Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Case Mulheres na Liderança

Nestlé Brasil LTDA

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

“A Nestlé entende que como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas no mundo, que emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil, precisa fazer a sua parte para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Desta motivação nasceu o Programa Empoderadas, que em 2023 chegou à sua 3ª edição, e que tem como foco acelerar o desenvolvimento de líderes mulheres da Divisão Técnica, promovendo o autoconhecimento, empoderamento e liderança. Isso acontece por meio da revisão e planejamento do plano de carreira e sessões para o mapeamento das fortalezas, com base no teste Clifton Strenghts. O programa tem duração de 9 meses e envolve projetos, fóruns de desenvolvimento, encontros com mulheres inspiradoras e entre as participantes para troca de experiências, conversas com áreas de negócio e mentoria. Em 2022, o grupo fechou com 25 mulheres. Foram selecionadas mulheres avaliadas com alto potencial e também indicações de diretores e gerentes sêniores.
Desde 2021, o Empoderadas já impactou mais de 50 mulheres, alcançou 95% de retenção de talentos, 75% de aderência ao plano de desenvolvimento e 65% delas tiveram movimentação em suas carreiras dentro da empresa.
Paralelamente, a Nestlé tem uma bandeira de reconhecimento e valorização do papel da mulher no campo. A empresa mantém projetos e iniciativas em parceria com produtores rurais, e mantém seu apoio a eventos específicos para as mulheres que atuam no agronegócio.
O projeto Força da Moça, por exemplo, desenvolve mulheres fazendeiras e produtoras de leite. Em 2019, a área fez a primeira pesquisa em campo para entender a participação e os anseios das mulheres na atividade leiteira nos quatro estados de atuação da Nestlé – São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Na ocasião, foram 43 entrevistadas por supervisoras do time da Nestlé. Desde então, foram endereçadas ações como eventos em campo, com o objetivo de incluir as mulheres em atividades de debate e desenvolvimento do setor e trazer à tona histórias inspiradoras de mulheres nas fazendas produtoras. Uma das frentes foi a criação de um grupo de embaixadoras formado por oito produtoras, que no final de 2019 participou da edição daquele ano do Congresso Nacional de Mulheres do Agro; elas também visitaram a Sede da Companhia e realizaram troca de experiências e ideias. Hoje, são aproximadamente 1.500 fazendas fornecedoras na cadeia leiteira e as mulheres representam 15% do cadastro ativo das propriedades – elas ocupam algum cargo de liderança na fazenda, gerenciando setores ou a propriedade como um todo. Representatividade: hoje, no time de supervisão técnica de campo da Nestlé na cadeia leiteira, 30% são mulheres; em um setor ainda com alta presença masculina nas funções exercidas nas atividades do agro, a preocupação é que a maior presença de mulheres em campo incentive o número de mulheres na liderança das fazendas. A iniciativa nasceu com o objetivo de tornar o campo mais inclusivo, diverso e igualitário, empoderando as mulheres para que possam assumir seu papel na propriedade leiteira, sabendo da importância delas para a jornada da sustentabilidade da companhia.
O Elas no Café e o Juntas no Campo têm o propósito de dar visibilidade a histórias transformadoras e inspiradoras, dar voz às histórias que trazem a visão de oportunidades nos negócios sob o ponto de vista delas. O intuito é incentivar a troca de experiências para fortalecer a atuação feminina na produção rural. Apesar de já responderem por uma parcela importante do agronegócio nacional e de, serem, muitas vezes, mais capacitadas e preparadas, as mulheres que atuam no campo ainda enfrentam muitos preconceitos e, na maioria dos casos, não são consideradas nas decisões que envolvem o setor. Empoderar essas mulheres, dando visibilidade e um espaço para que elas possam, juntas, construir e pensar novas possibilidades e oportunidades para atuar no campo é essencial. “

Relevância para o Negócio:

