Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Plano ESG 2030 da CPFL Energia: a evolução da estratégia de Sustentabilidade do grupo

CPFL ENERGIA S/A

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Os principais objetivos da elaboração do plano ESG 2030 foram tornar a estratégia de sustentabilidade mais abrangente para aspectos ESG e mais ambiciosa, frente aos desafios enfrentados pelo setor elétrico brasileiro e global, de maneira a reforçar que a pauta é transversal e uma responsabilidade compartilhada com toda Companhia. Consideramos o Plano ESG 2030 como uma evolução do antigo Plano de Sustentabilidade 2020-2024, cuja revisão se iniciou em janeiro de 2022, com a condução de entrevistas em profundidade com as principais lideranças da empresa. Paralelamente, conduzimos um amplo trabalho de benchmarking com empresas do setor elétrico brasileiro e protagonistas de outros setores, tanto nacional quanto internacionalmente.
A partir destas etapas, definimos os principais temas ESG para a Companhia, a partir do nosso estudo de materialidade, dos aprendizados da própria CPFL em sua trajetória em sustentabilidade e aspectos ESG e da análise de tendências do setor elétrico.
Iniciamos, para cada tema, um processo de construção coletiva com as áreas envolvidas. Foram mais de 200 colaboradores e colaboradoras envolvidos(as) em reuniões de trabalho, em que eram apresentados os resultados dos benchmarkings, tendências de mercado, melhores práticas do tema para então iniciarmos a elaboração dos compromissos e seu detalhamento. A partir de agosto de 2022, passamos a realizar reuniões de validação com as diferentes instâncias de governança, passando pela gerência de estratégia, comissão de estratégia e finalmente conselho de administração. É importante ressaltar que todo o processo de aprovação do Plano ESG 2030 ocorreu em conjunto com a aprovação do Planejamento Estratégico 2023-2027 do Grupo CPFL.
O resultado deste projeto é o Plano ESG 2030, que traz diretrizes para e estratégias para que possamos fornecer energia sustentável, acessível e confiável em todos os momentos, tornando a vida das pessoas mais segura, saudável e próspera nas regiões onde operamos. Se desdobra em 23 compromissos, organizados em quatro pilares, que sustentam a maneira como conduzimos nossos negócios e executamos nossa estratégia: Soluções renováveis e inteligentes, Operações sustentáveis, Valor compartilhado com a sociedade e Atuação segura e confiável. O nosso plano foi lançado em grande estilo, na maior conferência de sustentabilidade no mundo, na COP-27, em 2022.
A seguir, detalhamos a estrutura da estratégia em quatro pilares, nossa visão de longo prazo para os temas incorporados:
1. Soluções renováveis e inteligentes
Até 2030, 100% do nosso portfólio de geração de energia será renovável. No segmento, este já é nosso foco exclusivo de investimentos desde 2010 e avançamos mais um passo rumo à economia de baixo carbono. Hoje, contamos com uma estrutura de hidrelétricas (UHEs, PCHs e CGHs), usinas de biomassa e parques eólicos que já contribuem com esse perfil de emissões e vamos estudar a viabilidade de tecnologias de hidrogênio verde para o nosso negócio.
Nosso modelo de negócios já possui um perfil de baixas emissões e, a partir de 2025, seremos carbono neutro, enquanto mantemos os esforços para minimizar os impactos negativos sobre as mudanças climáticas com a redução de 35% das nossas emissões totais até 2030, em relação à média dos últimos anos (2019, 2020 e 2021).
Em paralelo, ampliar a eletrificação da frota técnica operacional é um dos esforços que contribuem nesse desafio e continuaremos os estudos em mobilidade elétrica, iniciados em 2007, para avançarmos ainda mais neste tema.
Para além nas nossas atividades, queremos apoiar outras empresas na jornada de descarbonização, por isso, por meio da CPFL Soluções, oferecemos créditos de carbono, certificados de energia renovável (I-RECs) e outras soluções integradas aos clientes. Tudo isso será realizado junto à estratégia para promover e implementar soluções de energia inteligente (smart networks).
