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Ano: 2023

Carroceria de caminhão feita com material reciclado

PepsiCo do Brasil LTDA.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A PepsiCo lançou um projeto pioneiro de carroceria de caminhão produzida a partir de materiais reciclados, provenientes de plástico, mais especificamente de polipropileno biorientado (BOPP – plástico flexível) e garrafas PET, oriundos do processo de produção de suas embalagens e de cooperativas de reciclagem, que são somados à fibra de vidro na fabricação do baú do veículo. A iniciativa integra a estratégia ESG global da companhia, chamada PepsiCo Positive (pep+), que visa tornar a sua cadeia de valor cada vez mais sustentável e inspirar mudanças positivas para as pessoas. O projeto da carroceria auxilia a solucionar preocupações como a destinação correta de resíduos, além de dar um novo destino ao BOPP, material de difícil reaproveitamento pelo baixo interesse econômico e alta complexidade tecnológica na reciclagem. Além disso, reduz em 99% o uso de energia utilizada na produção da matéria-prima, ao utilizar fibra em vez de alumínio, e pode ser replicada por outros atores industriais.
Para a fabricação, as embalagens de BOPP e PET passaram por processo químico que, misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original do baú do caminhão. Este material passou por diversos testes a fim de assegurar sua segurança, conforto térmico para os condutores e durabilidade como, por exemplo, o de envelhecimento artificial estimado em 10 anos, elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possibilidade de utilizá-lo em larga escala em sua frota. Outros testes também estão sendo realizados para aumentar o uso dos recicláveis.
Além da carroceria com material reutilizado, a frota já acompanha painéis solares, um projeto pioneiro e implantado na PepsiCo desde 2020, que gera energia limpa e ajuda a melhorar a vida útil da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação. Nesse processo, o tipo de painel utilizado (Filme Fotovoltaico Orgânico – OPV) é feito de materiais orgânicos, evitando o uso do silício convencional. O objetivo de todo o investimento é descarbonizar a frota, usando energia orgânica zero carbono.
O projeto, que começou com apenas um protótipo no segundo semestre de 2021, foi ampliado para 128 unidades com esse tipo de baú em 2022 e a frota deve ser expandida para cerca de 300 unidades até o fim deste ano. Esses caminhões já são utilizados desde 2022 para entregar a varejistas produtos como DORITOS®, LAY’S® e KERO COCO® em todo o país. A partir de 2023, todo novo caminhão médio da PepsiCo, que será destinado à equipe de vendas, está sendo implementado com a carroceria feita com materiais recicláveis na composição. A PepsiCo também será a primeira empresa a ter uma carreta com fibra reciclada em sua frota primária, a ser lançada em breve.”

Relevância para o Negócio:

“O projeto vem para atender dois pontos cruciais para a PepsiCo. A primeira é a destinação correta de resíduos pós-operação, especialmente do BOPP, material de menor interesse comercial na cadeia de reciclagem. Como uma das principais produtoras de alimentos armazenados nesse tipo de material, a empresa entende a responsabilidade da destinação adequada e a necessidade de encontrar soluções viáveis para seu reaproveitamento, sendo essa uma das frentes de atuação da empresa. O projeto está alinhado à sua estratégia ESG, o pep+, que compreende a transformação estratégica do negócio de ponta a ponta, criando crescimento e valor ao mesmo tempo em que inspira mudanças positivas para o planeta e para as pessoas.
O segundo ponto é a expansão de sua frota sustentável, para ampliar seus negócios em todo o país e atender às suas metas ESG no curto, médio e longo prazos, a partir de uma destinação adequada dos materiais. A PepsiCo, como uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, que neste ano celebra 70 anos no Brasil, possui entre seus diferenciais estratégicos uma das maiores frotas logísticas do setor. São mais de 4 mil veículos próprios, entre caminhões de grande porte, que atendem à frota primária da companhia (transporte de carga da fábrica para os centros de distribuição de vendas, chamados CDV’s, e para os grandes clientes do varejo e atacado); caminhões médios (frota secundária, que atende ao canal de venda para pequeno e médio varejo), como também carros executivos e veículos utilitários. Além disso, a empresa tem cerca de 100 transportadoras cadastradas para auxiliar com frota terceirizada. Com essa estrutura logística, conquistamos uma capilaridade que abrange todas as regiões do país e cidades de todos os portes, por meio de mais de 2.500 rotas de vendas. A eficiência logística contribui para manter a PepsiCo entre as líderes em diversos segmentos de mercado, como na categoria de snacks salgados.
Repensar a forma como os veículos são produzidos é um grande ganho para a companhia no Brasil e globalmente. A PepsiCo foi a primeira empresa do segmento a adquirir caminhões movidos a GNV (gás natural veicular) e veículos 100% elétricos e hoje, possui uma das maiores frotas de veículos elétricos e GNV do mercado, somando 150 caminhões até 2023. Além disso, a empresa definiu que, a partir de 2023, cada compra de caminhões de médio porte realizada para a frota secundária terá 20% de veículos elétricos e que todo novo caminhão de grande porte adquirido para a frota primária deverá ser movido a GNV – Gás Natural Veicular. Em uma projeção até 2030, o potencial (conservador) de redução de GEE com a adoção dos veículos GNV e elétricos em sua frota é de 30%.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

