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Ano: 2023

Compromissos Accor com a Diversidade, Equidade e Inclusão

Accor Hospitality América Latina

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“Somos uma empresa de hospitalidade e a diversidade está presente em nossas vidas todos os dias. Receber a todas as pessoas, aceitando e valorizando as diferenças, reconhecendo o nosso enriquecimento por este contato, é um dos princípios fundamentais de nossa ética administrativa, uma vez que é intrínseco ao DNA do nosso Grupo. O pioneirismo do Grupo na promoção da Diversidade e Inclusão remonta às raízes da empresa, com a criação, em 1970, da primeira carta de igualdade de gênero no ambiente de trabalho e a formalização em 2007 de seu primeiro compromisso de diversidade.
Nosso compromisso coletivo é dar a todos as oportunidades irrestritas, justas e equitativas de que precisam para crescer e para atingir todo o seu potencial. Nós nos esforçamos para desempenhar um papel como um elevador social, fornecendo oportunidades de emprego e treinamento que oferecem verdadeira mobilidade social e inclusão econômica para pessoas que muitas vezes não tiveram treinamento prévio ou educação superior, ou populações desfavorecidas. Para referência, nossos hotéis no Brasil geraram + 7 mil novas contratações em 2022.
Nossa ambição é promover a abertura, promover a igualdade no local de trabalho e prevenir a discriminação. Para a construção dessa ambição, atuamos orientados por quatro pilares: Diversidade e igualdade de gênero, integração de pessoas com deficiências, riqueza da diversidade social, étnica, racial e cultural e inclusão LGBTQI+.
Estamos convencidos de que ser uma empresa aberta e inclusiva é uma grande força que faz nossas equipes e nosso Grupo prosperarem. Promove o bem-estar dos funcionários e capacita os membros de nossa equipe a crescer, estimula o desempenho individual e coletivo, cultiva a criatividade e a inovação e fortalece nossa organização.
Diversidade e Igualdade de Gênero
O Grupo acredita firmemente que as mulheres devem ter as mesmas oportunidades que os homens, que nenhuma mulher deve ter suas perspectivas ou ambições restringidas, e que o Grupo pode incutir mudanças reais com ações concretas que promovam a igualdade de gênero e a diversidade, atuando tanto com iniciativas globais quanto com iniciativas estruturantes locais.
Faz parte de nossas prioridades a prevenção e o combate à Violência de Gênero, reconhecendo a necessidade de uma forte mobilização coletiva para pôr fim a todos os tipos de violência: violência doméstica, assédio sexual e sexismo no ambiente de trabalho. Este compromisso é uma extensão natural do nosso DNA, acolhendo e cuidando dos outros e garantindo que os nossos hotéis estão abertos a todos e proporcionam refúgios para quem precisa.
Entre as principais iniciativas : Nosso comitê por de Diversidade e Igualdade de Gênero RiiSE, metas institucionais para garantir a representatividade de mulheres em posição de liderança, globalmente a Accor é co-líder da Coalizão de Ação de Geração de Igualdade sobre Violência de Gênero pela ONU Mulheres. No Brasil somos membros bem atuantes da Coalização Empresarial para o Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que é uma iniciativa de governança multi setorial e multi empresarial em prol da proteção de mulheres e meninas em situação de violência. Em 2020, a Accor em parceria com o Instituto Avon criaram o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, que contempla diversas iniciativas, dentre as quais, o Programa Acolhe, que tem por objetivo acolher e capacitar mulheres vítimas de violência, oferecendo-lhes hospedagem e pensão completa, para as vítimas e seus filhos nos hotéis Accor, bem como assistência social e psicológica e disponibilização de treinamentos visando a construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia para essas mulheres.
Inclusão de Pessoas com Deficiência
Fazer com que as pessoas com deficiência se sintam incluídas e acolhidas no ambiente de trabalho e em nossos estabelecimentos faz parte da nossa cultura de inclusão. O Grupo está comprometido em aumentar a conscientização sobre a deficiência, desenvolver empregos significativos e excelentes condições de trabalho dentro da Accor, garantindo que sejamos totalmente acolhedores e inclusivos para equipes e hóspedes com deficiência, e tornando a inclusão a norma.
