Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Gestão Hídrica Special Dog

MANFRIM INDUSTRIAL E COMERCIAL LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Quando a fabricante de alimentos para cães e gatos Special Dog Company foi criada, em 2001, a necessidade de conservação da água para a preservação da vida na Terra já era uma questão urgente no mundo. Assim, empenhar esforços para a gestão inteligente dos recursos hídricos, visando ganhos de eficiência crescentes no uso de água, é conduta padrão na empresa desde o primeiro quilo de alimento pet produzido em sua fábrica em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
A empresa se estabeleceu no mercado como grande produtora de alimento seco para cães e gatos e é uma das maiores indústrias do setor no país. Sua fábrica possui seis linhas de fabricação para esta família de produtos, cujo portfólio compreende cerca de 50 itens.
Em linha com a evolução dos negócios no mundo, em 2014, a Special Dog Company definiu o mote do planejamento estratégico que guiaria seus negócios a partir daquele ano: “Pensando além. Fazendo mais”. A ideia-força por trás destas palavras era adicionar um propósito maior à atividade da indústria, aproximando-se da lógica do capitalismo consciente. Afinal, uma empresa não existe apenas para gerar lucro, renda e empregos, mas também para propagar bem-estar social e respeito à natureza, sendo o resultado financeiro cada vez mais uma consequência da forma como ela se relaciona com seus diferentes públicos de interesse. Na prática, a nova mentalidade trazida ao planejamento estratégico da Special Dog Company traduziu se em maior ênfase na relação ética com fornecedores e toda a cadeia de valor da empresa, na preservação ambiental e no bem-estar da comunidade – tanto do grupo de seus colaboradores quanto da sociedade.
Em sintonia com o novo planejamento, a Special Dog Company constituiu, em agosto de 2015, o seu Departamento de Desenvolvimento Sustentável. A divisão passou a coordenar de modo transversal as ações socioambientais em curso nas diferentes áreas da empresa. O papel do novo departamento era dar foco e fomentar essas ações, agregando a elas conhecimento técnico em sustentabilidade e buscando maior impacto positivo sob essa perspectiva.
Especificamente na seara da gestão de recursos hídricos, o Departamento de Sustentabilidade da Special Dog Company estabeleceu, em 2015, dois macro-objetivos, que são alvo de atenção deste case:
• Internamente, buscou-se racionalizar o consumo de água e a captação em manancial subterrâneo, bem como otimizar os sistemas de tratamento de efluentes, atendendo aos mais rigorosos padrões.
• Externamente, decidiu-se envolver a comunidade em ações de educação ambiental e preservação de rios, visando conscientizar as pessoas quanto à importância da água como recurso essencial à vida
A água utilizada na Special Dog Company é consumida basicamente como ingrediente na formulação dos alimentos, na produção de vapor em caldeira para o processo de cozimento e em atividades secundárias de apoio, incluindo a limpeza e sanitização de equipamentos, a limpeza de caminhões e de áreas externas e o uso doméstico/sanitário. A atual necessidade de água na empresa é de 21,1 milhões de litros/mês. Uma parcela da água utilizada é captada em manancial subterrâneo, enquanto outra provém de captação de água pluvial, resultado de uma iniciativa implementada em 2016 e que será detalhada neste case. Além disso, a Special Dog Company adota a prática do reuso em etapas específicas do processo, o que também será relatado adiante.
O Programa de Gestão Hídrica reúne um conjunto de projetos desenvolvidos pela Special Dog Company internamente e na comunidade visando à conservação da água. Tais ações serão apresentadas uma a uma a seguir:
I. Eficiência de Processo:
Desde 2016, houve aumento no retorno de condensado para a caldeira, graças à instalação de estruturas próprias para esta finalidade nas linhas de produção de alimento que ainda não contavam com esse recurso. Além disso, foram identificados novos pontos de otimização dos circuitos fechados para reaproveitamento da água de aquecimento da serpentina/camisa de tanques. Atualmente, são 7 milhões de litros que deixam de ser captados de fontes primárias mensalmente.
