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Ano: 2023

Fomentando empreendimentos de triplo impacto por meio do comércio eletrônico

MERCADOLIVRE.COM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“O Mercado Livre é uma empresa jovem, que nasceu com o propósito de democratizar o comércio eletrônico e em apenas 2 décadas se tornou a 9ª maior plataforma de e-commerce do mundo e a maior da América Latina, com presença em 18 países da região. No ano passado, quase 34,5 milhões de mercadorias foram vendidas por mais de 9 milhões de negócios a quase 74 milhões de compradores por meio de nosso marketplace.
Estamos comprometidos em impulsionar a comunidade empreendedora latino-americana, formada por nossos vendedores, fornecedores, parceiros e, principalmente, pelos empreendedores que geram impactos socioambientais positivos para a sociedade, o meio ambiente e as comunidades onde atuam. Acreditamos que esses homens e mulheres visionários e inovadores são agentes fundamentais das mudanças que precisam acontecer no mundo, criando futuros mais prósperos, economias mais sustentáveis e sociedades mais inclusivas. E, por isso, queremos que o ecossistema do Mercado Livre, com suas ferramentas, soluções e inteligência em comercialização e acesso a mercados, esteja à serviço dos empreendedores de impacto.
Decididos a usar essa capacidade para impulsionar o comércio de produtos de impacto positivo, lançamos em 2019 uma seção fixa de produtos sustentáveis em nosso marketplace. Começamos com 5 mil itens, que vão de placas para a geração de energia solar até composteiras e canudos reutilizáveis, e hoje já temos a maior oferta de produtos com impactos positivos da América Latina, com com mais de 1 milhão de de itens em seis países: Brasil, Argentina Chile, Colômbia, México e Uruguai. Em 2022, foram mais de 11,6 milhões de produtos vendidos (29% a mais que em 2021). Entre abril de 2022 e março de 2023, 4,2 milhões de itens da seção foram vendidos só no Brasil, um dos primeiros países a contar com a seção.
Queremos reunir os produtos mais sustentáveis disponíveis no mercado e ofertar a maior variedade de alternativas possível. Para isso, articulamos parcerias com organizações que atuam diretamente junto a empreendedores de impacto positivo, como o Sistema B e o Movimento Amazônia em Casa, entre outras. Desenvolvemos, também, um programa próprio, o Biomas a um Clique, que apoia, capacita e oferece benefícios a empreendimentos da sociobiodiversidade que quiserem utilizar o ecossistema do Mercado Livre para chegar a consumidores de todo o país. Com isso, queremos combinar os saberes da floresta, que geram riqueza e proteção ambiental, com o conhecimento do Mercado Livre em comercialização, logística e inclusão financeira, levando esses produtos para todas as regiões, multiplicando seu impacto positivo e fomentando cadeias produtivas sustentáveis.”

Relevância para o Negócio:

“Comprometidos em oferecer a melhor oferta para os nossos usuários, vemos que o consumo com impacto positivo vem ganhando força e atrai cada vez mais pessoas dispostas a adotar um estilo de vida mais sustentável. Anualmente, realizamos um estudo de tendências com base nos dados da nossa seção de Produtos Sustentáveis e pesquisas de campo com usuários. Os resultados apontam que o consumo com impacto positivo na região chegou para ficar.
No Brasil, o número de compradores desse tipo de produto cresceu 29% em relação ao período anterior (o estudo considera o período entre 04/2022 e 03/2023). No ano passado, registramos:
:: 75,8 mil novos compradores que escolheram um produto de impacto positivo como primeira compra no Mercado Livre (32% a mais que no período anterior)
:: 2,6 milhões de usuários compraram ao menos um produto de impacto positivo no Mercado Livre no período (+29% vs. período anterior)
:: 4,2 milhões de produtos da seção foram vendidos (+36% vs. período anterior)
Entre os produtos mais vendidos no Brasil estão itens de alto valor agregado produzidos por grandes empresas, como bicicletas, ar-condicionados, máquinas de lavar e secadoras com eficiência energética A ou +. Mas, para nós, o mais importante é que, por meio da seção de Produtos Sustentáveis, temos mais uma oportunidade de avançar em nosso propósito central de impulsionar a democratização do comércio eletrônico, dos meios de pagamento e do crédito na região, fomentando especialmente ofertas e demandas de consumo cada vez mais conscientes e atendendo de forma completa esse novo tipo de consumidor.” “Desde que a equipe de sustentabilidade do Mercado Livre foi criada, em 2016, ela sempre esteve no mesmo lugar dentro da estrutura de governança: ao lado do CFO, trabalhando para que o negócio se transformasse continuamente por meio da inovação e estivesse, cada vez mais, à serviço da prosperidade e desenvolvimento sustentável na região.
