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Ano: 2023

Havaianas reCICLO – programa de logística reversa e reciclagem de Havaianas

Alpargatas S.A.

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“O Havaianas reCICLO é o programa global de logística reversa da marca Havaianas, que teve o seu início em dezembro de 2020 como um projeto piloto no Brasil.
De maneira pioneira, o programa se propôs a mergulhar na realidade da cadeia da borracha pós-consumo – um universo ainda muito pouco conhecido e desenvolvido – entendendo seus players, abrangência, particularidades e tecnicismos para, então, poder estruturar esse complexo ecossistema, ao lado de uma grande teia de parceiros.
No Brasil, temos como principal parceiro a Trashin, uma empresa com ampla expertise na gestão de resíduos. Juntos, diagnosticamos o cenário, articulamos com os diversos envolvidos e estudamos possibilidades para estruturarmos e começarmos a colocar em prática a logística reversa das sandálias de borracha que já tiveram o seu uso encerrado, viabilizando a reinserção do material em novas cadeias.
Hoje, apenas 2 anos depois de seu lançamento, o Havaianas reCICLO já está presente em 16 países, com mais de 200 pontos de coleta espalhados no Brasil, nos EUA, na África do Sul, na Austrália, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Singapura e em 9 países europeus: Portugal, Espanha, Itália, França, UK, Grécia, Alemanha e Holanda.
Em agosto e outubro de 2022 expandimos o programa para mais 100 lojas, totalizando em 125 pontos de coleta que estão presentes em 19 estados + Distrito Federal e 43 cidades brasileiras. Em 2023, iremos expandir o reCICLO no país para mais 75 Lojas Havaianas, a fim de que tenhamos até o final do ano a operação em 200 pontos de coleta. Entendemos que essa ampliação é essencial para garantir o máximo de acessibilidade da população ao programa, impulsionando também a comunicação e a conscientização (um outro objetivo em pauta).
Além do desafio estrutural, o desenvolvimento e a formalização da rede de parceiros é determinante em diversos aspectos. Como porta de entrada dos resíduos, além das urnas coletoras nas lojas, contamos com parcerias com Cooperativas de Reciclagem que coletam os resíduos dispostos pelo consumidor, triam e entregam a nós para o endereçamento na cadeia.
A triagem das sandálias Havaianas gera renda adicional para os cooperados. Hoje, possuímos mais de 50 Cooperativas de Reciclagem parceiras do programa e da Trashin (responsável pela gestão desse player). E, para 2023, temos a meta de dobrar este número, totalizando em 100. Desde o início, o projeto já beneficiou 1.982 famílias e garantiu o descarte adequado e a reciclagem de um volume de 113.006,5 pares de sandálias ou 39,5 toneladas.
Ainda nesse contexto, estamos desenvolvendo um projeto piloto com a Fepacoore – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem – e a Rede Sul de seis meses, visando não só fortalecer o relacionamento entre Alpargatas e Redes de Cooperativas, mas principalmente diagnosticar oportunidades para desenvolvimento e capacitação dos cooperados, além de testar novos modelos de gestão e operação.
A rota logística do programa foi estruturada para ser carbono neutro, com o uso de bicicletas na coleta em algumas lojas (SP e POA) e da compensação do carbono emitido pelos outros modais – como carro e caminhão – por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia.
Todos os chinelos Havaianas recolhidos pelas portas de entrada do programa, independente do estado, são enviados para beneficiadores parceiros (também desenvolvidos pelo programa) para, então, se tornarem aptos a retornar às cadeias produtivas (em ciclo aberto ou fechado). Hoje já são mais de 10 parceiros no Brasil, espalhados em 5 estados.
Como novos produtos a partir do resíduo beneficiado, já foram desenvolvidos, internamente, pilotos de chaveiros e acessórios. Junto a outras indústrias (via relacionamentos também construídos e evoluídos pelo programa), foram desenvolvidas soluções como mantas e chapas de borracha, móveis, itens de decoração, vasos e cachepôs, pisos e rodas.
O programa Havaianas reCICLO é altamente estratégico para a companhia, sendo “economia circular e matérias primas” um de nossos principais temas materiais. Essa importância se reforça na integração do tema em nosso modelo de negócio e na formalização de compromissos públicos relacionados. Hoje, a Estratégia de Sustentabilidade da Alpargatas possui um pilar exclusivamente dedicado à Economia Circular e 2 metas de longo prazo específicas relacionadas ao sucesso do programa (para mais informações: https://alpargatas.com.br/sustentabilidade).”

