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Ano: 2023

Estratégia Climática do Mercado Livre: descarbonização e regeneração

MERCADOLIVRE.COM ATIVIDADES DE INTERNET LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“O Mercado Livre é a maior empresa de tecnologia da América Latina e a nona maior plataforma de e-commerce do mundo. Integramos dois universos, o do comércio e o das das finanças, em um ecossistema de serviços que impulsiona as oportunidades de prosperidade para empreendedores da América Latina. Com esse propósito, temos expandido nossas atividades, aproximando esses empreendedores de consumidores que vivem em todos os cantos dos 18 países em que atuamos.
Para que cada venda seja bem-sucedida e cada pacote chegue ao seu destino cada vez mais rápido, temos um sistema logístico robusto e eficiente que, só no Brasil, entrega mais de 1 milhão de pacotes todos os dias. À medida que o negócio cresce e conecta mais pessoas, cresce também o nosso impacto ambiental e a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da região.
Cientes disso, criamos uma estratégia de gestão ambiental focada na redução de emissões de gases de efeito estufa, que nos direciona não apenas na mitigação desse impacto negativo, mas também no aumento dos impactos positivos. Fizemos nossa primeira medição de emissões de carbono equivalente em 2016, contemplando os 3 escopos da metodologia GHG Protocol. Desde então, temos aprimorado essa medição, tornando-a mais compatível com a realidade. Só para dar um pouco de perspectiva, nessa época, a operação ainda não englobava nossa unidade de negócios fintech, o Mercado Pago, nem nosso provedor de logística, o Mercado Envios. Era uma empresa de duas mil pessoas que valia dez vezes menos que a atual.
Atualmente, a maior parte das nossas emissões diretas (escopo 1) vem da rede logística e o escopo 2 se deve principalmente à energia consumida pelos centros de distribuição. Naturalmente, isso nos levou a focar inicialmente em MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, GESTÃO ENERGÉTICA E GESTÃO DE MATERIAIS, sempre norteados pela ideia de agir agora, pensando no potencial impacto que cada ação vai gerar no futuro. Uma vez que essas estratégias de redução estavam definidas e avançando, decidimos considerar o que poderia ser feito para potencializar impactos positivos. Decidimos, então, adicionar uma 4° frente de ação, de CONSERVAÇÃO E REGENERAÇÃO, que implementamos por meio do programa Regenera América.
Mais uma vez, a pergunta que nos fizemos ao elaborar esse programa foi: qual é a melhor coisa que podemos fazer agora, tendo em vista o impacto no longo prazo? Analisando as opções de crédito de carbono disponíveis e conversando com especialistas para entender o estado do mercado, percebemos que uma das coisas que mais faltava era acelerar novos projetos com potencial para a geração de créditos futuros. A tecnologia entraria como uma aliada para escalar a geração de impactos.
Para acelerar essa jornada, decidimos usar o poder do mercado: em janeiro de 2021, emitimos nosso primeiro Sustainable Bond, no valor de US$ 400 milhões. Atualmente, 42% desses recursos estão alocados no desenvolvimento de projetos em três frentes: REDUÇÃO DA PEGADA AMBIENTAL, com o aumento do uso de energias renováveis e eletrificação da frota, INCLUSÃO FINANCEIRA, com foco especial em PMEs e empreendedores, e DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMPODERAMENTO, com ações de educação e formação para reduzir a desigualdade digital e facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Do total investido desde 2021 (USD 166 milhões), quase 36% foi direcionado ao Brasil.

A estratégia já vem gerando resultados contundentes que queremos escalar nos próximos anos:
:: Em 2022, entregamos mais de 1 milhão de pacotes por dia. Desse total, 5,2% são entregues com nossos 272 veículos da frota elétrica, a maior do país, e 126 caminhões movidos a gás natural ou a biometano. Isso nos permitiu evitar a emissão de 1.516 tCO2.
:: Atualmente, 39% de nosso consumo de energia elétrica é abastecido por energia renovável. O objetivo é chegar a 100%.
:: Até o final de 2022 já havíamos financiado a restauração de mais de 3,3 mil hectares de florestas na Mata Atlântica e na Amazônia, que vão capturar 700 mil toneladas de carbono em 30 anos, além de gerar oportunidades de inclusão e geração de renda para mais de 60 famílias/comunidades envolvidas.

