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Ano: 2023

Posto Ecoeficiente – a evolução das práticas sustentáveis nos Postos Ipiranga

Ipiranga Produto de Petróleo SA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. Com esse conceito, a Ipiranga reposicionou sua marca, reforçou a confiança e a proximidade que estabeleceu com seus públicos, como faz há mais de 85 anos. O trabalho de evolução da marca partiu dos pilares que compõem a essência da companhia, reconhecida por ser completa, confiável, humana e empreendedora. Um dos principais resultados desse projeto é a nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede, que considera a jornada diária de milhões de brasileiros, sejam eles motorizados ou não, como ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs – como são chamados os funcionários dos postos –, ou até mesmo pets.

O primeiro posto foi inaugurado em abril, em São Paulo, e a implementação está sendo feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades arrojadas, que incorporam práticas ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da companhia, promovem o negócio dos seus revendedores, por meio de recursos que otimizam custos, e expandem a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto.

O posto Pilar do Tietê foi escolhido para oferecer a nova experiência aos consumidores em primeira mão. Além da mudança da estrutura física, oferta de novos serviços e produtos com foco na jornada dos clientes, a Ipiranga apresentou uma importante etapa da materialização dessa evolução: a linha de produtos aditivados Ipimax, com foco na qualidade e rendimento, tornando o portfólio da marca ainda mais completo e em linha com a excelência dos combustíveis da empresa.

Parte fundamental do projeto do posto é a evolução da identidade visual, que preserva elementos da essência da empresa. Com uma estética contemporânea e novas práticas alinhadas às diretrizes ESG da empresa, nos postos Ipiranga, os consumidores podem viver a experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, Abastece Aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, sempre contando com o atendimento de excelência dos 50 mil frentistas. Tudo isso está baseado em soluções de arquitetura e engenharia, que resultaram em uma relação custo-benefício mais eficiente do ponto de vista de investimento e sustentabilidade.

O trabalho de evolução da marca começou a ser pensado há dois anos, mas a parte de engenharia do posto foi desenvolvida em menos de seis meses. Interessante apontar que, todos os desafios e formato que a companhia queria evoluir do antigo formato foram listados e sanados na concepção do novo projeto.

Com mais de 1.100 unidades e estando entre as 20 maiores franquias do país, o Jet Oil, a troca de óleo dos postos Ipiranga, traz novo conceito e modelo que fortalecem sua proposta de valor e a sinergia com a marca Ipiranga. Uma nova jornada de atendimento mais fluida, transparente e exclusiva também faz parte das novidades na rede Jet Oil. Agora, o atendimento vai até a pista, saindo do box e apresentando ao cliente, de maneira proativa, um orçamento completo do check-up, com base na oferta de itens indicados pelas montadoras. Esse novo conceito potencializa a conversão entre pista de abastecimento e Jet Oil e consequentemente aumenta a lucratividade do franqueado.

Relevância para o Negócio:

“Ipiranga tem uma história de credibilidade e confiança que a permitiu inovar com liberdade. A evolução da marca surge como resposta às novas demandas de um consumidor que pede por experiências fluidas, amigáveis e cada vez mais completas. Agora, a empresa oferece uma proposta de valor fortalecida e diferenciada tanto para as pessoas que contam com a Ipiranga no seu cotidiano, como para a sua rede de revendedores, franqueados e clientes.

Ao ouvir seus principais públicos – revendedores, franqueados, clientes empresariais, VIPs, consumidores e colaboradores -, a Ipiranga entendeu a necessidade de evoluir seu propósito para expandir sua atuação, endereçando questões da jornada de mobilidade do consumidor e mantendo os principais atributos da sua essência. “Abastecer a Vida em Movimento” atende à demanda de um consumidor que mudou sua relação com a mobilidade, permitindo que a marca ampliasse as possibilidades para suportar a sua jornada.

A mobilidade é imprevisível e é um dos pontos mais sensíveis para os consumidores. Buscando superar esse desafio, o novo propósito da Ipiranga se respalda na credibilidade de uma empresa que está presente em mais de 6,5 mil pontos por todo país, com oferta completa de produtos e serviços. Esse movimento coloca a Ipiranga como parceira das pessoas para que elas possam ir mais longe, garantindo o protagonismo e a liderança da marca.