“Esta é uma iniciativa pioneira no mercado e traz benefícios significativos ao meio ambiente, já que desvia uma quantidade significativa de resíduos de aterros, dando a eles um novo uso. Também traz um benefício para o condutor do veículo, em termos de proteção térmica e ergonomia, uma vez que a carroceria de alumínio gera mais calor, impactando no bem-estar do usuário.
A companhia foi precursora nesse tipo de inovação e co-criou um projeto envolvendo diversos parceiros, que possui potencial para ser ampliado e replicado até mesmo por outras empresas. Outro ponto importante é a possibilidade de ganhar escala em um curto espaço de tempo, visto que a empresa saiu de um protótipo para mais de 100 caminhões viabilizados em menos de um ano, reduzindo uma quantidade considerável de bens primários e refletindo em menor impacto em toda a cadeia. No segundo ano, já deve triplicar esse número, para cerca de 300 veículos e outras unidades internacionais da PepsiCo já se espelham no modelo brasileiro para estudar a aplicação em seus veículos.
A economia circular é um dos pilares fundamentais para viabilizarmos uma cadeia de valor positiva, alinhada às metas de sustentabilidade da companhia, e é isso que o projeto visa, direcionar o plástico de suas embalagens pós-consumo para um novo uso. “

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A PepsiCo lançou um projeto pioneiro de carroceria de caminhão produzida a partir de materiais reciclados, provenientes de plástico, mais especificamente de polipropileno biorientado (BOPP – plástico flexível) e garrafas PET, oriundos do processo de produção de suas embalagens e de cooperativas de reciclagem, que são somados à fibra de vidro na fabricação do baú do veículo. A iniciativa integra a estratégia ESG global da companhia, chamada PepsiCo Positive (pep+), que visa tornar a sua cadeia de valor cada vez mais sustentável e inspirar mudanças positivas para as pessoas. O projeto da carroceria auxilia a solucionar preocupações como a destinação correta de resíduos, além de dar um novo destino ao BOPP, material de difícil reaproveitamento pelo baixo interesse econômico e alta complexidade tecnológica na reciclagem. Além disso, reduz em 99% o uso de energia utilizada na produção da matéria-prima, ao utilizar fibra em vez de alumínio, e pode ser replicada por outros atores industriais.
Para a fabricação, as embalagens de BOPP e PET passaram por processo químico que, misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original do baú do caminhão. Este material passou por diversos testes a fim de assegurar sua segurança, conforto térmico para os condutores e durabilidade como, por exemplo, o de envelhecimento artificial estimado em 10 anos, elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possibilidade de utilizá-lo em larga escala em sua frota. Outros testes também estão sendo realizados para aumentar o uso dos recicláveis.
Além da carroceria com material reutilizado, a frota já acompanha painéis solares, um projeto pioneiro e implantado na PepsiCo desde 2020, que gera energia limpa e ajuda a melhorar a vida útil da bateria dos veículos e do seu sistema de iluminação. Nesse processo, o tipo de painel utilizado (Filme Fotovoltaico Orgânico – OPV) é feito de materiais orgânicos, evitando o uso do silício convencional. O objetivo de todo o investimento é descarbonizar a frota, usando energia orgânica zero carbono.
O projeto, que começou com apenas um protótipo no segundo semestre de 2021, foi ampliado para 128 unidades com esse tipo de baú em 2022 e a frota deve ser expandida para cerca de 300 unidades até o fim deste ano. Esses caminhões já são utilizados desde 2022 para entregar a varejistas produtos como DORITOS®, LAY’S® e KERO COCO® em todo o país. A partir de 2023, todo novo caminhão médio da PepsiCo, que será destinado à equipe de vendas, está sendo implementado com a carroceria feita com materiais recicláveis na composição. A PepsiCo também será a primeira empresa a ter uma carreta com fibra reciclada em sua frota primária, a ser lançada em breve.”

Gestão da Prática Relatada:

“O projeto foi produzido a partir de uma co-criação do time da PepsiCo com empresas especialistas para desenvolver a fibra e criar a carroceria. Entre elas a Sulfibra, que desenvolveu a fibra sustentável; a Real Furgões, que desenvolveu o protótipo idealizado pela equipe da PepsiCo em Minas Gerais; e a Facchini, que implementou o baú.
A ideia partiu do time de Frota, a partir da preocupação com a sustentabilidade no processo e com o bem-estar dos condutores. Foi aplicada uma pesquisa com os motoristas, para entender quais as principais reclamações em termos de estrutura do veículo, que apontou a questão térmica, especialmente em regiões mais quentes do país, uma vez que o alumínio tem maior condução de calor.
O projeto foi selecionado pelo programa interno de inovação da PepsiCo, o The Next Big Idea, que reúne ideias de funcionários no mundo todo para os mais diversos setores. Entre os cerca de 700 inscritos, ficou entre as cinco melhores iniciativas, após votação dos próprios colaboradores e do comitê avaliador.
A partir de então, o desafio foi compartilhado com o fornecedor da fibra, para criar a melhor opção de material, a partir do plástico originado na produção, e após quase um ano de testes em relação à composição, envelhecimento e resistência, foi lançado o protótipo, resultando em sua primeira unidade no início de 2022. “

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

O projeto pode ser aplicado por outras empresas e permite ganhar escala em um curto período. Na PepsiCo, por exemplo, começou com apenas uma carroceria no início de 2022 e foi ampliado no mesmo ano para 100 veículos com esse tipo de baú, dado a sua efetividade. A partir de 2023, todo novo caminhão médio da PepsiCo, que será destinado à equipe de vendas, será implementado com a carroceria. Novos experimentos estão sendo realizados para aumentar ainda mais a utilização destes recicláveis na composição da fibra e implementar o baú em novos veículos da frota da companhia. Outras unidades internacionais da companhia já demonstraram interesse na replicação do projeto em seus países, além de o parceiro na produção da fibra poder ofertar a tecnologia para novos interessados.