NEOENERGIA S.A
“O projeto de doação resíduos de poda, oriundos das atividades de manutenção de redes aéreas, para produtores rurais tem como principal objetivo contribuir com as cadeias socioprodutivas de produtos agrícolas desenvolvidos por pequenos produtores rurais localizados no Distrito Federal e entorno. Nesse sentindo, o projeto utiliza os recursos alocados na operação da manutenção dos equipamentos da rede de distribuição, integra atividades e setores da Neoenergia Brasília na operacionalização e planejamento deste projeto, e aproxima esta empresa das comunidades rurais em prol do desenvolvimento sustentável e do alcance de seus valores socioambientais. Tais recursos se constituem principalmente de equipes de eletricistas, caminhões, equipamentos para corte de árvores e trituradores de galhos e folhas, equipes capacitadas na temática de meio ambiente, setores de planejamento e comunicação. O projeto teve início em junho de 2021, tendo todas as suas etapas desenvolvidas em conjunto com as famílias beneficiadas e setores envolvidos no planejamento e operacionalização desde o início. Neste caso, cumpre ressaltar que o projeto recebe um contínuo feedback tanto dos técnicos envolvidos quanto dos produtores rurais beneficiados, o que faz com que ao longo dos 2 anos de desenvolvimento este projeto apresente ganhos socioambientais para além das suas previsões iniciais, bem como já apresenta inovações tecnológicas e procedimentais que o fazem ser cada vez mais eficiente e amplo. Ademais, a entrega dos resíduos é feita por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – SEAGRI/DF, a qual proporciona não só uma cooperação interinstitucional da empresa, mas também uma possibilidade de desenvolvimento de novos projetos derivados desta iniciativa. Dentre os principais resultados alcançados estão a produção de 40 toneladas por mês de resíduos, que atendem 65 produtores rurais, um quantitativo que propiciou diversos outros ganhos socioambientais e tecnológicos, os quais perpassam pelos valores do desenvolvimento sustentável; economia solidária; gestão eficiente de resíduos; preservação do meio ambiente; comunicação e responsabilização social; entre outros.
“
“O projeto que tem como principal objetivo doar os resíduos oriundos da poda de árvores, atividade associada a manutenção e prevenção de acidentes nas estruturas de distribuição, para pequenos produtores rurais. Neste aspecto, o projeto reforça os aspectos socioambientais das operações da Neoenergia Brasília, integrando suas atividades às cadeias produtivas rurais do Distrito Federal e entorno. Ademais, o produto disponibilizado pela Neoenergia Brasília potencializa a produção de alimentos orgânicos e contribui para a redução da utilização de insumos agrícolas. Em termos de inovação, o projeto amplia a rede de atividades no âmbito socioambiental da empresa, contribui para a devida gestão sustentável de seus resíduos e agrega as atividades da empresa com a economia solidária e com as atividades de baixo impacto ambiental que se desenvolvem na zona rural do Distrito Federal.
É relevante destacar que com o desenvolvimento do projeto de aproveitamento dos resíduos de poda, a Neoenergia ampliou seu leque de atividades, além de inovar em diversos de seus setores de planejamento e de operacionalização. Além disso, a importância de uma empresa ter atividades socioambientais com comunidades rurais é imensurável, pois promove a construção de relações sustentáveis e equitativas entre a empresa e as comunidades em que ela atua. No âmbito do projeto aqui relatado, algumas premissas foram observadas ao longo de seu desenvolvimento, tanto pelo corpo técnico da Neoenergia quanto pelas famílias beneficiadas pelo projeto, são elas:
Responsabilidade social: O projeto demonstrou que a empresa Neoenergia tem um papel fundamental na sociedade, e as atividades socioambientais são uma maneira de demonstrar seu compromisso com o bem-estar das comunidades em que está inserida. Ao investir em ações que beneficiam as comunidades rurais, a empresa contribui para o desenvolvimento socioeconômico local e para a melhoria da qualidade de vida dos seus membros. Neste contexto, ressalta-se o feedback positivo constante oriundo das famílias beneficiadas pelo projeto.
Preservação do meio ambiente: Vale destacar que as comunidades rurais do Distrito Federal muitas vezes dependem dos recursos naturais ao seu redor para subsistência e sustento. Ao promover atividades socioambientais, a empresa ajuda a preservar esses recursos, promovendo a conservação da fauna, flora, água e solo. Além disso, essas ações podem estimular práticas sustentáveis, como o manejo adequado dos recursos naturais e a adoção de técnicas agrícolas ambientalmente responsáveis.
