SERASA S.A.
Principais objetivos: A Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil, tem como um de seus propósitos empoderar os consumidores com educação financeira. Para isso, estruturou diversas iniciativas que levam mais conhecimento à população brasileira que, em geral, não tem acesso ao tema no currículo escolar, nem o hábito de conversar sobre o assunto em família.
O mais recente Mapa da Inadimplência, indicador mensal da Serasa, revela que, atualmente, há 73,4 milhões de consumidores negativados no país, um drama nacional que gera reflexos econômicos, sociais, clínicos e psicológicos, conforme a pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”.
Alguns dados dos impactos:
• 83% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas;
• 78% têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos;
• 74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias;
• 62% dos entrevistados sentiram impactos no relacionamento conjugal;
• 61% viveram ou vivem sensação de “crise de ansiedade” ao pensar na dívida.;
Como perfil médio, o consumidor brasileiro gasta mais do que ganha, tem dificuldade em reservar dinheiro para emergência e não planeja seu futuro.
Oito em cada dez consumidores têm pouco ou nenhum conhecimento sobre controle de despesas pessoais, conforme a pesquisa – e pelo menos 51% dos entrevistados sentem vergonha por ter contas atrasadas.
– Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante)
O projeto de Saúde e Educação Financeira da Serasa Experian busca atingir todo o território nacional. A Serasa tem 88 milhões de cadastrados em suas plataformas digitais de serviços ao consumidor final.
Além das ações digitais, projetos físicos em todas as regiões do país, com destaque para as palestras de educação financeira em Centros Educacionais Unificados de São Paulo (Serasa nos CEUs), os Feirões de Renegociação de Dívidas e o Serasa na Estrada, contemplam consumidores com dificuldades ou insegurança em usar os meios digitais.
– Época de início: principais etapas implementadas e estágio de implementação em que se encontra
O projeto de Saúde e Educação Financeira da Serasa Experian é uma ação efetiva e permanente, que surgiu com a criação do Feirão Limpa Nome a partir do programa global de Inovação Social promovido pela Experian. A iniciativa ganhou escala e novas frentes de atuação ao longo do ano:
1) Plataforma Serasa Ensina
Plataforma de educação financeira que esclarece todos os aspectos das finanças pessoais de forma simples, informativa e gratuita. Apresenta conteúdos didáticos em diferentes formatos, desde vídeos www.youtube.com/@serasa/featured a artigos no blog www.serasa.com.br/blog/.
O canal da Serasa no YouTube tem 470 mil inscritos e o blog registra mais de 120 textos publicados mensalmente.
2) Curso de Finanças Básicas
Com sete módulos e materiais complementares, o curso Serasa de Finanças Básicas é um guia para os consumidores tomarem decisões mais racionais sobre dinheiro e orçamento, com certificado digital de conclusão. www.serasa.com.br/ensina/financas-basicas/
3) Serasa na Estrada
Ação itinerante que percorre o país com especialistas em educação financeira e serviços gratuitos à população, como negociação de dívidas com benefícios especiais, crédito para todas as camadas de renda, consulta ao score de crédito e todas as informações sobre finanças pessoais.
www.youtube.com/watch?v=N1M0vpRNovU
www.serasa.com.br/serasa-na-estrada/
4) Serasa nas Escolas
Iniciativa em parceria com escolas, secretarias municipais e estaduais de educação, leva especialistas em finanças pessoais a escolas públicas e privadas em capitais do país em paralelo ao roteiro do Projeto Serasa na Estrada e, em períodos de descontos especiais, aos Centros Educacionais Unificados (CEUs), na periferia de São Paulo.
www.serasa.com.br/imprensa/serasa-ceus/
5) Feirões Limpa Nome
Tendas físicas erguidas em março e novembro em algumas capitais para atender, preferencialmente, os brasileiros menos digitalizados, de baixa renda e idade avançada.
Cada edição do Feirão Limpa Nome permite que, em média, 4 milhões de brasileiros honrem seus compromissos financeiros com descontos de até 99% nas dívidas e parcelamentos que cabem no orçamento.