II. Projeto Guarda Chuva
A proposta aqui é “guardar” a chuva. O projeto de aproveitamento de água pluvial da Special Dog Company utiliza os telhados das instalações da empresa para captar água para usos como lavagem de caminhões, de pátios externos e em bacias sanitárias e áreas de irrigação. São mais de 3,5 quilômetros de tubulação ligando tanques com capacidade de 1,5 milhão de litros de armazenamento aos pontos de consumo.
O projeto começou em 2016, com a substituição de 1% do total de água potável consumida na empresa. Em 2022, 1 milhão de litros de água potável deixaram de ser captados de mananciais subterrâneos a cada mês. Em linha com o ODS6, o projeto busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água.
III. Melhorias na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais
A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Special Dog Company trata 100% do efluente industrial e doméstico/sanitário gerado. Os efluentes de origem industrial consistem basicamente em água misturada com alimento pet ou na mistura de água e solução sanitizante. Em ambos os casos, os dejetos vêm dos processos de lavagem de maquinário e de áreas de trabalho. O resíduo industrial passa por tratamento físico-químico, seguido de tratamento biológico de lodo ativado e possui eficiência média acima de 90%.
IV. Gestão de resíduos sólidos
Água, solo e ar – tudo está interligado. Por isso a gestão de recursos hídricos da Special Dog Company também monitora a gestão de resíduos sólidos. Desde 2015, a quantidade de resíduos sólidos gerados na empresa a cada mês caiu de cinco toneladas para 800 quilos, considerando a soma dos resíduos de Classe I e II.
À luz do conceito de economia circular, busca-se ampliar ou promover um novo ciclo de vida para os resíduos gerados. Assim, 99% desses resíduos ganham nova possibilidade de aproveitamento, sendo reutilizados ou reciclados. O percentual representa o atual status do índice de reciclabilidade da Special Dog Company.
Um bom exemplo de prática de reaproveitamento é o sistema de compostagem da Special Dog Company. Nele, os resíduos orgânicos do refeitório são naturalmente transformados em adubo. E este, por sua vez, é utilizado nas hortas da empresa, que abastecem novamente o refeitório. Com isso, 30 toneladas de sobras de alimento deixaram de ser descartadas anualmente desde 2017, evitando o envio para aterros.
V. Sensibilização dos colaboradores
Como era esperado, a criação do Departamento de Sustentabilidade na Special Dog Company, em 2015, potencializou uma série de frentes de trabalho na temática socioambiental já presentes na empresa e também levou à constituição de outras. Como consequência, as ações das diferentes áreas nesse campo passaram a ter mais visibilidade e a garantir presença na comunicação interna e nas ações de engajamento dos colaboradores.
VI. Campanha Óleo Amigo
Atenta ao potencial de contaminação das águas e do solo com o descarte indevido de óleo comestível, a Special Dog Company criou, em 2016, uma campanha de recolhimento de óleo residual de cozinha. A ação é voltada aos colaboradores da empresa e trata de destinar o óleo de cozinha usado à produção de biocombustível. Além disso, a proposta é fazer dos colaboradores agentes de conscientização da importância do descarte adequado deste produto em suas casas, famílias e comunidades.
A cada litro de óleo trazido, o colaborador deposita um cupom numa urna e participa, ao final de cada ciclo anual, de um sorteio de prêmios em vale-compras. Mais de 7 toneladas de resíduos de óleo já foram recebidas e destinadas corretamente por meio da campanha.
VII. Projetos Nascentes
A Special Dog Company apoia a ONG Rio Pardo Vivo na realização do projeto Nascentes, que se dedica à recuperação de nascentes na bacia hidrográfica do rio Pardo. É dada ênfase ao reflorestamento das margens dos rios que compõem a bacia nas propriedades rurais degradadas.
Quase metade da bacia hidrográfica do rio Pardo está situada no território de Santa Cruz do Rio Pardo, enquanto o restante se divide por outros 14 municípios. Empresas como a Special Dog Company apoiam o projeto Nascentes no custeio da formação e transporte de mudas, assim como na aquisição de insumos agrícolas para o plantio.