A criação da seção de Produtos Sustentáveis no Mercado Livre é estratégica para o nosso posicionamento ESG, pois representa a melhor forma de inserirmos práticas de sustentabilidade no coração dos nossos negócios. Por meio dessa iniciativa, conseguimos, ao mesmo tempo:
:: Promover marcas e empreendimentos que contribuem para a redução de impactos ambientais e geram impactos sociais positivos.
:: Democratizar o acesso a produtos mais sustentáveis.
:: Oferecer os produtos mais sustentáveis disponíveis no mercado em um só lugar, facilitando decisões de compras mais responsáveis e conscientes.
:: Reforçar uma imagem positiva nos países onde atuamos.
:: Impulsionar uma nova economia.
Entre os aspectos inovadores desta oferta podemos destacar:
(1) Nossa capacidade de escalar por meio da tecnologia
Em menos de 4 anos criamos a maior oferta de produtos com impactos positivos da América Latina. Para chegar lá, desenvolvemos e seguimos aprimorando os critérios que nos permitem selecionar os itens mais sustentáveis disponíveis no mercado e ofertar para nossos usuários a maior variedade de alternativas possível.
Mantemos uma página dentro da seção que explica com total transparência quais critérios utilizamos nessa curadoria e, em 2022, aprimoramos o sistema de busca para que os consumidores consigam inserir os critérios de seleção que considerarem mais relevantes para suas decisões de consumo. É possível, por exemplo, filtrar apenas produtos de alimentação vegana, produtos da nossa sociobiodiversidade, equipamentos com altos índices de eficiência energética, produtos feitos por empresas certificadas pelo Sistema B, materiais de limpeza feitos com ingredientes químicos seguros e biodegradáveis, eletrônicos e eletrodomésticos recondicionados, produtos fabricados a partir de resíduos pré e pós consumo, produtos reutilizáveis e lixo zero, entre outros. Disponibilizamos, também, filtros por marcas e por categoria (cuidado pessoal, alimentação, moda, mobilidade, itens para casa etc.)
Por meio de formulários disponibilizados dentro das seções, também permitimos que os empreendimentos submetam seus produtos à nossa curadoria e que os consumidores indiquem empresas para que a nossa equipe comercial faça a prospecção.
(2) Alianças estratégicas que firmamos para chegar onde nenhum comércio eletrônico havia chegado
Outra forma que encontramos de continuar ampliando nossa oferta foi articulando parcerias com organizações relevantes, como o Sistema B e o Movimento Amazônia em Casa, para que eles abram as portas para oferecermos benefícios e capacitações aos negócios que integram suas redes.
No caso do Sistema B, por exemplo, criamos um espaço dentro da seção de produtos sustentáveis para que os usuários possam encontrar produtos de Empresas B certificadas. A Gôndola B já está disponível no Brasil, México e Argentina, e faz parte de um acordo regional para promover empresas certificadas em nossa plataforma. Em parceria com a organização, também oferecemos webinars, capacitações e encontros para promover a integração de Empresas B no Mercado Livre, além de apoiá-las com benefícios e descontos especiais em comissões para nosso marketplace e nas transações com o Mercado Pago
Desenvolvemos, também, um programa próprio para impulsionar as vendas e os impactos positivos de empreendimentos da biodiversidade latino-americana: o Biomas a um Clique. Criado originalmente com o nome “Empreender com Impacto +”, o programa hoje foca nas milhares de pessoas, cooperativas e comunidades que contribuem para a preservação dos biomas onde vivem por meio da produção sustentável. Apoiamos o acesso dessas comunidades a novos mercados, levando seus produtos a consumidores de toda a região e potencializando o comércio justo e a geração de renda para milhares de famílias.
No Brasil, reunimos atualmente 16 mil itens fabricados por organizações que contribuem para a valorização e preservação de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. O movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé é um dos principais parceiros da iniciativa, além do Idesam, AMAZ, Climate Ventures, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Conexsus, Instituto Auá e Central do Cerrado. O projeto beneficiou indiretamente 24.086 produtores locais em 2022. No ano passado, aumentamos nosso impacto, expandindo o Biomas a um Clique na Argentina e chegando pela primeira vez ao México. Fizemos isso graças às parcerias com a Fundação Avina e a Giral Viveiro de Projetos.
