Ano: 2023

Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão

epharma

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“O mundo tem se transformado em dimensões que afetam a vida de todas as pessoas. É muito importante pensarmos nos riscos relacionados aos impactos sociais e ambientais que foram gerados por esses padrões da sociedade. A Epharma está atenta a essas tendências e desenvolve todos seus projetos e negócios baseados em atender os compromissos estabelecidos pela agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso objetivo é promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos partindo do princípio de que as pessoas e o meio ambiente compõem um ecossistema único, realizamos a gestão dos programas relacionados a Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho de forma integrada.
A Epharma está voltada para o crescimento, portanto as estratégias utilizadas pela empresa têm ações de médio a longo prazo, na intenção de alcançar seus objetivos com excelência, através da transformação digital, inovações e engajamento tanto de nossos colaboradores quanto de nosso público alvo. Acredita-se que para expandir os negócios é necessário um movimento contínuo de mudanças, antes de mais nada, liderado por pessoas que, simultaneamente, estão se desenvolvendo. Uma boa estratégia melhora a tomada de decisões, seja ela voltada para investimentos, orientação e priorização de projetos e outras atividades dentro da organização. Portanto, priorizamos: objetivos definidos, inovação, customer experience, maestria em nossos serviços, people experience e colaboradores engajados. Dentro destes princípios, o nosso objetivo principal é nos engajarmos nas oportunidades e mitigarmos as ameaças para alcançarmos a perspectiva própria sobre o futuro. Uma abordagem prospectiva para construirmos o nosso próprio futuro.
O programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) na Epharma abrange toda a operação da empresa e todos os cargos hierárquicos, por oferecermos trabalho remoto, temos colaboradores de várias cidades e estados do Brasil contratados neste momento.
As ações do programa DE&I foram iniciadas em 2020, de maneira simultânea ao enfrentamento da pandemia covid-19, conseguimos mapear as necessidades e prioridades que precisavam ser implementadas para que o ambiente de trabalho da Epharma fosse reconhecido cada vez acolhedor e diverso. A diversidade foi implementada com a visão de ser um motor de inovação e dar voz, contexto de tranformação digital e profissionalização da empresa.
Em junho de 2021, foi lançado oficialmente o programa de diversidade com capacitações e treinamentos para reforçar o posicionamento da empresa sobre os temas DE&I. Em seguida, foram lançados os projetos Mentoria Feminina e Coaching Maternidade. Como avanço do programa, as mentorias para diversidade foram lançadas em 2022.
A área que conduz o programa hoje é ESG em parceria com a área de Recursos Humanos, time que deu origem ao programa. Além disso, todas as áreas se envolvem nas iniciativas e projetos, conforme a programação estabelecida, como nos grupos de afinidade, onde os colaboradores são protagonistas dos diálogos. Como parceiros do programa temos a Trillio Academy e Fesa Group, para a disponibilização de treinamentos, palestras e conteúdos de DE&I. Para o projeto Passo a Frente, realizamos em parceria com a CMOV e o acesso à saúde dos povos indígenas, foram realizados em parceria com a instituição EDS – Expedicionários da Saúde.
Conseguimos mensurar de maneira positiva os resultados do Programa de Diversidade desde a sua concepção, implantação e até o presente momento, conforme descritos à seguir e que serão detalhados de maneira mais aprofundada na seção 6:
1. Melhora do clima organizacional: um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado é mais positivo e agradável para todos, resultando em maior satisfação dos colaboradores. A pesquisa de clima que teve os resultados divulgados em 2022, destacam-se o índice de participação dos colaboradores que atingiu 92% e a pontuação do nosso e-NPS que atingiu 82,2 pontos, comprovando que todos os esforços que temos empenhado internamente são reconhecidos nessa pesquisa como um diferencial pela nossa força de trabalho. Os resultados são compartilhados pelos gestores de cada área, envolvendo as equipes em planos de ação para abordar as oportunidades de melhoria.
2. GTPW Mulher 2023: A Epharma foi reconhecida como a 10ª Melhor Empresa para a Mulher trabalhar pela Great Place To Work® Brasil. Temos a cultura de acolher, incentivar o cuidado com a saúde física e mental, valorizar e apoiar a maternidade e empoderar nossas mulheres colaboradoras. Com 73% do público feminino, temos compromissos e metas claras e transparentes com a agenda ESG, com o objetivo de alcançar ações que tenham impacto positivo no meio ambiente, sociais e em governança corporativa.
3. Atração de talentos: com os temas de DE&I em pauta na nossa comunicação interna e externa, conseguimos crescer de maneira significativa na atração de talentos diversos que buscam um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. Em 2020, a epharma recebeu 20.622 candidaturas de pessoas diversas. Em 2022, esse número cresceu de maneira significativa para 57.313, ou seja, sendo que o número de candidaturas geral é de 64.487. O percentual de candidatura de pessoas diversas é de 88%.”