A parceria com a Special Dog Company viabilizou a dispersão por ultraleve de dez milhões de sementes na bacia do rio Pardo e o plantio de mais de 70.000 árvores desde 2016, desde sua nascente, em Pardinho, até sua foz, no Rio Paranapanema.
Além do plantio e recuperação de nascentes, a Special Dog Company e os colaboradores voluntários apoiam, ainda, a limpeza coletiva do leito do ribeirão Mandassaia e do ribeirão São Domingos, afluentes do rio Pardo. Cada um dos mutirões retirou cerca de oito toneladas de entulho.
VIII. Santa Cruz + verde
No projeto Santa Cruz + Verde, a ONG Rio Pardo Vivo realiza ações de arborização urbana e conta com o apoio da Special Dog. A iniciativa age na contenção de chuvas, evita a erosão e contribui para a redução do calor e melhora na qualidade do ar.
Mais de 13.000 árvores já foram plantadas no município.
IX. Soltura de Peixes
Em uma ação de recomposição ambiental de um terceiro, a ONG Rio Pardo Vivo solta 100 mil peixes juvenis de espécies nativas por ano no rio Pardo e afluentes. A soltura acontece em um dia de evento no mês de março, quando a região celebra o Dia do Rio Pardo. Desde 2017, a Special Dog apoia a realização desses eventos, tendo contribuído para a soltura de 300 mil peixes. A atividade inclui palestras e apresentações sobre o significado daquela iniciativa para a preservação dos mananciais. Cerca de 400 crianças de escolas públicas e privadas participam da soltura dos peixes, que também é acompanhada por membros do corpo de voluntários da Special Dog Company. A empresa oferece suporte logístico ao evento, viabiliza a vinda de palestrantes e a alimentação das crianças.
X. Gibi Turminha Special Dog
Ativo desde 2016, o projeto Gibi Turminha Special Dog visa contribuir para a prosperidade da sociedade por meio da educação socioambiental e é voltado especialmente às escolas. A cada edição, o gibi beneficia 15 mil crianças de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino fundamental I, em nove municípios da região de Santa Cruz do Rio Pardo.
O projeto aposta na mudança de comportamento através da sensibilização e conscientização. Os gibis são editados semestralmente e contêm histórias de um conjunto de personagens às voltas com questões como conservação do planeta, uso consciente da água e formas de convivência.
Os personagens tratam de problemas e de soluções que valorizam a mudança de atitude. Jogos como caça-palavras, cruzadas etc. reforçam a mensagem, que inspira reflexões mais profundas sobre meio ambiente entre as crianças e novas práticas pedagógicas entre os professores.
XI. Campanha Não pilhe, recicle
Além da contaminação do solo e de lençóis freáticos, o descarte incorreto de pilhas e baterias coloca em risco a saúde das pessoas, pois expõe a população a elementos perigosos contidos nesses materiais, a exemplo de metais pesados como níquel e cádmio. Diante dessas preocupações, em 2017, a Special Dog Company firmou parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo e com o comércio local para a colocação de coletores de pilhas e baterias usadas na cidade.
A Special Dog Company disponibiliza os coletores e materiais de divulgação da campanha, enquanto o comércio cede espaço para os coletores em seus estabelecimentos. Escolas e prédios públicos também participam com pontos de coleta. Ao todo, há 20 coletores espalhados em Santa Cruz do Rio Pardo, além do ponto de coleta nas dependências da Special Dog Company. As pilhas e baterias são, então, encaminhadas à reciclagem.
Com o chamado “Não pilhe, recicle”, a campanha já garantiu destinação correta e reciclagem a mais de 3 toneladas de pilhas e baterias.
Proprietária de um parque industrial que produz aproximadamente 23 mil toneladas/mês de alimentos para cães e gatos, a Special Dog Company está situada no município de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), às margens do ribeirão Mandassaia e no perímetro do ribeirão São Domingos, na bacia hidrográfica do rio Pardo, a qual inicia-se no médio Paranapanema. Essa região hidrográfica é importante para a formação do aquífero Guarani.
