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Ano: 2023

Eco Ace: vestuário com poliéster 100% reciclado de upcycling nacional

C&A Modas Ltda.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“• Principais objetivos: O projeto para produtos EcoAce surge de uma parceria inovadora entre a C&A, marca varejista de produtos têxteis e uma marca que de água mineral engarrafada para iniciar a destinação dos resíduos pós-consumo, garrafas PET coletados, para upcycling. Hoje o Brasil consome aproximadamente 9 bilhões de unidades de garrafas PET e 53% delas não são recicladas ou reaproveitadas, sendo destinadas para aterros, lixões ou meio ambiente. O upcycling transforma o resíduo em uma matéria prima de maior valor para a cadeia produtiva de outro produto. A coleção de produtos esportivos EcoAce foi lançada com objetivo de promover o desenvolvimento da rede fornecimento nacional com 100% de contudo reciclado proveniente de garrafas pet, em um ciclo 100% nacional, em processo de upcycling de produção de fio em filamentos multicabos, para maior durabilidade do produto final. Considerando que produtos com maior durabilidade são também um dos pilares da economia circular. . • Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante); Recursos industriais dos parceiros localizados no Brasil em São Paulo e Paraná • Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra; O projeto inova com o desenvolvimento da resina e fio de poliéster 100% reciclado em meados de 2021, com o processo de logística reversa de recolhimento das garrafas pós-uso pela marca de água mineral, conexão entre a C&A e a fabricante nacional de fio de poliéster e a produtora da resina. Na fabricante de resina foi necessário o desenvolvimento de filtros e processo de reciclagem de pellets de pet com alta pureza para produção de filamentos multicabos em resina 100% reciclada nas especificações para produção de fio têxtil. Hoje estamos buscando novos parceiros para a coleta de resíduo pre e pós-consumo PET para poder transformar o projeto em uma linha contínua de produtos esportivos. E estamos testando os fios de poliéster reciclados em uma tecelagem jeans para expandir para outros produtos. • Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática: O time de Matérias Primas Sustentáveis (SM), que é parte da grande equipe de Sustentabilidade da C&A, apoiou todo o desenvolvimento de forma técnica e consultiva para facilitar e viabilizar a conexão entre a fiação, time de desenvolvimento interno de produto e comercial, fabricante de resina e marca de água mineral parceira. O custo de desenvolvimento técnico foi pago por cada uma das empresas participantes do projeto com foco na replicação dessa produção e ganho de capacidade. O custo extra da produção inicial mais elevado devido ao volume produtivo menor, por se tratar de uma prova de conceito, a C&A, buscando oferecer opções de escolha às clientes e em linha com sua missão de democratizar a moda, o oferece pelo mesmo preço de um convencional. A companhia assume a questão financeira, pois acredita que não se deve cobrar mais caro por um produto mais sustentável, oferecendo a possibilidade de a cliente fazer uma escolha mais consciente, sem onerar seu bolso. Esse é um investimento estratégico da marca, apostando no desenvolvimento de tecnologias de menor impacto, fazendo investimentos financeiros e técnicos de apoio. • Principais resultados alcançados A união de todos esses pontos da rede de valor, resultou em o lançamento de uma coleção de peças esportivas de vários modelos, vendidos nas principais lojas e no e-commerce somado 6.396 peças. Onde o conteúdo foi testado em laboratório certificado para garantir a presença de produto reciclado e seu %, assim garantindo a conformidade do lançamento. Para esse lançamento foi consumido um volume de 1.500 Kg de fio de poliéster reciclado. Indo de encontro com as metas da C&A de ter 50% dos produtos vendidos em 2030 com princípio de circularidade e de ter 80% das matérias primas principais provenientes de fontes mais sustentaveis, com as ODS 6,8,9,11,12 e 13 estabelecidas pela ONU. A empresa também promove resultados positivos em níveis corporativos a seus parceiros, como: ● Promover a integração no setor têxtil, por meio da conexão com a fiação; ● Expandir práticas de circularidade na cadeia de suprimentos; ● Agregar valor e exclusividade ao portfólio de vendas com a inclusão de produtos com atributos circulares; ● Posicionamento de marca ao contribuir para a estruturação de um modelo circular disruptivo; ● Aumento de presença digital da marca; “

