Ano: 2023

4 pilares para um site sustentável

EagleBurgmann do Brasil Vedações Industriais Ltda

Categoria: Processos

Aspectos Gerais da Prática:

Após mais de 40 anos sediada na cidade de Campinas e colaborando ativamente com o desenvolvimento econômico e social da localidade, a EagleBurgmann Brasil se deparava com um cenário desafiador, no qual as limitações operacionais trazidas pelas mudanças de zoneamento (atividades industriais não são mais toleradas) poderiam comprometer negativamente o crescimento dos negócios na região. A partir daí, meses de estudos e alinhamentos regionais e globais resultaram em um investimento total de aproximadamente 5,0 milhões de euros na nova operação, localizada em Valinhos, aprovada em 20/04/2020. O “Tokyo Project” – nome escolhido para o projeto built-to-suit do novo site, foi concebido com base em 4 pilares fundamentais: Sustentabilidade Ambiental & Eficiência Energética, Modernidade & Conforto, Integração & Cooperação e Capacidade Produtiva & Eficiência conforme detalhado abaixo. Apenas 16 meses após a autorização para início das obras, em 08/08/2022, após 2 semanas movimentando máquinas e equipamentos, a EagleBurgmann Brasil reiniciou sua operação na nova casa, recebendo colaboradores e parceiros de negócios de braços abertos e com o orgulho do feito escrito no rosto de todos.

Relevância para o Negócio:

As operações no Brasil foram definidas como o Express Center para a América do Sul no projeto Global Footprint 2025, com o objetivo de fornecer produção local para clientes locais e para os Centros de Serviços da região, como parte da rede de produção global. A realocação do local é a única opção com risco controlado, uma vez que a localização atual foi afetada por mudanças de zoneamento (atividades industriais não são mais toleradas), o que causa limitações e restrições operacionais e riscos de responsabilidade. Neste, o novo site deve atender aos requisitos de produção e serviços da BAA (selos mecânicos, sistemas de abastecimento e juntas de expansão de tecido conforme definido no projeto Global Footprint 2025) em relação a OTD, competitividade de custos, qualidade e HSE para funcionários, bem como também deve ser flexível e capaz de crescer com a demanda regional. Por fim, mas não menos importante, a instalação deve ser “orientada para o cliente” em um ambiente seguro, sustentável – com ênfase na eficiência energética –, acessível e que atraia os melhores talentos. “O Projeto Tóquio foi iniciado após entender que a relocação do local é a única opção de risco controlado, uma vez que a localização atual foi afetada por mudanças de zoneamento (atividades industriais não são mais toleradas) que causam limitações e restrições operacionais e riscos de responsabilidade. 13 opções foram pré-selecionadas e avaliadas – cegamente, evitando subjetividades – considerando questões como: distância do local atual, disponibilidade de transporte público, infraestrutura (e.g. energia, água, tratamento de efluentes…), segurança, tipo de local (e.g. greenfield , parque industrial…) e perspectiva financeira. 3 finalistas foram criteriosamente avaliados por profissionais da EagleBurgmann e da Freudenberg. A opção de Valinhos – um greenfield com incorporação predial no modelo built-to-suit – foi a vencedora.
Iniciou-se então o desenvolvimento do memorial descritivo e layout. Para isso, utilizamos o Freudenberg Construction Guideline, os padrões corporativos de HSE da Freudenberg e EagleBurgmann, o padrão internacional “LEED” Leadership in Energy and Environmental Design, os requisitos legais locais, os conceitos estabelecidos pelo Lean Manufacturing e as necessidades atuais e futuras de o negócio, considerando inclusive a possibilidade de expansão futura. Como exemplo da profundidade da análise e implantação, o layout final aprovado foi a versão 23 e toda a fiação elétrica utilizada é livre de halogênio, assim como os equipamentos de ar condicionado são de alto desempenho.
Fruto dessa minuciosa análise e planejamento minucioso – resultado do entendimento e aplicação prática dos Princípios Diretrizes do Grupo Freudenberg – o projeto do novo terreno foi concebido e executado com base em 4 pilares mestres, conforme veremos:
• Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética
A eficiência energética em Valinhos está presente nos painéis fotovoltaicos instalados no telhado da fábrica, que têm capacidade de gerar eletricidade no nível de consumo total necessário para a operação. O que definitivamente contribui para a redução da pegada de carbono. O próprio consumo de energia elétrica será menor, em relação a Campinas, já que foram adotadas lâmpadas de LED em toda a fábrica, além do amplo uso de iluminação natural direta por meio de telhas translúcidas no escritório, que também conta com um generoso número de janelas instaladas que contribuem não só para iluminação, mas também à ventilação, reduzindo a necessidade de ar condicionado. Ainda na fábrica, o projeto de construção foi concebido com pé direito alto e aberturas laterais que promovem uma troca de calor mais eficiente e, com isso, eliminam a necessidade de ventiladores elétricos e extratores, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais confortável. Teremos também o reaproveitamento da água da chuva que, assim como em Campinas, será coletada em reservatórios instalados no entorno do prédio, para posterior utilização em atividades de limpeza e outras. Teremos ainda o tratamento e reaproveitamento de todos os efluentes industriais. A água utilizada no local será abastecida por poço artesiano, e todo o piso da área externa da fábrica foi construído com blocos intertravados que permitem a passagem da água para o solo, repondo assim o lençol freático. Também faz parte do projeto uma área de preservação ambiental de mais de 2.000 m2, localizada nos fundos da fábrica, que visa preservar a vegetação próxima ao curso d´água localizado na divisa do terreno. Nessa área de preservação permanente, foram plantadas mais de 300 mudas de árvores de espécies nativas, das quais 50 foram plantadas por funcionários da EagleBurgmann.
• Modernidade & Conforto
O projeto e a construção foram pensados e executados para atender as necessidades da EagleBurgmann, por isso, foram utilizados os mais modernos conceitos e soluções em engenharia, arquitetura, decoração de interiores, mobiliário e paisagismo. Essa combinação resulta em um ambiente moderno, agradável e confortável para a realização das atividades e espera-se que se reflita no clima de toda a empresa. A fábrica possui layout moderno, mais seguro e adequado ao processo, o que reduzirá a necessidade de deslocamento do operador de seu posto de trabalho, além de maior conforto térmico e acústico no ambiente fabril, proporcionado pela altura do telhado e a troca de calor constante que resultará em uma temperatura ambiente mais adequada e agradável, mesmo em dias quentes. O mobiliário de toda a fábrica é de última geração, quer ao nível dos materiais utilizados na sua construção, quer ao nível do conforto e ergonomia. Duas copas modernas e elegantes, equipadas com eletrodomésticos de última geração, oferecem conforto e diversas opções de cafés e bebidas quentes aos nossos colaboradores e visitantes. Soluções de flexibilidade e melhor aproveitamento do espaço foram adotadas e implementadas, como: Salas de reunião modulares com uso de divisórias retráteis, cabines telefônicas para realização de reuniões individuais com maior privacidade e conforto, áreas de trabalho coletivas e poltronas e chai rs instalados em todo o escritório para reuniões rápidas ou mesmo conversas informais. As refeições serão feitas em uma cozinha totalmente equipada com equipamentos novos e modernos. Há também o conforto e a comodidade de ter um “mercado” com diversos alimentos para consumo individual.
• Integração e Cooperação
Ao contrário de Campinas, em Valinhos teremos um ambiente muito mais integrado, sem barreiras e propício ao aumento da colaboração entre as diversas áreas e todos os seus integrantes. O ambiente de escritório foi pensado e executado como um grande open space, onde não existe separação física entre as diferentes áreas funcionais, o que permitirá uma maior integração entre os colaboradores destas áreas e uma maior cooperação no dia-a-dia, o que se espera que resulte em dinamismo, rapidez de resposta e maior eficiência dos vários processos. Vários ambientes contendo mesas de trabalho coletivo, poltronas para conversas e encontros informais foram criados ao longo do terreno. Na área de escritórios, na área de circulação, recepção e fábrica. O mobiliário foi instalado na área externa, criando um ambiente descontraído para momentos de interação após as refeições, que também pode ser utilizado para reuniões ao ar livre. Na fábrica, o layout otimizado e a proximidade com os diversos processos também contribuirão para uma maior integração e cooperação entre todos. Certamente, toda essa oportunidade de gerar maior Integração e Cooperação só se concretizará se todos os colaboradores estiverem abertos, imbuídos desse propósito e entenderem o valor que pode ser gerado para a organização.
• Capacidade Produtiva e Eficiência
Toda a área produtiva do site foi pensada para que o layout fosse o mais adequado para o processo produtivo da EagleBurgmann, agregando o conceito Lean Manufacturing. Juntamente com um estudo minucioso do melhor fluxo de movimentação de materiais, que gerou dezenas de projetos de melhoria, que, espera-se, atingirão níveis mais altos de eficiência produtiva. Foi feito investimento num novo torno CNC com ferramenta acionada que substitui três máquinas convencionais, contribuindo para garantir a qualidade do produto e para aumentar a capacidade e melhorar a eficiência da produção. Também foram feitos investimentos na Sala de Testes da DGS para melhor desempenho e eficiência. Também em Valinhos existe a possibilidade de trabalhar em turnos, o que não era a realidade de Campinas. Portanto, temos uma reserva de capacidade estratégica que suportará a futura estratégia de crescimento. Há também previsão de ampliação da fábrica, dentro do mesmo terreno, caso seja necessário no futuro.”