Entre as principais iniciativas : Desde 2015, o Grupo é signatário da Carta Global de Negócios e Deficiência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), adotando seus 10 princípios e apoiando ativamente essa iniciativa para fomentar o emprego de pessoas com deficiência. E em 2021, a Accor levou seu compromisso um passo adiante ao aderir ao Valuable 500, uma iniciativa global que visa adicionar explicitamente a inclusão de pessoas com deficiência como meta nos roteiros de empresas multinacionais, para tornar a inclusão a norma. Nossos dois compromissos são:
• Treinar e conscientizar nossos membros da ExCom sobre deficiência em todo o mundo, mobilizando-os sobre a importância da deficiência – uma mobilização que é essencial para mover as linhas e fortalecer nossos esforços para construir um local de trabalho inclusivo para todos.
• Estar particularmente atentos à forma como representamos os membros da nossa equipe e hóspedes, a fim de melhorar a inclusão das nossas campanhas publicitárias e de comunicação para melhor representar a nossa sociedade.
O Grupo também criou canais de recrutamento dedicados, por exemplo, em nosso site de recrutamento Accor Careers oferece a possibilidade de qualquer pessoa com deficiência compartilhar sua situação e status.
Para que os hóspedes com uma variedade de deficiências se sintam totalmente bem-vindos, o conceito inovador de “”Smart Room”” do Grupo melhora a acessibilidade dos quartos, oferecendo recursos personalizados, como camas ajustáveis em altura, iluminação no chão e chuveiros com paredes removíveis e jatos ajustáveis, para pessoas com mobilidade reduzida (PRM); O quarto combina o melhor da funcionalidade e design para oferecer uma recepção otimizada a todos os hóspedes.
Riqueza da Diversidade Social, Étnica, Racial e Cultural
Como um grande empregador global fortemente implantado em suas comunidades e tecido econômico locais, a Accor tem um papel essencial a desempenhar na contribuição para a diversidade e inclusão social, étnica, racial e cultural. Estamos especialmente empenhados em fazer da hospitalidade um elevador social e uma verdadeira força para a mobilidade social, promovendo a inclusão social e econômica. Oferecemos acesso a empregos e oportunidades de treinamento para funcionários de todas as origens aprenderem habilidades e apoiarem seu crescimento profissional e bem-estar pessoal.
Entre as principais iniciativas: Nossa parceria de mais de 10 anos com a Unibes Cultural, no financiamento de uma capacitação em hotelaria para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Atuamos a bastante tempo também, desde 1999 com o Supletivo Virtual, que é uma escola on-line para adultos para que nossos colaboradores e sua famílias possam terminar os seus estudos, sem nenhum custo.
A Accor também estabeleceu parcerias e iniciativas para facilitar e promover o recrutamento de pessoas migrantes e refugiadas, além da parceria global com a TENT desde 2019, aderimos em 2022 aos compromissos de dois projetos da ACNUR no Brasil:
• Moverse, programa realizado conjuntamente por ONU Mulheres, ACNUR e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), com o financiamento do Governo de Luxemburgo, e que tem entre seus objetivos mobilizar o setor privado para a promoção da integração socioeconômica de mulheres refugiadas e migrantes.
• Fórum Empresas com Refugiados, que é uma iniciativa da ACNUR e Pacto Global da ONU Brasil. O Fórum é formado por empresas e outros tipos de organizações empresariais interessadas em apoiar a inclusão de refugiados no mercado de trabalho e promove a troca de experiências entre empresas, ações de capacitação para a contratação de pessoas refugiadas e compartilhamento de boas práticas na inclusão desta população nos ambientes de trabalho.
Inclusão LGBTQI+
Nossa região iniciou suas ações em prol da comunidade LGBTQI+ desde 2017, ao se tornar membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Fomos a primeira empresa hoteleira a se comprometer com os 10 compromissos do Fórum e a iniciar a discussão que contribui para desmistificar o tema no âmbito empresarial, reforçando não só o respeito à diversidade de nossos colaboradores mas também nossa missão de fazer com que todos os nossos hóspedes se sintam bem-vindos. Em 2021, a Accor globalmente integrou oficialmente a inclusão LGBTQI+ como pilar da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo, reafirmando nossos compromissos com a comunidade LGBTQI+ para fazer com que cada membro da equipe e hóspede se sinta bem-vindo, seguro, valorizado e igual.
