Ano: 2023

Programa de CHstaRs

C.H. Robinson Worldwide Logística do Brasil Ltda.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“A C.H. Robinson é uma empresa de alcance global que atua no segmento de transportes: rodoviário, marítimo e aéreo. Atualmente está presente em 150 países e possui 3 escritórios no Brasil: São Paulo/SP, Santos/SP e Campinas/SP. Em 2019 a empresa precisou passar por uma reformulação estratégica, sendo assim assumindo novos cargos na alta liderança, que resultou em uma completa mudança na cultura organizacional dos escritórios no Brasil.
Anualmente é enviada uma pesquisa de clima organizacional, gerenciada pelo corporativo e cujos resultados são compartilhados com os responsáveis pelos escritórios. Foi percebido pela alta liderança do Brasil que existia uma dificuldade na retenção de talentos devido, entre outros motivos, a uma ausência de alinhamento dos valores organizacionais com os valores pessoais dos colaboradores.
Para que isso ficasse intrínseco e, que os colaboradores conseguissem realizar ações de acordo com a “nova” cultura organizacional que estava em formação, ocorreu um trabalho minucioso do setor estratégico junto ao setor de ESG ao longo desses 3 últimos anos de promoção dos valores da empresa. O marco da virada de chave ocorreu no final de 2021, quando foi estruturado o programa de reconhecimento CHstaRs, que premia os colaboradores que conseguem demonstrar a vivência dos valores da empresa no ponto de vista de seus pares, e os incentiva a vivenciar as práticas sustentáveis e de preservação ecossistêmicas em sua visita, proporcionada pelo reconhecimento recebido, no nosso parceiro (Green Farm CO2 Free).
Foram analisadas ferramentas para possibilitar a votação, sendo inicialmente utilizado o Microsoft Forms e posteriormente a plataforma Cheers da BI Worldwide para a indicação dos reconhecimentos. A área de ESG ficou responsável pela coordenação do projeto, sendo destinado 2 pessoas para tanto, afim de desenhar o regulamento do programa, fazer a comunicação do programa, realizar ações de engajamento do time, apuração e apresentação dos resultados.
O projeto em si foi implementado em janeiro e atualizado ao longo do ano de 2022, bem como está funcionando e em melhoria contínua até os dias atuais. Com os resultados da pesquisa de clima de 2022, após a implementação do programa, e fazendo um comparativo com o ano de 2019, foi percebido melhora em todos os critérios de engajamento e ações relacionadas ao ESG, tendo como resultado geral melhora de 14% no engajamento (taxa de resposta da pesquisa).
O programa CHstaRs é um programa disponível para todo o time de colaboradores Brasil, que traz a lógica de reconhecimentos constantes feitos pelos pares e também elogios recebidos de clientes, como forma de incentivo ao bom trabalho realizado. E que “quem não gosta de receber elogios?” “E quem não se sente motivado a performar melhor diante do reconhecimento de suas atividades?” Por todas as questões já pontuadas, o estratégico da organização junto a área de ESG criou um programa inovador de reconhecimento aliado a sustentabilidade, tendo como ideia principal incentivar os colaboradores e times a reconhecerem / pontuarem práticas excepcionais de acordo com os valores da organização que são:
• Evoluir constantemente: tentamos novas ideias e nunca paramos de aprender ou desafiar;
• Oferecer excelência: sempre vamos além do esperado, porque bom o suficiente nunca é bom o suficiente;
• Crescer juntos: valorizamos as relações e somos mais inteligentes e mais fortes com uma equipe diversificada e unificada;
• Dotar a integridade: fazemos o que afirmamos que faremos, e fazemos o que é certo.
Logo, o programa surgiu como a forma de fortalecer essa “nova” cultura organizacional, bem como fortalecer a estratégia empresarial, reter talentos, engajar os colaboradores, disseminar os conhecimentos sustentáveis e de preservação do meio ambiente.
Sendo assim, esses reconhecimentos são pontuados periodicamente em uma plataforma digital para colaboradores, bem como eles também podem ser pontuados através da leitura do QR code para estagiários, que é disponibilizado nos canais de comunicação da empresa. A plataforma funciona como uma timeline de rede social interna, permitindo que os colaboradores que fazem os reconhecimentos os deixem de forma pública, expondo assim os reconhecimentos recebidos a todos os colaboradores com acesso. Logo independente se o colaborador ou time for o vencedor do quarter (período referente a 3 meses) ou não, suas práticas e ações extraordinárias são compartilhadas com os demais membros da equipe.
