Ano: 2024

O McDonald’s mais sustentável da América Latina

ARCOS DOURADOS COMERCIO DE ALIMENTOS SA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

A sustentabilidade refere-se à capacidade de manter um sistema ao longo do tempo, equilibrando a utilização de recursos naturais para atender as necessidades humanas sem comprometer as gerações futuras. Desde o Relatório Brundtland em 1987 até as atuais metas da Agenda 2030 da ONU, a sustentabilidade se tornou imperativa para diversos setores, incluindo o de alimentos e bebidas.

Consumidores brasileiros estão mais conscientes e priorizam marcas sustentáveis: 89% consideram urgente a sustentabilidade no setor da alimentação e 95% preferem empresas com práticas sustentáveis. Um estudo da Korn Ferry mostra que 67% das empresas no Brasil adotaram o ESG como pilar estratégico, reforçado pela pandemia, aumentando a competitividade e a saudabilidade das marcas. Mas será possível trazer a sustentabilidade no segmento de alimentação rápida?

O McDonald’s prova que sim.

Líder do setor e na implementação de iniciativas sustentáveis, há um ano a Arcos Dorados deu mais um passo significativo em direção à sustentabilidade com a construção do McDonald’s mais sustentável da América Latina. O restaurante, que comemora seu primeiro aniversário em agosto de 2024, fica na Av. Bernardino de Campos, 307 – próximo à região da Avenida Paulista, em São Paulo, e tangibiliza o compromisso socioambiental da empresa, guiado pela sua estratégia ESG, a chamada “Receita do Futuro”, plataforma que é dividida em seis pilares de atuação: Emprego Jovem, Diversidade & Inclusão, Família & Bem-estar, Economia Circular, Mudanças Climáticas e Abastecimento Sustentável.

A empresa reconhece sua responsabilidade e potencial para ser o motor da transformação positiva no segmento, e está comprometida a liderar pelo exemplo, evoluindo as iniciativas de impacto positivo no meio ambiente a cada ano – e isso também se revela em todas as unidades, em cada uma das 25 iniciativas mandatórias com foco na sustentabilidade.

Para a unidade mais sustentável da América Latina, houve um ano de estudo para a sua concepção, feita por um time multidisciplinar, para o entendimento e a viabilidade de cada uma de suas 60 iniciativas sustentáveis.

Da obra aos serviços para o cliente, o abastecimento sustentável e muitos outros conceitos que contribuem para o combate às mudanças climáticas, as ações convidam os clientes a embarcarem na jornada do desenvolvimento sustentável para as pessoas e para o planeta.
A economia circular, a promoção de uma cadeia de suprimentos sustentável e a contratação de uma equipe diversa e inclusiva também fazem parte da estratégia de impacto positivo na sociedade.

Relevância para o Negócio:

Somos a operadora exclusiva da rede McDonald’s no Brasil e em mais 19 países da América Latina e Caribe.
A operação brasileira da companhia conta com mais de 1100 restaurantes, empregando cerca de 60 mil pessoas e atendendo 2 milhões de clientes por dia, sendo este, o principal mercado da América Latina. Acreditamos que não existe crescimento de negócio sem aumento do impacto positivo, no meio ambiente e na sociedade, e há anos temos integrado processos e iniciativas que tornam nosso negócio cada vez mais sustentável.

Liderando pelo exemplo, através de boas práticas sociais, ambientais e de governança, trazemos, com essa unidade-modelo, iniciativas sustentáveis que são escaláveis e replicáveis em nossas unidades, e tornam o setor, que está em crescimento, ainda mais competitivo. Nesse restaurante, pudemos implementar ações-piloto e fazer dele um grande laboratório. Sendo assim, acreditamos que a sustentabilidade deve ser intrínseca à manutenção e ao aprimoramento das atividades da indústria, e que podemos inspirar os profissionais e consumidores mostrando que esse futuro sustentável é possível.

O restaurante nasce nesse momento como resultado do amadurecimento dessa atuação e para ser um símbolo dos nossos compromissos socioambientais, reforçando os avanços e a visão que temos para nosso negócio e para o setor. Além disso, é um exemplo prático do nosso olhar voltado para os cuidados com as pessoas e o planeta, aproximando o cliente de um lado do McDonald’s que nem todos conhecem, mas que está por trás de todo sabor e experiência as pessoas amam e confiam – tornando palpável a nossa atuação socioambiental e deixando nossos compromissos ao alcance de todos.