Entre as principais iniciativas: Nossa atuação se expande com comitês e associações a organizações locais em todos os principais países da nossa região Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e México.
Aderimos em 2021 como Platinum Partner com a IGLTA, International LGBTQ+ Travel Association e nossa sponsor do comitê LGBTQI+, Antonietta VARLESE integra a diretoria do grupo. A missão da IGLTA é fornecer informações e recursos aos viajantes LGBTQI+ e expandir o segmento, demonstrando seu importante impacto social e econômico. Juntos, trabalhamos para garantir que a indústria hoteleira seja um espaço seguro e inclusivo para todas as pessoas. E continuaremos a facilitar e promover a equidade no setor de viagens. Trabalhamos ativamente com a capacitação e letramento de nossos times, estamos trabalhando para que todos os nosso hotéis possuam a certificação, globalmente já temos + de 1.100 propriedades Accor treinadas e certificadas com o Travel Proud.

Relevância para o Negócio:

“A Accor acredita firmemente que a promoção da diversidade e da inclusão é um componente essencial do sucesso do Grupo. Estamos convencidos de que ser uma empresa aberta e inclusiva é uma grande força que faz nossas equipes e nosso Grupo prosperarem. Promove o bem-estar dos funcionários e capacita os membros de nossa equipe a crescer, estimula o desempenho individual e coletivo, cultiva a criatividade e a inovação e fortalece nossa organização.
Como líder global e grande empregadora no setor de hospitalidade, a Accor reconhece sua responsabilidade e o papel fundamental que pode desempenhar para liderar o caminho na promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão. A Accor sempre reconheceu que seus hotéis são parte integrante das comunidades em que operam e que o Grupo deve criar oportunidades positivas nessas comunidades e para suas pessoas, desempenhando plenamente seu papel de elevador social e refletindo a diversidade de nossas comunidades e clientes em todo o mundo. As práticas e Diversidade, Igualdade e Inclusão na Accor impactaram ao longo dos anos na conquista de indicadores reputacionais ( Melhores Empresas para Trabalhar GPTW, 3° Lugar GPTW categoria LGBTQI+, Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo para as ações de Gênero e LGBTQI+ , dentre outros),mas, mais do que isto, reforçam a natureza da nossa existência que é o sentido de Hospitalidade que marca a nossa cultura organizacional, pautada no Respeito e Confiança, parte fundamental dos nossos valores. Reforçamos essas premissas através de nosso código de ética e compromissos com a Diversidade, Equidade e Inclusão.
Como exemplos temos entre nossas prioridades estratégicas de 2023*:
40% de mulheres em posição de liderança sênior;
51% de mulheres como gerentes gerais de nossos hotéis;
90% de gerentes gerais e gestores de RH treinados sobre o combate a violência de gênero
Realizar a capacitação de 20 colaboradores das operações que não tenham graduação para que possa acessar cargos gerenciais
*Metas atrelada ao bônus no contrato de metas dos comitês executivos

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

“Como líder global e grande empregadora no setor de hospitalidade, a Accor reconhece sua responsabilidade e o papel fundamental que pode desempenhar para liderar o caminho na promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão, queremos desempenhar plenamente o papel de embaixadora da diversidade, equidade e inclusão e compartilhar nossa ética, buscando garantir que nossos requisitos e compromissos também sejam levados em consideração por nossos diversos parceiros de negócios, em particular fornecedores. Incluimos nossos valores e Código de Ética e Responsabilidade Social Corporativa em nossas premissas contratuais com fornecedores que devem assinar a Política de Compras e garantir também que seus subcontratados cumprem os mesmos padrões. Os fornecedores também precisam concordar em participar da análise de desempenho do desenvolvimento sustentável e autorizar a Accor a realizar auditorias.
Como pioneiros no setor hoteleiro em 2020, a Accor em parceria com o Instituto Avon criaram o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, que contempla diversas iniciativas, dentre as quais, o programa Acolhe, que tem por objetivo acolher e capacitar mulheres vítimas de violência, oferecendo-lhes hospedagem e pensão completa, para as vítimas e seus filhos nos hotéis Accor, bem como assistência social e psicológica e disponibilização de treinamentos visando a construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia para essas mulheres. Até Março de 2023, já abrigamos 300 mulheres e 400 crianças, oferecendo mais de 4.500 diárias em nossos hotéis, distribuidos por 225 municipios em 23 estados do país.