Relevância para o Negócio:

“Fechamos 2022 com 148 milhões de usuários ativos na região, realizando 36 compras por segundo no marketplace e 173 transações por segundo no Mercado Pago. O crescimento impulsiona nosso propósito de democratizar o comércio eletrônico e a inclusão financeira na região e temos consciência do impacto ambiental que ele acarreta, especialmente no campo da logística.
Em vez de evitar o incômodo gerado pelas tensões entre crescimento e sustentabilidade, nos concentramos em fazer o melhor, hoje, para continuar crescendo com respeito às pessoas e ao meio ambiente. Por isso, nossa estratégia de carbono foi elaborada pensando não apenas em minimizar nosso impacto negativo, mas também em aumentar os impactos positivos, continuando a crescer, atingindo mais pessoas e gerando mais prosperidade para todos e para o planeta.
Três dos quatro pilares de atuação – Mobilidade Sustentável, Gestão da Energia Elétrica e Gestão de Materiais – estão intrinsecamente ligados à operação logística e focam em ações com alto potencial de redução de emissões:
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
:: Eficiência: rotas mais diretas, com veículos adequados para cada uma delas e com medição em tempo real, o que nos permite sermos cada vez mais ágeis na entrega.
:: Tecnologia e frota: por meio de hardwares instalados nos veículos, coletamos dados precisos que nos permitem planejar cada vez melhor a operação. A tecnologia também está presente na nossa frota elétrica, a maior do país, que entrega pedidos com 90% menos emissão de carbono quando comparado ao similar a diesel, sem ruídos e com máximo conforto para nosso motorista.
:: Combustíveis alternativos: o uso de combustíveis de baixa emissão faz parte da transição para uma economia de baixo carbono e por isso utilizamos caminhões movidos a gás natural e/ou biometano.
GESTÃO ENERGÉTICA
:: Medição inteligente: sabendo o consumo real de cada equipamento, podemos agir rápido para evitar desperdícios e otimizar a operação.
:: Arquitetura sustentável: investimos em design, construção, manutenção ou reforma de edifícios usando conceitos de arquitetura verde, baseada em certificações mundialmente reconhecidas como o LEED.
:: Energias renováveis: estamos migrando todos os nossos facilities para as fontes renováveis, seja por meio do mercado livre de energia, pela compra de energia via geração distribuída ou pela geração de energia solar local, como em nossa sede, em Osasco/SP.
GESTÃO DE MATERIAIS
:: Eficiência no uso de insumos para a operação: esse trabalho envolve desde as grandes movimentações (como a substituição de gaylords descartáveis por outras duráveis) até os menores detalhes (como a eliminação dos tubetes dos rolos de plástico filme).
:: Redução da geração e descarte adequado de resíduos da operação: consumindo menos insumos, geramos menos resíduos e, dos que geramos, garantimos o descarte correto de todos eles.
:: Embalagens: garantimos que todas as nossas embalagens sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. As caixas são fabricadas com papelão certificado (ou em processo de certificação) pelo FSC (Forest Stewardship Council) e são compostas por pelo menos 30% de papelão reciclado, chegando a 50% em cerca de 2/3 de nossas embalagens de papel. Além disso, trabalhamos para reduzir a quantidade de embalagens usadas na distribuição dos produtos. Desde 2020, enviamos alguns produtos em suas embalagens primárias, substituindo caixas de papel e envelopes plásticos por uma única etiqueta fixada diretamente na mercadoria, nos casos em que isso é possível. Assim, além da redução de materiais, otimizamos o espaço e o combustível utilizados no transporte e a posterior geração de resíduos. O projeto, implementado em nossos principais centros de distribuição fulfillments no Brasil, abrangeu 12,6% do volume total de mercadorias enviadas.
:: Logística reversa: nosso programa de logística reversa recebe produtos devolvidos e faz uma triagem severa para otimizar a gestão de estoques e reparar, reutilizar e doar itens utilizáveis. Desde seu lançamento no Brasil, em 2021, o programa recuperou cerca de 97% dos itens de troca ou devolução de produtos vendidos na plataforma. Em 2022, o programa passou a incluir produtos eletrônicos e de moda. Os produtos que não podem ser reutilizados entram para o processo de gestão de resíduos da operação e são descartados conforme suas características.
