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Ano: 2023

Papirus & Raia Drogasil S.A. (RD) – Embalagem Circular.

Papirus Indústria de Papel S.A.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“O principal objetivo do Embalagem Circular é materializar a economia circular, envolvendo todos os elos da cadeia:
• O consumidor que descarta corretamente os medicamentos e suas embalagens;
• A RD e o operador logístico Cheiro Verde que fazem a correta gestão dos resíduos de papel;
• Papirus que compra os resíduos pós consumo para a produção do Vitacarta®;
• A marca própria da RD, Natz, que garante a utilização do papel Vitacarta® em todas as suas embalagens de papel cartão;
• A Pólen, responsável por toda a rastreabilidade, certificação de origem das matérias primas, geração e gestão dos créditos de logística reversa.
Antes da chegada da marca própria da RD Natz, os resíduos de embalagens recicláveis de papel coletados nas farmácias eram destinados diretamente às coletas seletivas das respectivas prefeituras. Com o início do modelo de circularidade, a RD passou a cuidar também da gestão destes resíduos, garantindo que a Papirus teria acesso à compra da matéria-prima para a produção do papel Papirus Vitacarta® (100% reciclado com 30% de pós consumo).
A destinação correta dos resíduos de embalagens coletados nas farmácias da RD, por intermédio do programa descarte consciente, representa um volume de embalagens e bulas previstos pela Cheiro Verde Ambiental de 500 a 800 kg mensais que são destinados e comercializados com a Papirus com variações esperadas de acordo com o efetivo descarte pelos consumidores. O elo com os consumidores é extremamente importante para o efetivo funcionamento do programa. Para aumentar o engajamento deles, a RD garante o treinamento constante das funcionárias e funcionários sobre o descarte correto de resíduos, além de campanhas de conscientização que comunicam a população sobre nossas medidas relacionadas ao tema. Como exemplo de ação, destaca-se a campanha do Dia D para o Descarte de Medicamentos, na qual a RD investiu R$ 354 mil em ativações online e offline e alcançou ao todo mais de 45 milhões de brasileiras e brasileiros.
O consumo atual de papelcartão da marca Natz é de aproximadamente 44.000 unidades, representando cerca de 540 kg mensais de papelcartão Vitacarta®.
Um fator de complexidade para a implementação do modelo circular entre Papirus e Natz foi o fato de que a operação de Marcas Próprias da RD não conta com produção própria. Ou seja, todos os produtos são fabricados por indústrias parceiras, cada uma especialista em uma categoria ou tecnologia de processo ou produto. Atualmente a RD não interfere na escolha de matérias-primas feitas pelas indústrias parceiras. Para Natz, a cadeia de suprimentos conta com mais de 5 indústrias parceiras, que por sua vez trabalham com mais de 10 fornecedores e gráficas de embalagens de papel (cartuchos) diferentes. Para que a circularidade do papel de fato acontecesse, foi preciso a negociação com cada um dos atores envolvidos para garantir a exclusividade de fabricação das embalagens de Natz com o papelcartão Vitacarta®.
Os resíduos dos centros de distribuição da RD localizados em Embu das Artes, Guarulhos e Ribeirão Preto são coletados e triados pela Cheiro Verde Ambiental para posteriormente serem comercializados e entregues à Papirus. O programa está em expansão para que resíduos das farmácias da RD provenientes de outros estados, além de São Paulo, também possam fazer parte do ciclo de economia circular das embalagens. Ao passo que as embalagens e produtos da marca própria Natz são distribuídos a nível Brasil.
O sistema de logística reversa integrado com a Polen possui dados das notas fiscais conectadas com o site industrial da Papirus localizado em Limeira – São Paulo.
O programa Embalagem Circular iniciou a implantação no dia 08/08/2022 com a identificação do responsável pela gestão do projeto, Ricardo Mendes Dugo, com abrangência de responsabilidade de equipes multidisciplinares do site comercial, industrial da Papirus, equipes comerciais e de compras das gráficas, equipes comerciais e de compras das indústrias farmacêuticas que atendem à RD.

