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“A tecnologia avança em ritmo acelerado, mas com um significativo gap de gênero. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (PNAD) mostram que as mulheres representavam apenas 20% da força de trabalho nessa área no Brasil em 2019. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), por sua vez, revelou que o número de mulheres no mercado de tecnologia saltou de 27,9 mil para 44,5 mil em 2020. Os indicadores de equidade nesse mercado têm evoluído, porém, em ritmo lento.
Uma visão de como isso se manifesta, na prática, no mercado de trabalho: na base de mais 1,5 mil empresas e 500 mil candidatos cadastrados na Revelo, maior startup de recursos humanos da América Latina, menos de 8,7% das vagas juniores em tecnologia foram preenchidas por mulheres em 2021. No nível pleno, apenas 4,15% das vagas ficaram com as mulheres. A disparidade é mais perceptível na área de desenvolvedores, onde 88% dos profissionais são homens.
Mudar esse cenário exige uma ação coletiva e, para o Mercado Livre, esse trabalho deve começar pela criação de novas perspectivas pelas jovens, de maneira que elas tenham a tecnologia dentro de suas opções na hora de definir sua carreira acadêmica e profissional. Foi com esse objetivo que criamos, em 2021, o CONECTADAS, um programa online e gratuito, que busca aproximar meninas latino-americanas da tecnologia e formar uma rede de jovens mulheres conscientes do potencial transformador da tecnologia e delas mesmas.
Desde então, temos realizado edições semestrais do programa. Até o final de 2022, foram formadas 2.700 jovens, sendo 458 delas no Brasil. Já fizemos a chamada de inscrições para o primeiro semestre de 2023, sendo que as atividades acontecerão no mês de junho.
Realizado no país em parceria com a {reprograma}, uma iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres, priorizando as comunidades negra e trans, o CONECTADAS foi voltado a meninas de 14 a 18 anos nas duas primeiras edições e, em 2023, está direcionado a jovens de 16 a 18 anos. Ele é composto por uma imersão digital, inspirada nos processos usados pelas equipes de tecnologia, e por uma atividade prática em que as jovens participantes desenvolvem soluções digitais para problemas que as rodeiam.
Em 2021, 205 brasileiras de 120 diferentes localidades participaram do programa. Em 2022, foram 253 jovens de 107 municípios de todas as regiões do país. Ao final, elas foram convidadas a integrar um processo estruturado de mentoria com colaboradoras do Mercado Livre. Até agora, 52 profissionais atuaram como mentoras, engajando-se diretamente na formação das meninas.
Além da parceria com nossas colaboradoras, atuamos em parceria com outras organizações, a exemplo do Porto Digital, IOS e Technovation Brasil na busca ativa por meninas interessadas em participar do programa. “
“O Mercado Livre é a maior empresa de tecnologia da América Latina e a 9ª maior plataforma de e-commerce do mundo. A tecnologia está na essência de nossos negócios, ajudando-nos a concretizar o propósito de democratizar o comércio e os serviços financeiros na região. Ela possibilita integrar esses dois mundos, o do comércio e das finanças, em um ecossistema de serviços que impulsiona o desenvolvimento dos empreendedores brasileiros e latino-americanos.
Além de ser o motor de nosso crescimento, a tecnologia pode acelerar a transformação para um futuro inclusivo e sustentável, ajudando a criar e a escalar soluções para resolver problemas da atualidade. E, para isso, precisamos cada vez mais ampliar a diversidade, a equidade e a inclusão, que estão no centro de nossa estratégia de negócio e crescimento. O CONECTADAS concretiza essa visão, ajudando a despertar o interesse das jovens pela área.
Trazer mulheres para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com grande potencial para seguirmos inovando e sendo referência em e-commerce no Brasil e na América Latina. A estratégia de diversidade e inclusão é, assim, determinante para seguirmos evoluindo e gerando valor para a nossa cadeia de valor e para a sociedade.
Temos, ainda, um longo caminho a percorrer, como sociedade, para que todas as pessoas vivenciem seus direitos a uma vida livre de descriminação e participem de todos os espaços em condições de igualdade. Com o CONECTADAS, queremos fomentar a participação feminina em uma das indústrias que mais crescem no Brasil, de maneira que tenhamos ambientes de trabalho cada vez mais diversos e inovadores.” “O CONECTADAS nasceu como um programa inovador desde a sua concepção. Para implementá-lo, buscamos uma parceria estratégica que nos ajudasse a alcançar as jovens que mais enfrentam dificuldades para se aproximar da tecnologia e enxergar esse mercado como um caminho de oportunidades. Com esse enfoque, escolhemos a {reprograma}, uma iniciativa social focada em ensinar programação para mulheres e meninas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
Outro aspecto inovador é que, mais que despertar as jovens para a tecnologia, o CONECTADAS busca incentivá-las a refletir sobre seu papel no mundo e sua capacidade de transformar as realidades em que vivem. Com mais de 30 horas de imersão digital distribuídas ao longo de quatro semanas, o conteúdo do programa está organizado em quatro eixos, nos quais são abordados os seguintes conteúdos:
Semana 1: Cultura e transformação digital
Transformação digital, nova economia e sustentabilidade
Semana 2: UX research e dados
Design centrado no usuário
Semana 3 Desenvolvimento de projetos e negócios digitais de impacto social
Modelos de negócios e projetos
Semana 4 – Marketing digital
Ferramentas de comunicação e marketing
Ao longo dos encontros – todos virtuais -, as jovens também têm acesso ao testemunho e à troca com mulheres profissionais do Mercado Livre, líderes em tecnologia, especialistas e referências em diferentes áreas. Além disso, participam de painéis, oficinas e palestras, e interagem com pares de diversas regiões para tirar dúvidas e trocar experiências.
