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Ano: 2023

Laboratório de Inovação em Software: unindo diversidade a tecnologia.

HP BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“A visão da HP é criar tecnologias que tornem a vida melhor para todos, em todos os lugares. Seus fundadores, Bill Hewlett e David Packard, foram reconhecidos por sua paixão e liderança social, ambiental e coletivamente por incorporarem a responsabilidade social no chamado “HP Way”, e enraizarem a cidadania global nos valores corporativos em 1957.
Desta forma, na HP, diversidade, equidade e inclusão (DEI) é um imperativo de negócios, os funcionários são movidos por isso, os clientes valorizam e os investidores percebem como a construção de um negócio sólido e inovador. A visão da empresa é ser um local de trabalho conectado globalmente, que impulsione uma cultura de pertencimento, promova conversas corajosas e acolha ideias de todos. Com isso, a HP tem se esforçado para criar um ambiente inclusivo onde as pessoas possam ser autênticas no trabalho e atingir todo o seu potencial, tendo como principal objetivo ser considerado um lugar de escolha para grupos sub-representados no setor de tecnologia até 2030. Além disso, a empresa assumiu dois compromissos globais, um de alcançar a igualdade de gênero 50/50 na liderança da HP, outro de ter mais de 30% das funções de tecnologia e engenharia ocupadas por mulheres, ambas até 2030.
A HP Brasil não é diferente, o olhar para DEI sempre fez parte da estratégia local, em particular no escritório de Porto Alegre, onde fica localizado o time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Dentro do Tecnopuc, parque científico e tecnológico da Universidade PUC Rio Grande do Sul (PUCRS), o time de P&D integra um ecossistema de inovação, junto a PUCRS e outras 250 organizações, que estão liderando a transformação do conhecimento em desenvolvimento social e econômico. Além de promover um ambiente de negócios, conectado mundialmente, integrando pessoas, criatividade, inovação e impacto. (https://tecnopuc.pucrs.br/).
Assim, um novo projeto foi criado, fruto da cooperação entre HP e PUCRS, juntos desenvolveram um programa único de formação de talentos na área de Tecnologia da Informação (TI), encabeçado pelo time de P&D da HP. Desde 2011, a empresa estabeleceu este convênio com a PUCRS na estruturação do Laboratório de Inovação em Software (LIS), que tem o objetivo de contribuir diretamente na formação complementar de estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade. O laboratório une tanto o conhecimento teórico-acadêmico como o prático, ao desenvolver projetos para a própria HP. Os alunos conseguem desenvolver habilidades técnicas e de relação interpessoal, o que facilita o ingresso no mercado de trabalho. Assim, o LIS possui as seguintes premissas:
1) Criar um programa educacional para treinar e qualificar estudantes de TI, fornecendo profissionais qualificados à HP e ao mercado de trabalho;
2) Desenvolver projeto de software reais com tecnologias inovadoras;
3) Proporcionar interação entre alunos e profissionais HP;
4) Promover a inclusão e diversidade;
5) Fazer uso da infraestrutura e serviços da Universidade para apoiar os alunos.
Os principais objetivos do programa são, qualificar os alunos para construir uma gama de habilidades específicas para aplicação no setor de tecnologia, e qualificá-los para desenvolver habilidades de soft e hard skills para atuação em projetos de desenvolvimento de software. O programa se dá de maneira que os estudantes são expostos a atividades e projetos reais, alinhadas com as exigências dos projetos HP, permitindo assim a aplicação específica de ferramentas inovadoras da área deTI. Por se tratar de projetos reais, com aplicabilidade para HP, os alunos estão sempre sob orientação de profissional técnico e professor coordenador da PUCRS, sendo supervisionados por profissionais de TI da HP, o que lhes permite adquirir experiência prática sobre o dia a dia corporativo e de entregas de projetos. É importante destacar que o resultado esperado é a construção deste profissional, com isso, muitos destes alunos acabam sendo contratados pela HP, fechando um ciclo completo de capacitação.
Com o intuito de promover mais DEI, a parceria entre HP e PUCRS, também lançou programas de bolsas de estudos, possibilitando o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No total são 14 bolsas integrais e os estudantes precisam atender aos alguns critérios como, renda familiar de até três salários-mínimos brutos por pessoa e ter cursado Ensino Médio, em sua totalidade ou de forma parcial, em escola pública e/ou escola privada com bolsa de estudos integral. Com isso os programas promovem a diversidade e inclusão social pela formação em TI, atenuam o impacto social relacionado ao acesso ao ensino superior e apoiam no desafio do setor de tecnologias que é atrair mais mulheres.
