Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Enabled Portfolio – Pessoas com Deficiência

SAP Brasil Ltda. (São Paulo)

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Em junho de 2006, a SAP fundou a SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, no sul do Brasil. Primeira unidade de suporte e desenvolvimento da SAP dedicada à América Latina, a SAP Labs Latin America faz parte da rede global de laboratórios de suporte e desenvolvimento da SAP. Além disso, em 2022, a SAP Labs Latin America se tornou um HUB Global, unidade estratégica focada em pesquisa, serviços, suporte e desenvolvimento.
A SAP Labs Latin America possui 2.098 funcionários e está localizada no parque tecnológico da Universidade Unisinos, uma das maiores universidades privadas do Brasil. Esse contexto de inovação e aprendizagem contínua é propício para a criação de um ambiente de trabalho motivador e desafiador.
Na SAP, vemos a diversidade e a inclusão sob a ótica de abraçar e celebrar as diferenças. Respeitamos as pessoas e suas opiniões porque testemunhamos em primeira mão o impacto positivo que isso tem em nosso processo de tomada de decisão e em nossos negócios. D&I (Diversidade e Inclusão) não é apenas mais uma tarefa a ser cumprida. Trata-se de convidar as pessoas para uma conversa honesta e enriquecer vidas por meio de melhores experiências, oportunidades e produtos.
A SAP Labs Latin America tem como premissa que indivíduos com diferentes capacidades possam encontrar soluções únicas e inovadoras. Com o objetivo de desenvolver e dar voz aos nossos colegas PCDs, além de atrair talentos externos PCDs, foi criado um comitê chamado “Enabled”, o qual é composto por um grupo de 30 funcionários que trabalham de forma voluntária, ou seja, fora de suas tarefas principais da empresa. A missão do “Enabled” é “enriquecer as políticas de inclusão e diversidade por meio da colaboração com equipes locais e globais em toda a SAP”. Em 2018, o “Enabled” criou uma vaga propositiva permanente para pessoas com deficiências e que desde esse primeiro passo, traz diversas ações buscando um ambiente acessível e sem preconceitos para SAP, para que todos possamos desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível e para que esse trabalho seja em um ambiente mais diverso possível. O “Enabled” foi subdividido em quatro pilares: aquisição de talentos, engajamento de funcionários, local infraestrutura e comunicação. Cada um tem seus escopos e objetivos específicos a serem alcançados. O objetivo comum dos grupos é dar voz, oportunidades e autonomia para Pessoas com Deficiência (PCDs). Neste material, focaremos no pilar de Atração de Talentos para PCDs.
Para Atração de Talentos, em junho de 2018, o grupo “Enabled” criou um projeto de vagas exclusivas para pessoas com deficiências. Para incentivar ainda mais as contratações, em 2019 criamos o programa de Referência de Talentos para Pessoas com Deficiências, no qual todos os funcionários e estagiários podem indicar um candidato. Se este for contratado, o funcionário receberá um prêmio de US$ 1.000,00. Até hoje, mais de sete pessoas foram recrutadas por meio deste programa.
A fim de auxiliar na preparação dos nossos funcionários para receberem colegas com deficiência auditiva, o grupo “Enabled” promoveu o Curso de Libras, onde desde 2019, diversas equipes recebem o curso para melhorar a comunicação com os colegas. No mesmo ano, o grupo “Enabled” promoveu duas sessões por semestre com alunos de graduação da Unisinos, com o objetivo de trocar conhecimentos e conscientizar jovens, onde colegas da SAP com deficiência foram compartilhar sua experiência de trabalho e mostrar as práticas de Diversidade e Inclusão realizadas na empresa.
Em dezembro de 2020, o evento “ID Experience” promoveu a diversidade e inclusão dentro da SAP, trazendo temas relacionados à vida profissional, tendo a participação de 93 pessoas externas e a participação de 89 internas como voluntários no evento, além de 20 funcionários que ajudaram no planejamento e na organização.