O Programa de Gestão Hídrica constitui em construir uma cultura de uso racional da água e criar oportunidades de educação ambiental que acontecem sempre com a participação de estudantes e professores de escolas e universidades. A partir disso, a Special Dog estabeleceu parcerias com a Secretária Municipal de Educação, Secretária Municipal de Meio Ambiente, ONG Rio Pardo Vivo e o comércio local, disseminando suas práticas ambientais e impactando toda a comunidade.

Relevância para o Negócio:

“A água potável é um recurso natural muito precioso, essencial para a manutenção da vida na Terra. Na Special Dog Company, identificar maneiras de utilizar este recurso de forma racional é uma prática contínua do nosso programa de gestão de recursos hídricos. O programa já gerou conquistas importantes e agora caminha para ampliá-las.
Vale lembrar que os valores fundamentais da Special Dog expressam, entre outras obrigações, a de colaborar na melhoria da sociedade em que está inserida e manter a integridade e o equilíbrio do meio ambiente.
Com essas premissas, para muito além de uma redução nos custos operacionais, que são reais, está nosso compromisso com a mitigação de impactos ambientais de nossas atividades e o legado e reputação construídos a partir disto.” “Nossa inovação está no Modelo de Negócio culturalmente implementado através do mindset de sustentabilidade. Isso significa estabelecer um modelo mental, da operação ao C-level, de questionar velhas rotinas para melhorá-las continuamente, mesmo quando em nível considerado de excelência.
Essa transformação cultural, gradativa e diária, traz a inquietude e o inconformismo necessários a um consumo mais eficiente de recursos naturais e a descoberta contínua de soluções mais sustentáveis ao planeta e às pessoas.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Quando a fabricante de alimentos para cães e gatos Special Dog Company foi criada, em 2001, a necessidade de conservação da água para a preservação da vida na Terra já era uma questão urgente no mundo. Assim, empenhar esforços para a gestão inteligente dos recursos hídricos, visando ganhos de eficiência crescentes no uso de água, é conduta padrão na empresa desde o primeiro quilo de alimento pet produzido em sua fábrica em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
A empresa se estabeleceu no mercado como grande produtora de alimento seco para cães e gatos e é uma das maiores indústrias do setor no país. Sua fábrica possui seis linhas de fabricação para esta família de produtos, cujo portfólio compreende cerca de 50 itens.
Em linha com a evolução dos negócios no mundo, em 2014, a Special Dog Company definiu o mote do planejamento estratégico que guiaria seus negócios a partir daquele ano: “Pensando além. Fazendo mais”. A ideia-força por trás destas palavras era adicionar um propósito maior à atividade da indústria, aproximando-se da lógica do capitalismo consciente. Afinal, uma empresa não existe apenas para gerar lucro, renda e empregos, mas também para propagar bem-estar social e respeito à natureza, sendo o resultado financeiro cada vez mais uma consequência da forma como ela se relaciona com seus diferentes públicos de interesse. Na prática, a nova mentalidade trazida ao planejamento estratégico da Special Dog Company traduziu se em maior ênfase na relação ética com fornecedores e toda a cadeia de valor da empresa, na preservação ambiental e no bem-estar da comunidade – tanto do grupo de seus colaboradores quanto da sociedade.
Em sintonia com o novo planejamento, a Special Dog Company constituiu, em agosto de 2015, o seu Departamento de Desenvolvimento Sustentável. A divisão passou a coordenar de modo transversal as ações socioambientais em curso nas diferentes áreas da empresa. O papel do novo departamento era dar foco e fomentar essas ações, agregando a elas conhecimento técnico em sustentabilidade e buscando maior impacto positivo sob essa perspectiva.
Especificamente na seara da gestão de recursos hídricos, o Departamento de Sustentabilidade da Special Dog Company estabeleceu, em 2015, dois macro-objetivos, que são alvo de atenção deste case:
• Internamente, buscou-se racionalizar o consumo de água e a captação em manancial subterrâneo, bem como otimizar os sistemas de tratamento de efluentes, atendendo aos mais rigorosos padrões.
