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Ano: 2023

Plataforma de Acompanhamento de Consumo de Energia Elétrica

NEOENERGIA S.A

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“O principal objetivo do projeto é promover a mudança de hábitos dos consumidores, proporcionando ao usuário um melhor entendimento sobre sua própria utilização de energia elétrica por meio de uma plataforma de monitoramento em tempo real, de baixo custo e interações com conteúdo educativo, alertas e orientações sobre consumo consciente.
Está sendo implementado em clientes residenciais das 05 distribuidoras da Neoenergia (Coelba, Pernambuco, Elektro, Cosern e Brasília), nas cidades de Salvador, Mata de São João, Lauro de Freitas, Camaçari (BA); Recife (PE); Limeira (SP); Natal , Parnamirim (RN) e Brasília (DF).
Primeiramente o projeto abriu inscrições na Bahia e Pernambuco para prospecção de clientes e as primeiras instalações ocorreram na Neoenergia Coelba.
Os recursos utilizados no projeto são provenientes do Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras da Neoenergia, regulado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, conforme disposto na Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000 determina que concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico e em programas de eficiência energética no uso final.
O projeto está sendo realizado em parceria com uma STARTUP, vencedora de uma chamada temática de inovação “Nova Energia” no ano de 2019. Esta é responsável pelo fornecimento do equipamento e pela disponibilização da plataforma (software) para os usuários. Já a Neoenergia é quem faz a instalação dos equipamentos no medidor de energia do cliente, captação e comunicação com os clientes para a gestão dos resultados obtidos e participa de maneira efetiva na melhoria da experiência do usuário da plataforma.
Diversos estudos comprovam que o aumento da informação impacta diretamente na redução da conta de energia. Um trabalho científico de relevância internacional fez uma análise de 36 estudos e concluiu que é possível reduzir o consumo entre 4% e 12% através do aumento da intimidade com a energia consumida, seja através de feedbacks mais simples como explicações sobre o consumo e uso de mensagens educativas, até apresentando dados em tempo real sobre o consumo.
A expectativa é que o projeto contemple até 1000 clientes nas 05 distribuidoras e obtenha uma economia direta de energia estimada em 5%, de até 300MWh/ ano.

Relevância para o Negócio:

“A Neoenergia sempre busca diminuir o impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades e para a proteção ambiental em alinhamento ao compromisso assumido com a agenda 2030 da ONU, por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O foco principal são os ODS 07 e 13 nas quais a Neoenergia concentra esforços com contribuição mais relevante: no fornecimento de energia limpa e acessível (objetivo 7) e na ação climática (objetivo 13). Esse compromisso faz parte do seu modelo de governança e gestão sustentável.
O Projeto Piloto de monitoramento de Consumo faz parte da superintendência de Eficiência Energética da Neoenergia que tem como principal objetivo estimular o uso racional de energia elétrica. Nesse contexto, o projeto está completamente aderente não apenas ao propósito da área como de toda empresa. O projeto além de incentivar a redução do desperdício de energia, disponibilizando ferramentas para que o cliente final utilize energia de maneira consciente, contribui com a redução da emissão de CO2 e consequentemente com a sustentabilidade, em linha com os ODS.
O projeto promove o empoderamento do cliente, que com a transparência oferecida em relação aos dados de medição, melhora o entendimento do seu consumo de energia e contribui para a redução das perdas e inadimplência da distribuidora.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