Ainda, a SAP Labs Latin America participou da 1ª Feira de Carreiras para Pessoas com Deficiências em setembro de 2020, sendo essa uma oportunidade excelente para compartilhar nosso banco de talentos de PCDs e ficar em contato com os candidatos para um bate-papo.
A SAP Labs LA fez uma parceria junto à Egalite, uma empresa de consultoria especializada em acessibilidade, com um projeto voltado a contratação de candidatos PCDs, utilizando o seu banco de talentos. Além disso, no tópico ambiente de trabalho inclusivo, a SAP, com a consultoria da Egalite, realizou um trabalho para implementar mudanças para uma maior acessibilidade nos espaços físicos, nas comunicações, em eventos e nas operações internas. Máquina de café com descrição em Braille, vagas de estacionamentos para PCDs, lixeiras com descrição em Braille, rampas, piso tátil e voz sinalizadora em elevadores foram algumas das implementações que a SAP fez nos anos de 2019 a 2022.
Ademais, durante a construção do prédio onde está localizado o SAP Labs, a empresa recebeu consultoria para tornar o prédio mais acessível, em todos os âmbitos.
No ano de 2023, “workshops” como o de Desenvolvimento de Carreiras para Colegas PCDs, que ocorre desde janeiro e que já foram entregues em cinco sessões, focam no desenvolvimento profissional desses colegas dentro da SAP. Ademais, dentro do pilar de Atração de Talentos, a SAP está lançando, este ano, o programa “Start Coding”, com 20 vagas de estágio exclusivos para PCDs na área de tecnologia e formação. O programa ainda conta com capacitações nas trilhas de “Web Full Stack – React e JavaScript”. O objetivo é trazer cada vez mais a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.
Como ação mais recente do projeto “Enabled”, a SAP firmou parceria com a Guiaderodas uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade, que oferece a Certificação Guiaderodas, uma certificação que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão.
Todas essas ações são praticadas, com maestria, pela SAP Labs Latin America, pensadas e executadas através do grupo de funcionários que se voluntariam para realizar todas essas atividades em prol de uma empresa e um mundo mais inclusivo e empático.”

Relevância para o Negócio:

“A SAP tem como um dos seus pilares da estratégia de sustentabilidade o tema “Zero Desigualdade com Responsabilidade Social”, sendo essa uma das prioridades da organização global. Como seres humanos responsáveis pelo progresso social, a companhia acredita que devemos não apenas abraçar, mas também conectar e cruzar nossas diversas experiências para construir uma sociedade inclusiva onde todos prosperam.
A SAP está empenhada em respeitar e promover os direitos humanos em todas as nossas operações, cadeia de abastecimento e ciclo de vida do produto, por meio de ações como: Relatórios ESG transparentes, apoiando o uso ético da Inteligência Artificial e executando uma cadeia de suprimentos responsável.
Também sabemos que os negócios melhores administrados começam com pessoas saudáveis, apoiadas por uma cultura de cuidado e equilíbrio, priorizando a saúde mental e o bem-estar, ajudando as pessoas a alcançar todo o seu potencial e proporcionar empatia e cuidado.
Criar uma cultura diversificada e inclusiva nos torna uma empresa melhor, alimentando nossa inovação, aprimorando nossa experiência de trabalho e possibilitando nosso sucesso. Capacitar as pessoas para se desenvolverem da melhor forma, impulsionando a inovação por meio da diversidade e liderar pelo exemplo são algumas das ações que promovemos na empresa.
Em relação à responsabilidade social corporativa, a SAP está gerando oportunidades para todas as pessoas por meio da inclusão digital, com a ajuda de nosso talento, tecnologia e parcerias estratégicas. A colaboração com a Egalite e Guiaderodas possibilita que nossos espaços fiquem cada vez mais diversos, auxiliando no empoderamento de colaboradores com deficiência. Além disso, os treinamentos e “workshops” promovidos contribuem para construir habilidades futuras e acelerar negócios sociais, cooperando com a sustentabilidade.