O Acolhe é uma iniciativa inovadora no setor hoteleiro que contribui efetivamente para o aprimoramento de causas ESG relevantes para a sociedade. É uma oportunidade para inspirarmos outros players do segmento. Nossa ação apoia e amplia o impacto de políticas públicas e estimula a execução das leis que protegem mulheres e meninas.
Inspirado no programa Acolhe, foi disponibilizada a todas as nossas colaboradoras o Canal da Mulher uma linha aberta, sigilosa e segura para suporte e apoio a todo tipo de violência doméstica, para orientar, sensibilizar e incentivar as colaboradoras Accor a buscarem apoio. Como forma de letramento e capacitação de nossas equipes, lançamos um treinamento EAD sobre o Combate à Violência de Gênero, obrigatório para todos os colaboradores das áreas de apoio, Gerentes Gerais e recursos humanos da região e pretendemos formar 90% dos nossos hotéis geridos até dezembro de 2023.

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“Somos uma empresa de hospitalidade e a diversidade está presente em nossas vidas todos os dias. Receber a todas as pessoas, aceitando e valorizando as diferenças, reconhecendo o nosso enriquecimento por este contato, é um dos princípios fundamentais de nossa ética administrativa, uma vez que é intrínseco ao DNA do nosso Grupo. O pioneirismo do Grupo na promoção da Diversidade e Inclusão remonta às raízes da empresa, com a criação, em 1970, da primeira carta de igualdade de gênero no ambiente de trabalho e a formalização em 2007 de seu primeiro compromisso de diversidade.
Nosso compromisso coletivo é dar a todos as oportunidades irrestritas, justas e equitativas de que precisam para crescer e para atingir todo o seu potencial. Nós nos esforçamos para desempenhar um papel como um elevador social, fornecendo oportunidades de emprego e treinamento que oferecem verdadeira mobilidade social e inclusão econômica para pessoas que muitas vezes não tiveram treinamento prévio ou educação superior, ou populações desfavorecidas. Para referência, nossos hotéis no Brasil geraram + 7 mil novas contratações em 2022.
Nossa ambição é promover a abertura, promover a igualdade no local de trabalho e prevenir a discriminação. Para a construção dessa ambição, atuamos orientados por quatro pilares: Diversidade e igualdade de gênero, integração de pessoas com deficiências, riqueza da diversidade social, étnica, racial e cultural e inclusão LGBTQI+.
Estamos convencidos de que ser uma empresa aberta e inclusiva é uma grande força que faz nossas equipes e nosso Grupo prosperarem. Promove o bem-estar dos funcionários e capacita os membros de nossa equipe a crescer, estimula o desempenho individual e coletivo, cultiva a criatividade e a inovação e fortalece nossa organização.
Diversidade e Igualdade de Gênero
O Grupo acredita firmemente que as mulheres devem ter as mesmas oportunidades que os homens, que nenhuma mulher deve ter suas perspectivas ou ambições restringidas, e que o Grupo pode incutir mudanças reais com ações concretas que promovam a igualdade de gênero e a diversidade, atuando tanto com iniciativas globais quanto com iniciativas estruturantes locais.
Faz parte de nossas prioridades a prevenção e o combate à Violência de Gênero, reconhecendo a necessidade de uma forte mobilização coletiva para pôr fim a todos os tipos de violência: violência doméstica, assédio sexual e sexismo no ambiente de trabalho. Este compromisso é uma extensão natural do nosso DNA, acolhendo e cuidando dos outros e garantindo que os nossos hotéis estão abertos a todos e proporcionam refúgios para quem precisa.
Entre as principais iniciativas : Nosso comitê por de Diversidade e Igualdade de Gênero RiiSE, metas institucionais para garantir a representatividade de mulheres em posição de liderança, globalmente a Accor é co-líder da Coalizão de Ação de Geração de Igualdade sobre Violência de Gênero pela ONU Mulheres. No Brasil somos membros bem atuantes da Coalização Empresarial para o Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que é uma iniciativa de governança multi setorial e multi empresarial em prol da proteção de mulheres e meninas em situação de violência. Em 2020, a Accor em parceria com o Instituto Avon criaram o Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, que contempla diversas iniciativas, dentre as quais, o Programa Acolhe, que tem por objetivo acolher e capacitar mulheres vítimas de violência, oferecendo-lhes hospedagem e pensão completa, para as vítimas e seus filhos nos hotéis Accor, bem como assistência social e psicológica e disponibilização de treinamentos visando a construção de um futuro com mais protagonismo, autoconfiança e autonomia para essas mulheres.
