Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

Arte e ESG no corporativo: uma experiência prática

ECCON SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA.

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“A ECCON realizou a reforma de uma laje de 495 m2 para a implantação da nova sede. Tivemos como objetivo traduzir no novo escritório, de forma bastante prática e executiva, os valores da empresa: sustentabilidade, tecnologia e bem-estar, orientados pelos critérios ESG e LEED (certificação) para edificações.
Nossos esforços passaram pela escolha de uma laje corporativa totalmente aberta e integrada, localizada no terceiro andar de uma região altamente adensada no bairro Pinheiros em São Paulo, mesmo assim com vista para as copas das árvores que estão na calçada, até a especificação de materiais e insumos básicos de construção que contribuem com redução de impactos negativos no meio ambiente.
A premissa principal do projeto é garantir usabilidade, conforto e bem-estar aos colaboradores, fornecedores e clientes em visita ao espaço. O layout definido priorizou o desenho de um espaço moderno e dinâmico, acessível e dentro das normas de ergonomia. Os ambientes são integrados, ao mesmo tempo em que conferem transparência e privacidade aos usuários, através das amplas divisórias de vidro incolor isoladas acusticamente.
O local conta com amplo espaço para os colaboradores com mesas compartilhadas, além de um espaço de criação e inovação chamado de ECCON LAB, localizado bem no centro do escritório, dotado de mobiliário modular, o que permite adaptação ao uso, além de acompanhar o próprio crescimento da empresa. Compõe também espaços de trabalho privativos, com isolamento acústico, uma sala de reunião para 12 pessoas e outras duas de menor porte. Para completar, um espaço aconchegante para realizar refeições no local, com mesas, sofás, micro-ondas e geladeira.
Do ponto de vista da sustentabilidade, foram desenvolvidos os seguintes critérios:
Localização e Transporte
A laje fica localizada numa zona altamente adensada de São Paulo, e servida de todo tipo de equipamento urbano. A proximidade ao transporte público e ciclovias garante alternativas ao transporte automotivo para os colaboradores, contribuindo com a diminuição da produção de CO2 e do trânsito em si. Nesse sentido, os banheiros foram reformados e transformados em vestiários com chuveiro, 100% acessível para pessoas com deficiência.
Eficiência Hídrica
Foram trocadas todas as bacias sanitárias e torneiras para itens com economia de água e sensor automático, sempre presando também pelo conforto o usuário.
Energia e Atmosfera
O conjunto conta com muita luz natural, com janelas nas quatro faces do edifício. Por isso, nenhuma sala foi posicionada próxima à fachada, preservando assim a luminosidade existente no local. Essa decisão contribuiu diretamente para a otimização do próprio uso das salas em questão, que normalmente ficam escuras para melhor uso de equipamento audiovisual e realização de conferências por vídeo.
Para otimizar ainda mais o uso de energia, foi instalado um sistema de automação de iluminação, com uso de sensor de luminosidade e ausência. O primeiro garante que o número de lux definido por norma esteja sempre em conformidade, utilizando da própria luz natural como complemento à iluminação artificial, de maneira totalmente automática. O segundo garante com que as luzes não fiquem acesas na ausência de uso do ambiente.
Materiais e Recursos
Para esse tópico foi destinada a maior parte do esforço para a reforma: só foram prospectados fornecedores e produtos com conceitos de sustentabilidade, com foco na geração e destinação correta de resíduos.
Os pisos e revestimentos especificados são produtos que utilizam resíduos em sua produção, os insumos são de empresas com responsabilidade ambiental, os itens compostos por madeira são de fornecedores certificados.
O projeto de arquitetura em si foi pensado para reduzir a produção de resíduos também no canteiro de obras durante sua execução, através de produtos pré-fabricados na indústria e de estudos de modulação. Nesse caso, a estética ficou em segundo plano: para gerar menos resíduos com a quebra de paredes, mantivemos a maioria dos pontos hidráulicos no mesmo local, fator determinante para definição do próprio layout. Por exemplo, a área de copa foi dividida em duas partes, para que fosse possível a conversão de um banheiro sem uso em área molhada de apoio à copa.