Desenvolvimento econômico local: Observou-se logo nos primeiros meses que as atividades socioambientais da Neoenergia Brasília impulsionaram o desenvolvimento econômico das comunidades rurais, especialmente através da geração de empregos, treinamentos e capacitações. Ao promover a inclusão social e a valorização dos talentos locais, a empresa contribuiu também para a redução das desigualdades e para o fortalecimento da economia regional.
Parcerias e diálogo com as comunidades: Talvez um dos maiores ganhos do projeto, o qual também contribuiu para seu fortalecimento e evolução, em que ao realizar atividades socioambientais com as comunidades rurais, a Neoenergia estabeleceu um diálogo direto e contínuo com os membros locais. Essa interação facilitou a identificação de necessidades, desafios e oportunidades específicas da região do Distrito Federal, permitindo que a empresa direcionasse seus esforços de forma mais eficaz e estivesse alinhada às demandas locais. Além disso, criou-se uma relação de confiança mútua, que é essencial para uma convivência harmoniosa e colaborativa.
Legitimidade e reputação da empresa: Um dos objetivos iniciais, o qual foi observado também logo nos primeiros meses de desenvolvimento do projeto de aproveitamento dos resíduos de poda. Neste caso, deve-se lembrar que as empresas que se envolvem em atividades socioambientais com comunidades rurais ganham legitimidade perante a sociedade. Essas ações demonstram um compromisso além do lucro e uma preocupação genuína com o desenvolvimento sustentável. Isso fortalece a reputação da empresa, constrói uma imagem positiva e pode atrair consumidores, investidores e parceiros que compartilham dos mesmos valores. No caso do projeto aqui relatado, a iniciativa cresce ao longo dos meses com cada vez mais famílias procurando se integrar ao projeto e os setores da Neoenergia se adaptando às demandas sociais.
Aprendizado e inovação: O maior desafio inicial do projeto da Neoenergia foi aliar estes dois aspectos ao desenvolvimento de uma nova prática na empresa. Neste caso, a interação com as comunidades rurais do Distrito Federal trouxe perspectivas diferentes e conhecimentos tradicionais enraizados na sabedoria local. Por exemplo, núcleos rurais do Distrito Federal já se utilizavam de resíduos em boa parte de suas culturas, inclusive do café, no entanto não tinham a prática de desenvolver parcerias com as empresas locais. Diante desta possibilidade, a empresa aprendeu com essas comunidades, incorporar práticas sustentáveis e tradicionais em suas operações e até mesmo desenvolver soluções inovadoras em conjunto. Nas últimas divulgações do projeto, foi demonstrado como essa troca de conhecimentos beneficiou ambas as partes e pode gerar resultados positivos a longo prazo.
” O projeto de disponibilização de resíduos da poda da Neoenergia Brasília inova ao conciliar a prática do aproveitamento de resíduos com o aumento do potencial de produção de serviços ecossistêmicos, como é o caso da produção orgânica na zona rural do Distrito Federal. Neste sentido, a metodologia utilizada perpassa pelas premissas da gestão de resíduos sustentável, economia solidária e fomento de atividades de baixo impacto ambiental.
“O projeto de doação resíduos de poda, oriundos das atividades de manutenção de redes aéreas, para produtores rurais tem como principal objetivo contribuir com as cadeias socioprodutivas de produtos agrícolas desenvolvidos por pequenos produtores rurais localizados no Distrito Federal e entorno. Nesse sentindo, o projeto utiliza os recursos alocados na operação da manutenção dos equipamentos da rede de distribuição, integra atividades e setores da Neoenergia Brasília na operacionalização e planejamento deste projeto, e aproxima esta empresa das comunidades rurais em prol do desenvolvimento sustentável e do alcance de seus valores socioambientais. Tais recursos se constituem principalmente de equipes de eletricistas, caminhões, equipamentos para corte de árvores e trituradores de galhos e folhas, equipes capacitadas na temática de meio ambiente, setores de planejamento e comunicação. O projeto teve início em junho de 2021, tendo todas as suas etapas desenvolvidas em conjunto com as famílias beneficiadas e setores envolvidos no planejamento e operacionalização desde o início. Neste caso, cumpre ressaltar que o projeto recebe um contínuo feedback tanto dos técnicos envolvidos quanto dos produtores rurais beneficiados, o que faz com que ao longo dos 2 anos de desenvolvimento este projeto apresente ganhos socioambientais para além das suas previsões iniciais, bem como já apresenta inovações tecnológicas e procedimentais que o fazem ser cada vez mais eficiente e amplo. Ademais, a entrega dos resíduos é feita por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal – SEAGRI/DF, a qual proporciona não só uma cooperação interinstitucional da empresa, mas também uma possibilidade de desenvolvimento de novos projetos derivados desta iniciativa. Dentre os principais resultados alcançados estão a produção de 40 toneladas por mês de resíduos, que atendem 65 produtores rurais, um quantitativo que propiciou diversos outros ganhos socioambientais e tecnológicos, os quais perpassam pelos valores do desenvolvimento sustentável; economia solidária; gestão eficiente de resíduos; preservação do meio ambiente; comunicação e responsabilização social; entre outros.