A contratação de PCDs, além de ser uma questão de inclusão social e direitos humanos, traz diversos benefícios relevantes para o negócio. Ao diversificar o quadro de funcionários, a SAP visa contar com a perspectiva única de profissionais, trazendo novas soluções e inovações para a empresa, sendo esses dois tópicos de extrema relevância para a SAP. Ao oferecer oportunidades de contratação, que muitas vezes não são encontradas no mercado para PCDs, a SAP visa que estes usem essa chance para desenvolverem e contribuírem para a organização, bem como para terem oportunidade de desenvolvimento profissional e social.
Ademais, a SAP aspira com essas ações impactar todas as operações e todos os colaboradores da empresa, trazendo uma maior inclusão e responsabilidade social para eles, liderando pelo exemplo e impactando cada vez mais pessoas com essas ações. Em suma, essa cidadania empresarial traz relevância para todas as conexões da SAP. Implementando tais mudanças dentro da estrutura organizacional, faz com que toda a cadeia de negócios seja impactada positivamente.” “O programa “Enabled” da SAP Labs Latin America é inovador em sua concepção e implementação, destacando-se das práticas usuais no mercado. As principais características que diferenciam este programa dos demais do mercado é a contribuição para adaptação, capacitação e sentimento de pertencimento desses colaboradores e a preparação dos demais colegas para receber os funcionários com deficiência. Esses pilares são de suma importância para garantir a permanência desses trabalhadores na empresa, além de criar um espaço convidativo para que se sintam confortáveis em inovar e desempenhar suas atividades.
O grupo é composto por 30 membros voluntários, onde sua maioria é PCD. Para participar do grupo, os integrantes devem ter afinidade com o tema: ter e desenvolver conhecimentos sobre questões pertinentes à inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade; envolvimento com a comunidade: facilidade para trabalhar em equipe, buscando aumentar o número de membros e a qualidade da contribuição voluntária; aconselhar e dar feedback construtivo à equipe desta rede; coordenar iniciativas (campanhas e ações), mensurar resultados e garantir que o progresso seja constante; gestão das partes interessadas: trabalhar ao lado de equipes globais e regionais de diversidade e inclusão, promover benchmark com outras regiões, RH e comunicações locais, parceiros e outros líderes de ENG (“Employee Network Group” ou Grupo de Rede de Empregados); realizar reuniões e planejamento anual, compartilhar informações, experiências e alinhamento com os membros do grupo de voluntariado.
Além disso, cada pilar do grupo tem uma missão final bem definida. Os voluntários que participam do pilar de Atração de Talentos têm como objetivo promover iniciativas em colaboração com o ecossistema para atrair mais Pessoas com Deficiência, ao mesmo tempo em que constroem uma reputação como empregador inclusivo. Eles desempenham um papel ativo na estratégia de contratação de mais PCDs dentro da empresa. Por outro lado, os membros do pilar de Engajamento dos Funcionários concentram-se no desenvolvimento de carreira desses colaboradores, organizando “workshops”, treinamentos e trilhas de conhecimento para capacitar ainda mais esses colegas. Por fim, o pilar de Infraestrutura e Comunicação é responsável por manter o local de trabalho inclusivo. As ações de infraestrutura são implementadas por meio de parcerias, como as com a Egalite e Guiaderodas, para garantir que nosso prédio seja acessível, além de pensar em outras iniciativas de inclusão. A comunicação também desempenha um papel importante, conscientizando sobre o uso dos ambientes acessíveis e mantendo os colaboradores do Labs LA informados sobre as ações realizadas pelo grupo.
O “Enabled” tem como objetivo a inclusão, apostando nas nossas aptidões e talentos e incentivando a inclusão de pessoas com deficiência no nosso quadro de colaboradores. Nosso foco é aumentar a conscientização e abertura entre nossos funcionários para deixar de lado preconceitos e contribuir para um ambiente de trabalho inclusivo que atenda às necessidades e capacidades de todos.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Em junho de 2006, a SAP fundou a SAP Labs Latin America, em São Leopoldo, no sul do Brasil. Primeira unidade de suporte e desenvolvimento da SAP dedicada à América Latina, a SAP Labs Latin America faz parte da rede global de laboratórios de suporte e desenvolvimento da SAP. Além disso, em 2022, a SAP Labs Latin America se tornou um HUB Global, unidade estratégica focada em pesquisa, serviços, suporte e desenvolvimento.