• Externamente, decidiu-se envolver a comunidade em ações de educação ambiental e preservação de rios, visando conscientizar as pessoas quanto à importância da água como recurso essencial à vida
A água utilizada na Special Dog Company é consumida basicamente como ingrediente na formulação dos alimentos, na produção de vapor em caldeira para o processo de cozimento e em atividades secundárias de apoio, incluindo a limpeza e sanitização de equipamentos, a limpeza de caminhões e de áreas externas e o uso doméstico/sanitário. A atual necessidade de água na empresa é de 21,1 milhões de litros/mês. Uma parcela da água utilizada é captada em manancial subterrâneo, enquanto outra provém de captação de água pluvial, resultado de uma iniciativa implementada em 2016 e que será detalhada neste case. Além disso, a Special Dog Company adota a prática do reuso em etapas específicas do processo, o que também será relatado adiante.
O Programa de Gestão Hídrica reúne um conjunto de projetos desenvolvidos pela Special Dog Company internamente e na comunidade visando à conservação da água. Tais ações serão apresentadas uma a uma a seguir:
I. Eficiência de Processo:
Desde 2016, houve aumento no retorno de condensado para a caldeira, graças à instalação de estruturas próprias para esta finalidade nas linhas de produção de alimento que ainda não contavam com esse recurso. Além disso, foram identificados novos pontos de otimização dos circuitos fechados para reaproveitamento da água de aquecimento da serpentina/camisa de tanques. Atualmente, são 7 milhões de litros que deixam de ser captados de fontes primárias mensalmente.
II. Projeto Guarda Chuva
A proposta aqui é “guardar” a chuva. O projeto de aproveitamento de água pluvial da Special Dog Company utiliza os telhados das instalações da empresa para captar água para usos como lavagem de caminhões, de pátios externos e em bacias sanitárias e áreas de irrigação. São mais de 3,5 quilômetros de tubulação ligando tanques com capacidade de 1,5 milhão de litros de armazenamento aos pontos de consumo.
O projeto começou em 2016, com a substituição de 1% do total de água potável consumida na empresa. Em 2022, 1 milhão de litros de água potável deixaram de ser captados de mananciais subterrâneos a cada mês. Em linha com o ODS6, o projeto busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água.
III. Melhorias na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais
A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Special Dog Company trata 100% do efluente industrial e doméstico/sanitário gerado. Os efluentes de origem industrial consistem basicamente em água misturada com alimento pet ou na mistura de água e solução sanitizante. Em ambos os casos, os dejetos vêm dos processos de lavagem de maquinário e de áreas de trabalho. O resíduo industrial passa por tratamento físico-químico, seguido de tratamento biológico de lodo ativado e possui eficiência média acima de 90%.
IV. Gestão de resíduos sólidos
Água, solo e ar – tudo está interligado. Por isso a gestão de recursos hídricos da Special Dog Company também monitora a gestão de resíduos sólidos. Desde 2015, a quantidade de resíduos sólidos gerados na empresa a cada mês caiu de cinco toneladas para 800 quilos, considerando a soma dos resíduos de Classe I e II.
À luz do conceito de economia circular, busca-se ampliar ou promover um novo ciclo de vida para os resíduos gerados. Assim, 99% desses resíduos ganham nova possibilidade de aproveitamento, sendo reutilizados ou reciclados. O percentual representa o atual status do índice de reciclabilidade da Special Dog Company.
Um bom exemplo de prática de reaproveitamento é o sistema de compostagem da Special Dog Company. Nele, os resíduos orgânicos do refeitório são naturalmente transformados em adubo. E este, por sua vez, é utilizado nas hortas da empresa, que abastecem novamente o refeitório. Com isso, 30 toneladas de sobras de alimento deixaram de ser descartadas anualmente desde 2017, evitando o envio para aterros.
V. Sensibilização dos colaboradores
Como era esperado, a criação do Departamento de Sustentabilidade na Special Dog Company, em 2015, potencializou uma série de frentes de trabalho na temática socioambiental já presentes na empresa e também levou à constituição de outras. Como consequência, as ações das diferentes áreas nesse campo passaram a ter mais visibilidade e a garantir presença na comunicação interna e nas ações de engajamento dos colaboradores.