:: Reciclagem e compostagem: desde 2015, promovemos um programa de reciclagem que inclui a separação de resíduos e coleta seletiva na origem. Em nossos centros de distribuição no Brasil, 85% de tudo que é gerado é recuperado por parceiros locais. Nossa sede, em Osasco, conta ainda com duas composteiras industriais gerenciadas em parceria com Empresas B, que transformam cerca de uma tonelada de resíduos orgânicos por semana em composto fértil. O material é doado a programas de hortas comunitárias por meio da Coopernatuz Cooperativa, que gera emprego para mais de 70 pessoas.
Além de recursos próprios, o financiamento dessas iniciativas é parcialmente coberto pelos recursos captados via Sustainable Bond, que desde 2021 envolveu o desembolso de USD 166 milhões para as diversas iniciativas socioambientais da organização. Desse total, quase 36% foram investidos no Brasil, em iniciativas como:
:: USD 1,28 milhões em energias renováveis no Brasil
:: USD 32 milhões em packaging sustentável e circularidade de materiais no Brasil
:: USD 2,22 milhões em mobilidade elétrica no Brasil
:: USD 18 milhões comprometidos com a regeneração e conservação de biomas, sendo que USD 10 milhões já foram investidos no Brasil
A partir de 2022, também passamos a identificar e avaliar os impactos climáticos atuais e potenciais em nossos negócios. Fomos a primeira operadora de e-commerce da América Latina a divulgar um relatório TCFD (Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima), em 2022. Os achados desta análise não só corroboram o que já vínhamos fazendo como reforçam a importância da ação climática para o nosso negócio. Neste primeiro exercício, foi possível identificar 11 riscos e duas oportunidades, além de mapear pontos-chave que demandam maior coleta de dados para o refinamento da análise.
O principal perigo climático do Brasil, por exemplo, é o aumento das temperaturas médias, o que pode aumentar o estresse da força de trabalho em saúde e segurança e aumentar os custos devido às maiores necessidades de resfriamento. Outros riscos físicos importantes, como incêndios florestais, precipitação e tempestades severas, podem causar danos significativos a ativos físicos e interromper as operações e a distribuição. Por outro lado, a menor dependência de combustíveis fósseis pode proteger o Mercado Livre da volatilidade desse mercado e fortalecer a imagem pública.
Nesse sentido, começamos a construir em 2022 objetivos e metas baseadas na ciência para a redução de emissões, usando a metodologia do Science Based Targets (SBTi), uma iniciativa do CDP, Pacto Global da ONU, World Resources Institute e World Wildlife Fund. Com isso, passamos a adotar uma abordagem ampla para medir, reduzir e eliminar as emissões de carbono em nossas operações, contribuindo não só para a resiliência do nosso negócio no futuro, mas de toda a região.
” “A inovação está no centro dos nossos negócios e, também, no desenvolvimento de processos que contribuam para a descarbonização. Em cada um de nossos pilares e frentes de atuação, buscamos soluções com alto potencial, sempre atreladas a tecnologia e inovação, como já explicitado anteriormente.
Porém, nosso projeto mais inovador é o Regenera América. Criado em 2021, o programa já investiu mais de UDS 18 milhões (80% só no Brasil) com o objetivo conservar ou restaurar florestas dos principais biomas da América Latina, região que abriga 40% da biodiversidade do planeta. O Regenera América foi pensado para além da captura de carbono, mirando projetos que promovam a proteção da biodiversidade, a segurança hídrica e alimentar da região e a prosperidade das comunidades que vivem e tiram seus sustentos dos territórios apoiados. O programa é inovador à medida que, ao invés de comprar créditos de carbono, promove a geração de novos créditos de altíssima qualidade e rastreabilidade, que poderão ser comprados no futuro.
Para isso, fazemos a compra antecipada dos créditos, destravando um grande gargalo que existe hoje no acesso a financiamentos por proprietários que desejam regenerar seus territórios. Com isso, encurtamos a cadeia de financiamento, chegando diretamente ao dono da terra, e podemos iniciar a implementação dos projetos imediatamente.