Relevância para o Negócio:

“A estratégia da Epharma e consequentes objetivos é desenhada a partir da colaboração de todos que exercem papeis de gestores, e que ao mesmo tempo assumam o compromisso de multiplicar aos seus times e de acompanhar os resultados. Para garantir o envolvimento de todos neste processo definimos um modelo para compartilhar informações e acompanhamento, que começa em ferramentas de acesso comum a todos (todos podem acompanhar as metas e objetivos assim como os resultados chaves todos), e passa por uma rotina de encontros trimestrais abertos onde cada time apresenta as suas realizações e toma conhecimento sobre os demais times. Mas antes de mais nada, sempre no início de cada ano montamos uma reunião com a presença de todos da companhia onde compartilhamos os nossos objetivos para o ano acompanhado de seus fundamentos.
O faturamento da empresa atingiu um crescimento expressivo em 2022, R$212 mi/anual, quando comparado ao ano de 2021, R$153 mi/anual. Esse crescimento é refletido no aumento da reputação e marca.
Mas para que esta participação, resultado e colaboração funcionar adotamos a metodologia de OKR, o que empodera nossas pessoas com autonomia suficiente para conduzir seus objetivos e de seus times.” “Quando falamos de metodologias, tomamos a decisão de fazer uma revisão do design organizacional para apoiar a transformação ágil. A área de pessoas se reestruturou em forma de fluxos de valor baseado na metodologia de design organizacional Unfix Model, lançada em 2022, a fim de destacar o crescimento da área de ESG e a área de inovação interna.
Realizamos comunicações diárias em nossas redes sociais externas e corporativa, além do chat interno a fim de manter a atualização dos colaboradores sobre nossos movimentos e para conectar cada pessoa às novidades de nossa cultura, alcançando assim todos os colaboradores.
Disponibilizamos para as colaboradoras da Epharma o Programa de Mentoria Feminina com o propósito de fortalecer sua trajetória profissional. Essa iniciativa tem como objetivo empoderar as mulheres epharmers, para que possam transformar suas vidas e suas carreiras. Em 2022, 14 colaboradoras foram mentoradas em 58 sessões realizadas e o retorno foi de 100% de satisfação.
O Coaching Maternidade é um relevante projeto que compõe o programa. A participação é elegível a todos os cargos, é composto por reuniões individuais com especialistas em desenvolvimento humano que acompanham as as colaboradoras gestantes durante o processo de saída e retorno da licença-maternidade, além de acompanhamento com a liderança direta e time de RH. Além das reuniões individuais, são realizadas mensalmente rodas de conversa para todas as colaboradoras que são mães, independentemente da idade de seus filhos. Para as gestantes e lactantes, a Epharma concede descontos de 30% em fraldas, leites e suplementos.
Além da mentoria feminina, a Epharma disponibiliza também mentorias para a diversidade, disponibilizadas em 2022. Onde os colaboradores que se identificam como pessoas LGTQIAP+, negros e negras, mulheres e grupos minorizados têm a oportunidade de acompanhamento profissional para a construção de um repertório único, desenvolvem a confiança no próprio potencial e são estimulados a assumirem protagonismo da sua vida e carreira.
O nosso objetivo é promover um ambiente de oportunidades, para que nossas pessoas colaboradoras consigam conciliar todos os seus desafios diários, superar suas metas e serem agentes ativos na entrega de resultados exponenciais.
Em 2022 foram mais de cem sessões realizadas, com um NPs de 100, o que reforça e ressalta nosso compromisso em promover a melhor experiência para nossas pessoas.
Para a atração de talentos, a Epharma utiliza a plataforma Gupy, onde são acompanhados todos os indicadores de candidatura, seleção e contratação de pessoas diversas. Em 2020, a Epharma recebeu 20.622 candidaturas de pessoas diversas. Em 2022, esse número cresceu de maneira significativa para 57.313, ou seja, sendo que o número de candidaturas geral é de 64.487. O percentual de candidatura de pessoas diversas é de 88%.
Visando a saúde emocional dos colaboradores, fim de oferecer uma jornada de autosserviço personalizada, a Epharma disponibiliza acompanhamento psicológico através da plataforma Zenklub e acompanha esses indicadores, com o objetivo de manter a segurança psicológica das pessoas para uma cultura inclusiva e acolhedora. Atualmente, temos uma nota de avaliação de 4,75, onde a nota máxima é 5. E temos 50% dos colaboradores epharmers engajados no uso do programa. “