Itens existentes que estavam em bom estado, como portas, louças e metais, foram doados para reutilização em vez de serem descartados em caçambas, como comumente é feito durante as reformas. Materiais e insumos, como alumínio, lã de rocha, madeira e gesso, foram descartados corretamente nos ecopontos da prefeitura de São Paulo ou destinados para ferro velho. Além disso, a maior parte dos itens da antiga sede foram aproveitadas, mesmo que sua função tenha sido adaptada.
Qualidade do Ambiente Interno
Foi realizado o retrofit dos sistemas de climatização e luminotécnico, para garantir os valores de temperatura e luminosidade ideais definidos pela norma brasileira. O layout definido garantiu a vista para as janelas de todos os pontos do local, proporcionando ao usuário o conforto emocional de acompanhar o ciclo circadiano, mesmo dentro de um local fechado. O projeto luminotécnico determinou o uso de luminárias com difusor, além de iluminação indireta e temperatura de cor agradável, de 3000k. Pensando em sua otimização, todas as superfícies horizontais são de cores claras, especialmente o forro branco da área do staff, que garante um ambiente bem claro e iluminado, mas sem causar ofuscamento ao usuário.
Mesmo sendo um ambiente totalmente aberto e integrado, o desempenho acústico superior garante extremo conforto ao usuário no dia a dia agitado de uma empresa jovem e de inovação. Foram especificados forros especiais com superfícies refletoras e absortivas, que garantem tanto o isolamento sono quanto a qualidade do som dentro dos ambientes. O carpete definido também conta como superfície de absorção sonora, contribuindo para a diminuição do tempo de reverberação num ambiente amplo como o do local.
Por último, o posicionamento da área de refeições foi pensado para que odores e barulhos do horário de almoço não invadam o staff e os locais de trabalho em si. É possível realizar uma refeição em qualquer horário, sem incomodar ou atrapalhar o andamento das demais atividades.
Inovação
O escopo elaborado pela ECCON foi bastante preciso e nada convencional em comparação ao mundo corporativo: um ambiente moderno, tecnológico e acolhedor ao mesmo tempo. As decisões foram tomadas baseadas nos ideais e valores da empresa e não na dupla convencional preço e prazo, com atenção à qualidade e aos desejos dos colaboradores.
A arquitetura foi bem pensada, com acompanhamento profissional desde a definição da laje, nos primeiros estudos de layout, sendo totalmente modulada e com etapas de execução organizadas para otimizar ao máximo o tempo, o custo e o espaço. O tempo de estudo e projetação foi prioridade dentro do cronograma geral, contando com a participação de um comitê de obra com colaboradores da ECCON, para que eles pudessem participar ativamente do desenvolvimento e escolhas do projeto.
Prioridade Regional
Demos prioridade à especificação de produtos e produtores que estão próximos do escritório, e quando não foi possível atender a esse critério, trabalhamos com empresas carbono zero.

Relevância para o Negócio:

“A ECCON foi fundada em 2014 e, desde então, inova e fortalece o mercado de negócios ambientais e de consultoria ambiental no Brasil. No ano de 2022, a empresa faturou 5 milhões de reais em virtude de seus serviços prestados, principalmente, nas áreas de auditoria ambiental, ESG, avaliação de impactos ambientais e licenciamento ambiental.
Com o crescimento acelerado da empresa no ano passado, foi necessário mudar para um espaço maior. A construção do novo escritório de 495 m² ocorreu em fases. A primeira, e maior, iniciou em setembro de 2022, e finalizou em janeiro de 2023, e a segunda finalizou neste mês de maio. A terceira e última fase ocorrerá no segundo semestre deste ano. As duas primeiras fases tiveram um custo de R$ 1.700.000,00, e para a terceira fase é previsto um total de R$ 650.000,00.
O alto valor da implantação do escritório, em relação ao faturamento da empresa, mostra a centralidade deste processo para a ECCON. Como será relatado a seguir, estiveram presentes nas discussões da construção do novo escritório o sócio diretor e três gerentes, contemplando a alta diretoria no engajamento do projeto.