A SAP Labs Latin America possui 2.098 funcionários e está localizada no parque tecnológico da Universidade Unisinos, uma das maiores universidades privadas do Brasil. Esse contexto de inovação e aprendizagem contínua é propício para a criação de um ambiente de trabalho motivador e desafiador.
Na SAP, vemos a diversidade e a inclusão sob a ótica de abraçar e celebrar as diferenças. Respeitamos as pessoas e suas opiniões porque testemunhamos em primeira mão o impacto positivo que isso tem em nosso processo de tomada de decisão e em nossos negócios. D&I (Diversidade e Inclusão) não é apenas mais uma tarefa a ser cumprida. Trata-se de convidar as pessoas para uma conversa honesta e enriquecer vidas por meio de melhores experiências, oportunidades e produtos.
A SAP Labs Latin America tem como premissa que indivíduos com diferentes capacidades possam encontrar soluções únicas e inovadoras. Com o objetivo de desenvolver e dar voz aos nossos colegas PCDs, além de atrair talentos externos PCDs, foi criado um comitê chamado “Enabled”, o qual é composto por um grupo de 30 funcionários que trabalham de forma voluntária, ou seja, fora de suas tarefas principais da empresa. A missão do “Enabled” é “enriquecer as políticas de inclusão e diversidade por meio da colaboração com equipes locais e globais em toda a SAP”. Em 2018, o “Enabled” criou uma vaga propositiva permanente para pessoas com deficiências e que desde esse primeiro passo, traz diversas ações buscando um ambiente acessível e sem preconceitos para SAP, para que todos possamos desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível e para que esse trabalho seja em um ambiente mais diverso possível. O “Enabled” foi subdividido em quatro pilares: aquisição de talentos, engajamento de funcionários, local infraestrutura e comunicação. Cada um tem seus escopos e objetivos específicos a serem alcançados. O objetivo comum dos grupos é dar voz, oportunidades e autonomia para Pessoas com Deficiência (PCDs). Neste material, focaremos no pilar de Atração de Talentos para PCDs.
Para Atração de Talentos, em junho de 2018, o grupo “Enabled” criou um projeto de vagas exclusivas para pessoas com deficiências. Para incentivar ainda mais as contratações, em 2019 criamos o programa de Referência de Talentos para Pessoas com Deficiências, no qual todos os funcionários e estagiários podem indicar um candidato. Se este for contratado, o funcionário receberá um prêmio de US$ 1.000,00. Até hoje, mais de sete pessoas foram recrutadas por meio deste programa.
A fim de auxiliar na preparação dos nossos funcionários para receberem colegas com deficiência auditiva, o grupo “Enabled” promoveu o Curso de Libras, onde desde 2019, diversas equipes recebem o curso para melhorar a comunicação com os colegas. No mesmo ano, o grupo “Enabled” promoveu duas sessões por semestre com alunos de graduação da Unisinos, com o objetivo de trocar conhecimentos e conscientizar jovens, onde colegas da SAP com deficiência foram compartilhar sua experiência de trabalho e mostrar as práticas de Diversidade e Inclusão realizadas na empresa.
Em dezembro de 2020, o evento “ID Experience” promoveu a diversidade e inclusão dentro da SAP, trazendo temas relacionados à vida profissional, tendo a participação de 93 pessoas externas e a participação de 89 internas como voluntários no evento, além de 20 funcionários que ajudaram no planejamento e na organização.
Ainda, a SAP Labs Latin America participou da 1ª Feira de Carreiras para Pessoas com Deficiências em setembro de 2020, sendo essa uma oportunidade excelente para compartilhar nosso banco de talentos de PCDs e ficar em contato com os candidatos para um bate-papo.