A conectividade digital entre pessoas e equipamentos, proporcionada pela evolução das tecnologias, tem levado a uma mudança de paradigmas e a transformações no setor elétrico e, nesse sentido, temos investido significativamente em expansão, automação, modernização e inovações visando maior eficiência, qualidade e robustez da rede, o que também contribui para nossos objetivos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

2. Operações Sustentáveis
Em todas as nossas operações, buscamos a menor pegada ambiental possível, mantendo altos padrões de qualidade e eficiência.
Temos avançado continuamente no uso consciente dos recursos naturais com ações estruturadas de ecoeficiência em nossas instalações (água, energia e resíduos), além do compromisso de eliminar gradualmente o plástico de uso único em nossas atividades administrativas.
Vamos fortalecer ainda mais as diretrizes de atuação visando conservar e potencializar nosso impacto positivo na biodiversidade. Em cada ação, primeiro pensamos em como evitar ou minimizar ao máximo os riscos e impactos negativos e, além das compensações, buscamos formas de maximizar valor para o meio ambiente e a sociedade.
Outra importante forma de promover operações cada vez mais sustentáveis é ampliando nossa atuação sob a perspectiva de circularidade, com a reforma de equipamentos e destinação de componentes de rede para reciclagem ou cadeia reversa. Já possuímos um negócio estruturado no conceito da economia circular dentro do Grupo CPFL que vem expandindo ao longo dos anos e que mitiga de forma considerável o nosso volume de resíduos no meio ambiente.
3. Valor compartilhado com a sociedade
Entendemos que é essencial gerar, além de energia, ações de valor compartilhado com a sociedade e com a nossa cadeia de valor. No Grupo CPFL, promovemos uma cultura orientada para o cliente, buscando a sua satisfação com a qualidade da energia e do atendimento. Mas nossos objetivos vão além da geração, transmissão, distribuição de energia e dos serviços que prestamos.
Acreditamos no valor da diversidade e da equidade, trabalhamos para criar uma cultura inclusiva e aumentar a representatividade da sociedade dentro de nossos times. Esta é uma jornada constante, por isso, reconhecemos nossas importantes conquistas, bem como a necessidade de avançarmos ainda mais junto com a sociedade.
Queremos ser parte da solução para os desafios sociais das comunidades. Por meio do Instituto CPFL e de investimentos socioambientais no entorno das operações, nosso foco é maximizar a transformação local, gerando impactos positivos duradouros e que empoderem as pessoas.
Beneficiamos hospitais públicos que prestam serviços essenciais para a população, com os recursos de eficiência energética (PEE). Instalamos painéis fotovoltaicos para autogeração, lâmpadas e equipamentos mais eficientes, além de ações voltadas à humanização do atendimento aos pacientes. A economia com a conta de energia pode ser revertida para melhorar a própria prestação do serviço de saúde.
Também avançamos em nosso compromisso com o desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Cada vez mais, vamos promover compras sustentáveis e valorizar parceiros alinhados com a nossa estratégia ESG. Até 2030, nosso objetivo é atingir, pelo menos, 85% de nossos investimentos com empresas que apresentam práticas avançadas em sustentabilidade. Caminharemos juntos e juntas e, além de avaliar, vamos desenvolver e reconhecer quem estiver alinhado(a) à nossa jornada.
4. Atuação segura e confiável
É nosso dever promover a cultura de segurança, de cuidado com as nossas pessoas e responsabilidade.
Nosso compromisso inegociável com a segurança visa fortalecer a cultura no tema para atingir zero fatalidades e inclui projetos de conscientização, prevenção e redução de riscos para todas as pessoas. Associado a isso, temos como compromisso a realização de ações para promover ambientes saudáveis de trabalho, com ações voltadas para a saúde e o bem-estar mental, com canais específicos a esse fim.
Adotamos práticas diferenciadas de governança corporativa, baseadas nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. Contamos com o engajamento dos colaboradores em nosso Programa de Integridade, incluindo a aplicação dos princípios, diretrizes e orientações do nosso Código de Conduta Ética, e nas práticas direcionadas à segurança e proteção de dados.”