As principais etapas da implantação foram:
1) Planejamento;
2) Identificação das gráficas (clientes ativos, inativos, e/ou não cadastrados na base) – Cerca de 11 gráficas envolvidas;
3) Visitação presencial ou online para alinhamento do fornecimento do Vitacarta®;
4) Identificação das indústrias que atendem às marcas próprias da RD – Cerca de 6 indústrias;
5) Especificação do produto Vitacarta® pela RD na linha Natz para todas as indústrias fornecedoras;
6) Projetos de melhoria nos sistemas de embalagem e impressão;
7) Planejamento e divulgação da prática ao mercado;
8) Retroalimentação.
O programa já se encontra implantado na data de 30/05/2023 e possui novas etapas previstas para avanço em demais linhas atuais e novas das marcas próprias para utilização do papelcartão Vitacarta® como embalagem secundária e ampliação da reciclagem dos cartuchos e bulas de outros centros de distribuição além dos de São Paulo.

Foram alocados para o projeto o pagamento inicial do valor da plataforma fornecida pela Cleantech Polen, investimento em automação de integração de dados pela empresa ECR, pagamento para as cooperativas homologadas, da aquisição/pagamento do direito aos créditos de logística reversa para cada tonelada de papel pós consumo às cooperativas e a Cheiro Verde Ambiental por intermédio da Cleantech Polen. Foram alocados recursos humanos da Papirus e da RD envolvendo esforços constantes de todos os envolvidos para o sucesso do programa Embalagem Circular.
A Papirus em parceria com a RD – Marcas Próprias e Cheiro Verde Ambiental, trouxeram materialidade ao programa Papirus Circular numa operação de economia circular em pleno funcionamento, envolvendo diversos stakeholders.
Papirus, responsabilidades: Suprimento de papelcartão Vitacarta® em quantidade estabelecida em comum acordo com a RD, por intermédio das gráficas (clientes diretos da Papirus). Suporte à cadeia de suprimentos, gráficas, fabricantes, cooperativas e fornecedores de pós consumo e pós indústria. Mapeamento contínuo da cadeia de fluxo de valor à RD, esforços contínuos para melhoria contínua na distribuição e do programa como um todo. Fornecimento de todos os serviços subcontratados da Papirus pela Cleantech Polen, como fornecimento do QR Code de rastreabilidade nas embalagens, landing page exclusiva da marca, oferta de créditos de reciclagem de papel, entre outros serviços relacionados ao programa Papirus Circular.
Raia Drogasil S.A, responsabilidades
A RD é responsável pela gestão dos resíduos de embalagens coletados através do programa de Descarte Consciente de Medicamentos nas suas farmácias, garantindo a coleta pela Cheiro Verde Ambiental (cujas responsabilidades estão descritas abaixo).
Para engajar o consumidor a participar de todo o processo de circularidade, a RD está em fase final de implementação de QR Codes em todas as suas embalagens que direcionará a um hotsite da marca Natz. Nesse site estarão, além de informações sobre os produtos e seus benefícios, ações de promoção de saúde e bem-estar, todas as informações sobre o projeto de embalagem circular e link para a landing page gerada pela Pólen, com relatórios e rastreabilidade de todo o processo, educação ambiental e impactos positivos gerados.
A Cheiro Verde Ambiental é um operador logístico do programa de Logística Reversa de Medicamentos vencidos ou desuso, realizando coletas em todos os Centros de Distribuição da RD, não somente no estado de São Paulo.
Em São Paulo existe o programa de separação das embalagens de papel cartão para inseri-los de volta na economia circular com a Papirus.
Desde janeiro de 2023 foram coletados: 63.830,00 kg nos centros de distribuição da RD no estado de São Paulo.
Polen Consultoria e Intermediação de Negócios em Sustentabilidade Ltda:
Responsável por toda rastreabilidade de matéria prima pós consumo e pós indústria, geração e transferência de créditos de reciclagem, disponibilização de QR Code e landing page para as embalagens da marca Natz.

A linha Natz das marcas próprias da RD utiliza plenamente os serviços do programa Papirus Circular, utilizando o produto Vitacarta®, obtendo uma landing page exclusiva para a empresa contendo os volumes de material pós consumo e pós indústria que adquiriram por intermédio da composição do produto da Papirus. Além disso a marca pode se creditar do volume adquirido em créditos de reciclagem de papel para neutralização de seus volumes de produtos/embalagens de papel disponibilizadas no mercado, conforme exige a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Todas as embalagens de papelcartão e bulas coletadas nos centros de distribuição da RD localizados em Embu das Artes, Guarulhos e Ribeirão Preto são coletados e triados pela Cheiro Verde Ambiental para posteriormente serem comercializados e entregues à Papirus.