A SAP Labs LA fez uma parceria junto à Egalite, uma empresa de consultoria especializada em acessibilidade, com um projeto voltado a contratação de candidatos PCDs, utilizando o seu banco de talentos. Além disso, no tópico ambiente de trabalho inclusivo, a SAP, com a consultoria da Egalite, realizou um trabalho para implementar mudanças para uma maior acessibilidade nos espaços físicos, nas comunicações, em eventos e nas operações internas. Máquina de café com descrição em Braille, vagas de estacionamentos para PCDs, lixeiras com descrição em Braille, rampas, piso tátil e voz sinalizadora em elevadores foram algumas das implementações que a SAP fez nos anos de 2019 a 2022.
Ademais, durante a construção do prédio onde está localizado o SAP Labs, a empresa recebeu consultoria para tornar o prédio mais acessível, em todos os âmbitos.
No ano de 2023, “workshops” como o de Desenvolvimento de Carreiras para Colegas PCDs, que ocorre desde janeiro e que já foram entregues em cinco sessões, focam no desenvolvimento profissional desses colegas dentro da SAP. Ademais, dentro do pilar de Atração de Talentos, a SAP está lançando, este ano, o programa “Start Coding”, com 20 vagas de estágio exclusivos para PCDs na área de tecnologia e formação. O programa ainda conta com capacitações nas trilhas de “Web Full Stack – React e JavaScript”. O objetivo é trazer cada vez mais a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.
Como ação mais recente do projeto “Enabled”, a SAP firmou parceria com a Guiaderodas uma empresa de tecnologia a favor da acessibilidade, que oferece a Certificação Guiaderodas, uma certificação que aprimora e reconhece as melhores práticas de acessibilidade e inclusão.
Todas essas ações são praticadas, com maestria, pela SAP Labs Latin America, pensadas e executadas através do grupo de funcionários que se voluntariam para realizar todas essas atividades em prol de uma empresa e um mundo mais inclusivo e empático.”

Gestão da Prática Relatada:

“O “Employee Network Group” (ENG) é uma iniciativa voluntária de diversidade e inclusão liderada por funcionários que é formalmente apoiada pela SAP. Os ENGs geralmente são organizados com base em identidades, interesses ou origens comuns com o objetivo de apoiar os funcionários e criar um local de trabalho inclusivo, oferecendo oportunidades de networking, desenvolvimento profissional e alcance da comunidade.
Todos os funcionários da SAP são bem-vindos a qualquer ENG. Atualmente, existem mais de 35.000 funcionários envolvidos em alguma das ENGs disponíveis como lideres ou aliados no mundo todo. Não há limitação de gênero, raça, idade ou origem cultural para contribuir e se beneficiar das iniciativas e atividades da ENG.
Em relação a ENG do “Enabled”, temos um comitê dividido em três pilares: Atração de Talentos, Ambiente Inclusivo (com as subdivisões de Infraestrutura e Comunicação) e Experiência do Colaborador (com as subdivisões de Desenvolvimento de Carreira e Envolvimento com o Trabalho). O comitê é liderado por duas pessoas responsáveis pelos três pilares, e cada pilar conta com uma subliderança. Atualmente, o projeto conta com a participação de 30 voluntários. São realizadas reuniões semanais com todas as lideranças para o planejamento de novas ideias e solicitação de ajuda em projetos em andamento. Também são realizadas reuniões a cada 30 a 60 dias com as lideranças e voluntários da ENG para compartilhar novidades, projetos em andamento, sugestões de novas iniciativas e solicitar ajuda voluntária.
Além disso, são realizados outros quatro encontros estratégicos para promover o ENG do “Enabled”. Um dos encontros é realizado com recrutadores de vagas para pessoas com deficiência, a fim de encaminhar possíveis candidatos. Existe também o “”Labs Force Task””, uma reunião com os líderes da área de RH para atualizar as ações do grupo e receber “inputs” e informações sobre ações realizadas no Labs que possam impactar o “Enabled”.