“A Nestlé vem acelerando sua jornada de Diversidade e Inclusão desde 2020, quando criou o centro de competências dedicado ao tema com foco cinco frentes: Gênero, Gerações, Raça, LGBTQIA+ e Pessoas com Deficiência. A empresa acredita que uma equipe plural permite diversidade de pensamentos e pontos de vista, o que beneficia o negócio.
Na jornada de D&I, monitorar resultados é importante para garantir resultados concretos. Na Nestlé existe um dashboard para acompanhar os KPIs importantes, e periodicamente esses dados são compartilhados com o comitê de direção para que eles saibam e contribuam com seus avanços.
Este ano, o reconhecimento anual Melhores Empresas em Práticas e Ações da Diversidade, realizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBT e o Movimento pela Equidade Racial (Mover), destacou a Nestlé em segundo lugar na categoria Práticas do Mercado em Geral. Em sua segunda edição, a avaliação visa destacar práticas antirracistas e de promoção da diversidade em companhias no Brasil. Ao todo, foram avaliados 51 projetos de 26 organizações, ante 34 projetos de 22 organizações, em 2022.
Desde 2022, cada fábrica, centro de distribuição e filial de vendas da Nestlé conta com um comitê de diversidade formado por pessoas que trabalham na unidade e de diversas áreas. Os comitês locais de diversidades têm o intuito de suportar e catalisar a estratégia de diversidade e inclusão localmente, além de contribuir para uma verdadeira compreensão das oportunidades e projetos que efetivam uma progressão nessa jornada.” “A Nestlé possui metas globais e também específicas no Brasil relacionadas à equidade de gênero e salarial e para aumentar o número de mulheres em cargos de liderança. Entre as políticas temos: políticas globais contra discriminação, violência e assédio no trabalho; políticas globais de revisão anuais de igualdade salarial para eliminar as condições que criam disparidades salariais entre homens e mulheres; política Global de Apoio Parental de gênero neutro. Essa política reconhece que os papéis dos pais não são definidos apenas pelo gênero e oferece suporte flexível o suficiente para se adaptar a qualquer unidade familiar.
No Brasil, a Nestlé é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres e Pacto Global) e, por isso, é comprometida em trabalhar por meio de programas e ações para promover à igualdade de gênero e o empoderamento econômico das mulheres no ambiente de trabalho, cadeia de valor e nas comunidades com as quais se relaciona.
Globalmente, a empresa é reconhecida no Bloomberg Gender-Equality Index 2022 por suas ações de igualdade de gênero em cinco pilares: liderança feminina e pipeline de talentos, igualdade de remuneração e paridade salarial de gênero, cultura inclusiva, políticas anti-assédio sexual e marcas pró-mulheres.
Em 2023, o estudo Mulheres na Liderança, iniciativa da WILL (Women in Leadership Latin America), Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire, com suporte do instituto Ipsos, reconheceu a Nestlé na categoria “Promoção de Mulheres Pardas e Negras”.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A Nestlé entende que como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas no mundo, que emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil, precisa fazer a sua parte para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Desta motivação nasceu o Programa Empoderadas, que em 2023 chegou à sua 3ª edição, e que tem como foco acelerar o desenvolvimento de líderes mulheres da Divisão Técnica, promovendo o autoconhecimento, empoderamento e liderança. Isso acontece por meio da revisão e planejamento do plano de carreira e sessões para o mapeamento das fortalezas, com base no teste Clifton Strenghts. O programa tem duração de 9 meses e envolve projetos, fóruns de desenvolvimento, encontros com mulheres inspiradoras e entre as participantes para troca de experiências, conversas com áreas de negócio e mentoria. Em 2022, o grupo fechou com 25 mulheres. Foram selecionadas mulheres avaliadas com alto potencial e também indicações de diretores e gerentes sêniores.
Desde 2021, o Empoderadas já impactou mais de 50 mulheres, alcançou 95% de retenção de talentos, 75% de aderência ao plano de desenvolvimento e 65% delas tiveram movimentação em suas carreiras dentro da empresa.
Paralelamente, a Nestlé tem uma bandeira de reconhecimento e valorização do papel da mulher no campo. A empresa mantém projetos e iniciativas em parceria com produtores rurais, e mantém seu apoio a eventos específicos para as mulheres que atuam no agronegócio.
O projeto Força da Moça, por exemplo, desenvolve mulheres fazendeiras e produtoras de leite. Em 2019, a área fez a primeira pesquisa em campo para entender a participação e os anseios das mulheres na atividade leiteira nos quatro estados de atuação da Nestlé – São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná. Na ocasião, foram 43 entrevistadas por supervisoras do time da Nestlé. Desde então, foram endereçadas ações como eventos em campo, com o objetivo de incluir as mulheres em atividades de debate e desenvolvimento do setor e trazer à tona histórias inspiradoras de mulheres nas fazendas produtoras. Uma das frentes foi a criação de um grupo de embaixadoras formado por oito produtoras, que no final de 2019 participou da edição daquele ano do Congresso Nacional de Mulheres do Agro; elas também visitaram a Sede da Companhia e realizaram troca de experiências e ideias. Hoje, são aproximadamente 1.500 fazendas fornecedoras na cadeia leiteira e as mulheres representam 15% do cadastro ativo das propriedades – elas ocupam algum cargo de liderança na fazenda, gerenciando setores ou a propriedade como um todo. Representatividade: hoje, no time de supervisão técnica de campo da Nestlé na cadeia leiteira, 30% são mulheres; em um setor ainda com alta presença masculina nas funções exercidas nas atividades do agro, a preocupação é que a maior presença de mulheres em campo incentive o número de mulheres na liderança das fazendas. A iniciativa nasceu com o objetivo de tornar o campo mais inclusivo, diverso e igualitário, empoderando as mulheres para que possam assumir seu papel na propriedade leiteira, sabendo da importância delas para a jornada da sustentabilidade da companhia.
O Elas no Café e o Juntas no Campo têm o propósito de dar visibilidade a histórias transformadoras e inspiradoras, dar voz às histórias que trazem a visão de oportunidades nos negócios sob o ponto de vista delas. O intuito é incentivar a troca de experiências para fortalecer a atuação feminina na produção rural. Apesar de já responderem por uma parcela importante do agronegócio nacional e de, serem, muitas vezes, mais capacitadas e preparadas, as mulheres que atuam no campo ainda enfrentam muitos preconceitos e, na maioria dos casos, não são consideradas nas decisões que envolvem o setor. Empoderar essas mulheres, dando visibilidade e um espaço para que elas possam, juntas, construir e pensar novas possibilidades e oportunidades para atuar no campo é essencial. “