Durante esse ciclo, as participantes têm espaços para pensar em soluções de base tecnológica com impacto social para resolver problemáticas que elas mesmas identificam por meio de pesquisas e de observação de seu entorno. Organizadas em grupos com participantes de diversas regiões do Brasil e com mentoria de uma facilitadora, elas desenvolvem seus projetos.
Em 2022, o temas de maior interesse das meninas estavam relacionados aos seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs):
:: 3 – Saúde e bem-estar (20,9% delas quiserem desenvolver projetos nessa área)
:: 4 – Educação de qualidade (19%)
:: 13 – Ação pelo clima (13,43%)
Em 2022, as participantes criaram 172 projetos baseados em tecnologia para solucionar problemas sociais urgentes. Alguns exemplos de soluções desenvolvidas por elas no programa daquele ano:
– Projeto Fome Zero (área de ação social): Aplicativo para conectar donos de feiras e restaurantes a integrantes de organizações ativamente envolvidas na pauta da fome zero.
Natureza (meio ambiente): Aplicativo para reduzir o lixo doméstico urbano, oferecendo às pessoas alternativas para que o “lixo” seja reaproveitado ou, em último caso, descartado corretamente.
– Fem STEM (educação): Plataforma web com informações sobre bolsas e cursos, carreiras e empregos para mulheres nas áreas STEM (sigla em inglês de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), além de contato com especialistas da área de tecnologia.
– Zero Tabus (saúde): Plataforma web que facilita o acesso de adolescentes a informações relacionadas tanto à educação sexual quanto à saúde mental, a fim de promover o autocuidado.
Ao finalizar o processo, cada equipe tem a oportunidade de apresentar sua solução a mulheres que são referências em posições tecnológicas no Mercado Livre e que participam voluntariamente do programa. O feedback sobre estes trabalhos faz parte do processo de aprendizagem das jovens.
No Brasil, após o encerramento desse ciclo, as jovens também puderam participar de um processo estruturado de mentoria que funciona como um espaço de reflexão sobre seu futuro, conectando-as a oportunidades de estudos e carreiras em TI e inspirando-as por meio das experiências e histórias reais de mentoras-colaboradoras do Mercado Livre. O conteúdo da mentoria foi focado em 5 temas:
– Autoconhecimento e autocuidado
– Planejando o futuro
– Soft e hard skills para o mercado tecnológico
– O futuro da tecnologia
– Oportunidades em tecnologia
A inovação está, também, no fato do CONECTADAS seguir abrindo portas para as jovens. Mapeamos e apresentamos a elas oportunidades para seguirem em sua formação em tecnologia e inovação. Nas duas primeiras edições do programas, elas conheceram e puderam participar do programa de mentoria com mulheres do Mercado Livre e aplicar para bolsas do curso Cidadãos de Dados, da Social Good Brasil, e do Certified Tech Developer, um curso de programação realizado pelo Mercado Livre em parceria com a Globant e a edtech Digital House. Além de correalizadores, patrocinamos bolsas nesse programa para pessoas de baixa renda, mulheres e outros grupos historicamente excluídos.
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“A tecnologia avança em ritmo acelerado, mas com um significativo gap de gênero. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (PNAD) mostram que as mulheres representavam apenas 20% da força de trabalho nessa área no Brasil em 2019. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), por sua vez, revelou que o número de mulheres no mercado de tecnologia saltou de 27,9 mil para 44,5 mil em 2020. Os indicadores de equidade nesse mercado têm evoluído, porém, em ritmo lento.
Uma visão de como isso se manifesta, na prática, no mercado de trabalho: na base de mais 1,5 mil empresas e 500 mil candidatos cadastrados na Revelo, maior startup de recursos humanos da América Latina, menos de 8,7% das vagas juniores em tecnologia foram preenchidas por mulheres em 2021. No nível pleno, apenas 4,15% das vagas ficaram com as mulheres. A disparidade é mais perceptível na área de desenvolvedores, onde 88% dos profissionais são homens.