Os programas de bolsa são o meio por onde HP e PUCRS conseguem levar o LIS a alunos que não teriam acesso ao setor de TI. Existem dois programas, Gladys e o Grace, ambos com intencionalidade de trazer mulheres ao setor. Através do programa Gladys, os alunos recebem bolsas para cursos de graduação de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, tendo acesso direto ao LIS. Já o Grace, é um programa com alunos do ensino médio da rede pública. Em conjunto com a Agência Softex, são identificados novos alunos do ensino médio, são realizadas entrevistas e então selecionados 20 para entrada em cursos preparatórios para uma graduação de TI. A proposta do Grace é preparar os alunos para ingressar na universidade, assim, o apoio é com preparatório ao vestibular e básico de TI. Além disso, os 6 alunos melhor classificados no vestibular recebem bolsa integral para que consigam se dedicar aos estudos de graduação na área de TI e eventual entrada no projeto LIS.

Relevância para o Negócio:

“Desde sua criação, a HP acredita que o propósito de uma corporação vai muito além do lucro. Acreditamos que, ao criar tecnologia a serviço da humanidade, podemos criar as condições para que os negócios e a sociedade caminhem juntos rumo à prosperidade.
A HP entende que ter um ambiente que promova DEI integrada em todas as áreas da empresa é um imperativo de negócios, por isso acreditamos que as ações que estamos realizando para enfrentar alguns dos maiores desafios da sociedade fortalecerão nossas comunidades e, ao mesmo tempo, estimularão a inovação e o crescimento em nossos negócios.
Nossa estratégia integrada, profundamente enraizada em nossa cultura de inclusão e pertencimento, nos permite atrair, reter, promover e desenvolver os melhores talentos. O projeto LIS, apoia diretamente o desenvolvimento de softwares da HP, assim atrela a capacitação a negócios, já que são uma extensão do time de P&D. os alunos ficam encarregados de testar e desenvolver protótipos e projetos internos de melhorias.
Um exemplo desenvolvido por um grupo de alunos durante o programa foi uma barra de ferramentas de produtividade, que tem como objetivo final uma plataforma unificada para armazenar e gerenciar plugins de forma fácil e segura aos funcionários HP. Antes o funcionário HP tinha ferramentas descentralizadas e precisava buscar em vários locais, agora, com a solução, a ferramenta interna consolida tudo em um só lugar de fácil acesso. O que ajuda e facilita a produtividade de todos os funcionários HP.
Outro projeto que vai mais além é a cooperação entre LIS e o time de voluntariado HP, que uniram forças para desenvolver um novo aplicativo que será utilizado por uma ONG parceira, a Mundo Aflora. Esta ONG trabalha diretamente com ações de ressocialização e inclusão de meninas cis e pessoas trans em medidas socioeducativas na Fundação CASA/SP. O projeto em questão foi o desenvolvimento de um aplicativo que auxilia no processo de ressocialização e na melhoria da saúde mental dos egressos da Fundação. Com isso, o aplicativo foi idealizado em conjunto com as psicólogas que atuam no Mundo Aflora e voluntariado HP.
” “Como mencionado anteriormente, o LIS, busca integrar a capacitação de profissionais de TI com a infraestrutura de inovação da PUCRS, atrelando às demandas e projetos internos da HP. Essa dinâmica é inovadora por si só, fechando um ciclo de conhecimento aplicado e oportunidade de trabalho. A dinâmica da relação Universidade e empresa fortalece o apoio com a capacitação dos estudantes. Ao mesmo tempo que a Universidade aporta conhecimento, a empresa consegue entregar a visão corporativa do dia a dia de trabalho de um profissional de TI.
Além disso, o programa utiliza modelos de educação baseados em resolução de problemas (Problem Base Learning), assim conseguem aprimorar sua experiência e habilidades. Conforme mencionado, os estudantes resolvem problemas reais da HP e cooperam no desenvolvimento de softwares, como o projeto de desenvolver uma nova aplicação a ONG parceira da HP, Mundo Aflora. O modelo que o programa foi desenvolvido permite esse tipo de integração e conexão entre todos.
Outro aspecto inovador do programa é o processo de bolsas integrais a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa Gladys, nomeado em homenagem a Gladys Mae West, uma das programadoras mais importante da história, concede bolsas integrais aos cursos de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da PUCRS. O projeto tem como principal pilar promover novas oportunidade a indivíduos que talvez não tivessem acesso à universidade. Além da iniciativa promover o desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho em uma das áreas que mais cresce, o projeto fomenta também o ingresso de mais mulheres no setor. O nome do projeto deixa claro o objetivo central de fomentar mulheres na tecnologia.