Para realizar o Feirão, a Serasa Experian engaja suas pessoas por meio do voluntariado corporativo, ajudando os brasileiros que precisam de orientação para quitar suas dívidas.
São mais de 450 colaboradores que, no último ano, dedicaram 3.002 horas ao atendimento do público.
www.serasa.com.br/limpa-nome-online/feirao/
6) Feirões Limpa Nome itinerante em São Paulo
Contêiners instalados durante uma semana em locais de intensa concentração de pessoas da Grande São Paulo, como estações de metrô, terminais de ônibus ou comércio popular.
– Como foram utilizados recursos financeiros humanos técnicos naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática
Praticamente todos os 900 funcionários da Unidade de Negócios de Soluções para Consumidores da Serasa Experian, além de 458 voluntários de outras áreas da companhia, atuam nos serviços da jornada financeira do brasileiro, representando 29% do total de colaboradores no Brasil.
O caminhão do Serasa na Estrada é um projeto sustentável, com painéis solares que reduzem o consumo de energia e alimentam o “baú”, que se transforma em ponto de atendimento.
– Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática.
A Serasa conta, atualmente, com mais de 700 empresas parceiras, que oferecem condições mais acessíveis para que consumidores de todas as rendas saiam da inadimplência, trilhando uma jornada econômica mais consciente e saudável.
– Principais resultados alcançados.
Serasa Ensina – a média mensal de acesso aos blogs da Serasa é de mais de 2,5 milhões de usuários e mais de 30 milhões de visualizações mensais no YouTube.
Curso de Finanças Básicas – desde seu lançamento, mais de 12 mil usuários acessaram o curso.
Serasa na Estrada – no último roteiro, de agosto/23 a fevereiro/24, a plataforma Serasa Limpa Nome contabilizou mais de 24 milhões de acordos de dívidas, concedendo mais de R$ 18 bilhões em descontos para 19 milhões de CPFs – 14% a mais em relação ao mesmo período de 2022.
O projeto gerou 1.073 menções na imprensa, com 9 horas e 22 minutos em emissoras de TV, e 192 inserções em emissoras de rádio, principais transmissores da mensagem às classes de menor renda.
75 influenciadores digitais de educação financeira divulgaram o projeto itinerante, alcance estimado de 2.051.344 pessoas.
Serasa nas Escolas – orientações presenciais a alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos de 20 escolas públicas entre agosto/2023 e fevereiro/2024, e disponibilidade de serviços em 22 CEUs na periferia de São Paulo em novembro/2023.
Feirões Limpa Nome
Todas as ações da Unidade de Negócios de Soluções para Consumidores trabalham para o atingimento do propósito de “proporcionar o acesso ao crédito ao maior número possível de consumidores brasileiros”. Este é um dos 6 objetivos estratégicos de negócios priorizados pela alta liderança da Serasa Experian. Os “OKRs” (Objectives and Key Results) são a metodologia de gestão utilizada para acompanhar o desdobramento das estratégias em ações desenvolvidas pelos diversos times envolvidos rumo ao alcance dos resultados.
Além disso, cabe reforçar também a conexão do projeto ao propósito global da Experian é criar um amanhã melhor para todos através da saúde financeira.
Essas ações buscam reduzir ou mitigar os indicadores de inadimplência do país e melhorar a pontuação de crédito dos consumidores que pretendem ter acesso a crédito para a realização de seus projetos pessoais, planos e sonhos familiares.
Pelo menos, 70% dos funcionários da Unidade de Negócios estão dedicados a proporcionar uma jornada financeira mais saudável para os brasileiros. Sem falar de todos os voluntários e diversas áreas corporativas de apoio envolvidas.
A iniciativa nasceu do programa de Inovação Social da Experian (Experian Social Innovation), que tem por objetivo desenvolver todos os anos novas soluções inovadoras que gerem impacto social e promovam o bem-estar para sociedade.