Além disso, a compra antecipada dos créditos permite que comunidades locais sejam as principais beneficiadas pelo comércio de carbono, que tem atraído tantos grandes investidores nos últimos anos. Da mesma forma que criamos o Mercado Livre para permitir que pequenos negócios tenham acesso ao comércio eletrônico em igualdade com grandes empresas, com o Regenera América queremos que pequenas comunidades e organizações sociais latinoamericanas se empoderem e tenham acesso direto a esse mercado. Aliar meio ambiente, geração de trabalho e renda na economia verde e o aumento da resiliência da região frente às mudanças climáticas são fatores essenciais quando pensamos em projetos de carbono na América Latina, uma região de grande desigualdade social, de alto risco climático e enorme potencial para uma transição justa para a economia de baixo carbono.

Funciona assim:

O valor do investimento anual feito no Regenera América é calculado com base nas emissões de carbono do ano anterior, considerando quais ações seriam necessárias para mitigar os impactos da nossa operação. A prospecção dos projetos é feita pela Pachama, uma startup do vale do silício fundada por latinoamericanos, com base em critérios como potencial de captura de carbono, custo de implementação e a geração de impactos positivos duradouros, diversificados e significativos tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas que vivem nas áreas beneficiadas. A decisão final de quais projetos serão apoiados é feita pela alta gestão do Mercado Livre.

Fazemos a pré-compra de créditos futuros com o objetivo de sempre chegar a um preço justo, tendo em conta tanto o custo de execução quanto a remuneração dos proprietários de terra. Por exemplo: o projeto Conservador da Mantiqueira paga aos proprietários de terras uma compensação pelos serviços ambientais desde o primeiro ano. Em troca do financiamento, o Mercado Livre receberá 80% dos créditos de carbono gerados nos primeiros 10 anos. Os 20% restantes e quaisquer créditos gerados posteriormente irão para os proprietários de terras como receita adicional.
Já no projeto Corredores de Vida, os proprietários são obrigados por lei a reservar uma certa porcentagem de terra que não deve ser explorada. Como eles não têm meios para financiar a restauração dessas áreas, suas terras são disponibilizadas a parceiros para que esses projetos aconteçam. O Mercado Livre recebe uma parte dos créditos gerados e o restante vai para os proprietários, para que eles se beneficiem de sua venda.
Todos os projetos são implementados em parceria com organizações com alto respaldo científico e atuação relevante nos territórios, como TNC (The Nature Conservancy), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável), Instituto Natureza Bela e Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA).