“
“No âmbito do desenvolvimento do projeto de aproveitamento de resíduos da poda da Neoenergia Brasília, o planejamento inicial buscou não só uma ampliação da atuação socioambiental da Neoenergia, mas também uma aproximação com os entes governamentais e comunidades locais por meio de estratégias que possibilitavam
i. diminuir os entraves na execução dos serviços de poda na rede aérea;
ii. deixar mais eficientes os serviços de poda;
iii. contribuir para a arborização municipal;
iv. estimular a economia verde, sustentável e solidária;
v. deixar mais eficiente e sustentável a gestão dos resíduos da empresa.
No entanto, ao longo de seu desenvolvimento foram observados mais ganhos e benefícios socioambientais do que os estipulados. Neste sentido, citam-se os resultados destacados no quadro anterior, os quais ampliaram os sistemas de comunicação da Neoenergia Brasília junto as comunidades rurais do Distrito Federal e propiciaram uma maior gama de serviços ecossistêmicos em decorrência desta ação de reaproveitamento de resíduos. No presente projeto, ainda não foram desenvolvidos indicadores quantitativos que correlacionem a quantidade de resíduos disponibilizados e os ganhos socioambientais destacados anteriormente, porém, foram beneficiadas mais de 65 famílias de produtores rurais com mais de 40 toneladas de resíduos todos os meses. Os resultados estão demonstrados em diversos distritos rurais, os quais ampliaram as práticas ecossistêmicas afeitas à produção de alimentos orgânicos e sustentáveis. Neste caso, a mensuração quali-quantitativa destes resultados é complexa, mas vem sendo registrada junto às comunidades locais na prática de ouvir seus beneficiados e os resultados do uso dos resíduos em suas práticas diárias e no âmbito da economia familiar.
“
“A replicação do projeto de aproveitamento dos resíduos de poda da Neoenergia Brasília pode ser desenvolvida em qualquer instância e empresa que possua a gestão de resíduos orgânicos, sem eles oriundos da poda de árvores ou de outras atividades. Em primeiro, deve-se lembrar que mesmo na ausência de um programa de gestão de resíduos, este pode ser desenvolvido a partir da integração de setores da empresa que possam ter em suas atividades o manuseio destes resíduos. Por exemplo, o projeto da Neoenergia teve início com a comunicação entre técnicos da manutenção de rede com os do setor de meio ambiente. Segundo, deve-se ter em mente que a comunicação com os beneficiados deve ser prévia e constante, pois estes são essenciais para o desenvolvimento e ajustamento do projeto. Neste sentido, no projeto da Neoenergia Brasília a comunicação partiu de uma necessidade existente, no entanto, outras necessidades vão sendo apresentadas ao longo do desenvolvimento do projeto. Do mesmo modo, que são apresentados os ganhos socioambientais pelo feedback dos beneficiados e possíveis readequações para aumentar a eficiência do projeto.
A partir destas duas premissas iniciais a replicação do projeto deve contar com capacitações para promover o acondicionamento dos resíduos de poda e sua gestão, para que o serviço possa se manter funcionando em excelência.
As perspectivas futuras afeitas ao projeto da Neoenergia Brasília perpassam, sobretudo por alguns dos pontos explanados nos tópicos 2 e 5, os quais demonstram que o ganho socioambiental é voltado para não só preservar a região do Distrito Federal e suas feições ambientais, mas também para propiciar uma inovação tecnológica e ambiental no âmbito da Missão da Neoenergia Brasília. Em suma, atualmente, se observa que cresce o número de famílias beneficiadas, ao mesmo tempo que cresce a demanda por alimentos orgânicos e pela preservação das feições do Distrito Federal, ou seja, o projeto da Neoenergia Brasília, atende as duas demandas de forma sustentável e constante.
“