O projeto funciona assim:
• Reconhecimento de colaborador: cada colaborador pode fazer até 3 indicações por mês ou 9 no quarter (período referente a 3 meses) na plataforma. Caso o colaborador ultrapasse essa quantidade as suas indicações excedentes serão desconsideradas, a contar pela data da postagem em ordem crescente.
• Reconhecimento de times: Mensalmente os times podem fazer a indicação de uma outra área que se destacou no período pela excelência operacional ou um projeto realizado. A área não pode votar nela mesma.
Para ser premiado, o colaborador deve receber 5 reconhecimentos e a equipe pode receber 3 reconhecimentos de valores iguais ou 4 de valores diferentes, bem como ambos devem apresentar uma boa performance. Uma outra forma de receber reconhecimentos é por meio de elogios formais recebidos de clientes, estes são encaminhados para a área de ESG que faz a postagem na plataforma direcionando para o colaborador ou time que recebeu o elogio pelo excelente serviço prestado. Sendo assim, os vencedores do programa ganham uma remuneração em dinheiro e um pin do programa para colocar no crachá, já a equipe ganha um quadro com o reconhecimento e um happy hour para desfrutarem juntos.
No fechamento do período a área de ESG faz o levantamento dos resultados trimestrais e os apresenta para os gestores, que farão uma avaliação das indicações e irão deliberar sobre a sua validade, visto que é primordial que a ação destacada tenha conexão com o valor indicado e seja uma ação que vá além da rotina normal da função ou da área.
Posteriormente, é montada uma apresentação padrão com o nome de todos que receberam os elogios no período (trimestre) e a foto dos vencedores são associadas a estrelas, os resultados são apresentados na reunião mensal de apresentação de resultados com a diretoria – Be-Inside, é disponibilizado também no canal de comunicação interna da empresa. Os cartões de reconhecimento dos estagiários são enviados por e-mail, devido a impossibilidade de acesso na plataforma.
Além desses benefícios e sendo um dos fatores principais do engajamento dos colaboradores, é que os vencedores, além dos prêmios já citados, ganham uma viagem para visitar nosso parceiro Green Farm CO2 Free em Itaquiraí – MS, um dos maiores projetos ambientais do Brasil, com intuito de vivenciar práticas sustentáveis, relaxar e se conectar com a natureza, bem como entender e visualizar práticas de preservação ecologia, de tratamento e criação de espécies em risco de extinção para reintrodução no meio ambiente, de plantio de árvores e compreender a importância do reflorestamento.
Logo, os vencedores do programa CHstaRs tem a experiência de vivenciar alguns dos 34 serviços ecossistêmicos ofertados por nosso parceiro durante a visita. Os principais são:
• Programas socioeducativos;
• Pesquisa;
• Beleza cênica;
• Recreativo;
• Visita de empresas associadas;
• Biodiversidade e habitat;
• Polinização;
• Neutralização de carbono;
• Plantio de árvores e banco de germoplasma;
• Viveiro conservacionista de animais silvestres;
• Filtragem/ qualidade da água;
• Soltura de peixes nos rios;
• Preservação de área verde;
• Relatório de responsabilidade socioambiental.
Dessa forma o projeto funciona com a participação das seguintes partes interessadas:
• Administração – Diretoria e área de ESG que coordenam o programa;
• Colaboradores – Funcionários da C.H. Robinson que fazem as indicações e são elegíveis a premiação;
• Fornecedores – Green Farm CO2 Free que recebe nossos colaboradores e demostra na prática como funciona a sustentabilidade ambiental. Fornecedor de viagens que auxilia nas reservas de voos e hotéis para a viagem.
Por fim, a C.H. Robson com o programa CHstaRs tem como intuito promover de maneira simplificada o entendimento dos conceitos de sustentabilidade e preservação, tornar os colaboradores agentes e semeadores dessas práticas dentro da empresa e em sua rotina não só no trabalho, mas em sua vida pessoal também.
Já relacionado a estratégia, destaca-se que o alinhamento dos valores organizacionais aos valores pessoais, impactando no nível de serviço, entrega e realização de ações de acordo com o propósito, bem como melhorias no engajamento dos colaboradores.