Acreditamos que um movimento como esse, partindo do McDonald’s, tem o potencial de influenciar mudanças positivas em toda a cadeia de fornecimento e no setor aqui no Brasil, fazendo do nosso negócio um propulsor para a inovação e as práticas verdes de que a sociedade – e o planeta – tanto precisam.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Com infraestrutura moderna e visando a sustentabilidade e o bem-estar dos nossos clientes, aumentamos a eficiência no uso de recursos e adotamos tecnologias e processos mais sustentáveis. As iniciativas da unidade-modelo se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, incluindo ações de combate à fome (ODS 2), a promoção do empoderamento de mulheres (ODS 5), a boa gestão dos recursos hídricos (ODS 6), o fornecimento de serviços de energia limpa (ODS 7), a contratação de jovens em seu primeiro emprego formal (ODS 8), a promoção da inclusão social (ODS 10), o combate às mudanças climáticas (ODS 13), entre outras.

Com projetos estruturais, execução e montagem gerenciados pela Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil, a madeira engenheirada, produzida a partir de reflorestamento, é inspirada em uma árvore que fica em frente ao restaurante e é um símbolo do canteiro original da Avenida Paulista. Os formatos de seus galhos foram referência para a estrutura em madeira do restaurante, que possui uma tecnologia que consome menos energia na produção e uso, gera baixa quantidade de resíduos e tem a capacidade de armazenar o dióxido de carbono que seria emitido na atmosfera – acumulando 136 toneladas de CO² e combatendo o aquecimento global.

Com o apoio do Superlimão, escritório de arquitetura especializado em inovação e projetos sustentáveis, a arquitetura foi planejada e executada considerando o menor impacto ambiental possível, integrando iniciativas que já faziam parte dos negócios da companhia e inovações que agregam mais sustentabilidade: os forros são feitos de madeira 100% certificada, com 25% de material reaproveitado; as paredes foram feitas de wood frame, que substituem materiais de aço e gesso, um método que evita resíduos de obra e mantém a durabilidade que o ambiente exige; já para o piso, foram utilizados agregados de demolição como matéria-prima, além de revestimentos 100% reciclados nas paredes dos banheiros.

Abastecida por fontes limpas, a unidade conta com energia renovável gerada no Mercado Livre de Energia e possui 44 placas solares instaladas na cobertura. Além disso, conta com um sistema de controle do consumo energético, que permite uma abordagem mais inteligente para a utilização do recurso. A climatização é feita por aparelhos de ar-condicionado 40% mais eficientes, consumindo menos energia. A unidade conta com um sistema de recuperação da água da chuva e da condensação do ar-condicionado para reuso, e a chamada “brise”, estrutura que deixa a luz entrar, mas não o calor. Assim, economizamos energia e aproveitamos a claridade natural. Utilizamos a vegetação como aliada: usamos o verde para regular a temperatura e a umidade. O revestimento da escada e o tampo das mesas contém garrafas recicladas em sua composição. Do lado externo, o quiosque de sobremesa conta com estrutura de polipropileno 100% reciclada, que reaproveitou 450 kg de resíduos na sua fabricação.

Trazemos nossos clientes para perto de nossas iniciativas: ao entrar, uma faixa amarela sinalizada no piso proporciona a eles uma visita guiada, levando-os a 12 pontos do restaurante, e apresentando as iniciativas de impacto positivo com muita informação através de QR Codes. Buscamos aumentar a consciência ambiental de cada um, educando-os também com relação à segregação dos resíduos, para que possam ser multiplicadores de boas práticas junto de suas famílias e comunidades. No interior do restaurante são disponibilizadas lixeiras educativas, com vídeos, cores e espaços específicos para o descarte correto das embalagens, líquidos, restos de alimentos e guardanapos – uma maneira efetiva de incluir os consumidores nos processos sustentáveis. Além disso, o local conta com um ponto de coleta de pilhas e pequenos equipamentos eletroeletrônicos, que serão destinados à reciclagem, oferece estacionamento de bicicletas e estação para carregamento de veículos híbridos e elétricos, evitando a emissão de gases de efeito estufa. Nossos telões não comunicam a venda de nossos produtos, mas as nossas iniciativas de impacto socioambiental positivo, como o monitoramento da cadeia de carne bovina via satélite, que segue auditorias rigorosas e constantes e não permite que nenhuma carne seja comprada de regiões desmatadas. 99,99% dos fornecedores seguem a nossa Política de Compras de Carne Bovina Livre de Desmatamento, em 159 mil km² monitorados no Brasil.