Relevância para o Negócio:

Os produtos de poliéster virgem representam cerca de 20% dos produtos comercializados pela C&A no Brasil onde o fio de poliéster é geralmente um commodity importada, com impacto logístico, e que não gera possibilidades de diferenciação nos tipos de fio, e se relaciona diretamente também a um tema material para o setor do varejo têxtil, que são os resíduos de pré e pós consumo. Ademais, um dos pilares da estratégia global de sustentabilidade da C&A é a Economia Circular, com ações estratégicas iniciadas no ciclo anterior, concluído em 2020, e com outras planejadas para potencializar o tema até 2028. A iniciativa apresenta uma solução justamente baseada nos princípios da Economia Circular, contribuindo para dois dos três deles, mantendo materiais úteis em seu ciclo de vida por mais tempo e reduzindo e buscando eliminar a geração de resíduos. É concomitantemente focada no negócio, integrando a questão da sustentabilidade de forma transversal, pois traz um produto com a qualidade equiparada ou superior a outro produto convencional proveniente de matéria prima virgem, mas com menor impacto. “Acompanhando a tendencia do varejo textil global, a utilização de materiais de fontes circulares é uma das principais. Um dos principais diferenciais dessa iniciativa foi a conexão de todos os elos da rede valor, iniciando na coleta do resíduo pet, passando pelo reciclador, pelo produtor do fio, chegando ao fornecedor do produto acabado. Outro dos principais diferenciais é o % do conteúdo reciclado que conseguimos chegar a 100%, comprovado por teste químico, a grande maioria do mercado trabalha produtos reciclados de poliéster utilizando o tipo de fio fiado da fibra cortada, com baixo atributo de qualidade e maior geração de microplásticos, geralmente misturados à outras fibras, ou um percentual menor de conteúdo reciclado em filamentos multicabos importados, com maior qualidade e menor geração de microplásticos, porém feito com resíduos coletados em outros países. Outro ponto inovador no projeto foi o teste do produto final para garantir que o produto final continha a quantidade mínima de conteúdo reciclado seno alegada, para ter a completa segurança de que todo o processo foi realizado conforme as especificações do projeto.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“• Principais objetivos: O projeto para produtos EcoAce surge de uma parceria inovadora entre a C&A, marca varejista de produtos têxteis e uma marca que de água mineral engarrafada para iniciar a destinação dos resíduos pós-consumo, garrafas PET coletados, para upcycling. Hoje o Brasil consome aproximadamente 9 bilhões de unidades de garrafas PET e 53% delas não são recicladas ou reaproveitadas, sendo destinadas para aterros, lixões ou meio ambiente. O upcycling transforma o resíduo em uma matéria prima de maior valor para a cadeia produtiva de outro produto. A coleção de produtos esportivos EcoAce foi lançada com objetivo de promover o desenvolvimento da rede fornecimento nacional com 100% de contudo reciclado proveniente de garrafas pet, em um ciclo 100% nacional, em processo de upcycling de produção de fio em filamentos multicabos, para maior durabilidade do produto final. Considerando que produtos com maior durabilidade são também um dos pilares da economia circular. . • Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante); Recursos industriais dos parceiros localizados no Brasil em São Paulo e Paraná • Época de início, principais etapas implementadas, e estágio de implementação em que se encontra; O projeto inova com o desenvolvimento da resina e fio de poliéster 100% reciclado em meados de 2021, com o processo de logística reversa de recolhimento das garrafas pós-uso pela marca de água mineral, conexão entre a C&A e a fabricante nacional de fio de poliéster e a produtora da resina. Na fabricante de resina foi necessário o desenvolvimento de filtros e processo de reciclagem de pellets de pet com alta pureza para produção de filamentos multicabos em resina 100% reciclada nas especificações para produção de fio têxtil. Hoje estamos buscando novos parceiros para a coleta de resíduo pre e pós-consumo PET para poder transformar o projeto em uma linha contínua de produtos esportivos. E estamos testando os fios de poliéster reciclados em uma tecelagem jeans para expandir para outros produtos. • Como foram utilizados recursos financeiros, humanos, técnicos, naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática: O time de Matérias Primas Sustentáveis (SM), que é parte da grande equipe de Sustentabilidade da C&A, apoiou todo o desenvolvimento de forma técnica e consultiva para facilitar e viabilizar a conexão entre a fiação, time de desenvolvimento interno de produto e comercial, fabricante de resina e marca de água mineral parceira. O custo de desenvolvimento técnico foi pago por cada uma das empresas participantes do projeto com foco na replicação dessa produção e ganho de capacidade. O custo extra da produção inicial mais elevado devido ao volume produtivo menor, por se tratar de uma prova de conceito, a C&A, buscando oferecer opções de escolha às clientes e em linha com sua missão de democratizar a moda, o oferece pelo mesmo preço de um convencional. A companhia assume a questão financeira, pois acredita que não se deve cobrar mais caro por um produto mais sustentável, oferecendo a possibilidade de a cliente fazer uma escolha mais consciente, sem onerar seu bolso. Esse é um investimento estratégico da marca, apostando no desenvolvimento de tecnologias de menor impacto, fazendo investimentos financeiros e técnicos de apoio. • Principais resultados alcançados A união de todos esses pontos da rede de valor, resultou em o lançamento de uma coleção de peças esportivas de vários modelos, vendidos nas principais lojas e no e-commerce somado 6.396 peças. Onde o conteúdo foi testado em laboratório certificado para garantir a presença de produto reciclado e seu %, assim garantindo a conformidade do lançamento. Para esse lançamento foi consumido um volume de 1.500 Kg de fio de poliéster reciclado. Indo de encontro com as metas da C&A de ter 50% dos produtos vendidos em 2030 com princípio de circularidade e de ter 80% das matérias primas principais provenientes de fontes mais sustentaveis, com as ODS 6,8,9,11,12 e 13 estabelecidas pela ONU. A empresa também promove resultados positivos em níveis corporativos a seus parceiros, como: ● Promover a integração no setor têxtil, por meio da conexão com a fiação; ● Expandir práticas de circularidade na cadeia de suprimentos; ● Agregar valor e exclusividade ao portfólio de vendas com a inclusão de produtos com atributos circulares; ● Posicionamento de marca ao contribuir para a estruturação de um modelo circular disruptivo; ● Aumento de presença digital da marca; “