A nova formatação do posto traz retorno para Ipiranga, o revendedor e o negócio em si, além de ser uma garantia melhor em termos de durabilidade da marca exposta no posto. Ela é a evolução de um modelo de negócio. Em síntese, esses aspectos práticos trazem atributos ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da empresa e promovem o negócio dos seus revendedores por meio de recursos que otimizam custos. Como já mencionado, a implementação está sendo feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. ” “A evolução dos postos Ipiranga tem como foco a jornada dos consumidores. Agora, a marca está em evidência em todos os pontos de contato com o público. Mas não se trata de uma mudança estética apenas: o novo projeto também levou em consideração o custo para a revenda, com um valor menor, tanto de implantação quanto de manutenção, o que inclui o uso de materiais e instalações que facilitam a nova aplicação, além da utilização de estruturas modulares.

Importante também mencionar que Ipiranga teve cuidado na questão de projetar sempre tendo em vista o melhor aproveitamento da matéria-prima. Por exemplo: projetava-se a peça num determinado tamanho. Depois, o fabricante analisava se havia perda de material e sugeria pequenos ajustes de dimensão, para reduzir essas perdas. Isso possibilita impacto positivo para o negócio de toda a cadeia, já que todos os recursos são otimizados sem perda de qualidade.

Como exemplo, o indicador de produto foi substituído por uma testeira de bomba (usada para comunicação visual externa). Antes, o material era translúcido, adesivado e recebida iluminação por dentro e a vida útil da peça não era longa, dado o desgaste de desbotamento da cor do adesivo, gerando a necessidade de troca o material com frequência. Além de correr o risco trincar, para a troca da lâmpada era preciso praticamente desmontar uma parte da peça, o que o deixava danificada ao longo do tempo. Hoje, a Ipiranga utiliza o elemento em ACM (produto composto por chapas de alumínio e uma chapa interna de polietileno), que traz o diferencial da durabilidade e vida útil de no mínimo 5 anos. A manutenção e a limpeza ficaram mais fáceis, pois agora a superfície é plana.

O novo posto Ipiranga também apresenta uma setorização por cores que demarcam o ecossistema visual. O Amarelo Ipiranga será predominante na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor.  O Azul Ipiranga vai indicar todos os produtos à venda; e o Laranja Ipiranga vai sinalizar áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”. O projeto também traz a instalação de pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres, parklets onde as pessoas podem descansar após uma refeição na AmPm, guardar suas bikes, por exemplo; e até bebedouros convencionais e para pets.

Além das cores, há outro elemento da evolução da marca que está mais aparente: o pingo da letra “i”, de Ipiranga. Esse triângulo está em evidência na testeira dos postos de combustíveis e faz parte do novo grafismo da marca, que pode ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto.  Muito além do que apenas um posto de combustível e de oferecer produtos e serviços, a Ipiranga quer ser o ponto de certeza, de acolhimento e de experiência emocional positiva. Os postos Ipiranga ganharam potencial para funcionar como uma verdadeira praça nas áreas urbanas e um oásis em rodovias para o público caminhoneiro, com diversos serviços.

Mais um diferencial da evolução do novo posto é a ampliação do uso da iluminação LED no projeto como um todo. Essa já era uma prática da companhia, porém, foi ampliada com o escopo que avaliou opções mais eficientes para serem utilizadas ainda durante a fase de projeto. Essa apuração de redução de consumo foi feita com base no projeto completo e constatou que haveria uma redução de 18% do consumo de energia em relação às especificações anteriores. Para os totens, foi feita a substituição para opções de iluminação externa ao elemento que reduz riscos e aumenta a agilidade no processo de manutenção. Quando ocorre a queima e é necessária a troca, não é preciso fazer a substituição de todo o módulo de iluminação. A fonte, que alimenta as luminárias, fica na base do totem eliminando, por exemplo, riscos de manutenção, como o trabalho em altura.