Essa é uma unidade Aterro Zero, voltada para a implementação e desenvolvimento de soluções sustentáveis para o descarte de resíduos, método ao qual temos nos dedicado e seguimos evoluindo a cada ano, combatendo a poluição e envio de resíduos para os aterros a céu aberto. Praticando a economia circular dos alimentos, o estabelecimento conta com uma composteira para os resíduos orgânicos provenientes da cozinha e do salão, transformando-os em adubo para as hortaliças que são doadas aos funcionários, bem como a borra do McCafé, doada aos clientes por ser um resíduo orgânico nutritivo para a adubação de plantas. Sabemos da nossa responsabilidade com relação aos alimentos, e para combater o desafio global do desperdício, fazemos seu uso integral, levando alimentação àqueles em situação de vulnerabilidade social e alimentar. Todos os nossos ingredientes que perdem valor comercial por não estarem dentro dos padrões McDonald’s, são separados, acondicionados e doados a ONGs, através da plataforma Comida Invisível, e transformados em pratos de comida. É o caso das fatias de tomate, pães, maçãs, carnes (bovina e de frango), pães de queijo, croissant, tortinhas e casquinhas de sobremesa. Além disso, 100% do óleo utilizado na cozinha são reciclados, e a logística de abastecimento é toda feita com caminhões elétricos.

Junto da Martin Brower e do nosso fornecedor, Ideal Work, coletamos uniformes inservíveis, reciclamos os tecidos e os transformamos em novos uniformes, como o avental do McCafé. O piloto começou em agosto de 2023 e ampliamos o projeto para 300 restaurantes (para o final do mesmo ano). Outra parceira, é a empresa israelense UBQ, especialista na conversão de resíduos domiciliares em termoplásticos. Nossas bandejas são produzidas a partir de resíduos orgânicos, evitando o uso de combustíveis fósseis e valorizando o reaproveitamento de resíduos.

Com sua inauguração, o restaurante gerou 68 oportunidades de emprego formal, reforçando nosso pilar Emprego Jovem. A equipe é diversa e inclusiva, treinada para pôr em prática a chamada “Cooltura de Serviço”, promovendo diariamente um ambiente seguro e respeitoso que valoriza as as diferenças e individualidades – dos funcionários e dos clientes. Os Embaixadores da Experiência do cliente foram treinados em Libras, as comunicações e cardápio têm versões em braile, e no primeiro andar, temos o espaço “Momento Azul”, mais silencioso e projetado para o maior conforto de pessoas no espectro autista.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A sustentabilidade refere-se à capacidade de manter um sistema ao longo do tempo, equilibrando a utilização de recursos naturais para atender as necessidades humanas sem comprometer as gerações futuras. Desde o Relatório Brundtland em 1987 até as atuais metas da Agenda 2030 da ONU, a sustentabilidade se tornou imperativa para diversos setores, incluindo o de alimentos e bebidas.

Consumidores brasileiros estão mais conscientes e priorizam marcas sustentáveis: 89% consideram urgente a sustentabilidade no setor da alimentação e 95% preferem empresas com práticas sustentáveis. Um estudo da Korn Ferry mostra que 67% das empresas no Brasil adotaram o ESG como pilar estratégico, reforçado pela pandemia, aumentando a competitividade e a saudabilidade das marcas. Mas será possível trazer a sustentabilidade no segmento de alimentação rápida?

O McDonald’s prova que sim.