Atualmente a PNRS exige a neutralização de 22% do volume e a RD neutraliza 100% do volume comercializado nos produtos supracitados em créditos de logística reversa, em outras palavras, além da necessidade atual da empresa, a Raia contribui com a neutralização de 78% acima do exigido. Isso aumenta as contribuições para toda a cadeia da economia circular e traz um impacto concreto tendo em vista a relação do percentual exigido por lei versus o executado.

Relevância para o Negócio:

“A Papirus já comercializou aproximadamente 6.479 toneladas no somatório dos volumes de Vitacarta® e Vitacycle® a partir de janeiro de 2021. No ano de 2022 totalizaram aproximadamente 3.186 toneladas na somatória dos dois produtos, tendo em vista que o produto Vitacycle® teve sua primeira venda em novembro de 2020. O percentual de crescimento do produto Vitacycle® de 2021 para 2022 foi de 24,6% e para o Vitacarta® o incremento foi de 91,5%. Outro fator é relativo ao progresso de ocupação de máquina pelo Vitacycle® e Vitacarta®, que tem uma prioridade na produção por conta dos aspectos circulares a contribuir para o atendimento das gráficas e end users que objetivam o atendimento das metas sustentáveis.
A representatividade de faturamento do Vitacarta® e Vitacycle® somados tendo como base janeiro de 2021 até hoje maio de 2023 somam mais de R$ 45 milhões acumulados.
A constante busca pelo clientes diretos e indiretos da Papirus faz com que a organização permaneça continuamente avançando em sua estruturação interna no que tange a estruturação de áreas, comitês, realocação de capital humano e investimentos constantes estruturais no site industrial para atender às exigências do mercado e permanecer continuamente realizando melhorias contínuas em todo o seu processo produtivo principalmente para a fabricação de produtos como o Vitacarta® e Vitacycle® que exigem etapas de produção diferenciadas por conta do conteúdo pós consumo.
A Papirus possui um plano de investimentos em pleno avanço e execução para os anos de 2022 e 2023 voltados para melhorias na máquina de papel e dentre os investimentos, aproximadamente 39% do total são direcionados para alterações que contribuem com os processos de reciclagem e que estão intimamente ligados a produção dos produtos Vitacarta® e Vitacycle® que dão sustentação para todo o programa Papirus Circular e Embalagem Circular.
O plano de marketing da Papirus do ano de 2022 contemplou e realizou atividades como: Alinhamento do Plano de comunicação; Comunicação Interna; Elaboração de um e-book; Planejamento das divulgações nas mídias sociais; E-mail marketing; QR Code com a landing page da Papirus; Atualização do site da Papirus com dados do programa; Lançamento do Release; Webinar com clientes e End Users; Criação de um infográfico do programa; Realidade Aumentada com as etapas do Papirus Circular; Criação de Folder; Elaboração de Vídeos e criação de Brindes. Essas atividades reforçam a prioridade que o programa Papirus Circular tem para a organização.
O serviço Papirus Circular integra o todo das operações, considerando a produção dos produtos Vitacycle® e Vitacarta®, a geração e a comercialização dos créditos de logística reversa que contribui com os operadores logísticos e a geração de um QR Code que traz à tona toda a rastreabilidade das embalagens utilizadas pelos Brand Owners. A atuação da Papirus, com foco na logística reversa, se dá em todas as fases do ciclo de vida do produto – das gráficas, que fazem as embalagens, às cooperativas – levando remuneração melhor a elas e ajudando a estruturar essa cadeia – até os Brand Owners, oferecendo a eles uma embalagem neutralizada em logística reversa.
O negócio RD conta com o segmento de marcas próprias, existente desde o início da companhia, que vem ganhando relevância na estratégia de expansão da RD. Em 2022, a receita de marcas próprias avançou 54,3% em relação ao mesmo período de 2021.
A marca Natz nasceu com seu propósito totalmente alinhado ao objetivo da RD de ser uma empresa de soluções integradas de saúde. Os produtos Natz são focados na promoção da saúde integral dos seus consumidores.
