PEPSICO DO BRASIL LTDA
O sistema inédito para esse tipo de veículo transformou a frota da PepsiCo na primeira a integrar os painéis na linha de montagem das carrocerias, possibilitando a expansão da solução para diversos modelos de veículos em diferentes. Liderando a mudança sustentável, a solução conseguiu unir os pilares da eficácia operacional, econômica e ambientalmente sustentável, encontrando uma solução positiva para a empresa, os clientes e o planeta.
Por esses fatores e sua característica inovadora, a iniciativa ficou entre os cinco melhores cases do prêmio The Next Big Idea, o desafio anual de inovação da PepsiCo, concorrendo com outros quase 700 cases e 12,4 mil participantes de 68 países.
A iniciativa vem para reforçar um dos direcionamentos estratégicos da PepsiCo de prover uma frota cada vez mais sustentável, com soluções que enderecem o desafio de minimizar as mudanças climáticas e que estejam alinhadas com a PepsiCo Positive (pep+), estratégia global ESG da companhia que permeia todas as ações da multinacional e que tem o Brasil como protagonista, com ações efetivas e pioneiras nesta agenda. A inovação também colocou a PepsiCo do Brasil novamente na vanguarda das soluções elétricas de grande porte, reforçando a região como referência nas soluções ambientais da empresa, globalmente.
A solução também resultou em diversos ganhos financeiros e operacionais para a companhia. Isso porque os veículos pesados utilizam uma grande quantidade de energia para abastecer seus componentes internos e o grande desafio estava em diminuir a quebra na distribuição por conta da descarga da bateria enquanto estavam estacionados. Essa questão aumentava a utilização da assistência técnica e impactava negativamente as vendas, já que os veículos precisavam ficar parados por 2-4 horas – a parte elétrica era responsável por 30% dos chamados e 4% dos custos de manutenção.
O novo sistema permite que a bateria do caminhão esteja sempre carregada. Com isso, o número de frota parada por este problema foi zerado, aumentando em R$ 1,7 milhão/ano as prospecções de vendas. Com o aumento de produtividade e redução no número de rotas interrompidas por problemas elétricos, 30% dos problemas de assistência técnica dos caminhões foram resolvidos, o que anteriormente consumia R$ 928 mil em custos de manutenção (4% dos gastos totais nessa área). A solução aumenta, ainda, a vida útil das baterias em 100%, passando de um ano e meio para até três anos. Com isso, a economia projetada em compra de baterias ao ano é de R$ 230 mil.
Dessa forma, a solução pensada pela equipe da Frotas da PepsiCo e executada pela Sunew, com exclusividade para a empresa, gerou ganhos financeiros, ecológicos e de reputação para a companhia, tornando-se referência em sustentabilidade energética para frotas de pequeno, médio e grande porte.
ASPECTOS INOVADORES RELACIONADOS À PRÁTICA
O sistema inédito para esse tipo de veículo transformou a frota da PepsiCo na primeira a integrar os painéis na linha de montagem das carrocerias, possibilitando a expansão da solução para diversos modelos de veículos em diferentes. Liderando a mudança sustentável, a solução conseguiu unir os pilares da eficácia operacional, econômica e ambientalmente sustentável, encontrando uma solução positiva para a empresa, os clientes e o planeta.
Por esses fatores e sua característica inovadora, a iniciativa ficou entre os cinco melhores cases do prêmio The Next Big Idea, o desafio anual de inovação da PepsiCo, concorrendo com outros quase 700 cases e 12,4 mil participantes de 68 países.
A inovação veio para resolver problemas técnicos e operacionais que estavam sendo observados na companhia ao utilizar os painéis solares tradicionais, relacionados às perdas de energia para abastecer seus componentes internos e às horas paradas dos veículos, por conta da descarga de bateria. Os ganhos obtidos foram:
– Vendas: Como o novo sistema permite que a bateria do caminhão esteja sempre carregada, o número de frota parada foi zerado, aumentando em R$ 1,7 milhão/ano as prospecções de vendas.
– Manutenção: Com o aumento de produtividade e redução no número de rotas interrompidas por problemas elétricos, 30% dos problemas de assistência técnica dos caminhões foram resolvidos, o que anteriormente consumia R$ 928 mil em custos de manutenção (4% dos gastos totais nessa área).
– Performance: Os novos painéis criados, além de mais sustentáveis, proporcionam eficiência 30% maior do que os tradicionais a base de silício.
– Tamanho e leveza: Os painéis desenvolvidos são a fonte de energia mais leve do mercado, sem adicionar peso ou altura ao caminhão e diminuindo o aumento do gasto energético como “efeito colateral”.
