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Ano: 2023

Movimento #PraQuemMenstrua

Raia Drogasil S/A

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A RaiaDrogasil S.A. (RD) é uma companhia de capital aberto, fundada em 2011, a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil.
Nos últimos anos crescemos bastante, multiplicamos as oportunidades geradas, exploramos novas fronteiras e ajudamos milhões de brasileiras e brasileiros a enfrentar seus desafios de saúde. Mas o sentimento de que poderíamos fazer mais sempre nos acompanhou.
Por isso, em 2020, desafiamos nossas lideranças a desenvolver um plano de atuação com visão de longo prazo, mas com metas pragmáticas, e elaboramos 35 compromissos divididos em oito campos temáticos, chamados de Compromissos 2030. Eles estão alinhados com a nossa ambição de sustentabilidade baseada em três pilares: cuidar da saúde das pessoas, cuidar da saúde do planeta e cuidar da saúde do negócio.
Nosso objetivo é seguir construindo um ecossistema completo de saúde integral, que disponibiliza aos clientes diversas soluções para se manterem saudáveis e terem mais qualidade de vida, proporcionando oportunidades de cuidado e mudanças de hábitos na vida das pessoas que impactamos.
Foi quando uma nova causa bateu à nossa porta e a nossa vontade de ajudar se transformou em um projeto bem sucedido, que temos a ambição de replicar em outros produtos e temáticas.
Em 2021, uma enquete(1) realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes. Um levantamento(2) publicado no mesmo ano, fruto de uma parceria entre UNICEF e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), revelou ainda que 38% de crianças e adolescentes no Brasil frequentam escolas em que faltam pelo menos um item de higiene básica (papel higiênico, água ou sabão). Além disso, 53 a cada mil jovens entre 15 e 19 anos engravidaram em 2020, 30% delas abandonaram os estudos.
Todos esses dados têm em comum o descaso enfrentado pela comunidade que menstrua no Brasil em questões básicas relacionadas à saúde menstrual. Saber disso nos fez abrir os olhos para a oportunidade de trabalhar essa questão junto ao tema que a RD tanto conhece e se dedica a fazer chegar em todas e todos: saúde integral.
Em 2022, estreamos uma nova categoria dentro da nossa marca própria Needs, uma linha de absorventes. Sua criação foi, desde o princípio, alinhada com o objetivo de estabelecer uma parceria com o UNICEF para tratar do tema da dignidade menstrual, como pontapé inicial para reforçar o caráter social que acompanha a Raia Drogasil em toda a sua história.
O investimento é realizado por meio da destinação de parte das vendas de absorventes da marca Needs, desde setembro deste mesmo ano, nas mais de 2.700 lojas físicas e no e-commerce da Droga Raia e da Drogasil. Além da alocação de fundos da RaiaDrogasil na estratégia Wash, do UNICEF, que contribui para transformar áreas vulneráveis em ambientes adequados às crianças e adolescentes, com banheiros, água, saneamento e distribuição de itens de higiene pessoal.
Nossa participação no movimento #PraQuemMenstrua contribuiu, até o momento, com a dignidade menstrual de pessoas de comunidades vulneráveis em 62 municípios do Pará. Em 2023, o programa prevê expansão para atender novos municípios em Pernambuco.
O projeto atua com iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local com construção de estações de lavagens das mãos; e capacitação de profissionais de educação.
Desde o início da campanha, o movimento já apoiou 10 mil adolescentes e jovens com a distribuição de mais de 30.000 absorventes nas comunidades, além do fornecimento de guias didáticos da menstruação, para meninas e meninos que menstruam.
A parceria da Needs com o UNICEF também viabilizou a instalação de estações para lavagens de mãos em oito comunidades paraenses, beneficiando diretamente 1.600 crianças e adolescentes.
O projeto, que impactou, na sua primeira fase, os municípios no estado do Pará, também foi responsável por realizar rodadas de capacitação, beneficiando 408 escolas e 1.142 profissionais da Educação. Já nas rodas de conversas com adolescentes, são mais de 2.000 jovens engajados nas atividades. Ao todo, 5 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente, destas 3 mil menstruam. Além das rodas de conversa com moradores e familiares, o projeto levou informação aos grupos de apoio e treinamentos sobre práticas de higiene.
O objetivo principal do projeto é o de garantir que pessoas que menstruam passem por este momento com dignidade, com acesso aos insumos necessários e informação de qualidade.