Relevância para o Negócio:

“A C.H. Robinson é uma empresa que têm como intuito criar soluções personalizadas e inovadoras para ajudar nossos clientes a otimizar suas cadeias de suprimento. Por isso, é essencial que os colaboradores trabalhem em um ambiente harmonioso no qual eles se sintam confortáveis para desempenhar suas atividades de forma excepcional visando atender o cliente, tanto o interno como o externo, com excelência.
Nos últimos anos, com a crescente preocupação com a sustentabilidade global, a C.H. Robinson vem se comprometendo com práticas empresariais responsáveis que garantem impacto positivo em nosso planeta, perante iniciativas de sustentabilidade corporativa ao suporte para redução de emissões de clientes, operadoras e fornecedores, trabalhando para criar cadeias de suprimentos eficientes e sustentáveis de acordo com o nosso programa Sustentabilidade.
Vislumbrando o atendimento desses aspectos, bem como de forma que reforce a estratégia organizacional alinhada a sustentabilidade, a C.H. Robinson pensou de maneira inovadora, fazer com que seus funcionários se sentissem motivados, valorizados, e contribuintes da mudança, sendo desenvolvido por meio do programa de reconhecimento CHstaRs, associado a experiencia de vivenciar a aplicação de práticas sustentáveis e de preservação ao meio ambiente no nosso parceiro Green Farm CO2 Free, com o intuito de corroborar para o aumento do nível de retenção de talentos.
A prática se tornou uma prioridade na estratégia de retenção e melhora no engajamento dos colaboradores, sendo considerada no orçamento anual para manutenção do programa, visto que a prática afeta o nível de satisfação do funcionário com a empresa e dessa forma sua performance e comprometimento.
Com a implementação do programa, os colaboradores tiveram informações mais claras sobre o direcionamento estratégico que foi abordado em formato de valores. Sendo assim, foi percebido maior engajamento tanto nas ações operacionais como nas ações sustentáveis, melhora no clima organizacional e podendo até ser pontuado melhora na performance dos setores, logo refletindo na melhora no atendimento ao cliente, entregando um serviço mais assertivo e sustentável para a cadeia de suprimentos de nossos clientes. ” “Para envolver e engajar os colaboradores nos valores organizacionais, com o intuito de gerar pertencimento e orgulho em trabalhar na empresa, bem como para explicar e disseminar práticas sustentáveis associadas ao programa, a organização foi além, saiu da metodologia tradicional e fez um brainstorming com colaboradores, diretoria, ESG e um benchmarking com outras empresas parceiras para entender os aspectos que motivam os colaboradores a ficarem na empresa e se sentirem pertencentes ao negócio. Após esse brainstorming foram utilizados princípios de Design Thinking para a implementação da ideia.
Os conhecimentos sobre os valores da empresa, bem como aplicá-los na sua rotina, e temas ligados a sustentabilidade são passados em treinamentos, palestras, através de informativos, recomendações de leitura e principalmente na visita à Green Farm CO2 Free, que proporciona aos colaboradores vivenciar e se conectar com a natureza, visualizando e aprendendo na prática os conceitos de sustentabilidade e preservação do ecossistêmica, tanto da fauna como da flora.
Com a visita no nosso parceiro e a vivência dessa experiência os colaboradores conseguem incorporar as práticas sustentáveis no seu dia a dia, bem como disseminar boas práticas para as pessoas que participam de seu meio social.
Outro aspecto importante é que ela trouxe acessibilidade, facilidade e divulgação constante de feedback positivos e motivacionais para os seus colaboradores, visto que os reconhecimentos são disseminados e publicados em uma plataforma digital, que todos os colaboradores do Brasil têm acesso, logo qualquer funcionário pode reconhecer outro por seus atos excepcionais, ou ainda compartilhar elogios recebidos de clientes, estimulando a continuidade e engajamento da equipe com os valores organizacionais e excelência no atendimento. “

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A C.H. Robinson é uma empresa de alcance global que atua no segmento de transportes: rodoviário, marítimo e aéreo. Atualmente está presente em 150 países e possui 3 escritórios no Brasil: São Paulo/SP, Santos/SP e Campinas/SP. Em 2019 a empresa precisou passar por uma reformulação estratégica, sendo assim assumindo novos cargos na alta liderança, que resultou em uma completa mudança na cultura organizacional dos escritórios no Brasil.