VI. Campanha Óleo Amigo
Atenta ao potencial de contaminação das águas e do solo com o descarte indevido de óleo comestível, a Special Dog Company criou, em 2016, uma campanha de recolhimento de óleo residual de cozinha. A ação é voltada aos colaboradores da empresa e trata de destinar o óleo de cozinha usado à produção de biocombustível. Além disso, a proposta é fazer dos colaboradores agentes de conscientização da importância do descarte adequado deste produto em suas casas, famílias e comunidades.
A cada litro de óleo trazido, o colaborador deposita um cupom numa urna e participa, ao final de cada ciclo anual, de um sorteio de prêmios em vale-compras. Mais de 7 toneladas de resíduos de óleo já foram recebidas e destinadas corretamente por meio da campanha.
VII. Projetos Nascentes
A Special Dog Company apoia a ONG Rio Pardo Vivo na realização do projeto Nascentes, que se dedica à recuperação de nascentes na bacia hidrográfica do rio Pardo. É dada ênfase ao reflorestamento das margens dos rios que compõem a bacia nas propriedades rurais degradadas.
Quase metade da bacia hidrográfica do rio Pardo está situada no território de Santa Cruz do Rio Pardo, enquanto o restante se divide por outros 14 municípios. Empresas como a Special Dog Company apoiam o projeto Nascentes no custeio da formação e transporte de mudas, assim como na aquisição de insumos agrícolas para o plantio.
A parceria com a Special Dog Company viabilizou a dispersão por ultraleve de dez milhões de sementes na bacia do rio Pardo e o plantio de mais de 70.000 árvores desde 2016, desde sua nascente, em Pardinho, até sua foz, no Rio Paranapanema.
Além do plantio e recuperação de nascentes, a Special Dog Company e os colaboradores voluntários apoiam, ainda, a limpeza coletiva do leito do ribeirão Mandassaia e do ribeirão São Domingos, afluentes do rio Pardo. Cada um dos mutirões retirou cerca de oito toneladas de entulho.
VIII. Santa Cruz + verde
No projeto Santa Cruz + Verde, a ONG Rio Pardo Vivo realiza ações de arborização urbana e conta com o apoio da Special Dog. A iniciativa age na contenção de chuvas, evita a erosão e contribui para a redução do calor e melhora na qualidade do ar.
Mais de 13.000 árvores já foram plantadas no município.
IX. Soltura de Peixes
Em uma ação de recomposição ambiental de um terceiro, a ONG Rio Pardo Vivo solta 100 mil peixes juvenis de espécies nativas por ano no rio Pardo e afluentes. A soltura acontece em um dia de evento no mês de março, quando a região celebra o Dia do Rio Pardo. Desde 2017, a Special Dog apoia a realização desses eventos, tendo contribuído para a soltura de 300 mil peixes. A atividade inclui palestras e apresentações sobre o significado daquela iniciativa para a preservação dos mananciais. Cerca de 400 crianças de escolas públicas e privadas participam da soltura dos peixes, que também é acompanhada por membros do corpo de voluntários da Special Dog Company. A empresa oferece suporte logístico ao evento, viabiliza a vinda de palestrantes e a alimentação das crianças.
X. Gibi Turminha Special Dog
Ativo desde 2016, o projeto Gibi Turminha Special Dog visa contribuir para a prosperidade da sociedade por meio da educação socioambiental e é voltado especialmente às escolas. A cada edição, o gibi beneficia 15 mil crianças de escolas públicas e privadas, da educação infantil ao ensino fundamental I, em nove municípios da região de Santa Cruz do Rio Pardo.
O projeto aposta na mudança de comportamento através da sensibilização e conscientização. Os gibis são editados semestralmente e contêm histórias de um conjunto de personagens às voltas com questões como conservação do planeta, uso consciente da água e formas de convivência.