Além de benefícios no uso do nosso ecossistema, oferecemos aos empreendimentos mais de 20 horas de capacitação em vendas, estratégia comercial, logística e marketing digital, mentorias personalizadas e em grupo, ministradas por especialistas do Mercado Livre e parceiros, bem como destaque na seção de produtos sustentáveis e uma landing própria para que possam promover os seus produtos.
Um exemplo de como o Biomas a um Clique convergiu com os interesses de empreendedores da sociobiodiversidade está no depoimento de Hermógenes Sá de Oliveira, administrador do Instituto Peabiru, que produz mel na Amazônia em parceria com produtores locais: “Nosso desafio era como levar isso para os grandes mercados, para os grandes centros, com toda a dificuldade logística da amazônia, especialmente para pequenos produtores rurais. Aí entra essa parceria do Idesam junto com o Mercado Livre, que percebe que tem muita gente produzindo coisas legais e tendo as mesmas dificuldades, os mesmos desafios. O Mercado Livre é fundamental nisso, porque ele vem apoiar processos de armazenagem, de logística, de união de esforços, para oferecer isso de uma forma muito simplificada para quem está muito distante da Amazônia poder consumir. Não tem como pensar a conservação da Amazônia sem pensar de forma coletiva”.
(3) Nossas ações para potencializar a demanda por esses produtos
Ao longo do ano, reforçamos a visibilidade da seção de Produtos Sustentáveis e dialogamos com os nossos consumidores sobre o tema por meio de campanhas especiais como a EcoWeek, que realizamos anualmente desde 2016 e a Biomas Brasil, que no ano passado teve um faturamento total de mais de USD 10 mil, além de promoções durante e a Semana do Meio Ambiente. Na EcoWeek de 2022, só no Brasil foram vendidos mais de 68 mil produtos, com um faturamento total de USD 4 milhões.
(4) O uso da inteligência de dados para entender o consumo de impacto positivo e compartilhar o que estamos aprendendo
Todos os anos, nos debruçamos sobre os dados de consumo na seção de Produtos Sustentáveis e fazemos pesquisas com esses consumidores para entender e divulgar uma análise das tendências de consumo online de produtos com impactos positivos. A pesquisa reúne dados quantitativos e qualitativos que apontam:
:: O desempenho da seção dentro do nosso marketplace
:: Produtos com impacto positivo mais vendidos
:: Categorias com mais vendas
:: Categorias que mais cresceram
:: Termos mais buscados
:: Motivações por trás dessa decisão de consumo (preocupações ambientais e fatores mais valorizados na escolha de um produto com impacto positivo)
Uma análise detalhada é amplamente divulgada pelo Mercado Livre, compartilhando nossos aprendizados com todos os interessados em compreender melhor o perfil do consumo responsável na região.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Mercado Livre é uma empresa jovem, que nasceu com o propósito de democratizar o comércio eletrônico e em apenas 2 décadas se tornou a 9ª maior plataforma de e-commerce do mundo e a maior da América Latina, com presença em 18 países da região. No ano passado, quase 34,5 milhões de mercadorias foram vendidas por mais de 9 milhões de negócios a quase 74 milhões de compradores por meio de nosso marketplace.
Estamos comprometidos em impulsionar a comunidade empreendedora latino-americana, formada por nossos vendedores, fornecedores, parceiros e, principalmente, pelos empreendedores que geram impactos socioambientais positivos para a sociedade, o meio ambiente e as comunidades onde atuam. Acreditamos que esses homens e mulheres visionários e inovadores são agentes fundamentais das mudanças que precisam acontecer no mundo, criando futuros mais prósperos, economias mais sustentáveis e sociedades mais inclusivas. E, por isso, queremos que o ecossistema do Mercado Livre, com suas ferramentas, soluções e inteligência em comercialização e acesso a mercados, esteja à serviço dos empreendedores de impacto.