Relevância para o Negócio:

“Levando em consideração que o Brasil possui cerca de 207,8 milhões de habitantes, conforme o último censo do IBGE, e em 2022 foram vendidos 213,7 milhões de pares de Havaianas no país, podemos estimar que vendemos cerca de 1 par de Havaianas por brasileiro, anualmente.
Diante desse panorama, de nossos direcionadores estratégicos e de nossos princípios enquanto organização, nós reconhecemos nossa responsabilidade integral pelos produtos que colocamos em circulação, que possuem vasta capilaridade nacional e global, considerando não somente os aspectos de fabricação, mas também de seu uso e pós-consumo.
A percepção da relevância desse tópico para nossos negócios é ainda reforçada pela perspectiva de nossos stakeholders a partir da última revisão da materialidade da Alpargatas, que ocorreu no início de 2023. Novamente, “economia circular e matérias primas” se consolidou como um de nossos principais temas materiais.
A estratégia do negócio – composta pelos direcionadores Digital, Inovadora, Global e Sustentável – já sinaliza a relevância do cuidado com os aspectos socioambientais que margeiam nossa cadeia de valor. E, a partir desse direcionamento macro institucional, e do cruzamento com as perspectivas de nossos públicos e dos principais guidelines e práticas do mercado, a Estratégia de Sustentabilidade da companhia foi desenvolvida e publicada em 2022. Dentro desse escopo, são trabalhados os três pilares socioambientais tidos como essenciais para o sucesso do nosso negócio: Economia Circular, Operações Responsáveis e D&I e Desenvolvimento Local.
O pilar dedicado exclusivamente ao tema aborda tanto aspectos relacionados à matéria-prima, como ao pós-consumo. Temos 4 metas de longo prazo (até 2030 – em linha com a Agenda 2030, da ONU), sendo duas delas vinculadas especificamente ao avanço e consolidação do Havaianas reCICLO: 1. Ter 100% de lojas monomarca com Programa de Logística Reversa implementado e 2. Recuperar 10% do volume comercializado de sandálias via programa de logística reversa.
Com apenas 2 anos de vida e ainda em estruturação, o programa já é reconhecido como parte integrante de nosso negócio, estando presente em 16 países, com mais de 200 pontos de coleta espalhados no Brasil, nos EUA, na África do Sul, na Austrália, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Singapura e em 9 países europeus: Portugal, Espanha, Itália, França, UK, Grécia, Alemanha e Holanda.
Como já mencionado anteriormente, os desafios que perpassam essa estruturação são significativos. É necessário que a companhia olhe continuamente para o desenvolvimento de efetivas, completas e sistêmicas ao longo da nossa cadeia de valor. E quando falamos de borracha, esse processo se torna ainda mais desafiador, pela inexistência de uma cadeia pós-consumo já desenvolvida e formalizada.
Hoje, ainda é preciso investir muito em pesquisa e desenvolvimento para entender quais são as possíveis novas destinações, descobrir quais dessas soluções são escaláveis a ponto de dar conta do volume, quais são as alternativas viáveis economicamente (se não, como torná-las), quais parceiros estão dispostos a testar possibilidades conosco e, futuramente, absorver o material, entre tantos outros pontos.
O investimento em P&D e na estruturação prática do programa (desde comunicação, mobiliário, maquinário até contratação e articulação de parceiros, desenvolvimento de testes e viabilização logística) hoje representam um montante significativo para a companhia e para as nossas unidades de negócio. Porém, a médio/longo prazo, a partir da viabilização das soluções de coleta e incorporação em larga escala, a expectativa é as novas relações comerciais geradas pela compra dessa matéria-prima (resíduo recolhido e beneficiado) sustentem financeiramente toda a operação, tornando o programa autossuficiente. Estudos e avaliações já estão sendo trabalhados nesse sentido.
Hoje temos equipes de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade formalmente direcionadas e responsabilizadas pelo tema e diversas outras (do core, backoffice e operação) indiretamente envolvidas no processo. ” “Partimos de um panorama no qual a cadeia pós-consumo da borracha é praticamente inexistente, principalmente quando comparada com as cadeias de outros materiais, bem como o desenvolvimento de suas soluções de logística reversa. O programa Havaianas reCICLO é pioneiro e inovador em muitos aspectos.
Trabalhamos com o objetivo de elevar o valor agregado do resíduo de borracha – como ocorre com o alumínio hoje e que viabiliza um índice de reciclagem de latas que chega a aproximadamente 99% no Brasil. Para isso, tem sido necessário entendermos esse complexo ecossistema, abrirmos as portas de entrada, investirmos massivamente em Pesquisa e Desenvolvimento para a criação de novas tecnologias e produtos, além prospectar e desenvolver parceiros para compor essa cadeia, e que topem inovar e testar possibilidades.