O primeiro mês de vendas de Natz superou as expectativas de faturamento em mais de 50%. Desde o seu lançamento em outubro de 2022, mais de 10 novos produtos foram lançados e o faturamento mensal da marca cresceu em 100%. A expectativa é de que o faturamento cresça mais de 25% ao ano, nos próximos 2 anos, com um portifólio de mais de 50 produtos. (*INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS)
O lançamento da marca contou com investimentos em material de ponto de venda para todas as farmácias RD, ações de marketing com influenciadores, mídia e conteúdo nos sites e aplicativos das farmácias Raia e Drogasil, além de conteúdo elaborado por agência de marketing digital em redes sociais (@vivanatz). O orçamento anual de marcas próprias conta com investimentos em marketing focados em Natz, incluindo o projeto de embalagem circular, ao longo do ano de 2023.
” “A Papirus em parceria com a Raia Drogasil S.A. (RD) e demais parceiros como a Cheiro Verde Ambiental e a Cleantech Polen são as primeiras empresas se juntarem em prol da sustentabilidade e circularidade efetiva na cadeia de embalagens do segmento farmacêutico se destacando como pioneiros nesta prática gerando valor a todos os stakeholders envolvidos. Considerando os ciclos completos de economia circular, desde o descarte consciente de medicamentos nas farmácias da RD, logística reversa de conteúdo reciclável, geração de créditos de reciclagem com base nas notas fiscais, efetiva reciclagem e fabricação do produto Vitacarta®, conversão em embalagens pelo processo gráfico, inclusão de QR Code nas embalagens (em processo de implementação) contendo a rastreabilidade da origem das matérias primas pós consumo e pós indústria, envase com as indústrias farmacêuticas e posteriormente na RD realizando a distribuição e comercialização de seus produtos embalados com o produto da Papirus, onde há de iniciar um novo ciclo com o ator principal: o consumidor realizando o descarte correto das embalagens.
Dentre as marcas próprias da Raia Drogasil, existe uma em especial chamada Natz – linha de produtos naturais – que possui como premissa a sustentabilidade desde a fabricação dos produtos bem como a utilização de embalagens sustentáveis.
A linha Natz, utiliza o papelcartão da Papirus chamado Vitacarta® como embalagem secundária, produto este com composição fibrosa 100% reciclada, e dentre este percentual 30% é pós consumo. Por intermédio do programa descarte consciente de medicamentos, a Raia Drogasil possui em 100% de suas lojas um ponto de descarte voluntário para medicamentos vencidos ou em desuso, embalagens e bulas. O resíduo descartado nessas lojas é direcionado para os centros de distribuição da Raia Drogasil e posteriormente para a empresa Cheiro Verde Ambiental, especializada na destinação ambientalmente correta dos resíduos, que realiza a separação de todo papelcartão e bulas dos resíduos e os comercializa com a Papirus para que sirvam de matéria prima na fabricação de novos produtos, em especial o Vitacarta® utilizado na linha Natz.
Evoluindo no pilar Planeta + Saudável, a RD colocou seus esforços na expansão do programa Descarte Consciente, que em 2022 chegou a todas as farmácias do grupo RD no Brasil. O programa, que já existe desde 2011, é pioneiro na destinação correta de resíduos medicamentosos. O grupo RD foi o primeiro a implementar uma iniciativa como essa no varejo farmacêutico brasileiro.
A Papirus é a primeira empresa do setor de fabricação de papelcartão a contar com essa metodologia para gerar créditos de reciclagem. Esse serviço de economia circular (que vai além do projeto em parceria com a RD) conecta todos os elos do mercado de embalagens através de tecnologia, fechando o ciclo de sustentabilidade.
As cooperativas ganham novas possibilidades de receita, as gráficas diferenciam seu produto, os proprietários das marcas atendem aos requisitos da logística reversa através dos créditos de reciclagem e o consumidor tem a rastreabilidade das embalagens na palma da mão.
Os papeiscartão Vitacycle® e Vitacarta® são os produtos da Papirus que compõe o programa Papirus Circular.
O Vitacarta® é um papelcartão 100% reciclado e possui 30% de resíduos pós-consumo do programa Papirus Circular desenvolvido com as cooperativas de catadores. O Vitacarta® é o primeiro cartão no Brasil a receber a certificação FSC® 100% reciclado, devido à rastreabilidade total de suas matérias-primas. (Cód. Licença C028826). Considera-se em sua composição o conteúdo pós indústria (resultante do processo gráfico) e o conteúdo pós consumo.