1.Fonte: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-leva-absorventes-e-informacao-mais-de-55-mil-adolescentes-e-jovens-que-menstruam
2. Link do levantamento na íntegra: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/pobreza-menstrual-no-brasil-desigualdade-e-violacoes-de-direitos

Relevância para o Negócio:

“O projeto resultou na criação de uma categoria nova em marcas próprias da RD que, apesar de financeiramente não corresponder à linha mais lucrativa da marca Needs, se destaca no quesito acessibilidade, dado o preço médio do produto, que é 15% mais barato que as marcas líderes de mercado.
Além disso, a categoria agrega um diferencial para os produtos da RD pela parceria com uma organização globalmente conhecida e respeitada como o Unicef.
A doação de parte do lucro de cada absorvente vendido à iniciativa #PraQuemMenstrua, que correspondeu a R $132 mil em 2022, é uma evidência de sucesso da primeira fase do projeto e de como ele pode impactar positivamente a sociedade.
O lançamento dessa nova categoria atrelada à uma causa e desenvolvida em parceria com uma organização social, marcou o início de uma nova estratégia de desenvolvimento de produtos na RD, levando em conta a criação de soluções para questões que dificultem ou impossibilitem o acesso da população à saúde integral, causa que guia o trabalho que a RD desenvolve e que caminha lado a lado com o modelo de negócio da organização.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