Relevância para o Negócio:

“Ao longo dos últimos anos, o setor elétrico brasileiro vem passando por uma verdadeira transformação, considerando fenômenos como a abertura do mercado livre, que permite a migração de clientes com cargas cada vez menores de consumo, até o aumento da digitalização, processo que está diretamente ligado à performance interna quanto à modernização da rede, além de serviços cada vez mais eficientes ao cliente.
Adicionalmente, é preciso entender a crescente na demanda da sociedade e do mercado pela adoção dos pilares da sustentabilidade e ESG de modo robusto, fazendo com que sejam colocados em prática de forma contínua e integrada.
Em linha com as demandas e transformações do mercado, a CPFL Energia dispõe de uma estrutura estratégica, que prevê ações para maximizar os nossos desempenhos operacional e econômico-financeiro, a excelência dos negócios, o melhor atendimento ao cliente, o retorno positivo aos acionistas e a sociedade, o desenvolvimento profissional de nossos colaboradores e colaboradoras, bem como para os avanços e aperfeiçoamentos das nossas práticas ESG.
Essa estrutura diz respeito ao nosso Plano Estratégico e Plano ESG 2030 que, caminhando lado a lado, tem impulsionado a evolução e os resultados dos nossos projetos e iniciativas, já que levam em conta os diversos capitais da Empresa de forma interligada, no curto, médio e longo prazo. Contamos também com o nosso Estudo de Materialidade, por meio do qual mapeamos os nossos temas materiais prioritários, isto é, aqueles que apresentam maior impacto interno e externo a partir do nosso setor de atuação, a fim de fomentar uma atuação orientada assertiva.
Para nós, a metodologia de construção coletiva adotada na atualização da nossa estratégia de sustentabilidade fez toda a diferença na riqueza do processo de construção do Plano, pois pudemos agregar diferentes conhecimentos e níveis hierárquicos na estruturação de compromissos que pudessem ser pertinentes à realidade da CPFL, ao mesmo tempo que fossem ambiciosos e abrangentes o suficiente para nos impulsionar na jornada da sustentabilidade e dos aspectos ESG.
Ao adotar uma abordagem bottom up, pudemos identificar os desafios mais críticos da empresa nos aspectos ESG materiais a partir de diferentes perspectivas. Vale ressaltar que para um tema, muitas vezes foram envolvidas diferentes áreas e diretorias, para que pudéssemos obter uma visão mais completa das questões trabalhadas.
O processo para se chegar aos novos compromissos envolveu a análise das tendências e práticas do setor elétrico, incluindo questões críticas para o futuro dos negócios; diagnóstico interno; entrevistas com as lideranças; e construção de propostas pelas áreas internas com 12 encontros temáticos. Assim, sob uma visão interligada com o roadmap do Planejamento Estratégico, o Plano ESG 2030 além de ser um dos pilares estratégicos da companhia, traz diretrizes e norteadores para todas as nossas operações, atividades e decisões de investimento.
Outra inovação que trouxemos dentro da estrutura do Plano, foi seu formato dinâmico, onde anualmente, junto com o plano estratégico dos negócios, terá seus compromissos revisando, possibilitando uma maior sinergia com a estratégia e avanços alcançados pelo Grupo.