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O mundo tem se transformado em dimensões que afetam a vida de todas as pessoas. É muito importante pensarmos nos riscos relacionados aos impactos sociais e ambientais que foram gerados por esses padrões da sociedade. A Epharma está atenta a essas tendências e desenvolve todos seus projetos e negócios baseados em atender os compromissos estabelecidos pela agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso objetivo é promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos partindo do princípio de que as pessoas e o meio ambiente compõem um ecossistema único, realizamos a gestão dos programas relacionados a Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho de forma integrada.
A Epharma está voltada para o crescimento, portanto as estratégias utilizadas pela empresa têm ações de médio a longo prazo, na intenção de alcançar seus objetivos com excelência, através da transformação digital, inovações e engajamento tanto de nossos colaboradores quanto de nosso público alvo. Acredita-se que para expandir os negócios é necessário um movimento contínuo de mudanças, antes de mais nada, liderado por pessoas que, simultaneamente, estão se desenvolvendo. Uma boa estratégia melhora a tomada de decisões, seja ela voltada para investimentos, orientação e priorização de projetos e outras atividades dentro da organização. Portanto, priorizamos: objetivos definidos, inovação, customer experience, maestria em nossos serviços, people experience e colaboradores engajados. Dentro destes princípios, o nosso objetivo principal é nos engajarmos nas oportunidades e mitigarmos as ameaças para alcançarmos a perspectiva própria sobre o futuro. Uma abordagem prospectiva para construirmos o nosso próprio futuro.
O programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) na Epharma abrange toda a operação da empresa e todos os cargos hierárquicos, por oferecermos trabalho remoto, temos colaboradores de várias cidades e estados do Brasil contratados neste momento.
As ações do programa DE&I foram iniciadas em 2020, de maneira simultânea ao enfrentamento da pandemia covid-19, conseguimos mapear as necessidades e prioridades que precisavam ser implementadas para que o ambiente de trabalho da Epharma fosse reconhecido cada vez acolhedor e diverso. A diversidade foi implementada com a visão de ser um motor de inovação e dar voz, contexto de tranformação digital e profissionalização da empresa.
Em junho de 2021, foi lançado oficialmente o programa de diversidade com capacitações e treinamentos para reforçar o posicionamento da empresa sobre os temas DE&I. Em seguida, foram lançados os projetos Mentoria Feminina e Coaching Maternidade. Como avanço do programa, as mentorias para diversidade foram lançadas em 2022.
A área que conduz o programa hoje é ESG em parceria com a área de Recursos Humanos, time que deu origem ao programa. Além disso, todas as áreas se envolvem nas iniciativas e projetos, conforme a programação estabelecida, como nos grupos de afinidade, onde os colaboradores são protagonistas dos diálogos. Como parceiros do programa temos a Trillio Academy e Fesa Group, para a disponibilização de treinamentos, palestras e conteúdos de DE&I. Para o projeto Passo a Frente, realizamos em parceria com a CMOV e o acesso à saúde dos povos indígenas, foram realizados em parceria com a instituição EDS – Expedicionários da Saúde.
Conseguimos mensurar de maneira positiva os resultados do Programa de Diversidade desde a sua concepção, implantação e até o presente momento, conforme descritos à seguir e que serão detalhados de maneira mais aprofundada na seção 6:
1. Melhora do clima organizacional: um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado é mais positivo e agradável para todos, resultando em maior satisfação dos colaboradores. A pesquisa de clima que teve os resultados divulgados em 2022, destacam-se o índice de participação dos colaboradores que atingiu 92% e a pontuação do nosso e-NPS que atingiu 82,2 pontos, comprovando que todos os esforços que temos empenhado internamente são reconhecidos nessa pesquisa como um diferencial pela nossa força de trabalho. Os resultados são compartilhados pelos gestores de cada área, envolvendo as equipes em planos de ação para abordar as oportunidades de melhoria.
2. GTPW Mulher 2023: A Epharma foi reconhecida como a 10ª Melhor Empresa para a Mulher trabalhar pela Great Place To Work® Brasil. Temos a cultura de acolher, incentivar o cuidado com a saúde física e mental, valorizar e apoiar a maternidade e empoderar nossas mulheres colaboradoras. Com 73% do público feminino, temos compromissos e metas claras e transparentes com a agenda ESG, com o objetivo de alcançar ações que tenham impacto positivo no meio ambiente, sociais e em governança corporativa.
3. Atração de talentos: com os temas de DE&I em pauta na nossa comunicação interna e externa, conseguimos crescer de maneira significativa na atração de talentos diversos que buscam um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor. Em 2020, a epharma recebeu 20.622 candidaturas de pessoas diversas. Em 2022, esse número cresceu de maneira significativa para 57.313, ou seja, sendo que o número de candidaturas geral é de 64.487. O percentual de candidatura de pessoas diversas é de 88%.”

