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Ano: 2023

Case Embalagens Comemorativas de Ninho

Nestlé Brasil LTDA

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“NINHO® lançou embalagens comemorativas para convidar seus consumidores a conhecerem a jornada sustentável da marca. O objetivo foi celebrar marcos importantes da jornada de NINHO® e levar informações ao consumidor final sobre as práticas regenerativas realizadas no campo, bem como o impacto socioambiental
positivo impulsionado pela marca ao longo da cadeia produtiva, contribuindo para a neutralização das emissões de carbono.
As embalagens comemorativas trouxeram o mote “A Diferença que vem da fazenda” para celebrar mais de 300 milhões de copos de leite vindos de propriedades que adotam práticas avançadas de agricultura regenerativa focadas em três pilares: cuidados com o solo, redução do uso da água e bem-estar animal. São embalagens que unem conhecimento sobre sustentabilidade à tecnologia, em uma edição limitada da linha NINHO® Forti+, nas versões instantâneo e integral.”

Relevância para o Negócio:

A Nestlé acredita que as práticas sustentáveis e regenerativas incentivadas pela empresa vem transformando a produção de leite nacional. A marca Ninho tem um papel relevante nessa jornada e as embalagens comemorativas visam aproximar do consumidor o trabalho e pioneirismo que estão sendo feitos no campo e conscientizá-lo sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. “Em cada uma das latas especiais, um QR Code direciona o consumidor para uma página no site da marca com conteúdos que explicam como NINHO® tem transformado a produção de leite junto aos produtores.
As fazendas fornecedoras de NINHO® com práticas regenerativas representam, juntas, mais de 30 mil vacas vivendo em ambientes climatizados que proporcionam mais conforto e saúde; nos cuidados com o solo, as práticas regenerativas contribuem com a redução do impacto em uma área equivalente a 7 mil campos de futebol; e desde 2020, já se economizou o equivalente a 75 milhões de litros por meio da gestão do uso da água. Medidas que estão alinhadas à meta de descarbonização da Nestlé para reduzir suas emissões pela metade até 2030 e atingir emissões líquidas zero em 2050.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“NINHO® lançou embalagens comemorativas para convidar seus consumidores a conhecerem a jornada sustentável da marca. O objetivo foi celebrar marcos importantes da jornada de NINHO® e levar informações ao consumidor final sobre as práticas regenerativas realizadas no campo, bem como o impacto socioambiental
positivo impulsionado pela marca ao longo da cadeia produtiva, contribuindo para a neutralização das emissões de carbono.
As embalagens comemorativas trouxeram o mote “A Diferença que vem da fazenda” para celebrar mais de 300 milhões de copos de leite vindos de propriedades que adotam práticas avançadas de agricultura regenerativa focadas em três pilares: cuidados com o solo, redução do uso da água e bem-estar animal. São embalagens que unem conhecimento sobre sustentabilidade à tecnologia, em uma edição limitada da linha NINHO® Forti+, nas versões instantâneo e integral.”

Gestão da Prática Relatada:

“Os rótulos ganharam destaque nos pontos de venda de diversas cidades do Brasil, reforçando a mensagem aos consumidores.
No Rio de Janeiro, as latas ganharam destaque em mídia OOH, em mais de 590k KM e impactando 11,7 milhões de passageiros em 1 mês.
A iniciativa também reverberou na imprensa, com 24 artigos publicados, +R$ 4MIO de earned media e impactando +5 MIO de pessoas.
Os consumidores também reagiram positivamente às latas comemorativas
(Fonte: Pesquisa Sustentabilidade Lata Ninho realizada pelo instituto MC 15 – Maio’2023)
Além das latas, também foi desenvolvida uma seção dedicada ao tema no site oficial de NINHO, para os consumidores que tivessem interesse em se aprofundar ainda mais na jornada de sustentabilidade de NINHO. A média de tempo de permanência dos usuários nessa seção é superior a 3 minutos, com +2k acessos. https://ninho.com.br/na-fazenda

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Os rótulos dos produtos desempenham um papel fundamental na comunicação com o consumidor, é um ponto de contato tangível, uma mensagem que o shopper leva para a própria casa. É uma iniciativa que pode ser replicada facilmente, considerando que a grande maioria dos produtos apresenta rótulos/embalagens.
A iniciativa de trocar o amarelo tradicional dos rótulos de NINHO pelo destaque do verde, a inclusão dos elementos visuais que remetem às fazendas, vacas, economia de água e cuidado com os solos, reforçou ao consumidor que uma mensagem distinta estava sendo transmitida, de modo a chamar sua atenção. A adição do “”backstory”” nos rótulos, proporcionando uma explanação mais aprofundada sobre cada uma das iniciativas, utilizando uma linguagem acessível, direta e relacionável, também contribuiu para uma maior aproximação do consumidor com a temática.
A perspectiva futura é continuar utilizando os rótulos como meio de comunicação para transmitir a mensagem de cuidado com a origem da matéria-prima do NINHO, incluindo a criação de latas colecionáveis. Além disso, planeja-se expandir essa comunicação de forma mais abrangente no país, por meio de ativações nos pontos de venda, em mídia Out Of Home, assim como por meio de uma campanha digital para aumentar o awareness da iniciativa.”