O monitoramento da implementação e dos resultados é realizado pela Pachama e acompanhado de perto pela equipe do Mercado Livre. Juntos, criamos uma plataforma tecnológica que nos conecta diretamente aos projetos por meio de imagens de satélite acuradas, facilitando todas as etapas do trabalho e tornando o programa extremamente transparente e facilmente escalável no longo prazo. Hoje, essa tecnologia apoia as seguintes etapas:
(01) Identificação: dados e imagens são usados para analisar regiões e propriedades para priorizar e selecionar os projetos. Um exemplo é o uso de dados geoespaciais para avaliar a cobertura florestal atual e histórica de uma área para avaliar sua elegibilidade como um projeto de carbono.
(02) Concepção: projetos de carbono têm múltiplas atividades e impactos no meio ambiente e um aspecto fundamental é o sequestro de carbono da atmosfera pelo reflorestamento. O uso de algoritmos específicos de machine learning permite obter estimativas de rendimento de carbono mais precisas e transparentes, que são fundamentais para avaliar a viabilidade do projeto.
(03) Monitoramento de Carbono: para medir o impacto real de um projeto na captação de carbono, a Pachama implementa dois processos: adquire scans 3D e imagens de cada área a partir de drones antes de iniciar o reflorestamento. As varreduras 3D quantificam com precisão os estoques de carbono atuais, servindo como referência para medir o sequestro de carbono nos próximos anos devido aos esforços de reflorestamento. Depois, cada pixel de satélite da área do projeto é combinado com pixels na área circundante, usada como área de controle. Dessa forma, para calcular o impacto de carbono do Regenera América, é considerado não só o “antes e depois” de cada projeto, mas também a comparação entre a absorção de carbono dentro das áreas dos projetos e a absorção de carbono nas áreas de controle.
(04) Monitoramento do Projeto: é possível acompanhar o status do projeto, imagens e outros dados por meio de relatórios online.
Assim, articulamos a tecnologia, a ciência e o conhecimento de especialistas, produtores e das comunidades locais em projetos de restauração que contribuem para a preservação da biodiversidade e o bem-estar da população, integrando:
:: Pagamento por serviços ambientais e geração de trabalho e renda para famílias e comunidades locais, de forma que todos se beneficiem desse processo, sejam capacitados e remunerados pelo serviço que prestam.
:: Fomento à cadeia produtiva ligada à regeneração florestal e ao mercado de carbono, atividades econômicas cada vez mais essenciais neste século.
Vale destacar, ainda, que o Regenera América está cada vez mais conectado a outra iniciativa inovadora do Mercado Livre, o Biomas a um Clique, que promove a inclusão financeira e digital de empreendedores da sociobiodiversidade. Por meio desse programa, selecionamos e capacitamos empreendimentos da sociobiodiversidade que contribuam para a geração de renda e para a preservação ambiental, para que eles utilizem nosso ecossistema de soluções para vender seus produtos e, assim, multiplicar seus impactos positivos. Os participantes recebem capacitações sobre venda online, estratégia comercial, logística e marketing digital, mentorias personalizadas e em grupo, bem como benefícios no uso do ecossistema do Mercado Livre e visibilidade na plataforma. Um dos empreendimentos do Biomas a um Clique é o Café Apuí Agroflorestal, que atualmente também conta com o apoio do Regenera América para produzir café em agroflorestas na Amazônia. Dessa forma, buscamos conectar todas as pontas, tornando projetos como esse autossustentáveis no longo prazo.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Mercado Livre é a maior empresa de tecnologia da América Latina e a nona maior plataforma de e-commerce do mundo. Integramos dois universos, o do comércio e o das das finanças, em um ecossistema de serviços que impulsiona as oportunidades de prosperidade para empreendedores da América Latina. Com esse propósito, temos expandido nossas atividades, aproximando esses empreendedores de consumidores que vivem em todos os cantos dos 18 países em que atuamos.
Para que cada venda seja bem-sucedida e cada pacote chegue ao seu destino cada vez mais rápido, temos um sistema logístico robusto e eficiente que, só no Brasil, entrega mais de 1 milhão de pacotes todos os dias. À medida que o negócio cresce e conecta mais pessoas, cresce também o nosso impacto ambiental e a nossa responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da região.
Cientes disso, criamos uma estratégia de gestão ambiental focada na redução de emissões de gases de efeito estufa, que nos direciona não apenas na mitigação desse impacto negativo, mas também no aumento dos impactos positivos. Fizemos nossa primeira medição de emissões de carbono equivalente em 2016, contemplando os 3 escopos da metodologia GHG Protocol. Desde então, temos aprimorado essa medição, tornando-a mais compatível com a realidade. Só para dar um pouco de perspectiva, nessa época, a operação ainda não englobava nossa unidade de negócios fintech, o Mercado Pago, nem nosso provedor de logística, o Mercado Envios. Era uma empresa de duas mil pessoas que valia dez vezes menos que a atual.
Atualmente, a maior parte das nossas emissões diretas (escopo 1) vem da rede logística e o escopo 2 se deve principalmente à energia consumida pelos centros de distribuição. Naturalmente, isso nos levou a focar inicialmente em MOBILIDADE SUSTENTÁVEL, GESTÃO ENERGÉTICA E GESTÃO DE MATERIAIS, sempre norteados pela ideia de agir agora, pensando no potencial impacto que cada ação vai gerar no futuro. Uma vez que essas estratégias de redução estavam definidas e avançando, decidimos considerar o que poderia ser feito para potencializar impactos positivos. Decidimos, então, adicionar uma 4° frente de ação, de CONSERVAÇÃO E REGENERAÇÃO, que implementamos por meio do programa Regenera América.
Mais uma vez, a pergunta que nos fizemos ao elaborar esse programa foi: qual é a melhor coisa que podemos fazer agora, tendo em vista o impacto no longo prazo? Analisando as opções de crédito de carbono disponíveis e conversando com especialistas para entender o estado do mercado, percebemos que uma das coisas que mais faltava era acelerar novos projetos com potencial para a geração de créditos futuros. A tecnologia entraria como uma aliada para escalar a geração de impactos.
Para acelerar essa jornada, decidimos usar o poder do mercado: em janeiro de 2021, emitimos nosso primeiro Sustainable Bond, no valor de US$ 400 milhões. Atualmente, 42% desses recursos estão alocados no desenvolvimento de projetos em três frentes: REDUÇÃO DA PEGADA AMBIENTAL, com o aumento do uso de energias renováveis e eletrificação da frota, INCLUSÃO FINANCEIRA, com foco especial em PMEs e empreendedores, e DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMPODERAMENTO, com ações de educação e formação para reduzir a desigualdade digital e facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Do total investido desde 2021 (USD 166 milhões), quase 36% foi direcionado ao Brasil.

