Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

ENERGY: A NOVA LINHA DE COMBUSTÍVEIS DE TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DA ALE

ALESAT COMBUSTIVEIS SA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A ALE é atualmente a 4ª maior distribuidora de combustíveis do país, com cerca de 1.500 postos de serviços em todas as regiões do Brasil.
Com mais de 26 anos de história, nascemos com o foco em melhorar a vida das pessoas e temos como propósito reinventar a relação dos consumidores com o combustível.
Na incessante busca por cumprir esse propósito, em 2019 realizamos uma pesquisa com revendedores (proprietários de postos de serviços) e consumidores finais a fim encontrar soluções para duas perguntas:
a) Quais são os atributos valorizados pelos revendedores ao optar por uma distribuidora (bandeira)?
b) Quais as reais motivações dos clientes ao escolher um posto para abastecer seu veículo?
As respostas obtidas apontavam para uma linha de combustíveis aditivados que transmitisse credibilidade através de características como qualidade, tecnologia e eficiência.
A partir daí, iniciamos um longo ciclo de pesquisa e desenvolvimento que durou mais de 3 anos e culminou, em julho de 2022, no lançamento de ENERGY, uma família de combustíveis de transição energética com aditivos e catalisadores especiais que promovem maior economia, melhoria de desempenho dos veículos e menor emissão de poluentes.
Como o próprio nome diz, os combustíveis de transição energética são parte de um processo de substituição progressiva de matrizes mais poluentes por fontes que geram menor impacto ambiental.
E para que essa nova linha de combustíveis fosse possível, contamos com a importante participação de parceiros estratégicos com larga experiência de mercado e notável reputação. Com o apoio da ALE, duas empresas parceiras ficaram a cargo da nova formulação, sendo uma focada no pacote de aditivos ALE de última geração com a mais alta tecnologia em aditivação. Já a outra foi responsável pelo aperfeiçoamento de um catalisador de combustão exclusivo baseado em nanotecnologia líquida. Também foi desenvolvimento um protocolo com instituição técnica renomada para efetuar inúmeros testes de laboratório e de campo, com intuito de verificar e atestar as propriedades dos combustíveis.
A linha, composta por 4 produtos (ENERGY GASOLINA, ENERGY ETANOL, ENERGY DIESEL S-10 e ENERGY DIESEL S-500) já está sendo comercializada nos 21 estados brasileiros onde a ALE atua, entregando valor não apenas para os consumidores finais, mas também para os postos revendedores da rede.
O sucesso de ENERGY se traduz nos resultados e no impacto socioambiental.

Relevância para o Negócio:

“O lançamento da linha de combustíveis de transição energética ENERGY se mostrou acertada e tem sido de grande relevância para a companhia, culminando nos seguintes resultados:
• Reposicionamento da linha de combustíveis aditivados da empresa, conferindo relevante diferenciação no produto e simbolizando o novo momento da marca ALE.
• Volume de Energy chegou em mais de 61 milhões de litros em pouco tempo.
• Alcance de mídia estimado em mais de 865 milhões de impactos, com mais de 50 milhões de pessoas alcançadas em todo o país.
• Posição de inovação, melhorando a percepção da imagem da marca ALE junto a consumidores finais, revendedores, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders.
” “O lançamento de uma linha de combustíveis de transição energética consiste, por si só, em uma considerável inovação tecnológica. Pela primeira vez, a ALE lança uma família de produtos que reúne benefícios como:
• Redução no consumo de combustíveis (economia);
• Aumento da performance do motor (desempenho);
• Diminuição das emissões de poluentes (proteção ao meio ambiente).
O caráter inovador da família de produtos vai além dos benefícios, podendo também ser percebido durante todo o processo de pesquisa e desenvolvimento. Combinar aditivos de alta performance a catalisadores de combustão não é algo trivial e para que fosse encontrada a fórmula perfeita, foram milhares de horas de testes em laboratório e, é claro, em campo.
Após a realização dos ensaios em ambiente controlado (dinamômetro de motor e motor monocilíndrico de pesquisa), chegou o momento de confirmar os resultados em condições reais de uso (aceleração, frenagem, transição de marchas, ultrapassagem etc.). Para isso, convidamos para os autódromos de Belo Horizonte/MG e João Pessoa/PB, motoristas de aplicativos e profissionais de transporte para testarem a linha de produtos em seus próprios veículos e os resultados foram positivos.
Todo esse processo de investigação, análise e desenvolvimento geraram um documento sobre o uso de Nanopartículas Catalisadoras em Combustíveis de Motores Térmicos, bem como o estudo de emissões realizados em 10 veículos testados.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A ALE é atualmente a 4ª maior distribuidora de combustíveis do país, com cerca de 1.500 postos de serviços em todas as regiões do Brasil.
Com mais de 26 anos de história, nascemos com o foco em melhorar a vida das pessoas e temos como propósito reinventar a relação dos consumidores com o combustível.
Na incessante busca por cumprir esse propósito, em 2019 realizamos uma pesquisa com revendedores (proprietários de postos de serviços) e consumidores finais a fim encontrar soluções para duas perguntas:
a) Quais são os atributos valorizados pelos revendedores ao optar por uma distribuidora (bandeira)?
b) Quais as reais motivações dos clientes ao escolher um posto para abastecer seu veículo?
As respostas obtidas apontavam para uma linha de combustíveis aditivados que transmitisse credibilidade através de características como qualidade, tecnologia e eficiência.
A partir daí, iniciamos um longo ciclo de pesquisa e desenvolvimento que durou mais de 3 anos e culminou, em julho de 2022, no lançamento de ENERGY, uma família de combustíveis de transição energética com aditivos e catalisadores especiais que promovem maior economia, melhoria de desempenho dos veículos e menor emissão de poluentes.
Como o próprio nome diz, os combustíveis de transição energética são parte de um processo de substituição progressiva de matrizes mais poluentes por fontes que geram menor impacto ambiental.
E para que essa nova linha de combustíveis fosse possível, contamos com a importante participação de parceiros estratégicos com larga experiência de mercado e notável reputação. Com o apoio da ALE, duas empresas parceiras ficaram a cargo da nova formulação, sendo uma focada no pacote de aditivos ALE de última geração com a mais alta tecnologia em aditivação. Já a outra foi responsável pelo aperfeiçoamento de um catalisador de combustão exclusivo baseado em nanotecnologia líquida. Também foi desenvolvimento um protocolo com instituição técnica renomada para efetuar inúmeros testes de laboratório e de campo, com intuito de verificar e atestar as propriedades dos combustíveis.
A linha, composta por 4 produtos (ENERGY GASOLINA, ENERGY ETANOL, ENERGY DIESEL S-10 e ENERGY DIESEL S-500) já está sendo comercializada nos 21 estados brasileiros onde a ALE atua, entregando valor não apenas para os consumidores finais, mas também para os postos revendedores da rede.
O sucesso de ENERGY se traduz nos resultados e no impacto socioambiental.

Gestão da Prática Relatada:

“Lançar e implantar uma família de combustíveis de transição energética em uma rede de postos de serviços com atuação nacional e tão heterogênea não é uma tarefa das mais corriqueiras. E para isso ocorresse de maneira coordenada e com o máximo de efetividade, foi necessário que o departamento de Projetos envolvesse e articulasse diversas áreas da companhia, tais como Operações, Pricing, Comercial, Engenharia, Logística, Jurídico, Marketing e Comunicação, Atendimento ao Cliente (FALE), Academia Corporativa (treinamento e desenvolvimento), Tecnologia da Informação dentre outros.
Entre as principais etapas relacionadas ao lançamento e implantação da linha ENERGY, destacam-se:
• Desenvolvimento de identidade visual para a nova linha de combustíveis.
• Evento de lançamento on-line para revendedores e colaboradores ALE, com transmissão ao vivo e a participação dos principais parceiros e instituições envolvidas no processo de desenvolvimento da família de produtos.
• Comunicação formal à revenda, informando sobre a substituição da linha de produtos Plus pela linha ENERGY e todas as etapas relacionadas.
• Implantação de procedimentos jurídicos a fim de garantir uma transição fluida e sem embaraços legais.
• Ajustes sistêmicos para inserção de uma nova linha de produtos, adequando os controles e suprimento de todas as filiais.
• Compra e gerenciamento de estoque de insumos (aditivos e catalisadores).
• Produção e substituição da comunicação visual dos produtos nos postos revendedores.
• Implantação de sistema de gestão de performance e acompanhamento de metas nos postos revendedores.
• Criação de campanha de comissionamento contínuo para vendedores de pista.
• Treinamentos multiplataformas e desenvolvimento de material didático para revendedores, gerentes e vendedores de pista.
• Atendimento e suporte comercial contínuo durante todo o processo de transição.
• Campanha de mídia para consumidores finais.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

A ALE já tem adotado a nova linha de combustíveis de transição energética em sua frota própria de veículos leves e pesados. Além disso, a empresa tem incentivado seus colaboradores a utilizarem os produtos, bonificando-os com pontos em uma campanha interna de incentivo a cada abastecimento.