Os produtos Vitacycle® e Vitacarta® possuem o selo verde que é uma autodeclaração da quantidade de material reciclado e da quantidade de material reciclado pós-consumo. Os percentuais de reciclados dos produtos Papirus são certificados pelo FSC® (Cód. Licença C028826).
A Papirus possui o selo FSC®, uma certificação internacional concedida a empresas que promovem o respeito da boa prática florestal e controle de todo material recuperado. O selo FSC® assegura o uso responsável das florestas e a conservação de seus recursos naturais e só foi obtido depois de um rigoroso processo de auditoria realizado pelo Imaflora.
Na Papirus a proposta do programa inovador realizado pela empresa junto à cleantech Polen é transferir os créditos de logística reversa (CLR) para os Brand Owners que utilizam o seu papelcartão, Vitacycle® e/ou Vitacarta®, agregando valor para esses fabricantes de grandes marcas de consumo. O programa permite certificar e catalogar informações referentes à rastreabilidade e origem dos materiais reciclados recebidos das cooperativas e de outras fontes e transformá-los em créditos de reciclagem. Os créditos são transferidos para os Brand Owners, que desta forma podem atestar seu compromisso com a sustentabilidade e a destinação correta das embalagens.
O processo de geração de créditos inicia-se com a homologação e auditoria de todas as cooperativas e fornecedores de materiais reciclados. Documentos como licenças ambientais e auditorias, fazem parte da relação de itens a serem cumpridos pelos operadores para fazerem parte do sistema. Após a homologação, é feita a catalogação de todas as notas fiscais emitidas pelas cooperativas nas vendas de aparas. As notas fiscais de pós-consumo irão gerar créditos de reciclagem no sistema de blockchain. Todo levantamento e catalogação das notas, o sistema de blockchain e o trabalho de certificação é feito diretamente pela Polen.
A operação do programa Papirus Circular funciona considerando as etapas e elos da cadeia de economia circular descritas no ebook disponibilizado para download em https://www.creditodelogisticareversa.com.br/papirus-saiba-mais?utm_campaign=Clientes%20Polen&utm_source=site-papirus
A integração de sistemas permite que a Papirus possua um sistema de gestão de dados, a Cleantech Polen, computa todas as notas fiscais de aquisição de material pós-industrial e pós consumo das cooperativas homologadas. Além da integração supracitada, a Papirus também integrou notas fiscais de saída, cartas de correção e ordens de fabricação, essa integração adicional permite um rastreamento completo dos materiais pós consumo e pós-industrial desde a entrada até a saída em novos produtos. Todos esses dados são passíveis de visualização via login e senha no browser que possui o sistema integrado do Papirus Circular.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O principal objetivo do Embalagem Circular é materializar a economia circular, envolvendo todos os elos da cadeia:
• O consumidor que descarta corretamente os medicamentos e suas embalagens;
• A RD e o operador logístico Cheiro Verde que fazem a correta gestão dos resíduos de papel;
• Papirus que compra os resíduos pós consumo para a produção do Vitacarta®;
• A marca própria da RD, Natz, que garante a utilização do papel Vitacarta® em todas as suas embalagens de papel cartão;
• A Pólen, responsável por toda a rastreabilidade, certificação de origem das matérias primas, geração e gestão dos créditos de logística reversa.
Antes da chegada da marca própria da RD Natz, os resíduos de embalagens recicláveis de papel coletados nas farmácias eram destinados diretamente às coletas seletivas das respectivas prefeituras. Com o início do modelo de circularidade, a RD passou a cuidar também da gestão destes resíduos, garantindo que a Papirus teria acesso à compra da matéria-prima para a produção do papel Papirus Vitacarta® (100% reciclado com 30% de pós consumo).
A destinação correta dos resíduos de embalagens coletados nas farmácias da RD, por intermédio do programa descarte consciente, representa um volume de embalagens e bulas previstos pela Cheiro Verde Ambiental de 500 a 800 kg mensais que são destinados e comercializados com a Papirus com variações esperadas de acordo com o efetivo descarte pelos consumidores. O elo com os consumidores é extremamente importante para o efetivo funcionamento do programa. Para aumentar o engajamento deles, a RD garante o treinamento constante das funcionárias e funcionários sobre o descarte correto de resíduos, além de campanhas de conscientização que comunicam a população sobre nossas medidas relacionadas ao tema. Como exemplo de ação, destaca-se a campanha do Dia D para o Descarte de Medicamentos, na qual a RD investiu R$ 354 mil em ativações online e offline e alcançou ao todo mais de 45 milhões de brasileiras e brasileiros.