“Um aspecto inovador do projeto foi a criação de uma nova linha de produtos levando em conta, como questão central, a transformação social. O desenvolvimento da linha de absorventes Needs se deu como forma de atender a uma deficiência que existe, mas ainda é pouco abordada ou reconhecida, tanto pelo Estado, quanto pela iniciativa de Investimento Social Privado, quando comparada a outros temas também urgentes na agenda brasileira.
Caminhar lado a lado com o Unicef fez toda a diferença. Quando a organização entrou em contato com a RD, à procura de recursos, a área de Sustentabilidade percebeu a oportunidade de um projeto em parceria com o setor de marcas próprias, dando início a elaboração do movimento #PraQuemMenstrua. Marca e organização social pensaram e estruturaram juntas uma solução que beneficiasse a comunidade que menstrua, garantindo que esse público tenha acesso a produtos e condições de higiene adequados, ao mesmo tempo em que a linha fosse financeiramente viável para a marca e lucrativa para o projeto.
Como parte do desenvolvimento da iniciativa, foram entrevistadas 1.257 pessoas que menstruam, durante o período de dezembro de 2021 a abril de 2022, em Belém. Os dados contribuíram para o documento Análise da Pobreza Menstrual em Belém, fundamental para compreender os desafios setoriais específicos que o projeto enfrentaria. 63% das participantes afirmaram utilizar absorvente externo, 14,8% disseram faltar à escola durante o período menstrual. Apenas 1,1% disseram não se sentir socialmente desconfortáveis quando menstruadas.
Mas sabíamos que mais poderia ser feito. E por isso selecionamos uma das comunidades ribeirinhas para ajudar a resolver uma dor latente, não focada apenas na doação de absorventes, mas incluindo educação das crianças e adolescentes da comunidade, formação de profissionais e melhoria de infraestrutura nas escolas. Para isso, foram realizadas 78 rodas de conversas, com 3 mil estudantes e 180 profissionais de educação, de 26 bairros de Belém do Pará. Também capacitamos 1.142 profissionais da Educação, para atuar em 408 escolas de 62 municípios do estado.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A RaiaDrogasil S.A. (RD) é uma companhia de capital aberto, fundada em 2011, a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil.
Nos últimos anos crescemos bastante, multiplicamos as oportunidades geradas, exploramos novas fronteiras e ajudamos milhões de brasileiras e brasileiros a enfrentar seus desafios de saúde. Mas o sentimento de que poderíamos fazer mais sempre nos acompanhou.
Por isso, em 2020, desafiamos nossas lideranças a desenvolver um plano de atuação com visão de longo prazo, mas com metas pragmáticas, e elaboramos 35 compromissos divididos em oito campos temáticos, chamados de Compromissos 2030. Eles estão alinhados com a nossa ambição de sustentabilidade baseada em três pilares: cuidar da saúde das pessoas, cuidar da saúde do planeta e cuidar da saúde do negócio.
Nosso objetivo é seguir construindo um ecossistema completo de saúde integral, que disponibiliza aos clientes diversas soluções para se manterem saudáveis e terem mais qualidade de vida, proporcionando oportunidades de cuidado e mudanças de hábitos na vida das pessoas que impactamos.
Foi quando uma nova causa bateu à nossa porta e a nossa vontade de ajudar se transformou em um projeto bem sucedido, que temos a ambição de replicar em outros produtos e temáticas.
Em 2021, uma enquete(1) realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com 1,7 mil crianças e adolescentes que menstruam, 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes. Um levantamento(2) publicado no mesmo ano, fruto de uma parceria entre UNICEF e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), revelou ainda que 38% de crianças e adolescentes no Brasil frequentam escolas em que faltam pelo menos um item de higiene básica (papel higiênico, água ou sabão). Além disso, 53 a cada mil jovens entre 15 e 19 anos engravidaram em 2020, 30% delas abandonaram os estudos.
Todos esses dados têm em comum o descaso enfrentado pela comunidade que menstrua no Brasil em questões básicas relacionadas à saúde menstrual. Saber disso nos fez abrir os olhos para a oportunidade de trabalhar essa questão junto ao tema que a RD tanto conhece e se dedica a fazer chegar em todas e todos: saúde integral.
Em 2022, estreamos uma nova categoria dentro da nossa marca própria Needs, uma linha de absorventes. Sua criação foi, desde o princípio, alinhada com o objetivo de estabelecer uma parceria com o UNICEF para tratar do tema da dignidade menstrual, como pontapé inicial para reforçar o caráter social que acompanha a Raia Drogasil em toda a sua história.
O investimento é realizado por meio da destinação de parte das vendas de absorventes da marca Needs, desde setembro deste mesmo ano, nas mais de 2.700 lojas físicas e no e-commerce da Droga Raia e da Drogasil. Além da alocação de fundos da RaiaDrogasil na estratégia Wash, do UNICEF, que contribui para transformar áreas vulneráveis em ambientes adequados às crianças e adolescentes, com banheiros, água, saneamento e distribuição de itens de higiene pessoal.
Nossa participação no movimento #PraQuemMenstrua contribuiu, até o momento, com a dignidade menstrual de pessoas de comunidades vulneráveis em 62 municípios do Pará. Em 2023, o programa prevê expansão para atender novos municípios em Pernambuco.
O projeto atua com iniciativas divididas em três pilares principais: contribuir com a transformação cultural da comunidade; melhorar a infraestrutura local com construção de estações de lavagens das mãos; e capacitação de profissionais de educação.
Desde o início da campanha, o movimento já apoiou 10 mil adolescentes e jovens com a distribuição de mais de 30.000 absorventes nas comunidades, além do fornecimento de guias didáticos da menstruação, para meninas e meninos que menstruam.
A parceria da Needs com o UNICEF também viabilizou a instalação de estações para lavagens de mãos em oito comunidades paraenses, beneficiando diretamente 1.600 crianças e adolescentes.
O projeto, que impactou, na sua primeira fase, os municípios no estado do Pará, também foi responsável por realizar rodadas de capacitação, beneficiando 408 escolas e 1.142 profissionais da Educação. Já nas rodas de conversas com adolescentes, são mais de 2.000 jovens engajados nas atividades. Ao todo, 5 mil pessoas foram impactadas direta ou indiretamente, destas 3 mil menstruam. Além das rodas de conversa com moradores e familiares, o projeto levou informação aos grupos de apoio e treinamentos sobre práticas de higiene.
O objetivo principal do projeto é o de garantir que pessoas que menstruam passem por este momento com dignidade, com acesso aos insumos necessários e informação de qualidade.