Do ponto de vista técnico, a borracha é um complexo material para se trabalhar. Da mesma forma que traz um grande desafio na fabricação, carrega essa característica no fim do seu ciclo de vida, na reciclagem. Por isso, os esforços do reCICLO na construção de um ecossistema de valoração dos resíduos de borracha são imensos e contínuos. As apostas do programa são em várias tecnologias distintas de reciclagem do material.
Além do desafio técnico e químico, o programa traz consigo toda uma problemática capilarizada. No Brasil, estabelecemos parceiros de tratamento e transformação do resíduo em todas as regiões de atuação, de modo que cada pólo seja autossuficiente. Dessa forma, Sul, Sudeste e Nordeste já contam com lojas, cooperativas e parceiros beneficiadores e transformadores que garantem o novo ciclo de vida da borracha.
Nessa mesma ótica pulverizada, como o reCICLO é uma iniciativa global, contamos com os desafios locais também em cada continente diferente. Como cada unidade de negócio conta com a coleta de resíduos comercializados naquela região, cada país conta com uma solução, ecossistema e estratégia de reciclagem e transformação dos resíduos – mas seguindo a mesma lógica e estratégia definida globalmente pela companhia.
Em termos de recolhimento, a grande questão é como agregar volume e trazer para o processo as cooperativas de reciclagem, que até então, não viam valor agregado no resíduo de borracha. Ao estabelecer parcerias e remunerar essas organizações pela triagem das sandálias, o valor comercial passa a existir e os resíduos deixam de ser encaminhados como rejeitos para aterros ou lixões.
A gestão, prospecção e inclusão dessas cooperativas de reciclagem já ocorre em todos os estados brasileiros, contando com parceiros recicladores nas macro regiões do país, o que é fundamental para um ecossistema de reciclagem articulado em rede e não centralizado em um único polo. Além do ganho financeiro de logística, prezamos pelo desenvolvimento local de cada região.
Um exemplo de solução de borracha Havaianas reciclada é o pneu de carrinho de mão do Grupo Force, desenvolvido em parceria com a Havaianas com utilização de resíduos industriais da marca. Como a tecnologia em termos de matéria prima é a mesma, abre-se margem para trabalho e utilização dos resíduos coletados em pós consumo nessa frente, numa continuidade de parceria sustentável.
Além desse case, hoje é possível reciclar a borracha captada do meio ambiente por meio da transformação em vasos, cachepôs, mantas, pisos, porta copos e acessórios variados.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Havaianas reCICLO é o programa global de logística reversa da marca Havaianas, que teve o seu início em dezembro de 2020 como um projeto piloto no Brasil.
De maneira pioneira, o programa se propôs a mergulhar na realidade da cadeia da borracha pós-consumo – um universo ainda muito pouco conhecido e desenvolvido – entendendo seus players, abrangência, particularidades e tecnicismos para, então, poder estruturar esse complexo ecossistema, ao lado de uma grande teia de parceiros.
No Brasil, temos como principal parceiro a Trashin, uma empresa com ampla expertise na gestão de resíduos. Juntos, diagnosticamos o cenário, articulamos com os diversos envolvidos e estudamos possibilidades para estruturarmos e começarmos a colocar em prática a logística reversa das sandálias de borracha que já tiveram o seu uso encerrado, viabilizando a reinserção do material em novas cadeias.
Hoje, apenas 2 anos depois de seu lançamento, o Havaianas reCICLO já está presente em 16 países, com mais de 200 pontos de coleta espalhados no Brasil, nos EUA, na África do Sul, na Austrália, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Singapura e em 9 países europeus: Portugal, Espanha, Itália, França, UK, Grécia, Alemanha e Holanda.
Em agosto e outubro de 2022 expandimos o programa para mais 100 lojas, totalizando em 125 pontos de coleta que estão presentes em 19 estados + Distrito Federal e 43 cidades brasileiras. Em 2023, iremos expandir o reCICLO no país para mais 75 Lojas Havaianas, a fim de que tenhamos até o final do ano a operação em 200 pontos de coleta. Entendemos que essa ampliação é essencial para garantir o máximo de acessibilidade da população ao programa, impulsionando também a comunicação e a conscientização (um outro objetivo em pauta).
Além do desafio estrutural, o desenvolvimento e a formalização da rede de parceiros é determinante em diversos aspectos. Como porta de entrada dos resíduos, além das urnas coletoras nas lojas, contamos com parcerias com Cooperativas de Reciclagem que coletam os resíduos dispostos pelo consumidor, triam e entregam a nós para o endereçamento na cadeia.