Nesse sentido, consideramos que esta foi uma inovação significativa na revisão colaborativa da estratégia de Sustentabilidade e ESG, que tem relevância e impacto na empresa em sua totalidade, além de maximizar os nossos impactos positivos na sociedade e impulsionar a transição para uma forma mais sustentável, segura e inteligente de produzir e consumir energia.” O plano ESG 2030 da CPFL é inovador em alguns aspectos. O primeiro deles é a forma como ele foi construído, de forma colaborativa com envolvimento de mais de 200 colaboradores e colaboradoras de diferentes áreas, conhecimentos e níveis hierárquicos. O segundo ponto que destacamos é a sua abrangência: são 12 temas ESG prioritários para a companhia, que são desdobrados em 23 compromissos públicos, alinhados. O terceiro aspecto, que diferencia o Plano ESG 2030 do CPFL da estratégia de outros players do mercado, é a integração com o planejamento estratégico da empresa. Como mencionado, o Plano ESG 2030 foi apresentado juntamente com o Planejamento Estratégico do Grupo CPFL e passou pelas mesmas instâncias de governança para sua aprovação. Anualmente, ambos serão atualizados: o Planejamento Estratégico com o horizonte de 5 anos e o Plano ESG pensando em 2030. O fato de termos um Plano ESG até 2030 é em si uma inovação para a CPFL, que costuma trabalhar com prazos de 5 anos.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Os principais objetivos da elaboração do plano ESG 2030 foram tornar a estratégia de sustentabilidade mais abrangente para aspectos ESG e mais ambiciosa, frente aos desafios enfrentados pelo setor elétrico brasileiro e global, de maneira a reforçar que a pauta é transversal e uma responsabilidade compartilhada com toda Companhia. Consideramos o Plano ESG 2030 como uma evolução do antigo Plano de Sustentabilidade 2020-2024, cuja revisão se iniciou em janeiro de 2022, com a condução de entrevistas em profundidade com as principais lideranças da empresa. Paralelamente, conduzimos um amplo trabalho de benchmarking com empresas do setor elétrico brasileiro e protagonistas de outros setores, tanto nacional quanto internacionalmente.
A partir destas etapas, definimos os principais temas ESG para a Companhia, a partir do nosso estudo de materialidade, dos aprendizados da própria CPFL em sua trajetória em sustentabilidade e aspectos ESG e da análise de tendências do setor elétrico.
Iniciamos, para cada tema, um processo de construção coletiva com as áreas envolvidas. Foram mais de 200 colaboradores e colaboradoras envolvidos(as) em reuniões de trabalho, em que eram apresentados os resultados dos benchmarkings, tendências de mercado, melhores práticas do tema para então iniciarmos a elaboração dos compromissos e seu detalhamento. A partir de agosto de 2022, passamos a realizar reuniões de validação com as diferentes instâncias de governança, passando pela gerência de estratégia, comissão de estratégia e finalmente conselho de administração. É importante ressaltar que todo o processo de aprovação do Plano ESG 2030 ocorreu em conjunto com a aprovação do Planejamento Estratégico 2023-2027 do Grupo CPFL.
O resultado deste projeto é o Plano ESG 2030, que traz diretrizes para e estratégias para que possamos fornecer energia sustentável, acessível e confiável em todos os momentos, tornando a vida das pessoas mais segura, saudável e próspera nas regiões onde operamos. Se desdobra em 23 compromissos, organizados em quatro pilares, que sustentam a maneira como conduzimos nossos negócios e executamos nossa estratégia: Soluções renováveis e inteligentes, Operações sustentáveis, Valor compartilhado com a sociedade e Atuação segura e confiável. O nosso plano foi lançado em grande estilo, na maior conferência de sustentabilidade no mundo, na COP-27, em 2022.
A seguir, detalhamos a estrutura da estratégia em quatro pilares, nossa visão de longo prazo para os temas incorporados:
1. Soluções renováveis e inteligentes
Até 2030, 100% do nosso portfólio de geração de energia será renovável. No segmento, este já é nosso foco exclusivo de investimentos desde 2010 e avançamos mais um passo rumo à economia de baixo carbono. Hoje, contamos com uma estrutura de hidrelétricas (UHEs, PCHs e CGHs), usinas de biomassa e parques eólicos que já contribuem com esse perfil de emissões e vamos estudar a viabilidade de tecnologias de hidrogênio verde para o nosso negócio.
Nosso modelo de negócios já possui um perfil de baixas emissões e, a partir de 2025, seremos carbono neutro, enquanto mantemos os esforços para minimizar os impactos negativos sobre as mudanças climáticas com a redução de 35% das nossas emissões totais até 2030, em relação à média dos últimos anos (2019, 2020 e 2021).