Mudar esse cenário exige uma ação coletiva e, para o Mercado Livre, esse trabalho deve começar pela criação de novas perspectivas pelas jovens, de maneira que elas tenham a tecnologia dentro de suas opções na hora de definir sua carreira acadêmica e profissional. Foi com esse objetivo que criamos, em 2021, o CONECTADAS, um programa online e gratuito, que busca aproximar meninas latino-americanas da tecnologia e formar uma rede de jovens mulheres conscientes do potencial transformador da tecnologia e delas mesmas.
Desde então, temos realizado edições semestrais do programa. Até o final de 2022, foram formadas 2.700 jovens, sendo 458 delas no Brasil. Já fizemos a chamada de inscrições para o primeiro semestre de 2023, sendo que as atividades acontecerão no mês de junho.
Realizado no país em parceria com a {reprograma}, uma iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres, priorizando as comunidades negra e trans, o CONECTADAS foi voltado a meninas de 14 a 18 anos nas duas primeiras edições e, em 2023, está direcionado a jovens de 16 a 18 anos. Ele é composto por uma imersão digital, inspirada nos processos usados pelas equipes de tecnologia, e por uma atividade prática em que as jovens participantes desenvolvem soluções digitais para problemas que as rodeiam.
Em 2021, 205 brasileiras de 120 diferentes localidades participaram do programa. Em 2022, foram 253 jovens de 107 municípios de todas as regiões do país. Ao final, elas foram convidadas a integrar um processo estruturado de mentoria com colaboradoras do Mercado Livre. Até agora, 52 profissionais atuaram como mentoras, engajando-se diretamente na formação das meninas.
Além da parceria com nossas colaboradoras, atuamos em parceria com outras organizações, a exemplo do Porto Digital, IOS e Technovation Brasil na busca ativa por meninas interessadas em participar do programa. “
“A gestão da prática começa com o monitoramento da inscrição das participantes, observado-se o atendimento aos critérios elegibilidade, priorização e avaliação. Também monitoramos a representatividade social, regional, racial e de gênero das alunas, de maneira a garantir a diversidade de trajetórias, sendo que a priorização leva em conta os seguintes aspectos:
:: Representatividade geográfica, de modo a garantir a participação de jovens mulheres de diferentes cidades, Estados e regiões do país
:: Matrícula em escolas públicas
:: Candidatas que se declararam pretas e pardas ou pertencentes a comunidades tradicionais
:: Adolescentes de baixa renda
:: Candidatas que se identificam como trans ou travestis
Ao longo do processo seletivo, as candidatas inscritas são avaliadas pela aderência aos objetivos do curso e critérios abaixo:
:: Potencial de impacto do curso na vida da candidata
:: Motivação para aprender sobre tecnologia e fazer parte da comunidade CONECTADAS
:: Curiosidade para aprender coisas novas
:: Colaboração, trabalho em equipe e compartilhamento, características que são importantes para o desenvolvimento das atividades do programa, que são realizadas
coletivamente
:: Criatividade, proatividade, empatia, novas ideias e autonomia
A seleção das participantes, com base nos requisitos, é feita por uma comissão interna da {reprograma}. A partir daí, são monitorados a presença nas atividades e o envolvimento das meninas na realização do projeto. Ao final, realizamos uma pesquisa de impacto, para avaliar o quanto a participação no programa influenciou o interesse das jovens pela área de tecnologia.
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“Em 2023, o CONECTADAS segue ampliando seus impactos, com a oferta de 1.300 vagas, sendo 300 delas a jovens brasileiras. O programa foi sistematizado e a expectativa é que ele tenha continuidade nos próximos anos, podendo ser expandido para outros países em que atuamos na América Latina.
A partir da experiência do CONECTADAS, temos ampliado as iniciativas para fortalecer a presença de mulheres na tecnologia. Em 2023, vamos lançar o BETA HUB, um espaço de experiências de aprendizagem para democratizar o acesso ao conhecimento STEM para jovens latinoamericanas de 16 a 18 anos. O objetivo é atrair jovens inquietas que queiram se preparar para a revolução 4.0 e conectá-las com os melhores especialistas e organizações em formações, mentorias e desenvolvimento de habilidades STEM com foco em tecnologia.
Também com esse enfoque, apoiamos, este ano, o Technovation Girls Brasil, uma competição global que convida times de jovens garotas ao redor do mundo para aprender e aplicar as habilidades necessárias para resolver problemas do mundo real através da tecnologia.
Além disso, estreitamos ainda mais nossa parceria com a {reprograma} e nos tornamos apoiadores institucionais da organização, contribuindo para que ela amplie seus impactos. O apoio se reflete na continuidade da formação do CONECTADAS, com a inclusão das ex-alunas como grupo prioritário para as formações de nível 1 da {reprograma}, a exemplo do curso de Backend Python, que acontecerá em 2023.”