1.Fonte: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-leva-absorventes-e-informacao-mais-de-55-mil-adolescentes-e-jovens-que-menstruam
2. Link do levantamento na íntegra: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/pobreza-menstrual-no-brasil-desigualdade-e-violacoes-de-direitos

Gestão da Prática Relatada:

“Para dar vida ao projeto foi necessário uma projeção das vendas do lançamento. Com base nisso, traçamos o planejamento em parceria com o Unicef. O objetivo era desenvolver o melhor plano de ação possível, baseado no recurso disponível, para solucionar as questões da comunidade.
Considerando esse cenário, a marca Needs investiu consistentemente em comunicação para contar aos consumidores sobre o andamento do projeto, desde da fase do planejamento do movimento até à divulgação das melhorias conquistadas com as doações.
Uma nova etapa da campanha foi lançada no canal da marca no Instagram. Para isso, criamos uma régua de conteúdo com foco na conscientização de nossas seguidoras e seguidores sobre a temática da saúde menstrual e desenvolvemos 5 filmes para contar a história do movimento.
Ao todo, a campanha atingiu 1.491.789 de visualizações, impactou 7.623.401 pessoas (alcance), sendo exibida 26.190.425 (impacto).
Temos abaixo a relação das principais publicações:
Falta de dignidade menstrual:
• https://www.instagram.com/p/CUX9L5nLKcF/
• https://www.instagram.com/p/CUz3wjILzpv/
• https://www.instagram.com/p/CUz39BKr5u5/
• https://www.instagram.com/p/CUz4IndLDMP/
• https://www.instagram.com/p/CUz4WVHrEZ5/
• https://www.instagram.com/p/CUz4g2DrJyk/
• https://www.instagram.com/p/CUz4uagFf9b/
Atividades realizadas:
• https://www.instagram.com/p/CZzUZOdub_W/
• https://www.instagram.com/p/CaHy3E0F_CO/
Reforço sobre o que é o projeto e suas atividades:
• https://www.instagram.com/p/Cb_GwGRONJN/
Filmes sobre cada um dos pilares do projeto:
• Comunidade: https://www.instagram.com/p/CeG09TQlzA1/
• Profissionais: https://www.instagram.com/p/CgXg6_-l6FR/
• Infraestrutura: https://www.instagram.com/p/Ci242_rO5jb/
Histórias de Vida
• Sofia: https://www.instagram.com/p/CfmTNeZF289/
• Rafael: https://www.instagram.com/p/Cg7Z3GZl5V_/
Somado a estes conteúdos, fixamos um destaque no Instagram @somosneeds com o título #PraQuemMenstrua, reunindo informações sobre as atividades do movimento.
Também realizamos uma ação de lançamento de marketing conhecida como seeding orgânico, batizada de “Não recebidos”. A iniciativa consistiu no envio de uma caixa vazia, para cerca de 100 influenciadoras digitais. Com o objetivo de promover conscientização, uma mensagem explicava que o absorvente que deveriam estar na caixa foram doados por meio do movimento Pra Quem Menstrua, para quem precisa.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Disseminação e replicação fazem parte da concepção do movimento #PraQuemMenstrua e são os fatores que garantem, além da manutenção da parceria entre RD e UNICEF, sua continuidade.
Um dos pilares mais importantes do movimento é a capacitação de multiplicadores de conhecimento, profissionais da educação que são responsáveis por disseminar informação de qualidade sobre o tema para crianças e adolescentes da região. Em parceira com Needs, o UNICEF formou 1.142 profissionais da educação em 408 escolas na metodologia de saúde menstrual e realizou 78 rodas de conversas sobre dignidade menstrual engajando mais de 2.000 adolescentes.
No meio digital, trabalhamos com duas frentes principais, ambas por meio do perfil @somosneeds, que conta com quase 75 mil seguidores no Instagram, em paralelo com os perfis da UNICEF nas redes sociais, com o objetivo principal de sensibilizar a sociedade sobre o tema e chamar as pessoas a contribuírem para a causa.
A primeira estratégia foi a sensibilização por meio de histórias reais. Reunimos relatos de pessoas impactadas pelo movimento documentados em 5 vídeos, com imagens e entrevistas captadas pelo UNICEF durante missão em campo.
Os filmes, lançados no perfil da Needs @somosneeds no Instagram, somam hoje 1.491.789 visualizações, e mostram a importância do debate e de uma atuação consistente para garantir a dignidade menstrual de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social. As publicações nos canais da UNICEF somam 75 mil impressões orgânicas, que foram impulsionadas pelos próprios Membros do Conselho Consultivo do UNICEF Brasil, que publicaram em seus perfis pessoais sobre o tema.