Líder do setor e na implementação de iniciativas sustentáveis, há um ano a Arcos Dorados deu mais um passo significativo em direção à sustentabilidade com a construção do McDonald’s mais sustentável da América Latina. O restaurante, que comemora seu primeiro aniversário em agosto de 2024, fica na Av. Bernardino de Campos, 307 – próximo à região da Avenida Paulista, em São Paulo, e tangibiliza o compromisso socioambiental da empresa, guiado pela sua estratégia ESG, a chamada “Receita do Futuro”, plataforma que é dividida em seis pilares de atuação: Emprego Jovem, Diversidade & Inclusão, Família & Bem-estar, Economia Circular, Mudanças Climáticas e Abastecimento Sustentável.

A empresa reconhece sua responsabilidade e potencial para ser o motor da transformação positiva no segmento, e está comprometida a liderar pelo exemplo, evoluindo as iniciativas de impacto positivo no meio ambiente a cada ano – e isso também se revela em todas as unidades, em cada uma das 25 iniciativas mandatórias com foco na sustentabilidade.

Para a unidade mais sustentável da América Latina, houve um ano de estudo para a sua concepção, feita por um time multidisciplinar, para o entendimento e a viabilidade de cada uma de suas 60 iniciativas sustentáveis.

Da obra aos serviços para o cliente, o abastecimento sustentável e muitos outros conceitos que contribuem para o combate às mudanças climáticas, as ações convidam os clientes a embarcarem na jornada do desenvolvimento sustentável para as pessoas e para o planeta.
A economia circular, a promoção de uma cadeia de suprimentos sustentável e a contratação de uma equipe diversa e inclusiva também fazem parte da estratégia de impacto positivo na sociedade.

Resultados Sociais e Ambientais Obtidos com a Prática:

Em menos de um ano, contabilizamos mais de 250 visitas guiadas, recebendo grupos de estudantes de arquitetura, engenharia dos alimentos, comunicação; jornalistas especializados e de negócios; influenciadores arquitetos, ESG, guia e de gastronomia; empresários do setor de alimentos; arquitetos e engenheiros com foco em sustentabilidade e grupos estratégicos para a companhia.

Só nessa unidade, 68 pessoas foram empregadas, reforçando o pilar Emprego Jovem.
Hoje, cerca de 70% das pessoas que trabalham na operação do McDonald’s tiveram seu primeiro emprego na companhia.
Atualmente, o time é composto por 42 Mulheres, 27 negros, 6 que se identificam como homossexuais e 3 pessoas com deficiência.

Nossas práticas de impacto ambiental positivo nos levaram a poupar: a extração de recursos naturais, o consumo de água e energia, e a geração de resíduos.

• Do lado externo, o quiosque de sobremesa, que conta com estrutura de polipropileno 100% reciclada, reaproveitou 450 kg de resíduos na sua fabricação.
• Com o uso de painéis solares, já evitamos que 2 toneladas e meia de CO² fossem emitidas para a atmosfera.
• Em parceria com a Ciclo Bom, mais de 35 mil copos foram reciclados.
• 167 kg de alimentos foram transformados em 837 refeições, doados para 1676 pessoas em situação de vulnerabilidade social e alimentar.
• 360kg de resíduos orgânicos foram processados em nossa composteira.
• Com relação à reciclagem de óleo, prática que já acontece em 100% dos restaurantes, mais de 2 milhões de litros foram transformados em biodiesel e outros produtos.
• 360 bandejas adquiridas através do reaproveitamento de resíduos, evitando a emissão de cerca de 133,2 kg de CO²e, evitando gerar 18 kg de resíduos.
• Nosso projeto de recuperação de uniformes enviou para a reciclagem 42 kg de uniformes inservíveis, transformados em aproximadamente 14 unidades de aventais McCafé.
• Nossa estação de carregamento para veículos híbridos e elétricos já realizou 711 recargas.

*Dados coletados até julho de 2024.

Gestão da Prática Relatada:

O trabalho consistente que temos feito nessas frentes trouxe à companhia um amadurecimento que nos levou à inauguração do restaurante mais sustentável da América Latina, que nasce para ser uma vitrine de um compromisso que começou há anos. Nosso olhar para restaurantes responsáveis não começa com esse projeto. Esse olhar evolui com essa unidade, que é uma nova referência para a companhia, para o setor e para os clientes.

Todas as áreas da companhia e as lideranças foram essenciais para o desenvolvimento desse projeto, construindo, através de suas expertises, o melhor caminho para que, em toda a operação, nossas iniciativas que visam a sustentabilidade social, ambiental e de governança fossem reconhecidas. Os colaboradores do restaurante são parte fundamental nessa jornada: todos foram treinados para a efetividade das boas práticas e comunicação com nossos clientes.