Gestão da Prática Relatada:

O projeto foi gerido por um grupo multifuncional com reuniões quinzenais durante as fases iniciais do projeto e com acompanhamento mensal na fase final do projeto, nesse grupo participaram, time comercial de produtos esportivos, Sourcing, ESG, time de materiais sustentaveis, qualidade, time de estilo e representantes das empresas parceiras envolvidas.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“O lançamento da primeira coleção permitiu o desenvolvimento da tecnologia de produção e a conexão dos elos produtivos, na cadeia do poliéster e PET. Hoje podemos comprar fio com conteúdo 100% reciclado sem que seja necessário proporcionar uma fonte única de resido para isso. Assim já podemos estender os testes para outros tipos de produtos que utilizem filamento de poliéster em sua construção. Com essa disponibilidade estamos testando esses fios com uma tecelagem e confecção de jeans para expandir a utilização desse para produtos com maior representatividade de venda dentro dos produtos da marca C&A. Um dos principais impactos positivos desse projeto, é que outras marcas poderão se beneficiar desse caminho aberto pela C&A. Não foi pedida exclusividade, pois a companhia deseja que iniciativas como essa sejam replicadas em todos os elos da cadeia, a partir do legado da C&A. Abriu-se caminho e esse caminho é para todos. A C&A fomenta o desenvolvimento e possibilita uma redução significativa de resíduos pré e pós consumo. Isso ocasiona um ciclo virtuoso, pois com a crescente conscientização do consumidor para o tema, há mais interesse de empresas oferecerem produtos mais sustentáveis e maior procura por esses itens de impacto positivo. Em 2023 a C&A irá finalizar o mapa de utilização de produtos reciclados até 2030 onde o poliéster é hoje a principal matéria prima.”