Anualmente é enviada uma pesquisa de clima organizacional, gerenciada pelo corporativo e cujos resultados são compartilhados com os responsáveis pelos escritórios. Foi percebido pela alta liderança do Brasil que existia uma dificuldade na retenção de talentos devido, entre outros motivos, a uma ausência de alinhamento dos valores organizacionais com os valores pessoais dos colaboradores.
Para que isso ficasse intrínseco e, que os colaboradores conseguissem realizar ações de acordo com a “nova” cultura organizacional que estava em formação, ocorreu um trabalho minucioso do setor estratégico junto ao setor de ESG ao longo desses 3 últimos anos de promoção dos valores da empresa. O marco da virada de chave ocorreu no final de 2021, quando foi estruturado o programa de reconhecimento CHstaRs, que premia os colaboradores que conseguem demonstrar a vivência dos valores da empresa no ponto de vista de seus pares, e os incentiva a vivenciar as práticas sustentáveis e de preservação ecossistêmicas em sua visita, proporcionada pelo reconhecimento recebido, no nosso parceiro (Green Farm CO2 Free).
Foram analisadas ferramentas para possibilitar a votação, sendo inicialmente utilizado o Microsoft Forms e posteriormente a plataforma Cheers da BI Worldwide para a indicação dos reconhecimentos. A área de ESG ficou responsável pela coordenação do projeto, sendo destinado 2 pessoas para tanto, afim de desenhar o regulamento do programa, fazer a comunicação do programa, realizar ações de engajamento do time, apuração e apresentação dos resultados.
O projeto em si foi implementado em janeiro e atualizado ao longo do ano de 2022, bem como está funcionando e em melhoria contínua até os dias atuais. Com os resultados da pesquisa de clima de 2022, após a implementação do programa, e fazendo um comparativo com o ano de 2019, foi percebido melhora em todos os critérios de engajamento e ações relacionadas ao ESG, tendo como resultado geral melhora de 14% no engajamento (taxa de resposta da pesquisa).
O programa CHstaRs é um programa disponível para todo o time de colaboradores Brasil, que traz a lógica de reconhecimentos constantes feitos pelos pares e também elogios recebidos de clientes, como forma de incentivo ao bom trabalho realizado. E que “quem não gosta de receber elogios?” “E quem não se sente motivado a performar melhor diante do reconhecimento de suas atividades?” Por todas as questões já pontuadas, o estratégico da organização junto a área de ESG criou um programa inovador de reconhecimento aliado a sustentabilidade, tendo como ideia principal incentivar os colaboradores e times a reconhecerem / pontuarem práticas excepcionais de acordo com os valores da organização que são:
• Evoluir constantemente: tentamos novas ideias e nunca paramos de aprender ou desafiar;
• Oferecer excelência: sempre vamos além do esperado, porque bom o suficiente nunca é bom o suficiente;
• Crescer juntos: valorizamos as relações e somos mais inteligentes e mais fortes com uma equipe diversificada e unificada;
• Dotar a integridade: fazemos o que afirmamos que faremos, e fazemos o que é certo.
Logo, o programa surgiu como a forma de fortalecer essa “nova” cultura organizacional, bem como fortalecer a estratégia empresarial, reter talentos, engajar os colaboradores, disseminar os conhecimentos sustentáveis e de preservação do meio ambiente.
Sendo assim, esses reconhecimentos são pontuados periodicamente em uma plataforma digital para colaboradores, bem como eles também podem ser pontuados através da leitura do QR code para estagiários, que é disponibilizado nos canais de comunicação da empresa. A plataforma funciona como uma timeline de rede social interna, permitindo que os colaboradores que fazem os reconhecimentos os deixem de forma pública, expondo assim os reconhecimentos recebidos a todos os colaboradores com acesso. Logo independente se o colaborador ou time for o vencedor do quarter (período referente a 3 meses) ou não, suas práticas e ações extraordinárias são compartilhadas com os demais membros da equipe.
O projeto funciona assim:
• Reconhecimento de colaborador: cada colaborador pode fazer até 3 indicações por mês ou 9 no quarter (período referente a 3 meses) na plataforma. Caso o colaborador ultrapasse essa quantidade as suas indicações excedentes serão desconsideradas, a contar pela data da postagem em ordem crescente.