A estratégia já vem gerando resultados contundentes que queremos escalar nos próximos anos:
:: Em 2022, entregamos mais de 1 milhão de pacotes por dia. Desse total, 5,2% são entregues com nossos 272 veículos da frota elétrica, a maior do país, e 126 caminhões movidos a gás natural ou a biometano. Isso nos permitiu evitar a emissão de 1.516 tCO2.
:: Atualmente, 39% de nosso consumo de energia elétrica é abastecido por energia renovável. O objetivo é chegar a 100%.
:: Até o final de 2022 já havíamos financiado a restauração de mais de 3,3 mil hectares de florestas na Mata Atlântica e na Amazônia, que vão capturar 700 mil toneladas de carbono em 30 anos, além de gerar oportunidades de inclusão e geração de renda para mais de 60 famílias/comunidades envolvidas.

Gestão da Prática Relatada:

“> Gestão da medição de emissões
Cada país apura suas emissões, considerando suas especificidades, e os dados são consolidados pela equipe de gestão, centralizada na Argentina. Seguimos as diretrizes de medição do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol).

> Gestão do pipeline de ações para a redução de emissões
O Mercado Livre possui um roadmap das ações que serão implementadas em um horizonte de cerca de 3 anos, com objetivos que são desdobrados por país, de acordo com o porte de cada operação logística. Por ter o maior peso na operação, o Brasil tem desafios mais robustos de redução de emissões da frota e uso de energia renovável.
> Gestão do Regenera América
Desde a seleção e concepção até o monitoramento dos projetos é feito por meio de um conjunto de tecnologias utilizadas pela Pachama, que nos permite acompanhar de perto a captação de carbono nos territórios e acessar relatórios online contendo status do projeto, imagens e outros dados.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“As iniciativas de descarbonização são planejadas para serem disseminadas em nossas instalações, independentemente de onde ela tenha sido iniciada. Usamos os aprendizados do projeto-piloto para referenciar a adoção das ações nas demais unidades administrativas e centros de distribuição nos 18 países em que atuamos.

Para ganhar escala, investimos fortemente em tecnologia e ativamos mecanismos de mercado que ajudem a acelerar esse processo, a exemplo do Sustainable Bond. Apostamos também na implementação das iniciativas em parceria com organizações consideradas referência em suas áreas, como a Pachama. Mantemos equipes técnicas que definem as estratégias e executamos com o apoio dos times de cada país e organizações parceiras, considerando as realidades locais.

É dessa maneira que temos ampliado, ano a ano, a transformação de nossa frota para a mobilidade sustentável, o uso de fontes de energia limpas e renováveis, a recuperação de materiais e a utilização de embalagens de menor impacto ambiental. Em 2023, seguimos replicando esses modelos no Brasil e nos demais países, com a meta de continuar desenvolvendo nossos negócios e, ao mesmo tempo, minimizar nossos impactos negativos e acelerar os impactos positivos gerados por nossas atividades.

Na frente de regeneração e conservação dos biomas, o caminho para a expansão passa pelo mapeamento de organizações relevantes, com atuação e reconhecida em cada território. Em 2022, lançamos um edital para seleção de novos projetos a serem apoiados, para seguirmos expandindo o Regenera América. Este ano, abrimos a possibilidade de organizações que ainda não tenham os processos e a certificação de carbono resolvidas possam se candidatar. Replicando nosso modelo, podemos cobrir essa lacuna e criar uma ponte para que elas acessem o financiamento com base em seu potencial para a geração de carbono.”