Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Mastercard Leads the Payments Industry Forward to a More Sustainable Future

MasterCard Brasil Soluções de Pagamento Ltda.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

” Doing well by doing good! Principal Objetivo – nosso compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2040 para conectar 1 bilhão de pessoas à economia digital Mastercard lidera o setor de pagamentos rumo a um futuro mais sustentável. Mais de três quartos das pessoas dizem estar “muito preocupadas” com o meio ambiente e acham que as empresas deveriam estar fazendo mais para lidar com seu impacto no planeta – Nosso objetivo é simples: queremos ajudar os bancos a oferecer mais cartões ecológicos aos consumidores e estamos tomando medidas concretas para promover essa mudança. Dessa forma, todos se beneficiam – é melhor para o meio ambiente, é melhor para os negócios e atende às crescentes necessidades dos consumidores” Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante) Hoje, as ofertas de cartões sustentáveis ​​da Mastercard estão disponíveis para consumidores em mais de uma dúzia de países em todo o mundo, e mais de 60 instituições financeiras emitiram cartões com materiais aprovados feitos de plásticos recicláveis, de fontes biológicas, sem cloro, degradáveis ​​e amigáveis aos oceanos. Entre essas instituições estão o Crédit Agricole e o Mauritius Commercial Bank (MCB), bem como o Santander, que emitirá esses cartões em breve. Com esse recurso, os bancos poderão aprender mais sobre essas alternativas, conectar-se aos fabricantes de cartões e, por fim, aumentar suas próprias iniciativas de sustentabilidade com uma mudança sistêmica em sua cadeia de suprimentos. Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra – A Mastercard estabeleceu seus esforços ESG há mais de uma década com foco na inclusão financeira, crescimento inclusivo e responsabilidade de dados. Nos últimos cinco anos, evoluiu para incluir também ser bons administradores do meio ambiente e garantir altos padrões de governança corporativa. Hoje, as atividades ESG da empresa estão enraizadas na crença de fazer bem fazendo o bem para ter um impacto verdadeiro e permitir que as pessoas e o planeta prosperem. Essa iniciativa é um novo marco de um esforço de vários anos que levará ao lançamento do sistema de certificação global da Mastercard para cartões sustentáveis ​​aprovados. Ele se baseia na GPP (Greener Payments Partnership), formada em 2018 pela Mastercard e os fabricantes de cartões Gemalto, Giesecke+Devrient e IDEMIA para estabelecer as melhores práticas ambientais e reduzir o uso de plástico PVC de primeira utilização na fabricação de cartões. Seis bilhões de cartões de pagamento são produzidos a cada ano, geralmente de PVC. Esses cartões são substituídos, em média, a cada três a quatro anos, e os cartões descartados vão para aterros sanitários em todo o mundo. Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática – A Mastercard continua a investir em novas tecnologias e recursos para levar novos aprendizados e insights ao mercado global em apoio a escolhas sustentáveis em todas as áreas de pagamentos. O Global DigiSec Lab da Mastercard no Reino Unido, que trabalha para maximizar a inovação de produtos e investimentos em segurança, investiu em uma tecnologia que analisa a composição material de um cartão para avaliar as reivindicações ambientais em nome do setor, para que os clientes possam ter certeza de que qualquer cartão Mastercard feito de um material sustentável que emitirem terá sido avaliado e verificado independentemente. Além disso, o laboratório está investindo em liderar pesquisas acadêmicas ligadas a maneiras ambientalmente amigáveis ​​de reciclar os cartões de plástico existentes. Públicos envolvidos e Parcerias estabelecidas para a implementação da prática, (ex: funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, órgãos públicos, ongs, etc) indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática – A Mastercard torna o Ambiental, o