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Ano: 2023

FROTA ELÉTRICA ESG DA DHL

DHL Supply Chain

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“Em 2022 a DHL que já possuia mais de 34 veículos elétricos, implementou mais 47, iniciando 2023 com 81 veículos elétricos nas operações de transporte em SP e RJ, para reduzir as emissões de carbono, onde garantimos zero emissões, pois o consumo de eletricidade possui o Certificado de energia renovável (iREC).
Além disso, a DHL visando equidade de gênero, iniciou a nova frota com motoristas mulheres nos elétricos.”

Relevância para o Negócio:

“Percorremos mais de 770 mil km com elétricos, reduzimos mais de 350 toneladas de carbono em 2023 para a proteção do clima, que representa 1% das emissões de transporte DHL do país, importante para a Missão 2050 de Zero emissões do ESG
atendemos mais de 10 clientes com frota elétrica dedicada, enviamos relatório de Descarbonização dos veiculos aos nossos clientes
Frota elétrica representa 21% dos veiculos DHL Brasil.
74% motoristas mulheres na frota elétrica, alavancando a meta de igualdade de gênero.
” “DHL está entre as 10 maiores empresas do Brasil com frota de veículos elétricos
Primeira operação de transporte com maioria de motoristas mulheres
Garantia de Zero emissões com energia renovável”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Em 2022 a DHL que já possuia mais de 34 veículos elétricos, implementou mais 47, iniciando 2023 com 81 veículos elétricos nas operações de transporte em SP e RJ, para reduzir as emissões de carbono, onde garantimos zero emissões, pois o consumo de eletricidade possui o Certificado de energia renovável (iREC).
Além disso, a DHL visando equidade de gênero, iniciou a nova frota com motoristas mulheres nos elétricos.”

Gestão da Prática Relatada:

“Visando reduzir impactos ambientais da logística, na DHL o maior ofensor é o transporte e a prioridade é mitigar as emissões de carbono, onde os veículos de grande porte são os maiores poluentes, esse foi o primeiro foco, caminhões. E pensando nas politicas publicas e aumento das emissões nos grandes centros urbanos, escolhemos atuar no last mile das maiores capitais do país, SP e RJ. Em segundo, beneficiamos a sociedade ao promover equidade de gênero no setor de transporte. Ambientalmente estamos não só reduzindo CO² mas também promovendo o uso de recursos renováveis e incentivando a produção de energia limpa, o que gera maior demanda, eletricidade renováveis. Alem de favorecer a competitividade do mercado automotivo com mais opções de tecnologia verde e menores preços, os veículos elétricos, e ampliando a malha de eletropontos.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O pioneirismo na frota de caminhões elétricos permitiu testar o desempenho dos modelos para o fabricante, que atualmente trabalha no aumento da autonomia nos proximos novos modelos. Atualmente a autonomia média dos veículos está em 200 km, a perspectiva é triplicar para os elétricos conseguirem atender todas as pernas das entregas, não só last mile. E assim, ser um veículo para competir com o mesmo modelo a diesel.