Também é válido mencionar que alguns dos elementos anteriores eram feitos em fibra de vidro. A maioria das carenagens eram elípticas (em sua forma eles faziam uma curva) e o material mais moldável da época, quando a marca foi concebida há no passado, era a fibra de vidro, que traz diversas implicações. Quem trabalha com fibra de vidro tem que ter atestado de periculosidade, ficar num local totalmente afastado, a fibra tem descarte controlado, e as empresas que a fabricam têm que ter um licenciamento por conta do material que é complexo.

Na evolução da manifestação da marca no ponto de venda, a Ipiranga esteve atenta à gestão de materiais e resíduos da cadeia produtiva das peças de identidade de marca no posto. No momento da concepção de cada peça, seu desenho já era pensado de forma a empregar tecnologias e materiais ambientalmente viáveis, e sempre com o melhor aproveitamento possível da matéria-prima adicionada a cada elemento. a fibra de vidro foi substituída pelo ACM, que é um material reciclável com menor impacto sob a ótica da gestão de materiais e resíduos.

Com eficiência energética e o uso de materiais ambientalmente corretos, Ipiranga e sua rede de revendedores atendem as normas vigentes e usam menos recursos, possibilitando descartes mais adequados e próprios para a reciclagem, assim como fazem menos uso recursos para manutenção e limpeza, já que a vida útil dos componentes é duradoura.

Após realizar uma pesquisa com consumidores de todo o país, a Ipiranga identificou que qualidade e rendimento eram os atributos mais valorizados pelos consumidores que procuram por combustíveis aditivados. Para aperfeiçoar e desenvolver produtos com alta qualidade e que reforçassem o atributo rendimento (“máximo rendimento para você ir mais longe”), a Ipiranga foi até Londres, nos laboratórios da Innospec, uma das mais renomadas e modernas empresas químicas de aditivos do mundo. Especificamente para o etanol, o parceiro da Ipiranga para a nova formulação de aditivos foi a BASF, outra referência mundial no setor químico.

Por cerca de um ano, foram realizados mais de 1.000 testes em laboratório, simulando ações do cotidiano do consumidor: pilotos profissionais testaram os novos combustíveis Ipimax por mais de 300 horas em diferentes cenários, como pistas esburacadas, estradas de terra, asfalto e pedra. O resultado foi a reformulação do pacote dos aditivos do portfólio de combustíveis aditivados da Ipiranga, com quatro produtos no portfólio para o consumidor final: Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina.

Na gasolina, os aditivos Ipimax apresentaram um rendimento superior a 4% no comparativo com a gasolina original (sem aditivos). Por exemplo, em uma situação hipotética, em média, um tanque de gasolina original (50 litros) permite um rendimento de 450km. Já, em média, 1 tanque de gasolina Ipimax permite um rendimento de 468km. Ou seja: com 1 tanque de Ipimax, é possível rodar mais 18km. [Fonte: Innospec – segundo testes realizados em laboratórios]

Para o etanol, o pacote de aditivos foi completamente renovado, garantindo um rendimento de cerca de 6% se comparado com o etanol original. Dado seu rendimento, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais.

Além da nova forma de atendimento no Jet Oil, o foco em sustentabilidade aparece como um fator importante para a marca. Por meio da venda de produtos a granel, o Jet Oil oferece ao consumidor a possibilidade de realizar a compra somente do volume necessário de lubrificantes, evitando o desperdício e eliminando o descarte de frascos de plástico. Jet Oil já realizava a venda a gravel, mas a prática está sendo mais incentivada na operação. Dessa forma, pretende-se reduzir o descarte de mais de 800 mil embalagens plásticas, por ano.

Com um portfólio variado de produtos como, filtros, aditivos, palhetas, entre outros, a franquia reforça sua posição em oferta de produtos premium e se junta à Texaco na venda de lubrificantes. Sendo a única franquia do mercado a ofertar duas marcas diferentes de lubrificantes, o Jet Oil leva autonomia de escolha para o consumidor e entrega mais possibilidades de venda para o franqueado. “

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. Com esse conceito, a Ipiranga reposicionou sua marca, reforçou a confiança e a proximidade que estabeleceu com seus públicos, como faz há mais de 85 anos. O trabalho de evolução da marca partiu dos pilares que compõem a essência da companhia, reconhecida por ser completa, confiável, humana e empreendedora. Um dos principais resultados desse projeto é a nova proposta de experiência para os consumidores nos postos da rede, que considera a jornada diária de milhões de brasileiros, sejam eles motorizados ou não, como ciclistas, pedestres, motoristas, trabalhadores, vizinhos, caminhoneiros e VIPs – como são chamados os funcionários dos postos –, ou até mesmo pets.