Social e a Governança (ESG) o foco central em seu modelo de negócios, aplicando a escala e o escopo máximos da tecnologia, das parcerias e das pessoas para promover o crescimento inclusivo e sustentável para todos. A empresa possui um extenso histórico na criação de produtos, serviços, parcerias e experiências que permitem que os consumidores façam escolhas de consumo sustentáveis ​​que sejam melhores para o planeta – de maneira fácil e intuitiva, em seu próprio benefício. Principais resultados alcançados – A Mastercard está comprometida em construir uma economia digital mais inclusiva que funcione para todos. Isso inclui conectar 1 bilhão de pessoas e 50 milhões de PMEs à economia digital até 2025 e apoiar 25 milhões de mulheres empreendedoras no crescimento de suas empresas https://newsroom.mastercard.com/news/latin-america/pt-br/noticias/comunicados-de-imprensa/pr-pt/2020/julho/mastercard-lidera-o-setor-de-pagamentos-rumo-a-um-futuro-mais-sustentavel/#:~:text=Mastercard%20lidera%20o%20setor%20de%20pagamentos%20rumo%20a%20um%20futuro%20mais%20sustent%C3%A1vel,-22%20de%20julho&text=Mais%20de%20tr%C3%AAs%20quartos%20das,com%20seu%20impacto%20no%20planeta. Doing well by doing good! https://www.mastercard.com/global/en/vision/corp-responsibility.html”

Relevância para o Negócio:

” O ESG é fundamental para o nosso negócio porque, por um lado, nos permite atrair e reter o talento de melhor qualidade para a Mastercard””, diz ele. “”Também nos ajuda a aprofundar o relacionamento com nossos clientes, todos os tipos de clientes – instituições financeiras, comerciantes , governos – que se preocupam com essas questões ESG. Nossa capacidade de ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos ESG ajuda a aprofundar esses relacionamentos e criar oportunidades de negócios para nós daqui para frente. Todos na Mastercard desempenham um papel na execução de nossa estratégia ESG e na incorporação de nossos compromissos em toda a organização. É por isso que, a partir de 2022, atingir nossas metas ESG será contabilizado nos cálculos de bônus para todos os funcionários A sustentabilidade na Mastercard envolve reduzir nossa pegada de carbono e oferecer aos consumidores a oportunidade de fazer o mesmo. Na Mastercard, estamos fortalecendo economias e capacitando pessoas, construindo um mundo sustentável onde todos prosperam. Nossa estratégia ambiental, social e de governança se expressa em três pilares — Pessoas,Prosperity, Planet — e todo o trabalho que fazemos é fundamentado em sólidos princípios de governança. Nos estamos comprometidos em contribuir para impactar de forma significativa o futuro do nosso planeta, conduzindo nossos negócios para emissões líquidas zero e acelerando a transição para uma economia regenerativa de baixo carbono. Para cumprir nossas prioridades de sustentabilidade ambiental em todos os nossos negócios, estamos comprometidos em: # Cumprir todas as leis e regulamentos ambientais aplicáveis nos países e territórios em qual operamos. # Integrar práticas e resultados ambientalmente responsáveis na gestão de nosso operações 1 – Mobilizando contra a mudança climática diretamente em nossas operações e em toda a nossa cadeia de valor, comprometendo-se com as emissões Net Zero, incluindo Escopo 1, Escopo 2 e categorias aplicáveis do Escopo 3 até 2040 e envolvendo nossa rede global para impulsionar a ação climática coletiva. 2 – Implementar uma estratégia de energia que priorize 1) reduções e eficiência, 2) no local geração de energia renovável (ER) e 3) aquisição de RE diretamente disponível em países de operação ou, se não, certificados de energia renovável (RECs) desagregados 3 – Buscar certificações de construção ambiental reconhecidas em nossos data centers e escritórios (por exemplo, LEED, BREEAM, Greenstar) 4 – Diverting waste from landfills, including proper handling of electronic waste 5 – Utilizar a água de forma eficiente e responsável em data centers e escritórios para reduzir o consumo de água doce 6 – Empregar créditos de carbono de alta integridade verificados