Além disso, pode-se concluir que o nível de satisfação com o trabalho presencial dos colaboradores aumentou. A ECCON está em modelo híbrido de trabalho, sendo pelo menos dois dias no escritório, e três em casa. Após a inauguração do novo escritório, houve um aumento espontâneo por parte dos colaboradores nos dias de trabalho presencial. Além das estações de trabalho, foram criadas salas de reuniões e ambientes que estimulam a convivência coletiva dos colaboradores. Um desses ambientes é o ECCON LAB, um espaço de criação que pode ser utilizado por todos.” “Em 2022, a equipe da ECCON cresceu e precisou mudar para um espaço maior. Mas, em meio ao novo padrão de comportamento da pandemia, houve dúvidas se o espaço físico seria prioridade para a empresa. Foi realizada uma pesquisa interna sobre as principais demandas da equipe em termos de trabalho e notamos que todas e todos tinham interesse em um convívio por alguns dias na semana (sistema híbrido de trabalho).
Entretanto, devido aos efeitos que a pandemia de Covid 19 trouxe à dinâmica de trabalho, o local de trabalho deve refletir essas mudanças. A maior parte da equipe estava remota, inclusive em cidades fora do Brasil. Aparentemente em sentido contrário à tendência de trabalho remoto, foi decidido investir em um espaço novo. Foi criado um Comitê de Reforma e passou-se a discutir o projeto com nossa arquiteta. Este Comitê conta com a participação de sete pessoas, sendo o sócio diretor da ECCON, três gerentes, dois analistas administrativos e uma arquiteta. A participação do sócio diretor demonstra o comprometimento da alta direção com este novo espaço construído para uso dos colaboradores e para recepção dos clientes.
Com o objetivo de integrar diversos pontos de vista, criamos um Comitê de Reformas, formado por nossos colaboradores e especialistas para tomar decisões que cumprissem da melhor forma possível os princípios ESG, ou seja, ambientais, sociais e de governança. Assim, foi priorizada a integração do corporativo com o meio ambiente, visando o alcance do carbono neutro e incorporando áreas verdes em seu design. O Comitê discutiu e planejou por 4 meses e organizou as ideias sobre o projeto do novo escritório, construindo em conjunto um ambiente que condiz com as necessidades e aspirações da equipe.
A partir das diretrizes, foram estabelecidas as necessidades para a empresa, tal como quantitativo de estações de trabalho, considerando a expansão da empresa e seu regime de trabalho. E uma pergunta feita logo no início do projeto foi: O que vai fazer você sair de casa e ir para o novo escritório da ECCON? Devido ao regime de trabalho em casa imposto pela pandemia, e que muitos o tem como preferência, havia a necessidade de entender o que levaria os colaboradores irem para o escritório, sem que isso se tornasse um peso, mas pelo contrário, que fosse prazeroso.
A solução de trazer este questionamento aos colaboradores fez com que o Comitê pudesse entender os motivos pelos quais as pessoas vão ao escritório. E um dos principais motivos que leva as pessoas irem ao escritório, são as próprias pessoas. Desta forma, mais da metade da empresa possui espaços de convivência, justamente para possibilitar o encontro das pessoas.
A partir de então o projeto foi desenvolvido, de forma colaborativa, até chegar naquilo que a equipe entendeu como o ideal. Em seguida, o Comitê de obras passou a trabalhar no procedimento e nos critérios de seleção de fornecedores, a partir das diretrizes estabelecidas na primeira fase do projeto.
Neste processo de auditoria dos fornecedores foram avaliados cerca de 100 empresas e produtos, com o objetivo de verificar se os fornecedores cumpriam com os critérios estabelecidos, e se possuíam preços competitivos. Para cada possível fornecedor, foram analisados 13 critérios nos temas ambiental, econômico e social.

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“A ECCON realizou a reforma de uma laje de 495 m2 para a implantação da nova sede. Tivemos como objetivo traduzir no novo escritório, de forma bastante prática e executiva, os valores da empresa: sustentabilidade, tecnologia e bem-estar, orientados pelos critérios ESG e LEED (certificação) para edificações.
Nossos esforços passaram pela escolha de uma laje corporativa totalmente aberta e integrada, localizada no terceiro andar de uma região altamente adensada no bairro Pinheiros em São Paulo, mesmo assim com vista para as copas das árvores que estão na calçada, até a especificação de materiais e insumos básicos de construção que contribuem com redução de impactos negativos no meio ambiente.
A premissa principal do projeto é garantir usabilidade, conforto e bem-estar aos colaboradores, fornecedores e clientes em visita ao espaço. O layout definido priorizou o desenho de um espaço moderno e dinâmico, acessível e dentro das normas de ergonomia. Os ambientes são integrados, ao mesmo tempo em que conferem transparência e privacidade aos usuários, através das amplas divisórias de vidro incolor isoladas acusticamente.