A junção de dados, tecnologia e analytics – a Serasa tem o 2º aplicativo de finanças pessoais mais baixado do país, atrás somente da Caixa Econômica, instituição que traz os benefícios oficiais do Governo Federal -, com a produção de conteúdos focados em finanças pessoais disponibilizados em plataformas online e offline, mais as iniciativas que conseguem aproximação presencial com a população brasileira, não tem similar no país em termos de volume e abrangência dos resultados, com capilaridade nos 27 estados.
Entre 2016 e 2023, o volume de cadastrados subiu de 8 milhões para 88 milhões de pessoas.
O volume de negociações de dívidas no país proporcionado somente pelos canais da Serasa, que era de 36 milhões no período entre 01/04/22 a 31/03/23, alcançou a marca de 40,3 milhões no período entre 01/04/23 a 31/03/24, evitando uma alta ainda maior nos índices de inadimplência, com reflexos positivos em toda a cadeia econômica nacional.
Principais objetivos: A Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do Brasil, tem como um de seus propósitos empoderar os consumidores com educação financeira. Para isso, estruturou diversas iniciativas que levam mais conhecimento à população brasileira que, em geral, não tem acesso ao tema no currículo escolar, nem o hábito de conversar sobre o assunto em família.
O mais recente Mapa da Inadimplência, indicador mensal da Serasa, revela que, atualmente, há 73,4 milhões de consumidores negativados no país, um drama nacional que gera reflexos econômicos, sociais, clínicos e psicológicos, conforme a pesquisa “Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro 2023”.
Alguns dados dos impactos:
• 83% dos endividados têm dificuldade para dormir por conta das dívidas;
• 78% têm surtos de pensamentos negativos devido aos débitos vencidos;
• 74% afirmam ter dificuldade de concentração para realizar tarefas diárias;
• 62% dos entrevistados sentiram impactos no relacionamento conjugal;
• 61% viveram ou vivem sensação de “crise de ansiedade” ao pensar na dívida.;
Como perfil médio, o consumidor brasileiro gasta mais do que ganha, tem dificuldade em reservar dinheiro para emergência e não planeja seu futuro.
Oito em cada dez consumidores têm pouco ou nenhum conhecimento sobre controle de despesas pessoais, conforme a pesquisa – e pelo menos 51% dos entrevistados sentem vergonha por ter contas atrasadas.
– Localização geográfica da implantação da prática (caso seja relevante)
O projeto de Saúde e Educação Financeira da Serasa Experian busca atingir todo o território nacional. A Serasa tem 88 milhões de cadastrados em suas plataformas digitais de serviços ao consumidor final.
Além das ações digitais, projetos físicos em todas as regiões do país, com destaque para as palestras de educação financeira em Centros Educacionais Unificados de São Paulo (Serasa nos CEUs), os Feirões de Renegociação de Dívidas e o Serasa na Estrada, contemplam consumidores com dificuldades ou insegurança em usar os meios digitais.
– Época de início: principais etapas implementadas e estágio de implementação em que se encontra
O projeto de Saúde e Educação Financeira da Serasa Experian é uma ação efetiva e permanente, que surgiu com a criação do Feirão Limpa Nome a partir do programa global de Inovação Social promovido pela Experian. A iniciativa ganhou escala e novas frentes de atuação ao longo do ano:
1) Plataforma Serasa Ensina
Plataforma de educação financeira que esclarece todos os aspectos das finanças pessoais de forma simples, informativa e gratuita. Apresenta conteúdos didáticos em diferentes formatos, desde vídeos www.youtube.com/@serasa/featured a artigos no blog www.serasa.com.br/blog/.
O canal da Serasa no YouTube tem 470 mil inscritos e o blog registra mais de 120 textos publicados mensalmente.