Decididos a usar essa capacidade para impulsionar o comércio de produtos de impacto positivo, lançamos em 2019 uma seção fixa de produtos sustentáveis em nosso marketplace. Começamos com 5 mil itens, que vão de placas para a geração de energia solar até composteiras e canudos reutilizáveis, e hoje já temos a maior oferta de produtos com impactos positivos da América Latina, com com mais de 1 milhão de de itens em seis países: Brasil, Argentina Chile, Colômbia, México e Uruguai. Em 2022, foram mais de 11,6 milhões de produtos vendidos (29% a mais que em 2021). Entre abril de 2022 e março de 2023, 4,2 milhões de itens da seção foram vendidos só no Brasil, um dos primeiros países a contar com a seção.
Queremos reunir os produtos mais sustentáveis disponíveis no mercado e ofertar a maior variedade de alternativas possível. Para isso, articulamos parcerias com organizações que atuam diretamente junto a empreendedores de impacto positivo, como o Sistema B e o Movimento Amazônia em Casa, entre outras. Desenvolvemos, também, um programa próprio, o Biomas a um Clique, que apoia, capacita e oferece benefícios a empreendimentos da sociobiodiversidade que quiserem utilizar o ecossistema do Mercado Livre para chegar a consumidores de todo o país. Com isso, queremos combinar os saberes da floresta, que geram riqueza e proteção ambiental, com o conhecimento do Mercado Livre em comercialização, logística e inclusão financeira, levando esses produtos para todas as regiões, multiplicando seu impacto positivo e fomentando cadeias produtivas sustentáveis.”

Gestão da Prática Relatada:

“Curadoria dos produtos que vão para a seção
Todos os produtos que fazem parte da seção passam por nosso processo de curadoria, feito com o apoio de uma consultoria especializada (https://kolibri.la/) com base em critérios que estão em aprimoramento contínuo:
:: Alimentação vegana: alimentos e bebidas que substituem produtos derivados de animais e, portanto, ajudam a reduzir as emissões de GEE, o desmatamento e o uso intensivo de água, entre outros.
:: Empresas B: produtos feitos por empresas certificadas pelo Sistema B, que buscam equilibrar propósito e lucro, considerando o impacto de suas decisões em seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e meio ambiente.
:: Biodiversidade: produtos criados a partir de recursos da biodiversidade, que incorporem práticas sustentáveis, valores e saberes de populações tradicionais, gerando renda para as famílias que dependem do bioma onde vivem.
:: Mobilidade de baixa emissão: carros elétricos ou híbridos, motocicletas elétricas, bicicletas comuns e elétricas.
:: Comércio justo: produtos com certificação de comércio justo (local ou internacional) que assegurem, entre outras coisas, boas condições de trabalho das pessoas envolvidas na cadeia produtiva.
:: Produzido ou comercializado por ONGs: produtos comercializados ou produzidos por ONGs cadastradas no programa Mercado Livre Solidário, cuja receita é 100% revertida para projetos sociais ou sustento de populações vulneráveis (produção inclusiva).
:: Compostagem, hortas e jardim: produtos que incentivam a compostagem, a produção de alimentos em hortas e pomares domésticos ou promovem o cultivo de plantas nativas.
:: Eficiência energética: eletrodomésticos que atendem aos mais altos padrões de eficiência energética.
:: Energia renovável: equipamentos para a geração de energia solar ou eólica, aquecedor solar de água e suprimentos para sua montagem e manutenção.
:: Limpeza: produtos feitos com ingredientes químicos seguros (segundo a “”Safer Chemical Ingredients List”” da EPA), veganos, sem parabenos e 100% biodegradáveis e produtos compostáveis.
:: Bem-estar: produtos que promovem a consciência ambiental e favorecem o bem-estar.
:: Orgânicos: produtos elaborados com ingredientes ou materiais que possuem certificação orgânica nacional obrigatória (a certificação internacional não substitui a certificação local), que asseguram que o produto não recebeu, por exemplo, fertilizantes sintéticos e agrotóxicos potencialmente prejudiciais à nossa saúde e ao meio ambiente.
:: Recondicionados: eletrônicos e eletrodomésticos remanufaturados ou reformados que atendem aos mesmos padrões de qualidade de um produto novo.
:: Reciclados: produtos fabricados a partir de resíduos pré e pós consumo. Isso significa que pelo menos a metade dos materiais utilizados em sua produção vieram de itens descartados.
:: Reutilizáveis e lixo zero: itens 100% compostáveis ou que substituem itens descartáveis e/ou de uso único. Quem opta por produtos reutilizáveis ajuda a reduzir a geração de lixo, evitando que acabem em rios, ruas ou aterros.