O local conta com amplo espaço para os colaboradores com mesas compartilhadas, além de um espaço de criação e inovação chamado de ECCON LAB, localizado bem no centro do escritório, dotado de mobiliário modular, o que permite adaptação ao uso, além de acompanhar o próprio crescimento da empresa. Compõe também espaços de trabalho privativos, com isolamento acústico, uma sala de reunião para 12 pessoas e outras duas de menor porte. Para completar, um espaço aconchegante para realizar refeições no local, com mesas, sofás, micro-ondas e geladeira.
Do ponto de vista da sustentabilidade, foram desenvolvidos os seguintes critérios:
Localização e Transporte
A laje fica localizada numa zona altamente adensada de São Paulo, e servida de todo tipo de equipamento urbano. A proximidade ao transporte público e ciclovias garante alternativas ao transporte automotivo para os colaboradores, contribuindo com a diminuição da produção de CO2 e do trânsito em si. Nesse sentido, os banheiros foram reformados e transformados em vestiários com chuveiro, 100% acessível para pessoas com deficiência.
Eficiência Hídrica
Foram trocadas todas as bacias sanitárias e torneiras para itens com economia de água e sensor automático, sempre presando também pelo conforto o usuário.
Energia e Atmosfera
O conjunto conta com muita luz natural, com janelas nas quatro faces do edifício. Por isso, nenhuma sala foi posicionada próxima à fachada, preservando assim a luminosidade existente no local. Essa decisão contribuiu diretamente para a otimização do próprio uso das salas em questão, que normalmente ficam escuras para melhor uso de equipamento audiovisual e realização de conferências por vídeo.
Para otimizar ainda mais o uso de energia, foi instalado um sistema de automação de iluminação, com uso de sensor de luminosidade e ausência. O primeiro garante que o número de lux definido por norma esteja sempre em conformidade, utilizando da própria luz natural como complemento à iluminação artificial, de maneira totalmente automática. O segundo garante com que as luzes não fiquem acesas na ausência de uso do ambiente.
Materiais e Recursos
Para esse tópico foi destinada a maior parte do esforço para a reforma: só foram prospectados fornecedores e produtos com conceitos de sustentabilidade, com foco na geração e destinação correta de resíduos.
Os pisos e revestimentos especificados são produtos que utilizam resíduos em sua produção, os insumos são de empresas com responsabilidade ambiental, os itens compostos por madeira são de fornecedores certificados.
O projeto de arquitetura em si foi pensado para reduzir a produção de resíduos também no canteiro de obras durante sua execução, através de produtos pré-fabricados na indústria e de estudos de modulação. Nesse caso, a estética ficou em segundo plano: para gerar menos resíduos com a quebra de paredes, mantivemos a maioria dos pontos hidráulicos no mesmo local, fator determinante para definição do próprio layout. Por exemplo, a área de copa foi dividida em duas partes, para que fosse possível a conversão de um banheiro sem uso em área molhada de apoio à copa.
Itens existentes que estavam em bom estado, como portas, louças e metais, foram doados para reutilização em vez de serem descartados em caçambas, como comumente é feito durante as reformas. Materiais e insumos, como alumínio, lã de rocha, madeira e gesso, foram descartados corretamente nos ecopontos da prefeitura de São Paulo ou destinados para ferro velho. Além disso, a maior parte dos itens da antiga sede foram aproveitadas, mesmo que sua função tenha sido adaptada.
Qualidade do Ambiente Interno
Foi realizado o retrofit dos sistemas de climatização e luminotécnico, para garantir os valores de temperatura e luminosidade ideais definidos pela norma brasileira. O layout definido garantiu a vista para as janelas de todos os pontos do local, proporcionando ao usuário o conforto emocional de acompanhar o ciclo circadiano, mesmo dentro de um local fechado. O projeto luminotécnico determinou o uso de luminárias com difusor, além de iluminação indireta e temperatura de cor agradável, de 3000k. Pensando em sua otimização, todas as superfícies horizontais são de cores claras, especialmente o forro branco da área do staff, que garante um ambiente bem claro e iluminado, mas sem causar ofuscamento ao usuário.
