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Ano: 2023

iFood Pedal: A Inovação Sustentável que Transforma a Entrega de Alimentos

IFOOD.COM AGENCIA DE RESTAURANTES ONLINE S.A.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“Principais objetivos:
• Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante);
• Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra;
• Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática;
• Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática;
• Principais resultados alcançados.
O iFood Pedal é o primeiro serviço de compartilhamento de bicicletas – elétricas ou tradicionais – exclusivo para entregadores do mundo. O programa, em parceria com a Tembici, empresa de tecnologia referência em micro mobilidade e soluções para espaços urbanos, conta também com preços super exclusivos para aluguel das bicicletas para entregadores iFood, Pontos de Apoio com áreas de descanso, microondas para esquentar marmitas, água, banheiros, café e pontos de energia para recarregar o celular e o curso “Pedal Responsa” para desenvolvimento pessoal e segurança no trânsito.
Em 2022, o iFood Pedal foi ampliado, chegando a 6 capitais brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre), impactando a vida de mais de 24 mil entregadores e entregadoras cadastrados no iFood Pedal e atingiu a incrível marca de mais de 12 milhões de entregas realizadas.”

Relevância para o Negócio:

“• Importância da inovação descrita dentro dos negócios da empresa (representatividade em termos do faturamento, volume de negócios, prioridade para a organização etc.) e conexão dessa inovação com o todo das operações. Ou seja, deve-se avaliar neste critério se a inovação foi realizada em algo relevante e material para a empresa ou se a mesma foi aplicada em aspectos marginais ou secundários para a empresa.
O iFood Pedal está no centro da estratégia da empresa para avançar no compromisso público de ser carbono neutro em 2025, tendo 21% das suas entregas próprias feitas por modais limpos (bicicleta, bicicleta elétrica, moto elétrica, drone, etc) e a maior parte deles é feito por bicicletas, com potencial para expandir ainda mais.
Além disso, as mais de 12 milhões de entregas realizadas pelo iFood Pedal foram responsáveis por evitar a emissão de mais de 2 mil toneladas de CO2 equivalente.
O iFood Pedal está intimamente ligado a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Combate às Mudanças Climáticas, por se tratar de um modal limpo; Cidades e Comunidades Sustentáveis, pelo impacto na micro mobilidade urbana e no acesso a transporte seguros, sustentáveis e a preço acessível; e Parcerias, entre iFood e Tembici.
Além disso, o iFood Pedal é uma ferramenta de inclusão social importante, como as bicicletas podem ser alugadas a um preço super acessível, uma pessoa pode começar a ganhar renda sem precisar de carro, moto ou nem mesmo ter CNH e distribuição de materiais como bags, capacete. Tudo para poder dar o primeiro passo, com gratuidade.” “• Indicação das características inovadoras da prática que a diferenciam das práticas usuais de mercado, considerando a concepção/desenho da ideia, a metodologia de desenvolvimento e a implementação e eventuais patentes geradas e pesquisas acadêmicas produzidas.

O iFood Pedal é um programa focado no aluguel de bicicletas, baseado em inteligência de compartilhamento desses ativos para garantir a eficiência.
A inovação do projeto se dá tanto pela inteligência do compartilhamento quanto pela inovação social de utilizar ativos abertos à sociedade de modo geral, para dar fácil acesso à geração de renda para hoje mais de 24k pessoas cadastradas no projeto e 6k ativas.
Além disso, o iFood Pedal garante uma taxa de ocupação mais alta ao longo do dia para as bicicletas, pois, antes do início do programa, a ocupação das bicicletas era concentrada nos horários do início (08h – 10h) e final de expediente (17h – 19h) e ao longo da tarde as bicicletas eram pouco utilizadas. Com a implantação do iFood Pedal, as bicicletas passaram a ser utilizadas nos horários de maior consumo de delivery (11h – 15h e 19h – 22h). Isso reduz drasticamente a quantidade de veículos em regiões de alta concentração, reduzindo emissões de CO2 e melhorando de maneira significativa a micro mobilidade urbana nessas regiões.
Dentro do iFood Pedal tem também o programa Pedal Responsa que cuida para que essa inovação se reflita em um bom comportamento no trânsito das cidades. Juntando educação e segurança no trânsito como parte central da estratégia.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Principais objetivos:
• Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante);
• Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra;
• Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática;
• Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática;
• Principais resultados alcançados.
O iFood Pedal é o primeiro serviço de compartilhamento de bicicletas – elétricas ou tradicionais – exclusivo para entregadores do mundo. O programa, em parceria com a Tembici, empresa de tecnologia referência em micro mobilidade e soluções para espaços urbanos, conta também com preços super exclusivos para aluguel das bicicletas para entregadores iFood, Pontos de Apoio com áreas de descanso, microondas para esquentar marmitas, água, banheiros, café e pontos de energia para recarregar o celular e o curso “Pedal Responsa” para desenvolvimento pessoal e segurança no trânsito.
Em 2022, o iFood Pedal foi ampliado, chegando a 6 capitais brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre), impactando a vida de mais de 24 mil entregadores e entregadoras cadastrados no iFood Pedal e atingiu a incrível marca de mais de 12 milhões de entregas realizadas.”

Gestão da Prática Relatada:

“• Qualidade do planejamento, da execução e da avaliação de resultados da inovação implantada, incluindo a existência ou o desenvolvimento de sistemas de gestão e indicadores específicos para esse fim.
– Planejamento: priorizamos regiões com alta densidade de pedidos curtos – que podem ser feitos por bicicleta e otimizamos a disposição de estações Tembici já existentes nessas regiões. Isso faz com que os entregadores estejam bem posicionados, tenham uma alta produtividade e ótimos ganhos. Também nos ajuda a garantir a presença de frota em regiões estratégicas para o iFood com uma alta demanda de restaurantes. Execução: acompanhamos os parâmetros de qualidade com referência à frota de motos ou bicicletas comuns e temos resultados de altíssima qualidade de entregas. Subindo a régua nas regiões nas quais o projeto está aplicado.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“• Indicação de como a empresa imagina que a prática poderia ser replicada por outras organizações e grau em que essa replicação seria possível. Indique também as perspectivas futuras para a prática relatada.
O modelo do iFood Pedal é super replicável e isso já está sendo aplicado no plano de expansão do projeto.
O iFood Pedal iniciou como um teste em São Paulo com 500 bicicletas elétricas e hoje já conta com mais de 2.500 bicicletas elétricas, 10.000 bicicletas convencionais e está em 6 capitais brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo e Porto Alegre). Já tem mais uma onda de expansão prevista para o segundo semestre de 2023. “