O consumo atual de papelcartão da marca Natz é de aproximadamente 44.000 unidades, representando cerca de 540 kg mensais de papelcartão Vitacarta®.
Um fator de complexidade para a implementação do modelo circular entre Papirus e Natz foi o fato de que a operação de Marcas Próprias da RD não conta com produção própria. Ou seja, todos os produtos são fabricados por indústrias parceiras, cada uma especialista em uma categoria ou tecnologia de processo ou produto. Atualmente a RD não interfere na escolha de matérias-primas feitas pelas indústrias parceiras. Para Natz, a cadeia de suprimentos conta com mais de 5 indústrias parceiras, que por sua vez trabalham com mais de 10 fornecedores e gráficas de embalagens de papel (cartuchos) diferentes. Para que a circularidade do papel de fato acontecesse, foi preciso a negociação com cada um dos atores envolvidos para garantir a exclusividade de fabricação das embalagens de Natz com o papelcartão Vitacarta®.
Os resíduos dos centros de distribuição da RD localizados em Embu das Artes, Guarulhos e Ribeirão Preto são coletados e triados pela Cheiro Verde Ambiental para posteriormente serem comercializados e entregues à Papirus. O programa está em expansão para que resíduos das farmácias da RD provenientes de outros estados, além de São Paulo, também possam fazer parte do ciclo de economia circular das embalagens. Ao passo que as embalagens e produtos da marca própria Natz são distribuídos a nível Brasil.
O sistema de logística reversa integrado com a Polen possui dados das notas fiscais conectadas com o site industrial da Papirus localizado em Limeira – São Paulo.
O programa Embalagem Circular iniciou a implantação no dia 08/08/2022 com a identificação do responsável pela gestão do projeto, Ricardo Mendes Dugo, com abrangência de responsabilidade de equipes multidisciplinares do site comercial, industrial da Papirus, equipes comerciais e de compras das gráficas, equipes comerciais e de compras das indústrias farmacêuticas que atendem à RD.

As principais etapas da implantação foram:
1) Planejamento;
2) Identificação das gráficas (clientes ativos, inativos, e/ou não cadastrados na base) – Cerca de 11 gráficas envolvidas;
3) Visitação presencial ou online para alinhamento do fornecimento do Vitacarta®;
4) Identificação das indústrias que atendem às marcas próprias da RD – Cerca de 6 indústrias;
5) Especificação do produto Vitacarta® pela RD na linha Natz para todas as indústrias fornecedoras;
6) Projetos de melhoria nos sistemas de embalagem e impressão;
7) Planejamento e divulgação da prática ao mercado;
8) Retroalimentação.
O programa já se encontra implantado na data de 30/05/2023 e possui novas etapas previstas para avanço em demais linhas atuais e novas das marcas próprias para utilização do papelcartão Vitacarta® como embalagem secundária e ampliação da reciclagem dos cartuchos e bulas de outros centros de distribuição além dos de São Paulo.

Foram alocados para o projeto o pagamento inicial do valor da plataforma fornecida pela Cleantech Polen, investimento em automação de integração de dados pela empresa ECR, pagamento para as cooperativas homologadas, da aquisição/pagamento do direito aos créditos de logística reversa para cada tonelada de papel pós consumo às cooperativas e a Cheiro Verde Ambiental por intermédio da Cleantech Polen. Foram alocados recursos humanos da Papirus e da RD envolvendo esforços constantes de todos os envolvidos para o sucesso do programa Embalagem Circular.
A Papirus em parceria com a RD – Marcas Próprias e Cheiro Verde Ambiental, trouxeram materialidade ao programa Papirus Circular numa operação de economia circular em pleno funcionamento, envolvendo diversos stakeholders.