“Hoje, quando o consumidor recebe a conta de energia, não é possível identificar o custo diário, qual horário ou período que o consumo foi maior, nem qual equipamento foi o “vilão” da conta. Fazendo uma analogia com uma conta de telefone, todas essas informações podem ser extraídas observando a fatura. Devido à ausência dessas informações, as ações tomadas pelos consumidores são baseadas puramente na intuição, sejam elas trocando lâmpadas, ou substituindo outros tipos de equipamentos, por exemplo.
O projeto consiste em uma solução de baixo custo, o que viabiliza a implantação em clientes de baixa tensão e garante um alto potencial de replicação.
O equipamento instalado não é um medidor de energia, funciona acoplado ao medidor de faturamento da distribuidora e retira as informações de consumo através de uma porta específica do equipamento, o que evita erros de medição e divergência de informações. Com a plataforma disponibilizada pelo projeto, o cliente consegue acessar diversas informações referente ao seu consumo em tempo real e também recebe feedbacks mensais, semanais e diários de acordo com sua preferência. Uma ferramenta inovadora para auxiliar a gestão energética focada em clientes residenciais, com caráter extremamente educativo. Além do benefício da energia economizada, é possível ainda projetar uma economia para as distribuidoras relacionada a leitura do consumo do cliente que poderá ser realizada de maneira remota evitando os custos com leitura.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O principal objetivo do projeto é promover a mudança de hábitos dos consumidores, proporcionando ao usuário um melhor entendimento sobre sua própria utilização de energia elétrica por meio de uma plataforma de monitoramento em tempo real, de baixo custo e interações com conteúdo educativo, alertas e orientações sobre consumo consciente.
Está sendo implementado em clientes residenciais das 05 distribuidoras da Neoenergia (Coelba, Pernambuco, Elektro, Cosern e Brasília), nas cidades de Salvador, Mata de São João, Lauro de Freitas, Camaçari (BA); Recife (PE); Limeira (SP); Natal , Parnamirim (RN) e Brasília (DF).
Primeiramente o projeto abriu inscrições na Bahia e Pernambuco para prospecção de clientes e as primeiras instalações ocorreram na Neoenergia Coelba.
Os recursos utilizados no projeto são provenientes do Programa de Eficiência Energética (PEE) das distribuidoras da Neoenergia, regulado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, conforme disposto na Lei nº 9.991 de 24 de julho de 2000 determina que concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico e em programas de eficiência energética no uso final.
O projeto está sendo realizado em parceria com uma STARTUP, vencedora de uma chamada temática de inovação “Nova Energia” no ano de 2019. Esta é responsável pelo fornecimento do equipamento e pela disponibilização da plataforma (software) para os usuários. Já a Neoenergia é quem faz a instalação dos equipamentos no medidor de energia do cliente, captação e comunicação com os clientes para a gestão dos resultados obtidos e participa de maneira efetiva na melhoria da experiência do usuário da plataforma.
Diversos estudos comprovam que o aumento da informação impacta diretamente na redução da conta de energia. Um trabalho científico de relevância internacional fez uma análise de 36 estudos e concluiu que é possível reduzir o consumo entre 4% e 12% através do aumento da intimidade com a energia consumida, seja através de feedbacks mais simples como explicações sobre o consumo e uso de mensagens educativas, até apresentando dados em tempo real sobre o consumo.
A expectativa é que o projeto contemple até 1000 clientes nas 05 distribuidoras e obtenha uma economia direta de energia estimada em 5%, de até 300MWh/ ano.

Gestão da Prática Relatada:

“A plataforma consiste em um ambiente educativo com envio de mensagens padronizadas de dicas de eficiência energética para cada uso final (ar condicionado, chuveiro, refrigeradores etc.) com informações de consumo em tempo real e possui as seguintes funcionalidades:
– Envio de mensagens padronizadas comparando a energia consumida com a gerada injetada na rede caso o cliente possua geração distribuída;
– Envio de orientações sobre consumo consciente, de forma customizada de acordo com perfil do usuário;
– Envio de alertas, por e-mail e/ou Whatsapp, com informações sobre o consumo realizado e o quanto isso representa na próxima fatura. Tais alertas também informarão se o consumo realizado está dentro ou fora da média histórica, informando sua tendência (aumento, queda ou estabilidade);
– Envio de relatórios, por e-mail e/ou Whatsapp, visando o engajamento do usuário. Nos relatórios constarão informações de consumo e geração (quando o cliente possuir) realizadas, bem como estimativas de faturamento. O usuário será estimulado a acessar a plataforma para obter dicas de eficiência energética;
– Realização de estudo de impactos na aprendizagem dos usuários da plataforma, bem como na difusão das boas práticas na temática de eficiência energética;
– Criação de canal de contato e suporte online, os quais serão disponibilizados durante 18 meses, disponibilizando mentoria para os usuários, visando dirimir dúvidas sobre os conteúdos e sobre a plataforma em si.
Utilizados Indicadores de performance (KPI) para acompanhar e verificar resultados obtidos com o projeto, que podem ser alterados os incrementados alterar durante o projeto:
– Quantidade de acessos mensais à plataforma web;
– Quantidade de acessos mensais à plataforma mobile;
– Média de consumo semanal e mensal;
– Quantidade de ações de eficiência energética (melhoria de instalação) realizadas após o monitoramento;
A partir do acompanhamento dos indicadores é possível:
– Identificar quais os equipamentos têm maior impacto no consumo de cada classe de consumo;
– Identificar quais os períodos de maior e menor consumo por classe de consumo;
– Identificar quais consumidores obtiveram maior redução de consumo, correlacionando com o uso das plataformas disponibilizadas;
Após a conclusão das instalações será realizado estudo de impacto da conscientização proposta através da aplicação de Quiz com os usuários após o uso da plataforma de consumo consciente.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Hoje em dia ferramentas de acompanhamento e gestão de consumo de energia elétrica ainda são diferenciais no setor de distribuição, principalmente de baixo custo com viabilidade de utilização em clientes residenciais. O uso de tais tecnologias ainda é bastante incipiente e, por possuírem custos bastante elevados, o foco são grandes clientes. O Projeto Piloto de monitoramento de consumo deverá ser continuado pelas distribuidoras de energia da Neoenergia focando em ofertar serviços diferenciados para os clientes. Com a abertura de mercado do setor elétrico, as distribuidoras que possuírem um bom produto e com baixo custo sairão na frente no que tange a fidelização de clientes, reduzindo ainda o custo com a leitura.