– Durabilidade: A solução aumenta em 100% da vida útil das baterias, que passa de um ano e meio para até três anos. No total, espera-se que sejam economizados aproximadamente R$ 230 mil com a compra de baterias no ano por conta da solução.
– Payback: O payback de carbono com a fabricação das placas OPV é de menos de 100 dias, muito mais rápido do que as placas solares tradicionais de silício.
– Escalonamento: Espalhar a solução na operação é fácil e rápido – foram 250 veículos com placas adicionadas em 2023. Em 2024, a empresa já somou 368 caminhões com essa tecnologia e expectativa é adicionar em cerca de cem outros veículos até o primeiro semestre de 2025.
O sistema inédito para esse tipo de veículo transformou a frota da PepsiCo na primeira a integrar os painéis na linha de montagem das carrocerias, possibilitando a expansão da solução para diversos modelos de veículos em diferentes. Liderando a mudança sustentável, a solução conseguiu unir os pilares da eficácia operacional, econômica e ambientalmente sustentável, encontrando uma solução positiva para a empresa, os clientes e o planeta.
Por esses fatores e sua característica inovadora, a iniciativa ficou entre os cinco melhores cases do prêmio The Next Big Idea, o desafio anual de inovação da PepsiCo, concorrendo com outros quase 700 cases e 12,4 mil participantes de 68 países.
A PepsiCo coloca a sustentabilidade no centro da sua estratégia de negócio, criando crescimento e gerando valor sem deixar de lado as mudanças positivas no planeta e nas pessoas. Reforçando este compromisso, a solução mostrou ser possível impactar positivamente o negócio sem abrir mão do cuidado com o planeta, dando novos passos em direção à meta da PepsiCo Positive de reduzir as emissões absolutas de Gases do Efeito Estufa em mais de 40% até 2030, em relação a 2015, e atingir emissões líquidas zero nas operações globais até 2040. De acordo com dados da Sunew, até 2023, os caminhões com o novo painel solar tiveram redução de 11,2 toneladas de CO2 emitidas a cada ano, o equivalente a aproximadamente 1.380 árvores plantadas.
Isso além de reforçar seu compromisso com a circularidade. As placas são compostas por materiais 100% recicláveis e produzidas a partir de um composto orgânico, sem a utilização de materiais tóxicos como os utilizados nos painéis solares tradicionais com silício cristalino.
A PepsiCo tem uma cultura de inovação intrínseca e transversal ao negócio, tendo como direcional estratégico o impulsionamento do crescimento sustentável por meio da inovação e sustentabilidade em toda a cadeia. Para isso, sua liderança estimula os times de todos os países a pensarem soluções que atendam às necessidades de seus consumidores e que envolvam, de ponta a ponta, toda a sua cadeia de valor.
Para que isso ocorra, de maneira acelerada, a companhia desenvolve uma série de iniciativas. Entre elas, o “The Next Big Idea”, um desafio de inovação aberta para incentivar todos os colaboradores, independente de seu cargo e área de atuação, a propor ideias inovadoras e disruptivas. A ideia dos painéis de OPV partiu do time de Frota e ficou entre os cinco melhores projetos do mundo, dentre quase 700 iniciativas concorrentes de 68 países.
Com a ideia aprovada, o time acionou o parceiro em 2020 para análise da eficiência e ajustes operacionais, o que gerou uma série de aprendizados para o time, incluindo os benefícios da disposição cruzada dos painéis, que evita a sobrecarga e perda de eficiência; e a avaliação das melhores rotas para a maior disponibilidade de luz solar e armazenamento de energia mais eficiente. Em 2022, já começou os primeiros pilotos, sendo de fato implementada no ano seguinte, ganhando escala de imediato. Esse é um dos exemplos de inovação sustentável que ganha vida na PepsiCo, por um forte direcional da companhia, por suas lideranças regionais e globais.
A PepsiCo, além de liderar a mudança sustentável, também inspira outros atores da economia global a repensar seu impacto e buscar soluções, dado o alto potencial de replicabilidade dos painéis fotovoltaicos orgânicos. A solução passa a estar disponível no mercado pelo parceiro e, por serem constituídas por um material leve, flexível e semitransparente, que permitem uma durabilidade maior, também viabilizam a aplicação em outros locais que não os caminhões, podendo ser adotadas por empresas de variados setores. Elas são aplicadas de maneira fácil e rápida, permitindo um forte grau de escalonamento, além de terem um payback em menos de 100 dias, muito mais rápido que as placas solares tradicionais.