Outro encontro estratégico são as Reuniões com as Lideranças de outras ENGs, onde ocorre a troca de experiências e iniciativas com outros líderes, visando possíveis parcerias e ações. Além disso, são realizadas reuniões com as lideranças do “Enabled” de outras filiais da SAP ao redor do mundo. O “Enabled” é um projeto global em que cada filial apresenta seus resultados, ações e compartilha experiências para aprimorar ainda mais a experiência do colaborador PCD em todo o mundo.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Incentivamos outras empresas a implementarem ações semelhantes para promover um ambiente inclusivo e diverso no local de trabalho. A SAP Labs LA constantemente recebe empresas e compartilha suas práticas e experiências, incentivando e inspirando essas organizações a estruturarem áreas e ações de diversidade. A diversidade promove a criatividade e a inovação, que são essenciais para o crescimento da empresa e manutenção de sua competitividade no mercado. Para começar a implementar esses projetos, é necessário aumentar o número de funcionários com necessidades especiais, criando vagas específicas para esse público. Para garantir a permanência desses profissionais, é preciso criar um espaço onde eles se sintam confortáveis para expressar suas demandas e opiniões acerca das operações da empresa. É importante promover um espaço físico acessível, com rampas, elevadores, suportes, auxílios por voz etc. para garantir o bem-estar do colaborador. Todos as soluções SAP são acessíveis a deficiências visuais e auditivas, possibilitando que pessoas portadoras dessa deficiências possam trabalham e operar esses sistemas. Somente após essas preparações básicas é possível avançar em atividades mais completas, como a preparação dos demais colaboradores para receberem seus colegas PCDs. Depois de promover “workshops”, capacitações e incentivos para os funcionários, criar espaços para o envolvimento do público externo pode ser uma boa opção. Além de contribuir com o ecossistema e ensinar habilidades para pessoas do mercado, é uma boa oportunidade para conhecer novos indivíduos e preparar o caminho para novas contratações.
Para continuarmos nossas iniciativas inclusivas, em 2023 realizaremos novamente o projeto “TechSchool”, que consiste em oferecer um currículo de treinamentos com duração de uma semana, com foco em pessoas com deficiência (PCDs), para a capacitação nos seguintes tópicos: “Design”, “Design Thinking”, Internet das Coisas, Inovação e dicas para processo seletivo. Além disso, haverá uma palestra com um gestor PCD para incentivar mais pessoas com deficiência a alcançarem cargos de liderança, em que ele compartilhará sua trajetória e experiência gerenciando o Labs.
Além do “TechSchool”, teremos um “workshop” voltado para lideranças da empresa sobre acessibilidade e a importância da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Por fim, realizaremos dois eventos externos para candidatos PCDs sobre processo seletivo e temos a meta de dobrar o número de funcionários com deficiência ainda este ano.
Outrossim, como já mencionado, o programa Referência de Talentos para Pessoas com Deficiência é uma iniciativa inovadora que incentiva todos os colaboradores da SAP a indicarem candidatos PCDs para vagas da empresa, oferecendo um prêmio adicional para os que conseguirem efetivar uma contratação. Esta ação será mantida no ano de 2023 e é um diferencial enorme do mercado pois, além de promover a contratação de candidatos PCDs, ela encoraja os funcionários a entrarem nesta ação e promoverem dentro da empresa uma cultura inclusiva e uma responsabilidade social.
Outras ações que trazem inovações e que podem inspirar até outras empresas a adotarem práticas semelhantes é o programa “Start Coding”, com previsão de lançamento em 2023, oferecendo 20 vagas de estágios exclusivas para pessoas com deficiências físicas ou autismo, uma oportunidade que traz autonomias e chances para PCDs em uma área altamente demandada e valorizada. A SAP Labs Latin America ainda busca nos próximos anos trazer cada vez mais ações inovadoras, com o objetivo de tornar a empresa cada vez mais diversa e inclusiva.”