Os personagens tratam de problemas e de soluções que valorizam a mudança de atitude. Jogos como caça-palavras, cruzadas etc. reforçam a mensagem, que inspira reflexões mais profundas sobre meio ambiente entre as crianças e novas práticas pedagógicas entre os professores.
XI. Campanha Não pilhe, recicle
Além da contaminação do solo e de lençóis freáticos, o descarte incorreto de pilhas e baterias coloca em risco a saúde das pessoas, pois expõe a população a elementos perigosos contidos nesses materiais, a exemplo de metais pesados como níquel e cádmio. Diante dessas preocupações, em 2017, a Special Dog Company firmou parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo e com o comércio local para a colocação de coletores de pilhas e baterias usadas na cidade.
A Special Dog Company disponibiliza os coletores e materiais de divulgação da campanha, enquanto o comércio cede espaço para os coletores em seus estabelecimentos. Escolas e prédios públicos também participam com pontos de coleta. Ao todo, há 20 coletores espalhados em Santa Cruz do Rio Pardo, além do ponto de coleta nas dependências da Special Dog Company. As pilhas e baterias são, então, encaminhadas à reciclagem.
Com o chamado “Não pilhe, recicle”, a campanha já garantiu destinação correta e reciclagem a mais de 3 toneladas de pilhas e baterias.
Proprietária de um parque industrial que produz aproximadamente 23 mil toneladas/mês de alimentos para cães e gatos, a Special Dog Company está situada no município de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), às margens do ribeirão Mandassaia e no perímetro do ribeirão São Domingos, na bacia hidrográfica do rio Pardo, a qual inicia-se no médio Paranapanema. Essa região hidrográfica é importante para a formação do aquífero Guarani.
O Programa de Gestão Hídrica constitui em construir uma cultura de uso racional da água e criar oportunidades de educação ambiental que acontecem sempre com a participação de estudantes e professores de escolas e universidades. A partir disso, a Special Dog estabeleceu parcerias com a Secretária Municipal de Educação, Secretária Municipal de Meio Ambiente, ONG Rio Pardo Vivo e o comércio local, disseminando suas práticas ambientais e impactando toda a comunidade.

Gestão da Prática Relatada:

“Até 2020, toda a gestão hídrica da empresa era de responsabilidade da área de Desenvolvimento Sustentável. A partir de 2021, após anos de sensibilização e conscientização, passou a acontecer de forma transversal, com responsabilidade compartilhada entre áreas industriais, de meio ambiente, desenvolvimento sustentável, entre outras. Em um movimento de fortalecimento da governança corporativa e para que fosse possível o avanço dos indicadores socioambientais de forma transparente, foi desenvolvido em 2022 o MAIS Sustentável, programa estratégico de sustentabilidade corporativa da Special Dog Company.
Seus quatro grandes pilares – Meio Ambiente, Animais, Indivíduos e Sociedade organizam todas as iniciativas socioambientais, definindo responsáveis e prazos para os múltiplos indicadores existentes e suas ambiciosas metas.
Apesar de reconhecermos e celebrarmos os avanços até aqui, entendemos perfeitamente que as possibilidades de almejar avanços é real e, por isso, definimos metas de curto, médio e longo prazos para a gestão hídrica. Entre outros, nos comprometemos a aumentar em 60% o uso de fontes alternativas de água (ano base 2021) até 2025 e reduzir em 50% o consumo absoluto de água primária (ano base 2021) até 2030.
Somos signatários do Pacto Global da ONU no Brasil e participamos, desde o lançamento, do Movimento +Água, que nos apoia e norteia para o atingimento das metas do ODS6 da Agenda 2030.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Todas as práticas contidas em nossa Gestão Hídrica são passíveis de serem replicadas em outras empresas, independentemente do porte, nas comunidades e residências. E é exatamente essa replicabilidade que educa e leva transformação à sociedade de uma forma geral.
Acreditamos que nossas melhores práticas, se não compartilhadas, perdem grande parte de seu potencial transformador e, por isso, disseminamos continuamente com nossa cadeia de valor, convidando-os a trilhar essa jornada pela sustentabilidade conosco.
A participação nesta premiação é mais uma valiosa iniciativa de disseminação.”