de acordo com padrões reconhecidos e somente em conjunto com reduções reais nas emissões de carbono. #Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, resíduos e outros impactos ambientais da cadeia de suprimentos por meio de envolvimento do fornecedor, parceria e requisitos contratuais. #Projetando e entregando produtos e serviços para ajudar nossos clientes, parceiros e consumidores a escolhas ambientalmente conscientes e alcancem suas metas de sustentabilidade ambiental. #Projetar e implementar processos e controles para garantir que sejam precisos, completos e oportunos em conformidade com vários padrões de contabilidade e relatórios relacionados ao meio ambiente, incluindo medir e relatar publicamente o progresso em relação às nossas metas de sustentabilidade ambiental, incluindo nossas metas de redução de emissões com base científica, em nosso relatório anual e divulgação do CDP https://www.mastercard.com/content/dam/public/mastercardcom/na/global-site/documents/mastercard-sustainability-statement-2022.pdf” ” Em 20 de setembro de 2021 Mastercard anunciou o lançamento de seu novo Laboratório de Inovação em Sustentabilidade, que liderará o desenvolvimento do portfólio da empresa de produtos e soluções digitais ambientalmente conscientes. Com sede em Estocolmo, na Suécia, o laboratório servirá como um centro global de pesquisa e desenvolvimento para produtos e soluções digitais conscientes do clima e apoiará startups e clientes orientados para o impacto O Laboratório de Inovação em Sustentabilidade global da Mastercard está liderando o desenvolvimento do portfólio da empresa de produtos e soluções digitais ambientalmente conscientes. O Lab concentra-se em maneiras de capacitar empresas e consumidores a transformar a forma como produzem, distribuem e compram produtos e serviços, garantindo que as pessoas e o planeta possam prosperar à medida que a economia global se digitaliza rapidamente. O Laboratório é composto por • um Centro de P&D focado em soluções para consumo sustentável e cadeias de valor; • uma plataforma “Labs as a Service” para reunir parceiros e clientes na cocriação de soluções sustentáveis de valor compartilhado; • e um Mastercard Experience Center para demonstrações práticas de produtos e envolvimento pessoal https://www.mastercard.com/news/europe/en/newsroom/press-releases/en/2021/september/mastercard-launches-global-sustainability-innovation-lab/”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

” Doing well by doing good! Principal Objetivo – nosso compromisso de alcançar emissões líquidas zero até 2040 para conectar 1 bilhão de pessoas à economia digital Mastercard lidera o setor de pagamentos rumo a um futuro mais sustentável. Mais de três quartos das pessoas dizem estar “muito preocupadas” com o meio ambiente e acham que as empresas deveriam estar fazendo mais para lidar com seu impacto no planeta – Nosso objetivo é simples: queremos ajudar os bancos a oferecer mais cartões ecológicos aos consumidores e estamos tomando medidas concretas para promover essa mudança. Dessa forma, todos se beneficiam – é melhor para o meio ambiente, é melhor para os negócios e atende às crescentes necessidades dos consumidores” Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante) Hoje, as ofertas de cartões sustentáveis ​​da Mastercard estão disponíveis para consumidores em mais de uma dúzia de países em todo o mundo, e mais de 60 instituições financeiras emitiram cartões com materiais aprovados feitos de plásticos recicláveis, de fontes biológicas, sem cloro, degradáveis ​​e amigáveis aos oceanos. Entre essas instituições estão o Crédit Agricole e o Mauritius Commercial Bank (MCB), bem como o Santander, que emitirá esses cartões em breve. Com esse recurso, os bancos poderão aprender mais sobre essas alternativas, conectar-se aos fabricantes de cartões e, por fim, aumentar suas próprias iniciativas de sustentabilidade com uma mudança sistêmica em sua cadeia de suprimentos. Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra – A Mastercard estabeleceu seus esforços ESG há mais de uma década com foco na inclusão financeira, crescimento inclusivo e responsabilidade de dados. Nos últimos cinco anos, evoluiu para incluir também ser bons administradores do meio ambiente e garantir altos padrões de governança corporativa. Hoje, as atividades ESG da empresa estão enraizadas na crença de fazer bem fazendo o bem para ter um impacto verdadeiro e permitir que as pessoas e o planeta prosperem. Essa iniciativa é um novo marco de um esforço de vários anos que levará ao lançamento do sistema de certificação global da Mastercard para cartões sustentáveis ​​aprovados. Ele se baseia na GPP (Greener Payments Partnership), formada em 2018 pela Mastercard e os fabricantes de cartões Gemalto, Giesecke+Devrient e IDEMIA para estabelecer as melhores práticas ambientais e reduzir o uso de plástico PVC de primeira utilização na fabricação de cartões. Seis bilhões de cartões de pagamento são produzidos a cada ano, geralmente de PVC. Esses cartões são substituídos, em média, a cada três a quatro anos, e os cartões descartados vão para aterros sanitários em todo o mundo. Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática – A Mastercard continua a investir em novas tecnologias e recursos para levar novos aprendizados e insights ao mercado global em apoio a escolhas sustentáveis em todas as áreas de pagamentos. O Global DigiSec Lab da Mastercard no Reino Unido, que trabalha para maximizar a inovação de produtos e investimentos em segurança, investiu em uma tecnologia que analisa a composição material de um cartão para avaliar as reivindicações ambientais em nome do setor, para que os clientes possam ter certeza de que qualquer cartão Mastercard feito de um material sustentável que emitirem terá sido avaliado e verificado independentemente. Além disso, o laboratório está investindo em liderar pesquisas acadêmicas ligadas a maneiras ambientalmente amigáveis ​​de reciclar os cartões de plástico existentes. Públicos envolvidos e Parcerias estabelecidas para a implementação da prática, (ex: funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, órgãos públicos, ongs, etc) indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática – A Mastercard torna o Ambiental, o Social e a Governança (ESG) o foco central em seu modelo de negócios, aplicando a escala e o escopo máximos da tecnologia, das parcerias e das pessoas para promover o crescimento inclusivo e sustentável para todos. A empresa possui um extenso histórico na criação de produtos, serviços, parcerias e experiências que permitem que os consumidores façam escolhas de consumo sustentáveis ​​que sejam melhores para o planeta – de maneira fácil e intuitiva, em seu próprio benefício. Principais resultados alcançados – A Mastercard está comprometida em construir uma economia digital mais inclusiva que funcione para todos. Isso inclui conectar 1 bilhão de pessoas e 50 milhões de PMEs à economia digital até 2025 e apoiar 25 milhões de mulheres empreendedoras no crescimento de suas empresas https://newsroom.mastercard.com/news/latin-america/pt-br/noticias/comunicados-de-imprensa/pr-pt/2020/julho/mastercard-lidera-o-setor-de-pagamentos-rumo-a-um-futuro-mais-sustentavel/#:~:text=Mastercard%20lidera%20o%20setor%20de%20pagamentos%20rumo%20a%20um%20futuro%20mais%20sustent%C3%A1vel,-22%20de%20julho&text=Mais%20de%20tr%C3%AAs%20quartos%20das,com%20seu%20impacto%20no%20planeta. Doing well by doing good! https://www.mastercard.com/global/en/vision/corp-responsibility.html”

Gestão da Prática Relatada:

