Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Liza responsabilidade de ponta a ponta

Cargill Agrícola S.A.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

A busca por processos e produtos mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva é inerente ao negócio da Cargill, entendemos que a nossa responsabilidade com nossos produtos deve ser de ponta a ponta, em todo, assim em um dos nossos principais produtos, o Óleo Liza pensamos e atuamos desde a originarão da matéria prima (sustentabilidade das matérias primas), a fabricação de nossas embalagens (garrafa, tampa, rótulo e embalagens secundárias) até o destino dos resíduos gerados por nossos produtos na casa dos consumidores, pois quando falamos de sustentabilidade o correto é investir esforços em todas as etapas do ciclo de vida dos nossos produtos. Desta forma, o case de sustentabilidade do óleo Liza, traz resultados impressionantes, como a redução de mais de mil toneladas de plástico por ano, um Programa de Logística Reversa de óleo de cozinha residual que tem mais de 5 mil pontos de coleta no Brasil, onde foram coletados mais de 9 milhões de litros de óleo de fritura em 19 Estados brasileiros, com envolvimento de Municípios, ONGs, empresas privadas, Secretarias de Educação e Secretarias de Meio Ambiente.

Relevância para o Negócio:

O propósito da Cargill é ser líder em nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável, tendo assim a sustentabilidade como um pilar essencial para o seu crescimento, reforçando a sustentabilidade para todas as suas marcas, principalmente sua marca líder: Liza, que tem como missão ser a marca referência em sustentabilidade, se destacando principalmente pelas ações de reciclagem de óleo e das embalagens PET. Assim, precisamos sempre inovar e nos reinventar para o crescimento sustentável todas as mudanças demandaram muitos esforços das áreas de compras, marketing, logística, operações, assuntos corporativos e sustentabilidade para os óleos Liza se tornasse sustentável de ponta a ponta, sendo assim de extrema relevância para a marca, negocio e empresa. A marca Liza é a marca Líder no Brasil para óleo de soja e óleos especiais, tendo agora como foco das suas ações, como a inscrição neste concurso, é de levar a informação de todas as nossas ações até os nossos consumidores para que Liza possa ser reconhecido como uma marca sustentável. Para alcançar os resultados obtidos tivemos e temos que contar com os recursos inovadores disponíveis e os quais desenvolvemos, como para o controle da originarão da nossa matéria prima onde realizamos o uso de sistemas de monitoramento via satélite para garantir que a nossa cadeia de fornecimento seja livre de desmatamento e conversão, também fazemos uso do estudo da análise do ciclo de vida para termos o conhecimento real do impacto dos nossos produtos analisando o impacto em cada etapa do processo para podemos ter uma tomada de decisão mais assertiva e ter melhores resultados, além de sermos pioneiros no Programa de Logística Reversa resíduos de óleos e gorduras, antecipando-se da legislação e levando até o consumidor um local de fácil acesso para o descarte de seus resíduos com a rastreabilidade de cada gota dos 10 milhões de litros de óleo de cozinha coletos .

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

A busca por processos e produtos mais sustentáveis em toda a cadeia produtiva é inerente ao negócio da Cargill, entendemos que a nossa responsabilidade com nossos produtos deve ser de ponta a ponta, em todo, assim em um dos nossos principais produtos, o Óleo Liza pensamos e atuamos desde a originarão da matéria prima (sustentabilidade das matérias primas), a fabricação de nossas embalagens (garrafa, tampa, rótulo e embalagens secundárias) até o destino dos resíduos gerados por nossos produtos na casa dos consumidores, pois quando falamos de sustentabilidade o correto é investir esforços em todas as etapas do ciclo de vida dos nossos produtos. Desta forma, o case de sustentabilidade do óleo Liza, traz resultados impressionantes, como a redução de mais de mil toneladas de plástico por ano, um Programa de Logística Reversa de óleo de cozinha residual que tem mais de 5 mil pontos de coleta no Brasil, onde foram coletados mais de 9 milhões de litros de óleo de fritura em 19 Estados brasileiros, com envolvimento de Municípios, ONGs, empresas privadas, Secretarias de Educação e Secretarias de Meio Ambiente.

Gestão da Prática Relatada:

No campo transformamos a nossa cadeia de fornecimento para que seja livre de desmatamento e conversão , promovendo a produção responsável que beneficie produtores e comunidade local respeitando e apoiando os diretos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidades. Já na fábrica o foco está em reduzir o impacto de produção utilizando embalagens 100% recicláveis, redução embalagens primárias e secundárias e utilizar energia limpa e de fonte renovável. Já no pós consumo temos o nosso programa Ação Renove o Meio Ambiente e apoiamos aos programas de Logística reversa de embalagens.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

O case de Liza pode ser facilmente replicado, seja dentro da própria Cargill para outras linhas de produtos, por outras empresas brasileiras ou estrangeiras, além de não precisar utilizar todo o case de Liza do campo ao resíduo e sim podendo utilizar apenas em uma das etapas/iniciativa.