Inclusão de Pessoas com Deficiência
Fazer com que as pessoas com deficiência se sintam incluídas e acolhidas no ambiente de trabalho e em nossos estabelecimentos faz parte da nossa cultura de inclusão. O Grupo está comprometido em aumentar a conscientização sobre a deficiência, desenvolver empregos significativos e excelentes condições de trabalho dentro da Accor, garantindo que sejamos totalmente acolhedores e inclusivos para equipes e hóspedes com deficiência, e tornando a inclusão a norma.
Entre as principais iniciativas : Desde 2015, o Grupo é signatário da Carta Global de Negócios e Deficiência da OIT (Organização Internacional do Trabalho), adotando seus 10 princípios e apoiando ativamente essa iniciativa para fomentar o emprego de pessoas com deficiência. E em 2021, a Accor levou seu compromisso um passo adiante ao aderir ao Valuable 500, uma iniciativa global que visa adicionar explicitamente a inclusão de pessoas com deficiência como meta nos roteiros de empresas multinacionais, para tornar a inclusão a norma. Nossos dois compromissos são:
• Treinar e conscientizar nossos membros da ExCom sobre deficiência em todo o mundo, mobilizando-os sobre a importância da deficiência – uma mobilização que é essencial para mover as linhas e fortalecer nossos esforços para construir um local de trabalho inclusivo para todos.
• Estar particularmente atentos à forma como representamos os membros da nossa equipe e hóspedes, a fim de melhorar a inclusão das nossas campanhas publicitárias e de comunicação para melhor representar a nossa sociedade.
O Grupo também criou canais de recrutamento dedicados, por exemplo, em nosso site de recrutamento Accor Careers oferece a possibilidade de qualquer pessoa com deficiência compartilhar sua situação e status.
Para que os hóspedes com uma variedade de deficiências se sintam totalmente bem-vindos, o conceito inovador de “”Smart Room”” do Grupo melhora a acessibilidade dos quartos, oferecendo recursos personalizados, como camas ajustáveis em altura, iluminação no chão e chuveiros com paredes removíveis e jatos ajustáveis, para pessoas com mobilidade reduzida (PRM); O quarto combina o melhor da funcionalidade e design para oferecer uma recepção otimizada a todos os hóspedes.
Riqueza da Diversidade Social, Étnica, Racial e Cultural
Como um grande empregador global fortemente implantado em suas comunidades e tecido econômico locais, a Accor tem um papel essencial a desempenhar na contribuição para a diversidade e inclusão social, étnica, racial e cultural. Estamos especialmente empenhados em fazer da hospitalidade um elevador social e uma verdadeira força para a mobilidade social, promovendo a inclusão social e econômica. Oferecemos acesso a empregos e oportunidades de treinamento para funcionários de todas as origens aprenderem habilidades e apoiarem seu crescimento profissional e bem-estar pessoal.
Entre as principais iniciativas: Nossa parceria de mais de 10 anos com a Unibes Cultural, no financiamento de uma capacitação em hotelaria para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Atuamos a bastante tempo também, desde 1999 com o Supletivo Virtual, que é uma escola on-line para adultos para que nossos colaboradores e sua famílias possam terminar os seus estudos, sem nenhum custo.
A Accor também estabeleceu parcerias e iniciativas para facilitar e promover o recrutamento de pessoas migrantes e refugiadas, além da parceria global com a TENT desde 2019, aderimos em 2022 aos compromissos de dois projetos da ACNUR no Brasil:
• Moverse, programa realizado conjuntamente por ONU Mulheres, ACNUR e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), com o financiamento do Governo de Luxemburgo, e que tem entre seus objetivos mobilizar o setor privado para a promoção da integração socioeconômica de mulheres refugiadas e migrantes.