Em paralelo, ampliar a eletrificação da frota técnica operacional é um dos esforços que contribuem nesse desafio e continuaremos os estudos em mobilidade elétrica, iniciados em 2007, para avançarmos ainda mais neste tema.
Para além nas nossas atividades, queremos apoiar outras empresas na jornada de descarbonização, por isso, por meio da CPFL Soluções, oferecemos créditos de carbono, certificados de energia renovável (I-RECs) e outras soluções integradas aos clientes. Tudo isso será realizado junto à estratégia para promover e implementar soluções de energia inteligente (smart networks).
A conectividade digital entre pessoas e equipamentos, proporcionada pela evolução das tecnologias, tem levado a uma mudança de paradigmas e a transformações no setor elétrico e, nesse sentido, temos investido significativamente em expansão, automação, modernização e inovações visando maior eficiência, qualidade e robustez da rede, o que também contribui para nossos objetivos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

2. Operações Sustentáveis
Em todas as nossas operações, buscamos a menor pegada ambiental possível, mantendo altos padrões de qualidade e eficiência.
Temos avançado continuamente no uso consciente dos recursos naturais com ações estruturadas de ecoeficiência em nossas instalações (água, energia e resíduos), além do compromisso de eliminar gradualmente o plástico de uso único em nossas atividades administrativas.
Vamos fortalecer ainda mais as diretrizes de atuação visando conservar e potencializar nosso impacto positivo na biodiversidade. Em cada ação, primeiro pensamos em como evitar ou minimizar ao máximo os riscos e impactos negativos e, além das compensações, buscamos formas de maximizar valor para o meio ambiente e a sociedade.
Outra importante forma de promover operações cada vez mais sustentáveis é ampliando nossa atuação sob a perspectiva de circularidade, com a reforma de equipamentos e destinação de componentes de rede para reciclagem ou cadeia reversa. Já possuímos um negócio estruturado no conceito da economia circular dentro do Grupo CPFL que vem expandindo ao longo dos anos e que mitiga de forma considerável o nosso volume de resíduos no meio ambiente.
3. Valor compartilhado com a sociedade
Entendemos que é essencial gerar, além de energia, ações de valor compartilhado com a sociedade e com a nossa cadeia de valor. No Grupo CPFL, promovemos uma cultura orientada para o cliente, buscando a sua satisfação com a qualidade da energia e do atendimento. Mas nossos objetivos vão além da geração, transmissão, distribuição de energia e dos serviços que prestamos.
Acreditamos no valor da diversidade e da equidade, trabalhamos para criar uma cultura inclusiva e aumentar a representatividade da sociedade dentro de nossos times. Esta é uma jornada constante, por isso, reconhecemos nossas importantes conquistas, bem como a necessidade de avançarmos ainda mais junto com a sociedade.
Queremos ser parte da solução para os desafios sociais das comunidades. Por meio do Instituto CPFL e de investimentos socioambientais no entorno das operações, nosso foco é maximizar a transformação local, gerando impactos positivos duradouros e que empoderem as pessoas.
Beneficiamos hospitais públicos que prestam serviços essenciais para a população, com os recursos de eficiência energética (PEE). Instalamos painéis fotovoltaicos para autogeração, lâmpadas e equipamentos mais eficientes, além de ações voltadas à humanização do atendimento aos pacientes. A economia com a conta de energia pode ser revertida para melhorar a própria prestação do serviço de saúde.
Também avançamos em nosso compromisso com o desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Cada vez mais, vamos promover compras sustentáveis e valorizar parceiros alinhados com a nossa estratégia ESG. Até 2030, nosso objetivo é atingir, pelo menos, 85% de nossos investimentos com empresas que apresentam práticas avançadas em sustentabilidade. Caminharemos juntos e juntas e, além de avaliar, vamos desenvolver e reconhecer quem estiver alinhado(a) à nossa jornada.
4. Atuação segura e confiável
É nosso dever promover a cultura de segurança, de cuidado com as nossas pessoas e responsabilidade.