A triagem das sandálias Havaianas gera renda adicional para os cooperados. Hoje, possuímos mais de 50 Cooperativas de Reciclagem parceiras do programa e da Trashin (responsável pela gestão desse player). E, para 2023, temos a meta de dobrar este número, totalizando em 100. Desde o início, o projeto já beneficiou 1.982 famílias e garantiu o descarte adequado e a reciclagem de um volume de 113.006,5 pares de sandálias ou 39,5 toneladas.
Ainda nesse contexto, estamos desenvolvendo um projeto piloto com a Fepacoore – Federação Paulista de Cooperativas de Reciclagem – e a Rede Sul de seis meses, visando não só fortalecer o relacionamento entre Alpargatas e Redes de Cooperativas, mas principalmente diagnosticar oportunidades para desenvolvimento e capacitação dos cooperados, além de testar novos modelos de gestão e operação.
A rota logística do programa foi estruturada para ser carbono neutro, com o uso de bicicletas na coleta em algumas lojas (SP e POA) e da compensação do carbono emitido pelos outros modais – como carro e caminhão – por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia.
Todos os chinelos Havaianas recolhidos pelas portas de entrada do programa, independente do estado, são enviados para beneficiadores parceiros (também desenvolvidos pelo programa) para, então, se tornarem aptos a retornar às cadeias produtivas (em ciclo aberto ou fechado). Hoje já são mais de 10 parceiros no Brasil, espalhados em 5 estados.
Como novos produtos a partir do resíduo beneficiado, já foram desenvolvidos, internamente, pilotos de chaveiros e acessórios. Junto a outras indústrias (via relacionamentos também construídos e evoluídos pelo programa), foram desenvolvidas soluções como mantas e chapas de borracha, móveis, itens de decoração, vasos e cachepôs, pisos e rodas.
O programa Havaianas reCICLO é altamente estratégico para a companhia, sendo “economia circular e matérias primas” um de nossos principais temas materiais. Essa importância se reforça na integração do tema em nosso modelo de negócio e na formalização de compromissos públicos relacionados. Hoje, a Estratégia de Sustentabilidade da Alpargatas possui um pilar exclusivamente dedicado à Economia Circular e 2 metas de longo prazo específicas relacionadas ao sucesso do programa (para mais informações: https://alpargatas.com.br/sustentabilidade).”

Gestão da Prática Relatada:

“Para garantir a qualidade do planejamento, execução, rastreabilidade, contabilização e avaliação de resultados do programa Havaianas reCICLO, contamos com uma governança corporativa e global dedicada ao tema.
Hoje temos equipes de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade formalmente direcionadas e responsabilizadas pela gestão, enquanto diversas outras (do core, backoffice e operação) estão também indiretamente envolvidas no processo.
Para assegurar uma gestão global e conectada do programa, todos os meses é solicitado que cada um dos países envie dados como quantidade de pontos de coleta, tipo de coleta e volume de pares coletados.
Como cada região possui governanças locais e diferentes parceiros de Gestão & Operação, é responsabilidade do time global centralizar e promover a troca entre as lideranças regionais do reCICLO. Dado isto, as melhores práticas de cada país também são compartilhadas para uma evolução contínua do projeto e encontro de sinergia entre cada uma das implementações locais.
Internamente também possuímos fóruns trimestrais com as altas lideranças de marketing Brasil, marketing global e sustentabilidade corporativa, a fim de destacar os principais resultados do quarter e definir próximos passos. Através desta agenda, garantimos que todas as áreas ligadas diretamente ao programa estejam alinhadas e comprometidas com o tema.
No Brasil possuímos a parceria com a Trashin, conforme já citado previamente, que abastece e nos envia os resultados do reCICLO através de um dashboard online que foi criado para otimizar a visão do programa e a evolução mês a mês. A partir das informações que são inseridas neste sistema, conseguimos analisar em detalhes onde estão os principais gaps na operação, provocando melhorias constantes nos KPIs de coleta em Lojas e Cooperativas.
Em prol de garantir o máximo de rastreabilidade das informações a partir dos nossos drivers estratégicos de aumento de volume de pares coletados e otimização de rotas logísticas, analisamos em um fórum mensal entre Alpargatas e Trashin os KPIs táticos: Volume/ Loja (Total), Volume/Loja (Por Estado e Região), Volume/ Loja (Por Loja), Volume/ Cooperativa (Total), Volume/ Cooperativa (Por Estado e Região), Volume/ Cooperativa (Por Cooperativa) e Custo de Logística/ Loja (Total). A partir deste monitoramento, traçamos planos de ações personalizados para as regiões e pontos de coleta que necessitam melhorar suas performances no programa.