Ainda antes da inauguração, nosso presidente, Rogerio Barreira, concedeu uma entrevista exclusiva à Exame, revelando os diferenciais da unidade e como o modelo poderia influenciar o setor. No dia da inauguração, conduzida pelo vice-presidente, Ricardo Guedes, os olhares estavam voltados para as inovações que reforçam o olhar da companhia para a promoção de transformações em sua própria operação e no mercado. Ao longo deste primeiro ano, recebemos visitas de diversos líderes a América Latina e da McDonald’s Corporation, pois este restaurante se tornou um case para toda a companhia.

A governança é feita pelo próprio restaurante, e por diversas áreas da empresa que acompanham o resultado das iniciativas.

Envolvemos uma grande gama de parceiros, negociações, processos de inovação, aprendizados com novos negócios e visibilidade às novas alternativas disponíveis no mercado. Nossos fornecedores e parceiros são conectados aos nossos propósitos, assim, podem agregar soluções inovadoras para resultar em um restaurante com maior impacto positivo, aproximando ainda mais o cliente da nossa atuação socioambiental. São eles:

BO Packaging: Fornecedor de copos, se destaca pela produção de embalagens sustentáveis e inovadoras, contribuindo para a redução do impacto ambiental no setor de descartáveis.

Comida Invisível: Startup social que combate o descarte de alimentos, conectado, em sua plataforma, doadores e receptores de excedentes alimentares, promovendo a sustentabilidade e a solidariedade.

GreenMining: Atua na recuperação dos nossos copos, implementando soluções de logística reversa para reciclagem eficiente, contribuindo para a economia circular e a sustentabilidade ambiental.

Ibema: Segunda maior produtora de papel cartão do Brasil, se destaca pela inovação e sustentabilidade em seus produtos, e utiliza uma tecnologia inovadora para separar a película de impermeabilização dos copos, destinando a fibra para transformação em outras embalagens a partir da reciclagem.

Ideal Work: Especialista em uniformes, oferece soluções estéticas e duráveis, promovendo a recuperação dos uniformes que seriam descartados, através da reciclagem.

Martin Brower: Líder em soluções logísticas integradas, otimiza a cadeia de suprimentos através da logística reversa.

Noah: Pioneira em tecnologia de construção modular, oferece soluções eficientes e sustentáveis transformando o conceito das construções convencionais.

Prato Verde Sustentável: A ONG promove a segurança alimentar e a sustentabilidade através de iniciativas que incentivam o consumo consciente e a redução do desperdício de alimentos.

Super Limão: Reconhecida por suas soluções inovadoras em design e arquitetura, combina criatividade e funcionalidade em projetos sustentáveis, promovendo o bem-estar e a harmonia com o meio ambiente.

Tembici: Líder em micromobilidade na América Latina, oferece soluções de compartilhamento de bicicletas, promovendo a mobilidade urbana sustentável e a redução de emissões de carbono.

UBQ: Transforma resíduos domésticos em material termoplástico sustentável, promovendo a economia circular e reduzindo o impacto ambiental através de soluções inovadoras e ecológicas.

Volvo: Pioneira em tecnologias automotivas sustentáveis, investe em veículos elétricos e soluções de mobilidade inteligente, comprometida com a redução de emissões e a promoção de tecnologias limpas para abastecimento de veículos.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

Incentivamos nossos clientes a fazerem parte desta jornada sustentável, disponibilizando no restaurante diversos comunicação educativas sobre o tema ESG. Aliás, as próprias iniciativas ajudam a conscientizar nossos consumidores e colaboradores, como a própria Horta do Méqui. Assim, inspiramos pessoas a se engajarem em prol de um futuro melhor para o planeta e para as pessoas, replicando iniciativas em suas próprias comunidades.

Das 60 iniciativas implementadas na PAB, 43 já estão em fase de implementação em outros restaurantes – novos ou existentes -, como o uso de energia renovável, criação da horta, utilização da composteira e a estação para carregamento de carros híbridos e elétricos, aumentando a escala do impacto positivo sobre a comunidade e o meio ambiente.