Nosso compromisso inegociável com a segurança visa fortalecer a cultura no tema para atingir zero fatalidades e inclui projetos de conscientização, prevenção e redução de riscos para todas as pessoas. Associado a isso, temos como compromisso a realização de ações para promover ambientes saudáveis de trabalho, com ações voltadas para a saúde e o bem-estar mental, com canais específicos a esse fim.
Adotamos práticas diferenciadas de governança corporativa, baseadas nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. Contamos com o engajamento dos colaboradores em nosso Programa de Integridade, incluindo a aplicação dos princípios, diretrizes e orientações do nosso Código de Conduta Ética, e nas práticas direcionadas à segurança e proteção de dados.”

Gestão da Prática Relatada:

“Consideramos o Plano ESG 2030 como uma evolução do antigo Plano de Sustentabilidade 2020-2024, cuja revisão se iniciou em janeiro de 2022, com a definição de um cronograma de trabalho e metodologia a ser desenvolvida, tendo a Gerência de Sustentabilidade como responsável pela gestão desse projeto, desde o seu planejamento e execução até avaliação dos indicadores e seu monitoramento mensal.
Posteriormente, houve a condução de entrevistas em profundidade com as principais lideranças da empresa. Paralelamente, conduzimos um amplo trabalho de benchmark com empresas do setor elétrico brasileiro e protagonistas de outros setores, tanto nacional quanto internacionalmente. A partir destas etapas, definimos os principais temas ESG para a Companhia, a partir do nosso estudo de materialidade, dos aprendizados da própria CPFL em sua trajetória em sustentabilidade e aspectos ESG e da análise de tendências do setor elétrico.
Iniciamos, para cada tema, um processo de construção coletiva com as áreas envolvidas. Foram mais de 200 colaboradores e colaboradoras envolvidos em reuniões de trabalho, em que eram apresentados os resultados dos benchmarks, tendências de mercado, melhores práticas do tema para então iniciarmos a elaboração dos compromissos e seu detalhamento. A partir de agosto de 2022, passamos a realizar reuniões de validação com as diferentes instâncias de governança, passando pela gerência de estratégia, comissão de estratégia e finalmente Conselho de Administração. É importante ressaltar que todo o processo de aprovação do Plano ESG 2030 ocorreu em conjunto com a aprovação do Planejamento Estratégico 2023-2027 do Grupo CPFL.
Após a aprovação do plano ESG 2030 e seus 23 compromissos pelo Conselho de Administração no final de 2022, trabalhamos no desdobramento tático desses compromissos em conjunto com as áreas, revisitando os indicadores que já eram monitorados anteriormente e definindo quais seriam os indicadores prioritários para monitoramento e reporte do novo plano.
A execução, evolução e status dos compromissos do Plano ESG 2030, vigorado a partir de 2023, são acompanhados de forma periódica pelos órgãos de liderança, incluindo Comitê de Sustentabilidade, a Diretoria Executiva, o Comitê de Estratégia, Crescimento, Inovação e ESG, e o Conselho de Administração, conforme estrutura da nossa Gestão de Sustentabilidade.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Dentro dos quatro pilares do Plano ESG 2030, assumimos 23 compromissos voluntários norteados pelo Plano Estratégico da Companhia e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Identificamos nossas maiores oportunidades para alcançarmos esses objetivos e, assim, potencializá-las com planos de ação e investimentos mais relevantes.
A elaboração do Plano ESG 2030 da CPFL nos trouxe muitos aprendizados, e foi sistematizada a partir da experiência que tivemos durante o ano de 2022. Esse envolvimento com as lideranças, com as diferentes áreas, colaboradores de diferentes backgrounds e níveis hierárquicos pode e deve ser replicado em outras empresas e organizações de diferentes setores, na medida em que potencializa o conhecimento presente na organização. Houve um trabalho de facilitação de construções coletivas capitaneado pela área de sustentabilidade da empresa, sistematização das conversas e gestão do projeto de uma forma geral.
Anualmente, os compromissos serão atualizados em conjunto com o planejamento estratégico para que possamos fazer ajustes necessários e ajustar os KPIs, bem como avaliar em que medida estamos avançando para atingir os compromissos assumidos.”