2) Curso de Finanças Básicas
Com sete módulos e materiais complementares, o curso Serasa de Finanças Básicas é um guia para os consumidores tomarem decisões mais racionais sobre dinheiro e orçamento, com certificado digital de conclusão. www.serasa.com.br/ensina/financas-basicas/
3) Serasa na Estrada
Ação itinerante que percorre o país com especialistas em educação financeira e serviços gratuitos à população, como negociação de dívidas com benefícios especiais, crédito para todas as camadas de renda, consulta ao score de crédito e todas as informações sobre finanças pessoais.
www.youtube.com/watch?v=N1M0vpRNovU
www.serasa.com.br/serasa-na-estrada/
4) Serasa nas Escolas
Iniciativa em parceria com escolas, secretarias municipais e estaduais de educação, leva especialistas em finanças pessoais a escolas públicas e privadas em capitais do país em paralelo ao roteiro do Projeto Serasa na Estrada e, em períodos de descontos especiais, aos Centros Educacionais Unificados (CEUs), na periferia de São Paulo.
www.serasa.com.br/imprensa/serasa-ceus/
5) Feirões Limpa Nome
Tendas físicas erguidas em março e novembro em algumas capitais para atender, preferencialmente, os brasileiros menos digitalizados, de baixa renda e idade avançada.
Cada edição do Feirão Limpa Nome permite que, em média, 4 milhões de brasileiros honrem seus compromissos financeiros com descontos de até 99% nas dívidas e parcelamentos que cabem no orçamento.
Para realizar o Feirão, a Serasa Experian engaja suas pessoas por meio do voluntariado corporativo, ajudando os brasileiros que precisam de orientação para quitar suas dívidas.
São mais de 450 colaboradores que, no último ano, dedicaram 3.002 horas ao atendimento do público.
www.serasa.com.br/limpa-nome-online/feirao/
6) Feirões Limpa Nome itinerante em São Paulo
Contêiners instalados durante uma semana em locais de intensa concentração de pessoas da Grande São Paulo, como estações de metrô, terminais de ônibus ou comércio popular.
– Como foram utilizados recursos financeiros humanos técnicos naturais ou quaisquer outros necessários à implantação da prática
Praticamente todos os 900 funcionários da Unidade de Negócios de Soluções para Consumidores da Serasa Experian, além de 458 voluntários de outras áreas da companhia, atuam nos serviços da jornada financeira do brasileiro, representando 29% do total de colaboradores no Brasil.
O caminhão do Serasa na Estrada é um projeto sustentável, com painéis solares que reduzem o consumo de energia e alimentam o “baú”, que se transforma em ponto de atendimento.
– Parcerias estabelecidas para a implementação da prática (caso existam), indicando com quais organizações e os papéis de cada um dos parceiros no desenvolvimento da prática.
A Serasa conta, atualmente, com mais de 700 empresas parceiras, que oferecem condições mais acessíveis para que consumidores de todas as rendas saiam da inadimplência, trilhando uma jornada econômica mais consciente e saudável.
– Principais resultados alcançados.
Serasa Ensina – a média mensal de acesso aos blogs da Serasa é de mais de 2,5 milhões de usuários e mais de 30 milhões de visualizações mensais no YouTube.
Curso de Finanças Básicas – desde seu lançamento, mais de 12 mil usuários acessaram o curso.
Serasa na Estrada – no último roteiro, de agosto/23 a fevereiro/24, a plataforma Serasa Limpa Nome contabilizou mais de 24 milhões de acordos de dívidas, concedendo mais de R$ 18 bilhões em descontos para 19 milhões de CPFs – 14% a mais em relação ao mesmo período de 2022.
O projeto gerou 1.073 menções na imprensa, com 9 horas e 22 minutos em emissoras de TV, e 192 inserções em emissoras de rádio, principais transmissores da mensagem às classes de menor renda.
75 influenciadores digitais de educação financeira divulgaram o projeto itinerante, alcance estimado de 2.051.344 pessoas.
Serasa nas Escolas – orientações presenciais a alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos de 20 escolas públicas entre agosto/2023 e fevereiro/2024, e disponibilidade de serviços em 22 CEUs na periferia de São Paulo em novembro/2023.