Papirus, responsabilidades: Suprimento de papelcartão Vitacarta® em quantidade estabelecida em comum acordo com a RD, por intermédio das gráficas (clientes diretos da Papirus). Suporte à cadeia de suprimentos, gráficas, fabricantes, cooperativas e fornecedores de pós consumo e pós indústria. Mapeamento contínuo da cadeia de fluxo de valor à RD, esforços contínuos para melhoria contínua na distribuição e do programa como um todo. Fornecimento de todos os serviços subcontratados da Papirus pela Cleantech Polen, como fornecimento do QR Code de rastreabilidade nas embalagens, landing page exclusiva da marca, oferta de créditos de reciclagem de papel, entre outros serviços relacionados ao programa Papirus Circular.
Raia Drogasil S.A, responsabilidades
A RD é responsável pela gestão dos resíduos de embalagens coletados através do programa de Descarte Consciente de Medicamentos nas suas farmácias, garantindo a coleta pela Cheiro Verde Ambiental (cujas responsabilidades estão descritas abaixo).
Para engajar o consumidor a participar de todo o processo de circularidade, a RD está em fase final de implementação de QR Codes em todas as suas embalagens que direcionará a um hotsite da marca Natz. Nesse site estarão, além de informações sobre os produtos e seus benefícios, ações de promoção de saúde e bem-estar, todas as informações sobre o projeto de embalagem circular e link para a landing page gerada pela Pólen, com relatórios e rastreabilidade de todo o processo, educação ambiental e impactos positivos gerados.
A Cheiro Verde Ambiental é um operador logístico do programa de Logística Reversa de Medicamentos vencidos ou desuso, realizando coletas em todos os Centros de Distribuição da RD, não somente no estado de São Paulo.
Em São Paulo existe o programa de separação das embalagens de papel cartão para inseri-los de volta na economia circular com a Papirus.
Desde janeiro de 2023 foram coletados: 63.830,00 kg nos centros de distribuição da RD no estado de São Paulo.
Polen Consultoria e Intermediação de Negócios em Sustentabilidade Ltda:
Responsável por toda rastreabilidade de matéria prima pós consumo e pós indústria, geração e transferência de créditos de reciclagem, disponibilização de QR Code e landing page para as embalagens da marca Natz.

A linha Natz das marcas próprias da RD utiliza plenamente os serviços do programa Papirus Circular, utilizando o produto Vitacarta®, obtendo uma landing page exclusiva para a empresa contendo os volumes de material pós consumo e pós indústria que adquiriram por intermédio da composição do produto da Papirus. Além disso a marca pode se creditar do volume adquirido em créditos de reciclagem de papel para neutralização de seus volumes de produtos/embalagens de papel disponibilizadas no mercado, conforme exige a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Todas as embalagens de papelcartão e bulas coletadas nos centros de distribuição da RD localizados em Embu das Artes, Guarulhos e Ribeirão Preto são coletados e triados pela Cheiro Verde Ambiental para posteriormente serem comercializados e entregues à Papirus.
Atualmente a PNRS exige a neutralização de 22% do volume e a RD neutraliza 100% do volume comercializado nos produtos supracitados em créditos de logística reversa, em outras palavras, além da necessidade atual da empresa, a Raia contribui com a neutralização de 78% acima do exigido. Isso aumenta as contribuições para toda a cadeia da economia circular e traz um impacto concreto tendo em vista a relação do percentual exigido por lei versus o executado.

Gestão da Prática Relatada:

“No dia 01/08/2022, foi definido pela gerência e diretoria, o responsável pela gestão do projeto por parte da Papirus, Ricardo Mendes Dugo (Coordenador de projetos) que já realizou a gestão e a implantação do programa Papirus Circular na Papirus. Ricardo Mendes Dugo está sob gerência de Christian Alonso Króes (Gerente de Produto e Assistência Técnica). Ricardo e Christian atuam no site comercial da Papirus localizado no Brooklin em São Paulo.