• Reconhecimento de times: Mensalmente os times podem fazer a indicação de uma outra área que se destacou no período pela excelência operacional ou um projeto realizado. A área não pode votar nela mesma.
Para ser premiado, o colaborador deve receber 5 reconhecimentos e a equipe pode receber 3 reconhecimentos de valores iguais ou 4 de valores diferentes, bem como ambos devem apresentar uma boa performance. Uma outra forma de receber reconhecimentos é por meio de elogios formais recebidos de clientes, estes são encaminhados para a área de ESG que faz a postagem na plataforma direcionando para o colaborador ou time que recebeu o elogio pelo excelente serviço prestado. Sendo assim, os vencedores do programa ganham uma remuneração em dinheiro e um pin do programa para colocar no crachá, já a equipe ganha um quadro com o reconhecimento e um happy hour para desfrutarem juntos.
No fechamento do período a área de ESG faz o levantamento dos resultados trimestrais e os apresenta para os gestores, que farão uma avaliação das indicações e irão deliberar sobre a sua validade, visto que é primordial que a ação destacada tenha conexão com o valor indicado e seja uma ação que vá além da rotina normal da função ou da área.
Posteriormente, é montada uma apresentação padrão com o nome de todos que receberam os elogios no período (trimestre) e a foto dos vencedores são associadas a estrelas, os resultados são apresentados na reunião mensal de apresentação de resultados com a diretoria – Be-Inside, é disponibilizado também no canal de comunicação interna da empresa. Os cartões de reconhecimento dos estagiários são enviados por e-mail, devido a impossibilidade de acesso na plataforma.
Além desses benefícios e sendo um dos fatores principais do engajamento dos colaboradores, é que os vencedores, além dos prêmios já citados, ganham uma viagem para visitar nosso parceiro Green Farm CO2 Free em Itaquiraí – MS, um dos maiores projetos ambientais do Brasil, com intuito de vivenciar práticas sustentáveis, relaxar e se conectar com a natureza, bem como entender e visualizar práticas de preservação ecologia, de tratamento e criação de espécies em risco de extinção para reintrodução no meio ambiente, de plantio de árvores e compreender a importância do reflorestamento.
Logo, os vencedores do programa CHstaRs tem a experiência de vivenciar alguns dos 34 serviços ecossistêmicos ofertados por nosso parceiro durante a visita. Os principais são:
• Programas socioeducativos;
• Pesquisa;
• Beleza cênica;
• Recreativo;
• Visita de empresas associadas;
• Biodiversidade e habitat;
• Polinização;
• Neutralização de carbono;
• Plantio de árvores e banco de germoplasma;
• Viveiro conservacionista de animais silvestres;
• Filtragem/ qualidade da água;
• Soltura de peixes nos rios;
• Preservação de área verde;
• Relatório de responsabilidade socioambiental.
Dessa forma o projeto funciona com a participação das seguintes partes interessadas:
• Administração – Diretoria e área de ESG que coordenam o programa;
• Colaboradores – Funcionários da C.H. Robinson que fazem as indicações e são elegíveis a premiação;
• Fornecedores – Green Farm CO2 Free que recebe nossos colaboradores e demostra na prática como funciona a sustentabilidade ambiental. Fornecedor de viagens que auxilia nas reservas de voos e hotéis para a viagem.
Por fim, a C.H. Robson com o programa CHstaRs tem como intuito promover de maneira simplificada o entendimento dos conceitos de sustentabilidade e preservação, tornar os colaboradores agentes e semeadores dessas práticas dentro da empresa e em sua rotina não só no trabalho, mas em sua vida pessoal também.
Já relacionado a estratégia, destaca-se que o alinhamento dos valores organizacionais aos valores pessoais, impactando no nível de serviço, entrega e realização de ações de acordo com o propósito, bem como melhorias no engajamento dos colaboradores.

Gestão da Prática Relatada:

“Para entender como melhorar o indicador de clima organizacional, a diretoria e área de ESG realizou um brainstorming sobre fatores motivacionais para os colaboradores e ações de responsabilidade socioambiental que pudessem ser implementadas. Iniciou-se então diversos estudos com intuito de buscar mecanismos, formas, metodologias, plataformas para melhorar o clima organizacional, engajar colaboradores, reter talentos e disseminar conhecimentos e motivá-los a participarem de ações sustentáveis, com o objetivo de mitigar as questões pontuadas e maximizar os pontos positivos, a partir de todo conhecimento organizacional e da realidade da empresa o setor de ESG conseguiu chegar no programa CHstaRs. Esse precisou ser aprovado pela alta liderança, antes de ser implementado na organização.