Em linha com toda a estratégia ambiciosa da HP globalmente, as iniciativas do LIS e o programa Gladys, apoiam as metas de DEI da empresa. Em especial as metas relacionadas com o número de mulheres no setor de tecnologia. Muitos dos estudantes que passam por essas iniciativas acabam se tornando estagiários e/ou funcionários HP.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A visão da HP é criar tecnologias que tornem a vida melhor para todos, em todos os lugares. Seus fundadores, Bill Hewlett e David Packard, foram reconhecidos por sua paixão e liderança social, ambiental e coletivamente por incorporarem a responsabilidade social no chamado “HP Way”, e enraizarem a cidadania global nos valores corporativos em 1957.
Desta forma, na HP, diversidade, equidade e inclusão (DEI) é um imperativo de negócios, os funcionários são movidos por isso, os clientes valorizam e os investidores percebem como a construção de um negócio sólido e inovador. A visão da empresa é ser um local de trabalho conectado globalmente, que impulsione uma cultura de pertencimento, promova conversas corajosas e acolha ideias de todos. Com isso, a HP tem se esforçado para criar um ambiente inclusivo onde as pessoas possam ser autênticas no trabalho e atingir todo o seu potencial, tendo como principal objetivo ser considerado um lugar de escolha para grupos sub-representados no setor de tecnologia até 2030. Além disso, a empresa assumiu dois compromissos globais, um de alcançar a igualdade de gênero 50/50 na liderança da HP, outro de ter mais de 30% das funções de tecnologia e engenharia ocupadas por mulheres, ambas até 2030.
A HP Brasil não é diferente, o olhar para DEI sempre fez parte da estratégia local, em particular no escritório de Porto Alegre, onde fica localizado o time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Dentro do Tecnopuc, parque científico e tecnológico da Universidade PUC Rio Grande do Sul (PUCRS), o time de P&D integra um ecossistema de inovação, junto a PUCRS e outras 250 organizações, que estão liderando a transformação do conhecimento em desenvolvimento social e econômico. Além de promover um ambiente de negócios, conectado mundialmente, integrando pessoas, criatividade, inovação e impacto. (https://tecnopuc.pucrs.br/).
Assim, um novo projeto foi criado, fruto da cooperação entre HP e PUCRS, juntos desenvolveram um programa único de formação de talentos na área de Tecnologia da Informação (TI), encabeçado pelo time de P&D da HP. Desde 2011, a empresa estabeleceu este convênio com a PUCRS na estruturação do Laboratório de Inovação em Software (LIS), que tem o objetivo de contribuir diretamente na formação complementar de estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade. O laboratório une tanto o conhecimento teórico-acadêmico como o prático, ao desenvolver projetos para a própria HP. Os alunos conseguem desenvolver habilidades técnicas e de relação interpessoal, o que facilita o ingresso no mercado de trabalho. Assim, o LIS possui as seguintes premissas:
1) Criar um programa educacional para treinar e qualificar estudantes de TI, fornecendo profissionais qualificados à HP e ao mercado de trabalho;
2) Desenvolver projeto de software reais com tecnologias inovadoras;
3) Proporcionar interação entre alunos e profissionais HP;
4) Promover a inclusão e diversidade;
5) Fazer uso da infraestrutura e serviços da Universidade para apoiar os alunos.
Os principais objetivos do programa são, qualificar os alunos para construir uma gama de habilidades específicas para aplicação no setor de tecnologia, e qualificá-los para desenvolver habilidades de soft e hard skills para atuação em projetos de desenvolvimento de software. O programa se dá de maneira que os estudantes são expostos a atividades e projetos reais, alinhadas com as exigências dos projetos HP, permitindo assim a aplicação específica de ferramentas inovadoras da área deTI. Por se tratar de projetos reais, com aplicabilidade para HP, os alunos estão sempre sob orientação de profissional técnico e professor coordenador da PUCRS, sendo supervisionados por profissionais de TI da HP, o que lhes permite adquirir experiência prática sobre o dia a dia corporativo e de entregas de projetos. É importante destacar que o resultado esperado é a construção deste profissional, com isso, muitos destes alunos acabam sendo contratados pela HP, fechando um ciclo completo de capacitação.
Com o intuito de promover mais DEI, a parceria entre HP e PUCRS, também lançou programas de bolsas de estudos, possibilitando o ingresso de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No total são 14 bolsas integrais e os estudantes precisam atender aos alguns critérios como, renda familiar de até três salários-mínimos brutos por pessoa e ter cursado Ensino Médio, em sua totalidade ou de forma parcial, em escola pública e/ou escola privada com bolsa de estudos integral. Com isso os programas promovem a diversidade e inclusão social pela formação em TI, atenuam o impacto social relacionado ao acesso ao ensino superior e apoiam no desafio do setor de tecnologias que é atrair mais mulheres.