Por parte da Papirus, o coordenador de projetos (Ricardo Mendes Dugo) geriu os times multidisciplinares dos sites comercial e industrial, contando com setores como: diretoria comercial, diretoria industrial, assistência técnica, administração de vendas, suprimentos, processo e qualidade, matéria prima, marketing, produção, recursos humanos, certificações e comercial. Essas equipes foram representadas como responsáveis pelas atividades: Amando Varella (Diretor Comercial e Marketing); Antonio Valdovino Pupim (Diretor Industrial e Supply Chain) Christian Alonso Króes (Gerente de Produto e Assistência Técnica); Eliandro Ailer (Encarregado de materiais), Tatiana Lima (Supervisora de Administração de Vendas), Rui Campana (Supervisor de Suprimentos); Tatiane Souza Silva (Compradora – Suprimentos); Rafael Freitas Lima (Engenheiro de Processo e Qualidade); Eliane Dantas (Coordenadora de Marketing); Patricia R. de Torres Baralhas (Analista de Marketing); Lucas Jorge Pontes Willy (Analista de Marketing); Alexandre Ricobello (Analista de processo); Andréia Paparotti (Gerente de RH); Alessandra Wenzel (Coordenadora de Certificações); Fausto Junior (Analista de Certificações); Cassiana Radicchi Duarte (Gerente de Negócios e Distribuição), Ronal Erzinger (Representante comercial); Renato Cunha (representante comercial), entre outros envolvidos indiretamente.
Por parte da RD foram envolvidos diretamente os seguintes colaboradores: Camila Margelo Carlos Yajima (Gerente de Marcas Próprias); Aline de Carvalho Nascimento (Analista de Marcas Próprias); Agnes Bichini (Gerente de Marcas Próprias); Tomaz Silberschimidt (Coordenador de Marcas Próprias); Renata Mascarenhas (Diretora de Marcas Próprias); Ana Clara Rosseto (Gerente de Sustentabilidade); Giuliana Ortega (Diretora de Sustentabilidade); Bruno Costa Prado (Coordenador de Marketing) e João Carlos Redondo (Consultor RD), entre outros envolvidos indiretamente.
Foi realizado um planejamento extenso, seguido da execução considerando as seguintes etapas da implantação da prática:
1) Planejamento;
2) Identificação das gráficas (clientes ativos, inativos, e/ou não cadastrados na base) – Cerca de 11 gráficas envolvidas.
3) Visitação presencial ou online para alinhamento do fornecimento do Vitacarta®.
4) Identificação das indústrias que atendem às marcas próprias da RD – Cerca de 6 indústrias.
5) Parametrização de volume de Vitacarta® a ser comercializado, preparação de estoques e distribuição.
6) Parceria com empresa de distribuição para comercialização de pequenos volumes de Vitacarta®.
7) Estudo técnico da linha Natz no laboratório Vitalab, localizado no escritório de São Paulo da Papirus.
8) Homologação da Cheiro Verde Ambiental, fornecedor de material pós-consumo proveniente dos centros de distribuição da RD São Paulo.
9) Homologação da Cheiro Verde pela cleantech Polen, possibilitando o fornecimento dos créditos de logística reversa.
10) Especificação do produto Vitacarta® pela RD na linha Natz para todas as indústrias fornecedoras.
11) Projetos de melhoria nos sistemas de embalagem e impressão.
12) Estudo de expansão de iniciativa para linha Needs das marcas próprias RD.
13) Filmagem da produção do Vitacarta® com as embalagens provenientes das farmácias da RD.
14) Planejamento e divulgação da prática ao mercado.
De modo a mapear, incentivar e traçar metas para o progresso de vendas de produtos com percentual de reciclado, a Papirus criou um indicador para monitoramento de produtos com percentual reciclado em relação ao total produzido mensalmente. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A prática pode ser disseminada e replicada por demais empresas, mesmo que em outros tipos de materiais que não o papelcartão, tendo em vista que o mecanismo pode ser o mesmo, considerando a geração de créditos de logística reversa para outros materiais que sejam pós consumo e a geração de toda a rastreabilidade da cadeia de embalagens nas mãos dos consumidores. Para contribuir com isso, a Papirus disponibiliza diversos conteúdos em suas redes sociais, contando também com um e-book que descreve com completude cada etapa do programa Papirus Circular, contando com um infográfico ilustrando toda a operação e demais descrições correlatas. Portanto, a prática é extremamente replicável e poderá servir para proveito de muitas empresas e consequentemente trazer impactos positivos para toda a sociedade.
Por fim, também se destaca a possibilidade de replicação da prática para demais redes de farmácias, bem como redes menores, e em todos os segmentos que permitam um retorno da embalagem para serem reutilizados como matéria prima em uma nova produção. Tem-se como objetivo a ampliação da prática para todas as embalagens de papel das indústrias farmacêuticas e redes de marcas próprias para que se beneficiem da economia circular e possam também contribuir para um impacto positivo no mundo.