> Análise anual dos resultados
O estudo Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo é elaborado todos os anos com base nas seguintes fontes de informação:
:: Dados internos de usuários do Mercado Livre que fizeram pelo menos uma compra de produto com impacto positivo entre abril e março do ano seguinte. Ano após ano, ajustam-se as bases de informações utilizadas na pesquisa, com melhorias na qualidade e na precisão das informações obtidas.
:: É feita uma pesquisa com cerca de 3.800 usuários do Mercado Livre que fizeram pelo menos uma compra de produto com impacto positivo. A pesquisa de campo é realizada geralmente em abril e considera compras feitas entre outubro do ano anterior e março do ano vigente.
:: São coletados dados da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai. A equipe do Mercado Livre conta com o apoio técnico da consultoria em estratégias ambientais Kolibri.
> Gestão dos empreendimentos apoiados no Biomas a um Clique
Desde 2020, por meio do programa Empreender com Impacto + Biomas, o Mercado Livre impulsiona negócios da sociobiodiversidade, para que possam acessar mercados e multiplicar os benefícios que geram nas comunidades onde atuam. Em 2022, a plataforma abriu 30 novas vagas para este programa, que impulsiona empreendimentos e, consequentemente, a conservação de quatro biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Ao todo, mais de 100 empreendimentos já passaram pela trilha de capacitação sobre vendas, estratégia comercial, logística e marketing digital. Além disso, essas marcas recebem mentorias individuais da Consultoria Giral, mentorias coletivas com especialistas da plataforma, visibilidade na seção de produtos sustentáveis e outros benefícios do ecossistema do Mercado Livre.
A seleção dos empreendimentos foi feita pela Consultoria Giral Viveiro de Projetos, com apoio de outros parceiros da sociobiodiversidade, como Amaz, Climate Ventures, Movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé, Idesam, Central do Cerrado, Instituto Auá e Conexus. Dentre os critérios avaliados estão: o produto, maturidade do empreendimento, equipe e impacto socioambiental gerado nos territórios. O processo seletivo incluiu ainda entrevistas com membros e beneficiários de cada empreendimento.
Os benefícios incluem:
:: 8 horas de capacitação e 16 horas de oficinas coletivas, além de mentorias individuais e 4 horas para plantão de dúvidas.
:: Atendimento personalizado para soluções técnicas.
:: Acesso às soluções do Mercado Livre e do Mercado Pago com taxas especiais.
:: Acesso a diferentes soluções logísticas e taxas especiais para as entregas mais rápidas.
:: Benefícios no uso do Mercado Ads (anúncios pagos dentro da plataforma), além de campanhas, eventos e visibilidade na seção de Produtos Sustentáveis.
:: Conexões e parcerias entre os participantes e parceiros do programa.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Desde 2019, a seção de produtos sustentáveis tem sido continuamente ampliada e aprimorada e atrai cada vez mais consumidores, que sabem que encontrarão o que procuram no Mercado Livre. Anualmente, divulgamos o estudo Tendências de Consumo Online com Impacto Positivo, com o objetivo de compartilhar nossos insights e aprendizados com o mercado, de forma que mais empresas se inspirem no que já estamos fazendo e enxerguem o consumo de impacto positivo como uma oportunidade para seus negócios.
Compartilhamos também os critérios que utilizamos na seleção dos produtos e o que temos feito para desenvolver empreendimentos de impacto positivo e trazer mais produtos sustentáveis e da sociobiodiversidade para a nossa plataforma. E, por meio de formulários disponibilizados dentro da seção, mantemos nossas portas sempre abertas para que qualquer empresa, de qualquer lugar do Brasil, possa submeter seus produtos à nossa curadoria e contar com as nossas soluções em logística e comércio eletrônico para acessar milhões de compradores e prosperar.
LINKS:
https://sustentabilidademercadolivre.com/iniciativas/consumo-de-impacto-positivo
https://sustentabilidademercadolivre.com/iniciativas/biomas-a-um-clique
https://www.mercadolivre.com.br/biomas
https://www.mercadolivre.com.br/produtos-sustentaveis#menu=categories%20https://ofertas.mercadolivre.com.br/produtos-sustentaveis-empresas-b2
https://meli-sustentabilidad-bucket.s3.amazonaws.com/Me_Li_Relatorio_Impacto_2022_POR_fd7469a59d.pdf
https://sustentabilidadmercadolibre.com/pt/iniciativas/tendencias-de-consumo-online-com-impacto-positivo”