Os programas de bolsa são o meio por onde HP e PUCRS conseguem levar o LIS a alunos que não teriam acesso ao setor de TI. Existem dois programas, Gladys e o Grace, ambos com intencionalidade de trazer mulheres ao setor. Através do programa Gladys, os alunos recebem bolsas para cursos de graduação de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, tendo acesso direto ao LIS. Já o Grace, é um programa com alunos do ensino médio da rede pública. Em conjunto com a Agência Softex, são identificados novos alunos do ensino médio, são realizadas entrevistas e então selecionados 20 para entrada em cursos preparatórios para uma graduação de TI. A proposta do Grace é preparar os alunos para ingressar na universidade, assim, o apoio é com preparatório ao vestibular e básico de TI. Além disso, os 6 alunos melhor classificados no vestibular recebem bolsa integral para que consigam se dedicar aos estudos de graduação na área de TI e eventual entrada no projeto LIS.

Gestão da Prática Relatada:

“Como mencionado anteriormente, o projeto LIS surge da necessidade de novos talentos e trazer mais diversidade ao setor. Com isso, o time de P&D da HP, aliado a infraestrutura de inovação local e a parceria de longa data com a PUCRS desenvolveu em conjunto o projeto de capacitação. Inicialmente foi desenvolvido para alunos de graduação, posteriormente foi expandido para pós-graduação, atendendo a necessidade de funcionários HP em sua própria capacitação e desenvolvimento com habilidade de tecnologia.
A equipe é composta por funcionários PUCRS dedicados de forma integral, contendo um líder técnico, um gestor de projeto e um professor coordenador. Estes são os responsáveis por gerenciar o laboratório e o aprendizado dos alunos. Do lado HP, dois líderes de P&D possuem responsabilidades administrativas, um com a coordenação e estratégia do LIS e outro com a parte financeira. Ainda, a cada desafio enviado aos alunos, é indicado um líder técnico do time de P&D da HP. Estes possuem a função de apoiar nas provas de conceito, workshops e mentorias.
Durante o período de formação, o LIS recebe 20 alunos e os estudantes se reúnem em grupos de 3. Número específico para que todos consigam ter seu protagonismo durante a execução dos projetos, assim todos conseguem desenvolver habilidades como gestão e comunicação. Anualmente os desafios mudam, como mencionado, o LIS é responsável por trazer problemas reais aos alunos, com isso, consideram-se entre 5 e 6 experimentos por turma. Ao longo dos anos, observou-se a necessidade de incluir outras ferramentas de inovação, como o design thinking, por isso, foi incluído o apoio do CriaLab, laboratório de criatividade do Tecnopuc. Desta forma, os alunos aprendem e aplicam novas ferramentas em seus projetos.
Por fim, há uma supervisão do time de RH. , que apoia diretamente o desenvolvimento do projeto, realizando avaliações de maturidade dos alunos. Assim que novas vagas de tecnologia são abertas na HP, o time de RH dialoga diretamente com a coordenação do LIS, buscando a integração desses alunos ao ecossistema HP. Com isso, a empresa consegue manter os níveis altos de retenção dos alunos, chegando a 40% das vagas de tecnologia preenchidas por alunos LIS. Também é importante destacar que, a todo momento, há intencionalidade na seleção de mulheres.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O projeto LIS está operando desde 2011 e demonstrou ser um modelo sólido. O time de P&D da HP tem replicado esse mesmo modelo em outros projetos com outros parceiros. Um deles é o SENAI CIMATEC, em que duas iniciativas foram desenvolvidas.
A primeira iniciativa é o projeto ViaLab com foco na formação de alunos na área de TI em Inteligência Artificial aplicada a visão computacional. Está previsto a sua ampliação e inserção em iniciativa maior em um Centro nacional de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial com foco na indústria (consórcio vencedor de edital MCTI/FAPESP com participação das empresas HP, Intel, Atos Bull e Macnica DHW). No projeto ViaLab, 9 alunos participam, sendo 1 doutorando, 2 mestrandos e 6 alunos graduandos e/ou técnicos.
Outra iniciativa com SENAI CIMATEC é o projeto CMA, que se estabeleceu entre 2020 e 2022, com o foco na formação de engenheiros no uso de ferramentas computacionais para a modelagem e simulação de peças para impressão 3D junto ao Bureau de serviços de manufatura aditiva SENAI CIMATEC-HP. Importante destacar que é um dos principais parceiros HP no desenvolvimento do setor de impressão 3D. Esse projeto se faz necessário pelo nível de complexidade e aplicabilidades futuras à indústria como um todo.
Ainda, mais uma colaboração tem se desenvolvido junto a Universidade Estadual do Ceará (UECE), HP e instituto Atlântico, uma das maiores instituições de tecnologia do Ceará. O Programa IT Talent tem objetivo central na formação básica em TI (DevOps e Quality Assurance) e depois residência em desenvolvimento de software no instituto Atlântico em projetos HP. Formando novos talentos para um grande parceiro de P&D. Importante destacar que 10% das vagas está reservada para mulheres negras. (https://programaittalent.com.br/)