“Segundo o CEO Michael Miebach, a empresa se concentrará especificamente nas metas para reduzir suas emissões de carbono, melhorar a inclusão financeira e alcançar a paridade salarial de gênero A Mastercard divulgou seu relatório de Sustentabilidade Corporativa de 2020, destacando como a companhia reagiu aos desafios do ano passado por meio de inovação e parcerias confiáveis, ​​e está cumprindo sua missão de construir um mundo mais inclusivo e sustentável com uma economia digital que funcione para todos, em todos os lugares. Este ano sem precedentes reforçou como é importante para nossa sociedade ajudar os necessitados e continuar a construir um mundo mais inclusivo e sustentável. Para nós, sustentabilidade significa garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de crescerem e prosperarem em alinhamento com o planeta. O relatório deste ano reflete tudo o que conquistamos e marca um momento importante para compartilharmos o progresso que continuamos a fazer juntos – “”Michael Miebach, CEO da Mastercard”” https://www.mastercard.com/news/latin-america/pt-br/noticias/comunicados-de-imprensa/pr-pt/2021/july/relatorio-de-sustentabilidade-da-mastercard-marca-ano-de-acao-coletiva-da-companhia/”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Crescimento Inclusivo Assumimos um compromisso de US$ 250 milhões ao longo de cinco anos para fornecer às pequenas empresas ferramentas financeiras, tecnologia, produtos, financiamento e insights de dados necessários para resistirem à pandemia. Investimos US$ 500 milhões ao longo de cinco anos para ajudar a reduzir as lacunas de riqueza e oportunidades enfrentadas pelas comunidades negras nos EUA. Cumprimos nossa meta de incluir financeiramente 500 milhões de pessoas e ampliamos o nosso compromisso para-agora atingirmos um total de 1 bilhão de pessoas e 50 milhões de micro e pequenos comerciantes – com destaque para 25 milhões de mulheres empresárias – até 2025. Lançamos mais de 100 programas governamentais de ajuda humanitária em reação à Covid-19 para auxiliar na recuperação inclusiva em todo o mundo. Por meio do movimento “Faça Parte: Comece o que não tem preço”, doamos 23 milhões de refeições para ajudar famílias vulneráveis afetadas pela pandemia, em situação de insegurança alimentar Ações Ambientais Divulgamos os resultados de nossa análise inicial da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima. Nos comprometemos a alcançar zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 em todas as nossas operações e em nossa cadeia de valor, com base em nossas metas orientadas pela ciência. Emitimos um título de sustentabilidade de US$ 600 milhões para apoiar a redução de carbono, apoiando as escolhas ambientais dos clientes e promovendo o crescimento inclusivo. Lançamos a Coalizão Planeta Priceless, agora com mais de 60 parceiros e com a meta de restaurar 100 milhões de árvores em cinco anos – incluindo uma área na Bacia Amazônica (2 milhões de árvores), além de florestas no Quênia (1,2 milhão de árvores) e na Austrália (500 mil árvores). Passamos de 10 milhões de cartões feitos de materiais sustentáveis ​​aprovados, usando o Diretório de Materiais de Cartões Sustentáveis ​​da Mastercard. Padrões Éticos e Responsáveis Nos comprometemos a aumentar em mais de 70% os gastos com fornecedores negros, com o objetivo de atingir US$ 100 milhões anuais até 2025. Ampliamos nosso programa de Registro de Comerciantes Especiais, que exige que os bancos certifiquem medidas de controle relacionadas a materiais publicados em sites de conteúdo adulto. Anunciamos as novas especificações Enhanced Contactless (Ecos), aplicando as mais recentes tecnologias resistentes ao quantum para fornecer privacidade, segurança e confiança aprimoradas para a próxima geração de pagamentos por aproximação. Nosso time e Nossa Cultura Vinculamos a remuneração dos executivos às metas e prioridades de ESG, como neutralidade de carbono, paridade de gêneros na remuneração, e inclusão financeira. Apoiamos a força de trabalho sem realizar demissões ligadas à Covid-19 em 2020, e investimos em novas políticas e programas de bem-estar físico e mental. Lançamos o programa Investing in You, aumentando a nossa parcela de empregador no benefício 401K para 10% a cada 6% contribuído pelos funcionários. Alcançamos o marco de um milhão de meninas desde o início do nosso programa Girls4Tech focado em STEM, levando a Mastercard a se comprometer a engajar cinco milhões de meninas até 2025. Doing well by doing good! https://www.mastercard.com/global/en/vision/corp-responsibility.html”