Uma das histórias documentadas é de Sofia Oliveira do Rosário, de 16 anos, que mora na Ilha de Cotijuba (PA) e ressalta a importância de uma iniciativa como esta. “Se você chegar na rua para uma criança ou uma adolescente e perguntar o que é menstruação, ela não vai saber responder”, enfatiza Sofia. Ela complementa que a partir dessas rodas de conversas, é implantada uma semente na cabeça de cada jovem para que as suas vozes sejam ouvidas.
Além de chamar atenção da sociedade como um todo para o tema, a documentação e publicação das histórias também levanta um debate importante sobre o papel das marcas na reparação de problemas sociais diretamente conectados com o seu negócio, como o caso da RD com a pauta de saúde.
O segundo momento da ativação da campanha no Instagram se deu por meio do engajamento de cerca de 100 influenciadoras digitais, que disseminaram o tema com suas próprias redes de seguidores, ajudando a informação a chegar mais longe e conscientizando um número maior de pessoas sobre o cenário saúde menstrual no Brasil.
Outro marco importante de mobilização e disseminação foi a Semana da Dignidade Menstrual, em comemoração ao dia 28 de maio, data dedicada à conscientização da higiene menstrual desde 2014. O evento que aconteceu em Belém, cenário da primeira fase do projeto, promoveu atividades, tanto para o público-alvo quanto para a população em geral. Gestores públicos também foram convidados a participar de conversas com foco em políticas públicas de saúde.
Internamente, o projeto abriu portas para a possibilidade de replicar a estratégia e de desenvolver outros produtos atrelados à causas sociais, que assim como a linha de absorventes Needs tenham como objetivo apresentar soluções para questões que dificultem ou impossibilitem o acesso da população à saúde integral, causa que guia o trabalho que a RD desenvolve e caminha lado a lado com o modelo de negócio da organização.
Além disso, o sucesso da primeira fase, realizada no Pará, nos possibilitou expandir a atuação geográfica do #PraQuemMenstrua em sua segunda fase, onde os municípios de Pernambuco também passarão a fazer parte das ações do movimento.
A proposta de continuidade da iniciativa para o ano dois prevê: apoio de R$200 mil para a UNICEF (R$50 mil a mais que o ano anterior), continuação do repasse de parte das vendas dos absorventes Needs para ações do movimento #PraQuemMenstrua, potencialização das ações no país da organização sobre o tema no país, ativações nas redes sociais para engajamento de clientes dentro da campanha #PraQuemMenstrua; escolha de uma porta voz da campanha para levar conhecimento à diferentes públicos e dar continuidade à linha de absorventes Needs.
No primeiro ano da iniciativa trabalhamos os pilares Comunidade, Infraestrutura e Profissionais. Em 2023 o movimento irá atuar sobre o conceito de Educação, Arte e Cultura, por meio de ações de mobilização e sensibilização cultural e educacional de adolescentes e profissionais da Educação, Políticas de Gênero, Juventude, Assistência Social e Saúde. Essa mudança tem o objetivo de atender ainda mais a demanda local, em acordo com a linguagem cultural da região.
O trabalho será realizado junto à uma ampla rede de proteção e garantia de direitos das crianças e adolescentes para ampliar e fortalecer o tema da dignidade menstrual nas diversas ferramentas de políticas públicas que atendem ao jovem, como escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e serviços de convivência familiar no *Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
As atividades vão acontecer no formato de caravanas itinerantes. Ao total, serão 9 caravanas com 3 dias de atividades, que incluem oficinas de dança, teatro, poesia e audiovisual e uma apresentação de uma trupe em diferentes equipamentos públicos – escolas, UBS e CRAS, no bairro do Ibura. A agenda prevê ainda um seminário voltado à preparação e capacitação de profissionais das áreas de Educação, Políticas de Gênero, Juventude, Assistência Social e Saúde que atuam com adolescentes sobre a pauta da dignidade menstrual. O projeto se encerra com um ato intitulado de Brega Protesto, que vai reunir cerca de 30 jovens que acompanharam as oficinas no decorrer do ano. A estimativa é atingir aproximadamente 4 mil jovens e cerca de 100 profissionais.