Feirões Limpa Nome
Medimos o impacto social através dos mais de 3,7 milhões de brasileiros atendidos com acordos, contabilizando R$ 10 bilhões em descontos concedidos, que permitiram a quitação de dívidas e a retomada da realização de sonhos.
Os depoimentos de consumidores podem ajudar a traduzir os resultados sociais que o projeto tem proporcionado ao país.
Alguns desses relatos foram registrados em nossos canais para reforçar a marca Serasa como apoiadora em diferentes etapas da jornada financeira dos brasileiros: https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/feirao/historias-de-vida/
Alguns depoimentos:
O catador José Ramão Mecias estava contando os dias para 21 de março. Nessa data, ele receberia o benefício do Bolsa Família e pretendia quitar as dívidas negociadas no balcão do Palácio dos Correios, em São Paulo. “Vou escrever para todo mundo ver que meu nome está limpo!”, disse, sobre o mural no Vale do Anhangabaú, assinado por pessoas que resolvem suas pendências financeiras no Megafeirão Serasa e Desenrola. Mecias soube do mutirão enquanto passava recolhendo recicláveis no centro da capital. “Estou em situação de rua. Meu nome é meu maior patrimônio”, observou, aliviado depois de sair com boletos para resolver suas dívidas, desembolsando menos de R$ 200.
“Será que é verdade?” A dúvida surgiu quando o ascensorista Dele Theodoro de Jesus ouviu no rádio as notícias do Megafeirão Serasa e Desenrola, com descontos de até 99% no valor das dívidas. Ao sair do Palácio dos Correios, o sorriso dele mostrava que, sim, era verdade. As pendências acumuladas em efeito bola de neve, que somavam mais de R$ 10 mil, serão acertadas com R$ 1,1 mil. “Sou baiano e tenho de honrar o meu nome”, disse De Jesus, que mora na capital paulista há 35 anos.
Quando chegou ao balcão do Megafeirão Serasa e Desenrola, em março de 2024, a porteira Renata Cristina Carvalho de Souza tinha uma vaga ideia dos descontos a que teria acesso. Isso porque, um dia antes, com a ajuda da nora, havia conferido as propostas pelo app da Serasa. Como estava de folga, resolveu ir pessoalmente ao Palácio dos Correios. E a surpresa foi ainda melhor: uma dívida de R$ 5 mil foi acordada com R$ 13. Outra, de R$ 2 mil, quitada com R$ 20. “Tenho sete filhos e sete netos. Gosto de dar o exemplo”, disse, orgulhosa.
A baiana Marcia Gorete Ferreira ingressou na faculdade quando era jovem. Logo se casou, teve três filhos, e parou de estudar para se dedicar à família. Aos 50 anos, com os filhos crescidos, sentia que sua vida não tinha propósito e entrou em depressão. Decidiu voltar a estudar na área ambiental, mas acumulou dívidas durante a formação. Os anos passaram e ela não conseguiu pagar os débitos, começou a ter ansiedade e insônia, até que conseguiu negociar os débitos pelo app Serasa em janeiro de 2023. Agora, ela conta que se sente mais confiante em relação ao futuro. Atualmente, aos 56 anos, Marcia trabalha em sua área de formação, no cultivo de abelhas.
Aposentada, com 88 anos, a dona Irene Bitencourt foi ao Largo Glênio Peres em Porto Alegre (RS), onde estava estacionado o caminhão do projeto Serasa na Estrada, em agosto de 2023. O objetivo era renegociar uma dívida antiga, de mais de R$ 1.000 que ela tinha contraído junto a uma operadora de telefonia. No atendimento, Irene conseguiu quitar sua pendência por apenas R$ 0,90. “Estou me sentindo feliz e livre. Todas as lojas em que eu ia falavam que eu tinha dívidas e, portanto, não poderia comprar. Agora, não devo para mais ninguém. Se todos os endividados fizerem o que eu fiz hoje, também serão mais felizes”.