Gestão da Prática Relatada:

“Atualmente, a Nestlé Brasil tem 44% de mulheres em cargos de liderança. De 2018 até 2022, subiu de 22% para 34% o percentual de mulheres na divisão técnica. Um exemplo prático é a fábrica de Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), que já nasceu com o propósito de ter equilíbrio de gênero. Já ampliamos cinco vezes o vestiário feminino, pois o número de mulheres foi aumentando e hoje já representam mais de 50%. Nesta mesma fábrica foi onde promovemos a primeira diretora de fábrica da Nestlé no Brasil. A fábrica da Garoto, em Vila Velha (ES), em um curto prazo deve alcançar a equidade de gênero, hoje com 39% e deve ser a próxima a chegar nos 50%. A Nestlé ainda possui um plano Gender Balance em Engenharia, uma área predominantemente masculina, em que a ação é mapear candidatas mesmo sem vagas para entrevistar mulheres e deixar um pipeline feminino mapeado para quando abrir vaga.
A participação das mulheres na atividade leiteira evoluiu de 9% para 15% nos últimos 2 anos – ou seja, uma evolução de mais de 60%, mas que ainda requer a continuidade dos trabalhos para seguir e evoluir. O projeto Força da Moça, por exemplo, vem impactando mais de 400 mulheres pelo Brasil.
Atualmente, 40% do time de campo da área de Cafés é formado por mulheres e essa é uma transformação que vem ocorrendo de forma mais acentuada nos anos mais recentes. Outro exemplo é o resultado do programa Fazedores de Café, lançado em 2018 com o nome Jovens Transformadores no Campo. Há um aumento na participação das mulheres. Cada vez mais, elas assumem um protagonismo de direito que deve ser reconhecido e valorizado pelos diferentes elos da cadeia. A mais recente edição contou com 23 mulheres entre 46 jovens participantes – 50% do público presente.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“A Nestlé está sempre atenta às mudanças do mercado com o objetivo de oferecer um ambiente diverso e inclusivo para todas as pessoas. A companhia compreende que se trata de uma jornada longa e contínua. Por ser a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, considera que suas iniciativas de diversidade e inclusão podem inspirar outras companhias e o mercado a praticar também.

Desse modo, segue investindo em iniciativas que abrangem novas formas de contratação e desenvolvimento, contemplando conscientização e ação. A empresa entende que só assim conseguirá transformar o cenário de forma genuína e perene, bem como mudar os números que representam hoje a participação desses diferentes públicos no mercado de trabalho.”