Gestão da Prática Relatada:

“Periodicamente, são realizadas pesquisas interna de engajamento, a Employee Net Promoter Score, também conhecida como eNPS. Os colaboradores são estimulados a participar de forma voluntária e toda a ação ocorre em ambiente virtual, sem identificação dos participantes.
Na 8a. edição do Great Place to Work – GPTW Barueri e Região, fomos certificadas entre as cinco primeiras empresas do ranking que oferecem as melhores condições de trabalho aos funcionários, possuem ótimas práticas de governança e inovação, além de investirem no bem-estar de suas equipes.
Nos resultados divulgados em 2022, destacam-se o índice de participação dos colaboradores que atingiu 92% e a pontuação do nosso eNPS que atingiu 82,2 pontos, comprovando que todos os esforços que temos empenhado internamente são reconhecidos nessa pesquisa como um diferencial pela nossa força de trabalho. Os resultados são compartilhados pelos gestores de cada área, envolvendo as equipes em planos de ação para abordar as oportunidades de melhoria.
O indicador Paygap que mensura a equidade salarial, atingimos a meta de atuar com 100% de equidade salarial para mulheres e para pessoas negras e negros e comunidade LGBTQIAP+ tem o compromisso de atingir a equidade até 2025, trabalhando diariamente para que qualquer indício, vestígio ou existência de segregação seja eliminado através de processos transparentes, planejamento recorrente, monitoramento e averiguações constantes.
Sabemos que o engajamento impacta seriamente nos seus resultados de negócio e no atingimento de metas da empresa, quando realizada a pesquisa de engajamento (Gallup Q12) em 2020, o percentil era de 61 e evoluiu para 71 em 2022. Realizamos encontros periódicos com os grupos de afinidade, que são organizados para destacar cinco recortes de diversidade: geracional, mulheres, pessoas LGTQIAP+, pessoas com deficiência e pessoas negras, onde os colaboradores são protagonistas dos diálogos e compartilham experiências e conteúdos enriquecedores com as pessoas que não fazem parte dessa representatividade e podem desenvolver empatia no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a inclusão.
Vemos essa nossa proposta de valor ao colaborador refletida no Glassdoor, que conta uma história de transformação e cuidado ao epharmer. Entre os elogios mais frequentes dos colaboradores no Glassdoor estão: ambiente de trabalho, home office, ótimos benefícios, bem-estar e oportunidade de crescimento. A nota de avaliação cresceu de 3,4 em 2020 para 4,8 em 2022.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Acreditamos que todas as empresas podem colher resultados significativos com a promoção dos temas DE&I. As práticas implementadas podem ser replicadas em sua totalidade, independentemente do porte ou setor de atuação. Uma recente pesquisa realizada pela McKinsey & Co. no ano de 2020 em mais de 15 países e com um total de 1000 grandes empresas revela estatísticas muito animadoras: empresas com mais diversidade de gênero na liderança têm mais de 25% de chances de maior retorno financeiro do que as concorrentes; empresas com mais de 30% de mulheres nos cargos executivos da alta liderança são mais propensas a uma melhor performance de 10 a 30% do que empresas que não têm mulheres nesses cargos. De fato, a empresa com o maior número de mulheres nesses cargos teve uma diferença de performance gritante – 48% a mais do que a concorrente com menos mulheres.
Em 2019, as empresas com diversidade étnica e cultural tiveram uma performance melhor em 36%. Nos anos anteriores, o número estava em 33%, crescendo lentamente, mas com resultados sólidos. O estudo deixa claro que essas empresas continuam a ter uma performance significativamente superior do que as empresas que não investem em diversidade. Ainda de acordo com a pesquisa, é o “ambiente de trabalho e as boas experiências decorrentes dele que determinam se as pessoas com talentos diversos permanecem ou não, e se prosperam ou não”. Ou seja, a inclusão é o fator determinante na hora da atração e retenção das pessoas talentosas.”