Mesmo sendo um ambiente totalmente aberto e integrado, o desempenho acústico superior garante extremo conforto ao usuário no dia a dia agitado de uma empresa jovem e de inovação. Foram especificados forros especiais com superfícies refletoras e absortivas, que garantem tanto o isolamento sono quanto a qualidade do som dentro dos ambientes. O carpete definido também conta como superfície de absorção sonora, contribuindo para a diminuição do tempo de reverberação num ambiente amplo como o do local.
Por último, o posicionamento da área de refeições foi pensado para que odores e barulhos do horário de almoço não invadam o staff e os locais de trabalho em si. É possível realizar uma refeição em qualquer horário, sem incomodar ou atrapalhar o andamento das demais atividades.
Inovação
O escopo elaborado pela ECCON foi bastante preciso e nada convencional em comparação ao mundo corporativo: um ambiente moderno, tecnológico e acolhedor ao mesmo tempo. As decisões foram tomadas baseadas nos ideais e valores da empresa e não na dupla convencional preço e prazo, com atenção à qualidade e aos desejos dos colaboradores.
A arquitetura foi bem pensada, com acompanhamento profissional desde a definição da laje, nos primeiros estudos de layout, sendo totalmente modulada e com etapas de execução organizadas para otimizar ao máximo o tempo, o custo e o espaço. O tempo de estudo e projetação foi prioridade dentro do cronograma geral, contando com a participação de um comitê de obra com colaboradores da ECCON, para que eles pudessem participar ativamente do desenvolvimento e escolhas do projeto.
Prioridade Regional
Demos prioridade à especificação de produtos e produtores que estão próximos do escritório, e quando não foi possível atender a esse critério, trabalhamos com empresas carbono zero.

Gestão da Prática Relatada:

“O resultado do processo de construção da nova sede da empresa foi um ousado escritório que mistura arte com iniciativas ESG. Com quadros e luminárias feitos com papelão reciclado pelo artista João Paulo Raimundo, piso e forro de material reciclado, iluminação inteligente e tecnologia de ponta, o escritório sem paredes se tornou um ícone na história da ECCON Soluções Ambientais.
E este resultado reflete o planejamento empregado por todos os envolvidos. Os quatro meses de planejamento foram essenciais para uma execução de obra enxuta e certeira. Durante o planejamento, realizado pelo Comitê de Obras, foram estabelecidas diretrizes da qualidade desejada para o escritório, que foram desdobradas em critérios que os fornecedores deveriam atender. Esses critérios foram utilizados na auditoria a qual cada fornecedor passou para fornecer material e/ou mão de obra.
Os critérios foram segregados por temas (ambiental, econômico e social), totalizando 13 preceitos: (i) eficiência de água e energia na produção, (ii) pegada de carbono do material, (iii) material renovável, (iv) material reciclável, (v) material reutilizável, (vi) biodegradabilidade, (vii) durabilidade, (viii) toxicidade, (ix) preço, (x) prazo para pagamento, (xi) local de produção, (xii) mão de obra empregada e (xiii) acessibilidade.
Cada fornecedor foi avaliado nestes critérios e aqueles que melhor atendiam as diretrizes foram contratados.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Originalmente, a construção do novo escritório foi planejada para atender aos colaboradores da empresa, já que reuniões presenciais têm se tornado cada vez menos frequentes. Esta premissa foi atendida com êxito e ainda houve outro benefício: os clientes ficaram muito interessados em conhecer a obra e sua experiência tem sido significativamente positiva.
É notável que, ao recebermos os clientes no escritório, todos ficam encantados com as soluções que implantamos na nova sede. Diante disso, tornou-se um processo, ao receber clientes, fazer um tour e explicar como cada material foi escolhido, quais são suas características e benefícios ao meio ambiente e sociedade. Em breve, o escritório receberá pequenas placas com QR Code que encaminhará o visitante ao descritivo sobre cada peça.
Muitos clientes ficam inspirados para aplicar algumas das soluções adotadas em nosso escritório em seus próprios locais de trabalho. Todo este processo nos deu ainda mais coragem para seguir na trajetória ESG. Nós não somos apenas consultores, somos executores de iniciativas que buscam trazer o melhor resultado socioambiental possível.
Com todo esse esforço, temos muita satisfação de ser não apenas uma empresa de serviços de ESG, mas uma empresa com ESG em sua identidade.”