os resultados individuais em uma base consolidada, deu-se início à confecção do Relatório de Resultados Gerais da Avaliação ESG de fornecedores da PwC Brasil (divulgado pelo nosso CPO, Marcelo Tridapalli), documento este que apresentou os dados de nossa cadeia de fornecedores e os indicadores obtidos no trabalho, bem como elencou grande parte das ações implementadas pela PwC Brasil na agenda ESG a título de compartilhamento e referência para os nossos parceiros.
O material foi amplamente divulgado internamente e externamente, conforme mencionado e detalhado no tópico 6 “Gestão da Prática Relatada” deste material.
Após a confecção e o compartilhamento dos relatórios individuais de resultados de nossos fornecedores, selecionamos uma amostra significativa de participantes com o objetivo principal de estreitar relacionamento, além de explorar os resultados da pesquisa e fomentar discussões sobre a temática ESG por meio de reuniões de engajamento. O material foi amplamente apreciado e os feedbacks sobre a abordagem e nossa pioneira atuação foram extremamente positivos, conforme mencionado e detalhado no tópico 3 “Aspectos Inovadores Relacionados à Prática” deste material.
– Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática.
Tendo como estratégia estabelecer uma cadeia de fornecedores sustentável ao inserir critérios e indicadores socioambientais na contratação dos parceiros assegurando a conduta ética, comunicando com transparência os resultados socioambientais da nossa cadeia e apoiando o seu desenvolvimento, a liderança de Procurement buscou a estruturação das práticas ESG dentro da área a partir do incentivo ao desenvolvimento e qualificação técnica de seus profissionais em instituições de referência, como o Insper, além de efetivar a contratação de uma profissional sênior com formação em Engenharia Ambiental e vasta experiência em sustentabilidade, o que contribui na prática voltada para a cadeia de fornecedores com a aprimoração e ampliação dos processos já existentes. Entendemos que estas ações de capacitação e investimentos em educação corporativa voltada para o ESG potencializam o conhecimento e apoiam na disseminação da cultura da firma em sustentabilidade e ESG.
Além da capacitação da própria área de Procurement, houve também a participação crucial das áreas de Inclusão e Diversidade e Sustentabilidade Corporativa da PwC, desta forma, abrangendo os temas envoltos à Responsabilidade Social e Meio Ambiente, respectivamente.
– Principais resultados obtidos
A Avaliação ESG de Fornecedores de 2022 ouviu, voluntariamente, mais de 100 fornecedores que representavam 72% dos gastos da PwC Brasil gerenciados pela área de Procurement. Os fornecedores participantes representavam 66% de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) estimadas no ano fiscal 2022 sob a gestão de Procurement; é importante ressaltar que este percentual considera apenas as emissões de bens e serviços adquiridos à nossa firma.
Quando olhamos para o nível de engajamento da Avaliação ESG após sua incorporação ao Programa GFOR, notamos um crescimento na participação de nossos fornecedores convidados, saindo de 36% respondentes em 2016, para 56% em 2018 com a implantação do GFOR até o atingimento da marca de 100% dos fornecedores convidados respondentes em 2021, o que nos mostrou que um programa estruturado contribui significativamente para a colaboração e comprometimento dos fornecedores em participar de iniciativas em prol da sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
Além dos avanços no nível de engajamento de nossos parceiros, os seus resultados também evoluíram de maneira gradual ao longo dos anos. Isso reforça o nosso posicionamento de estímulo à uma cadeia de fornecedores cada vez mais sustentável e também de que a adoção ao ESG contribui para a elevação da reputação das empresas, bem como para a evolução de seus resultados e, consecutivamente, sua maturidade.
Com base no objetivo de monitorar a evolução dos fornecedores participantes de nossa Avaliação ESG, a nossa régua de maturidade, criada em 2022, teve um impacto positivo e reforça que, com o propósito de estabelecer estágios e padrões esperados, foi possível passar a identificar o grau de maturidade dos nossos fornecedores, verificando o seu impacto gerado e, também, o impacto que indiretamente geram na sociedade.
Não apenas por meio dos dados fornecidos diretamente pela Avaliação ESG, mas o nosso Programa GFOR já obteve diversos resultados que colaboraram, até mesmo, com a alavancagem de indicadores de nossa pesquisa. Após a implantação do programa, em 2018, um de nossos fornecedores de pequeno porte, após ter contato com o nosso Código de Conduta para Terceiros, percebeu a importância da definição de padrões e comportamentos para uma organização e elaborou o seu próprio material e concedeu à PwC Brasil o primeiro exemplar do documento como uma forma de demonstrar o seu comprometimento com a temática. Comparando os resultados de 2018 e 2022, tivemos um aumento de 5 pontos percentuais entre os fornecedores que possuem Código de Ética/Conduta, saltando de 92% para 97% entre os respectivos anos. Este case de sucesso nos mostrou que, quando as empresas garantem que os recursos necessários estejam disponíveis para implementar e expandir as práticas sustentáveis nas organizações, os avanços são perceptíveis.
Link do Relatório de Resultados Gerais da Avaliação ESG de fornecedores da PwC Brasil: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7003808532294713344/”

Gestão da Prática Relatada:

“Uma vez tendo a consolidação de resultados obtidos por meio de nossa calculadora de maturidade previamente validados, iniciamos a construção de um Relatório de Resultados como forma de gerar um conteúdo de valor para a sociedade e, assim, compartilharmos com os nossos stakeholders, internos e externos, um pouco do perfil de uma amostra de nossa cadeia de fornecedores.
O material foi utilizado como fonte de informação visto que permite que quem o acesse passe a ter uma visão mais estratégica entendendo onde a nossa cadeia de fornecedores está no que diz respeito à maturidade em cada âmbito ESG e onde queremos que ela esteja nos próximos anos. Além disso, a divulgação do material foi realizada em todos os canais de comunicação internos da PwC Brasil, alcançando 100% dos nossos profissionais presentes em território nacional, bem como para os fornecedores participantes via e-mail e, também, para o público externo via LinkedIn.
Por meio da publicação externa feita pelo nosso CPO, Marcelo Tridapalli, quando observamos os principais dados demográficos das pessoas alcançadas, vimos que o alcance foi maior em cargos de alta gestão, sendo o maior alcance entre CEOs; dado importante pois, para acelerar a agenda ESG no País, pesquisas apontam que CEOs, presidentes e vice-presidentes de empresas devem tomar a frente da pauta.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Disseminar conhecimento é imprescindível para a sobrevivência das empresas. Com este papel, a nossa firma tem o compromisso de estimular a sua cadeia de fornecedores a exercer práticas sustentáveis.
Quando falamos sobre a nossa abordagem de Gestão ESG na cadeia de fornecedores, podemos afirmar que uma das etapas com maior possibilidade de disseminação, replicação e continuidade é a Avaliação ESG.
O modelo aplicado é altamente replicável a todas as organizações que tenham o objetivo de conhecer as práticas sustentáveis de sua cadeia de fornecedores; além disso, a nossa Avaliação ESG também traz um viés de de conscientização sobre a importância das práticas, bem como estabelece uma cultura forte de sustentabilidade, o que contribui demasiadamente para a agenda ESG das empresas dispostas a aderir o modelo.
Ademais, na PwC Brasil, conhecendo o perfil de nossa cadeia de fornecedores, estamos ampliando, junto à área de Sustentabilidade Corporativa, a construção de um Plano de Engajamento ESG para Fornecedores, onde poderemos apoiá-los em pontos identificados como prioritários para nossa Firma, como o engajamento em temas como agenda climática e Inclusão e Diversidade.”