Na passagem do caminhão por São Paulo, que ficou estacionado no Largo da Batata, o feirante João Victor descobriu que tinha quatro dívidas de cartão de crédito e celular, que somavam cerca de R$ 5.500. No caminhão, ao lado da esposa Núbia, conseguiu negociar tudo por R$ 450. Ainda ficou pendente um financiamento de R$ 32 mil que saiu por R$ 1.470, mas que decidiu pagar depois. “Estou muito feliz e ficarei ainda mais quando pagar todas as contas. Quero dar o próximo passo para comprar um carro”, conta. “Dá um alívio, pois hoje uso o cartão do meu pai e, finalmente, ter o seu próprio cartão dá uma sensação de independência”.
Leandro Soares Torres, por sua vez, é um usuário completo do aplicativo da Serasa. Recentemente, contratou um empréstimo com um banco via Serasa Crédito para pagar uma dívida de juros mais altos. “Hoje, estou com o último acordo para pagar pelo app e foi muito fácil. Usei até a Carteira Digital Serasa para pagar a dívida”, conta. Leandro trabalha como motorista de aplicativo em Taboão da Serra (SP) e tem 36 anos. Com o CPF limpo, revela que seu objetivo é adquirir crédito para conseguir uma moradia e um carro próprio.
O projeto por fazer parte dos objetivos estratégicos de negócio e de impacto da Serasa Experian possui um envolvimento direto das lideranças, em um aspecto amplo de cobertura.
O comitê executivo acompanha regularmente os resultados dos projetos e ações seguindo os rituais de governança da metodologia de OKRs. Os indicadores sociais e de responsabilidade corporativa são reportados globalmente a alta liderança da matriz.
Além disso, através das lideranças da Unidade de Negócio que lidera a execução do projeto, ou das áreas de apoio e voluntariado, diversos níveis de gestão estão envolvidos direta ou indiretamente.
Qualidade do planejamento, da execução e da avaliação de resultados da inovação implantada, incluindo a existência ou o desenvolvimento de sistemas de gestão e indicadores específicos para esse fim.
Todos os anos, a Serasa Experian apresenta e valida seu Planejamento Estratégico, modelo que define quais ações serão postas em prática para ampliar o conhecimento do público em relação ao tema das finanças pessoais. É nesse momento que são traçadas as metas para os próximos 12 meses, sempre levando em conta que a Serasa precisa ampliar, todos os anos, o número de pessoas afetadas pelas comunicações e informações que visam melhorar a saúde financeira dos consumidores, em especial dos que enfrentam maiores dificuldades em relação ao dinheiro e ao orçamento.
Em 2023, por exemplo, decidiu-se que implantaríamos o Projeto Serasa na Estrada, aumentaríamos o número de textos de educação financeira disponibilizados gratuitamente na internet e geraríamos novos formatos de Feirão Limpa Nome. O objetivo dessas ações é aumentar a proximidade com os consumidores.
A cada final de trimestre e, especialmente, no último mês do ano fiscal, avaliamos os resultados obtidos nos últimos 12 meses, levando em conta indicadores que mostrem o volume de pessoas atingidas pelas nossas mensagens e pelos nossos serviços.
Indicação de como a empresa imagina que a prática poderia ser replicada por outras organizações e grau em que essa replicação seria possível. Indique também as perspectivas futuras para a prática relatada.
A Serasa Experian, felizmente, tem inspirado players do ramo de finanças pessoais que, seguindo os passos da primeira e maior Datatech do país, têm promovido educação financeira em formatos semelhantes (cursos e pesquisas, por exemplo), estruturado projetos similares de feirões e mutirões de negociação (inclusive, na mesma época da Serasa, justamente para potencializar a visibilidade da iniciativa) e usado uma linguagem similar, tirando da mensagem o peso que as dificuldades econômicas tiveram no passado. Inspirados nos modelos adotados pela Serasa, o drama da inadimplência e a dificuldade histórica de produzir planejamento financeiro passaram a ser tratados de forma mais transparente e aberta, sem o tom de pecado/medo que um dia foi dominante na abordagem.