Posterior a todo planejamento, estruturação do programa, da definição da regra do jogo, do estabelecimento dos prêmios para os vencedores, adequações e aprovações da alta liderança, foi criado um canal para divulgar todas as informações pertinentes ao programa e inicialmente as recomendações eram feitas através de um formulário no Microsoft Forms, que permite a tabulação de dados para apuração dos resultados. Nesse canal foi e ainda é divulgado informativos e vídeos explicando os conceitos por trás dos valores, também fica registrado o regulamento do programa, e são feitas postagens lembrado e informado quando há alteração nas regras, são gerados lembretes para incentivar os colaboradores a reconhecer os pares por atos excepcionais e são divulgados os vencedores dos trimestres.
Atualmente os resultados são apurados através da tabulação de dados do relatório extraído da plataforma digital, que são gerenciados e continuam sendo analisados trimestralmente pelo setor de ESG. A área também segue promovendo a comunicação mensal e incentivando a participação no programa, consolidando os resultados em uma apresentação padrão, onde são apresentados para as lideranças fazerem a validação dos destaques pontuados x performance dos vencedores. Uma vez validados, os resultados são divulgados na reunião mensal da diretoria Be-Inside, no canal interno de comunicação e via cartões por e-mail para todos os colaboradores pertinentes.
Por fim, também é de responsabilidade da área de ESG organizar a entrega dos prêmios, organizar a viagem à Green Farm CO2 Free, coordenar a visita ao projeto, registrar as ações realizadas na fazenda e produzir material de mídia, bem como compartilhar o resumo da visita na comunidade interna do Yammer, Teams e e-mail, enviar a pesquisa de participação no CHstaRs e visita à Green Farm , para análise dos indicadores de satisfação com o programa e apuração dos resultados.
Para a coordenação de todas as ações a empresa adotou a ferramenta Monday, que permite o acompanhamento da execução de cada ação necessária para o programa, bem como coleta e qualificação de dados da pesquisa feita com os colaboradores vencedores do CHstaRs e que visitaram a Green Farm, sendo desenvolvido um indicador de satisfação com o programa com meta de 4 estrelas.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O Programa de reconhecimento dos colaboradores motivado pela experiencia de vivenciar práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, consegue ser 100% replicável em qualquer organização, independente do porte e do segmento, desde que essa tenha o intuito de interligar as ações de reconhecimento internas a práticas sustentáveis existentes ou em desenvolvimento.
Sendo que é possível, e não existe impedimentos legais, fazer parceiras com projetos de cunho sustentável para proporcionar aos colaboradores da empresa uma vivência diferente da sua rotina e conexão com a natureza, ainda que próximos ao local em que a empresa estiver instalada.
Essa parceria está associada ao conceito ganha-ganha, visto que ela promove benefícios a todos os envolvidos (sociedade, colaboradores, empresa e meio ambiente), pois a empresa pode fornecer ao seu parceiro recursos financeiros, recursos humanos, doações, tecnologia, entre outros aspectos que gerem benefícios para o projeto, além dos benefícios para a empresa, colaboradores sociedade e meio ambiente que já foram pontuados acima.
O canal de divulgação dos reconhecimentos, não necessariamente precisa ser uma plataforma, pode ser uma página, pode ser pelo WhatsApp em um grupo geral da empresa, pode ser pelo Teams (aplicativo da Microsoft), cartões em papel depositados em uma urna, um painel fixado na empresa, pode ser em uma planilha online do google, como ela irá divulgar, quais critérios somam como pontuação, como as pontuações são quantificadas, qual irá ser a premiação, como esses colaboradores serão reconhecidos irá variar de organização para organização de acordo com o seu contexto, realidade e sua disponibilidade de recurso, mas todos poderão se basear e replicar as práticas condizentes com a da C.H. Robinson conforme descrito nesse documento.
A perspectiva é que a C.H. Robinson continue investindo e aprimorando a prática no Brasil, e que compartilhe o Programa de Reconhecimento com o regional LATAM para a disseminação da prática em outros países da região.”