• Fórum Empresas com Refugiados, que é uma iniciativa da ACNUR e Pacto Global da ONU Brasil. O Fórum é formado por empresas e outros tipos de organizações empresariais interessadas em apoiar a inclusão de refugiados no mercado de trabalho e promove a troca de experiências entre empresas, ações de capacitação para a contratação de pessoas refugiadas e compartilhamento de boas práticas na inclusão desta população nos ambientes de trabalho.
Inclusão LGBTQI+
Nossa região iniciou suas ações em prol da comunidade LGBTQI+ desde 2017, ao se tornar membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Fomos a primeira empresa hoteleira a se comprometer com os 10 compromissos do Fórum e a iniciar a discussão que contribui para desmistificar o tema no âmbito empresarial, reforçando não só o respeito à diversidade de nossos colaboradores mas também nossa missão de fazer com que todos os nossos hóspedes se sintam bem-vindos. Em 2021, a Accor globalmente integrou oficialmente a inclusão LGBTQI+ como pilar da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo, reafirmando nossos compromissos com a comunidade LGBTQI+ para fazer com que cada membro da equipe e hóspede se sinta bem-vindo, seguro, valorizado e igual.
Entre as principais iniciativas: Nossa atuação se expande com comitês e associações a organizações locais em todos os principais países da nossa região Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru e México.
Aderimos em 2021 como Platinum Partner com a IGLTA, International LGBTQ+ Travel Association e nossa sponsor do comitê LGBTQI+, Antonietta VARLESE integra a diretoria do grupo. A missão da IGLTA é fornecer informações e recursos aos viajantes LGBTQI+ e expandir o segmento, demonstrando seu importante impacto social e econômico. Juntos, trabalhamos para garantir que a indústria hoteleira seja um espaço seguro e inclusivo para todas as pessoas. E continuaremos a facilitar e promover a equidade no setor de viagens. Trabalhamos ativamente com a capacitação e letramento de nossos times, estamos trabalhando para que todos os nosso hotéis possuam a certificação, globalmente já temos + de 1.100 propriedades Accor treinadas e certificadas com o Travel Proud.

Gestão da Prática Relatada:

“O Grupo também impulsiona e maximiza o impacto de seus compromissos de Diversidade, Equidade e Inclusão por meio de ferramentas fortes, incluindo compromissos formalizados, uma governança dedicada e momentos-chave comemorativos para homenagear o DEI e promover a conscientização.
Temos uma forte estrutura de governança de Diversidade, Equidade e Inclusão construída em torno de uma comunidade internacional que se reúne regularmente para compartilhar as melhores práticas de toda a sua rede e maximizar a implementação dos compromissos de DEI. E o Grupo também está empenhado em garantir que a DEI seja adotada no mais alto nível gerencial, com o apoio da Diretoria Executiva e do Comitê de Ética criado em 2014.
Além disso foi elaborado um plano de engajamento da cultura de DEI com um calendário com programação anual para a sensibilização e letramento nas datas relevantes de cada um dos pilares, através de comunicações, eventos, palestras etc. Como forma também de aprimorar o impacto de nossas ações, estamos realizando um censo de diversidade, afim de termos um diagnóstico da distribuição de Diversidade nossos colaboradores bem como suas interseccionalidades.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Desenvolvemos nossas práticas de forma que possam ser aplicadas não somente para os hotéis que estão sob nossa gestão direta mas também procuramos envolver nossos franqueados, a indústria hoteleira, fornecedores e empresas de outros setores. Abaixo somente três exemplos que ilustram esta atitude:
1. Promovemos encontros nas principais regiões do Brasil nossos gerentes de unidades hoteleiras juntos com gerentes de unidades franqueadas para explicar nossas ações e aplicar com sucesso nossas práticas.
2. Criamos a alternativa de supletivo virtual gratuito aos empregados e seus familiares que não tiveram a oportunidade de terminar ensino fundamental ou médio já há muitos anos e levamos esta iniciativa para boa parte da indústria hoteleira através da expansão dos acordos firmados para o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil.
3. Concedemos o acesso gratuito à diversas empresas e fóruns de empresas, aos nossos guias de recrutamento, seleção e inclusão de setores minorizados como a comunidade LGBTI+ ou de pessoas com deficiência.
Estamos sempre disponíveis e compartilhamos recorrentemente nossas boas práticas em encontros dos Fóruns e organizações empresariais nas quais atuamos.