O primeiro posto foi inaugurado em abril, em São Paulo, e a implementação está sendo feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades arrojadas, que incorporam práticas ecoeficientes em linha com as diretrizes de sustentabilidade da companhia, promovem o negócio dos seus revendedores, por meio de recursos que otimizam custos, e expandem a relação com as pessoas para além do abastecimento no posto.

O posto Pilar do Tietê foi escolhido para oferecer a nova experiência aos consumidores em primeira mão. Além da mudança da estrutura física, oferta de novos serviços e produtos com foco na jornada dos clientes, a Ipiranga apresentou uma importante etapa da materialização dessa evolução: a linha de produtos aditivados Ipimax, com foco na qualidade e rendimento, tornando o portfólio da marca ainda mais completo e em linha com a excelência dos combustíveis da empresa.

Parte fundamental do projeto do posto é a evolução da identidade visual, que preserva elementos da essência da empresa. Com uma estética contemporânea e novas práticas alinhadas às diretrizes ESG da empresa, nos postos Ipiranga, os consumidores podem viver a experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, Abastece Aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, sempre contando com o atendimento de excelência dos 50 mil frentistas. Tudo isso está baseado em soluções de arquitetura e engenharia, que resultaram em uma relação custo-benefício mais eficiente do ponto de vista de investimento e sustentabilidade.

O trabalho de evolução da marca começou a ser pensado há dois anos, mas a parte de engenharia do posto foi desenvolvida em menos de seis meses. Interessante apontar que, todos os desafios e formato que a companhia queria evoluir do antigo formato foram listados e sanados na concepção do novo projeto.

Com mais de 1.100 unidades e estando entre as 20 maiores franquias do país, o Jet Oil, a troca de óleo dos postos Ipiranga, traz novo conceito e modelo que fortalecem sua proposta de valor e a sinergia com a marca Ipiranga. Uma nova jornada de atendimento mais fluida, transparente e exclusiva também faz parte das novidades na rede Jet Oil. Agora, o atendimento vai até a pista, saindo do box e apresentando ao cliente, de maneira proativa, um orçamento completo do check-up, com base na oferta de itens indicados pelas montadoras. Esse novo conceito potencializa a conversão entre pista de abastecimento e Jet Oil e consequentemente aumenta a lucratividade do franqueado.

Gestão da Prática Relatada:

“No estudo realizado em relação à iluminação, a companhia já tinha chegado conceitualmente a uma redução de consumo de energia de até 18%. Além disso, o custo para a revenda está mais barato.

Faz parte do plano de implantação da nova imagem nos postos novos e adaptados, o acompanhamento dos itens novos que foram instalados, assim como o mapeamento de iniciativas de sustentabilidade individuais nessas unidades por meio do preenchimento de um checklist em campo.

As empresas que executarão os serviços de implantação dos novos elementos de imagem irão registrar o que está sendo instalado em cada posto, e isso possibilitará a Ipiranga trabalhar esses dados para gerar indicadores de penetração de iniciativas ESG na rede. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Atualmente, o mercado de comunicação visual ainda utiliza os insumos que eram usados pela Ipiranga antes dessa evolução. Na prática, quanto mais clientes migram para a produção com materiais mais eficientes, toda a cadeia produtiva é impactada, e a tendência é que o mercado em geral incorpore os novos materiais e as novas práticas de fabricação gerando perspectiva de melhor produtividade e economia de recursos em geral.

Perspectivas:

– Como marca: atração de consumidores cada vez mais atentos a ESG e estímulo a fornecedores que desenvolvam/usem produtos com menor perda de matéria-prima
– Como marca empregadora: atração de talentos.
– Como mercado: disseminação da prática para que possa ser incorporada pelo mercado “