Ainda sobre a Trashin, vale reforçar que possuímos uma equipe de lá dedicada ao Havaianas reCICLO nas frentes de operação (Lojas & Cooperativas) e transformação. E, para centralizar e garantir a sintonia entre os temas, há o papel da Product Owner (PO) que é a pessoa central no contato com a Alpargatas.
O trabalho de prospecção e parceria com beneficiadores e transformadores da borracha é feito com base em alguns pilares, sendo eles: 1) estrutura de trabalho com o processamento de borracha – há parceiros que concordam em testar pela primeira vez o material residual no processo deles – 2) viabilidade técnica da solução; 3) impacto ambiental e/ou social positivo; e 4) viabilidade financeira e operacional da solução, dado que é necessário agregar valor com o trabalho fomentado. Desde o início do programa já foram desenvolvidas soluções com parceiros de três regiões brasileiras (Sul, Sudeste e Nordeste). Para 2023 o plano é permanecer na expansão dos estados destas regiões e ainda agregar novas parcerias no Centro Oeste e Norte do país.
Após a comprovação da viabilidade técnica, sustentável e financeira da parceria com o beneficiador e/ou transformador de fim de cadeia, são estruturados contratos, acordos comerciais e rotinas de trabalho para o início e manutenção da parceria. Fóruns semanais ou quinzenais são estabelecidos e ocorre uma grande curva de aprendizado, pautada no aprendizado contínuo a partir da estruturação de uma nova rota. Organicamente, as operações acabam amadurecendo e se tornando mais eficientes, menos custosas e mais escaláveis.
Como já mencionado, a nossa Estratégia de Sustentabilidade, publicada em 2022, possui um pilar dedicado exclusivamente à Economia Circular. Em seu escopo, 2 metas de longo prazo são vinculadas especificamente ao avanço e consolidação do Havaianas reCICLO: 1. Ter 100% de lojas monomarca com Programa de Logística Reversa implementado e 2. Recuperar 10% do volume comercializado de sandálias via programa de logística reversa.
A condução para o atingimento de todas as nossas metas estratégicas está baseada em grupos de trabalho multidisciplinares, chamados de Jornadas e compostos sempre de um sponsor (em nível de diretoria), um líder operacional e demais membros. A governança e o acompanhamento seguem o modelo de gestão oficialmente praticado na companhia e tem um acompanhamento periódico pela área de Sustentabilidade e pelos vice-presidentes responsáveis pela gestão de cada um dos pilares.
Nos meses após o lançamento da estratégia, foram estruturados os roadmaps iniciais para o atingimento das metas. Nesse esforço, foi possível visualizar, já em maior profundidade, as especificidades de cada execução – entre oportunidades e desafios – e o nível de maturidade de gestão do tópico.
Para 2023, cada Jornada definiu os OKRs que serão acompanhados nas rotinas de gestão estabelecidas. Os objetivos do ano também foram desdobrados em metas atreladas à remuneração variável para colaboradores chave na execução. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Desde a sua implementação, ainda como um projeto piloto, o Havaianas reCICLO se estruturou como um programa sustentável não só do ponto de vista da reciclagem, mas também em outras esferas do ESG. Além de possuir uma governança e diretrizes alinhadas com a estratégia da Alpargatas, é um programa carbono neutro e de cunho social.
Iniciá-lo como um projeto piloto, em poucos pontos de coleta, foi crucial para que mudássemos algumas rotas antes de sua escalada principal em agosto de 2022. Exemplificando, nas fases iniciais do projeto foi testado o modelo em condomínios comerciais e após alguns meses provou-se que era algo que não funcionava para Havaianas. Também alteramos todo o design da comunicação e da urna coletora do reCICLO, que na época se assemelhava a uma lixeira comum. O processo de começar pequeno e obter aprendizados a partir de erros foi essencial para que encontrássemos os melhores caminhos para o seu crescimento.
Instigar ao máximo a visão 360º sobre a sustentabilidade nos níveis ambiental, social e financeiro nos projetos e optar por modelos de MVPs, são práticas recomendadas do Havaianas reCICLO e podem ser replicadas dentro e fora da empresa, por quaisquer outras marcas.
Além disso, vale ressaltar que os estudos e avanços acerca da valoração da cadeia da borracha poderão ser de inspiração para outras indústrias que também possuem a borracha como principal material da natureza do negócio, como é o caso das pneumáticas. O pioneirismo de Havaianas no investimento da estruturação desta cadeia de reciclagem poderá abrir portas também para a ciência e parceiros transformadores que serão beneficiados pelo uso desta matéria-prima como fruto de seus negócios. “