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

Após mais de 40 anos sediada na cidade de Campinas e colaborando ativamente com o desenvolvimento econômico e social da localidade, a EagleBurgmann Brasil se deparava com um cenário desafiador, no qual as limitações operacionais trazidas pelas mudanças de zoneamento (atividades industriais não são mais toleradas) poderiam comprometer negativamente o crescimento dos negócios na região. A partir daí, meses de estudos e alinhamentos regionais e globais resultaram em um investimento total de aproximadamente 5,0 milhões de euros na nova operação, localizada em Valinhos, aprovada em 20/04/2020. O “Tokyo Project” – nome escolhido para o projeto built-to-suit do novo site, foi concebido com base em 4 pilares fundamentais: Sustentabilidade Ambiental & Eficiência Energética, Modernidade & Conforto, Integração & Cooperação e Capacidade Produtiva & Eficiência conforme detalhado abaixo. Apenas 16 meses após a autorização para início das obras, em 08/08/2022, após 2 semanas movimentando máquinas e equipamentos, a EagleBurgmann Brasil reiniciou sua operação na nova casa, recebendo colaboradores e parceiros de negócios de braços abertos e com o orgulho do feito escrito no rosto de todos.

Gestão da Prática Relatada:

“Adicionalmente, de forma a acolher e orientar devidamente todos os colaboradores na nova casa, foram estabelecidas Regras de Convivência e Conduta para a dinâmica diária em linha com as novas soluções disponibilizadas, garantindo assim o pleno aproveitamento de toda a infraestrutura e o cumprimento dos objetivos inicialmente definido. São eles:
o Segurança em primeiro lugar. Olhos e mente em ação. Sempre obedeça aos sinais de segurança.
o O local de trabalho é um local de convivência onde as boas normas sociais e o bom senso devem sempre prevalecer e ser aplicados.
o O novo site foi pensado e construído com muito carinho e amor, portanto, manter os ambientes e estruturas como os recebemos é dever de todos, sendo também dever de cada colaborador apontar quaisquer desvios ou avarias à gestão imediata para que eles podem ser corrigidos imediatamente.
o Degraus: O uso de escadas será muito mais frequente para a grande maioria dos funcionários. As regras de segurança devem ser observadas ao subir e descer escadas, como, mas não se limitando a, usar corrimão, não usar celular ao subir e descer escadas, prestar atenção nos degraus, mantendo pelo menos uma das mãos livres.
o Telefones celulares: É altamente recomendável que você não use seu telefone celular enquanto se desloca em qualquer parte da fábrica.
o Cigarro: O site Valinhos é um site “Smoke Free”, ou seja, não é permitido fumar em nenhuma parte do site. Os fumantes serão alocados em local adequado na área externa do local, após a saída da entrada.
o Coleta seletiva: Coletores de lixo identificados com o tipo adequado de lixo a ser descartado foram instalados em todo o local. A observação e destinação correta do lixo faz parte de nossa política ambiental e deve ser observada.
o Reutilização: Como parte do pilar da sustentabilidade, não utilizaremos copos e utensílios descartáveis nas duas copas (escritório e área de circulação do térreo). Com isso, visamos a sustentabilidade ambiental por meio do reaproveitamento de copos, xícaras e canecas que estarão à disposição de todos os colaboradores e visitantes.
o Despensas: Ambas as despensas possuem geladeira, forno micro-ondas, lava-louças, filtro de água, máquina de café expresso e máquinas de bebidas quentes. As copas são ambientes de uso coletivo, portanto, pressupõem uso e responsabilidades compartilhados. Café expresso e bebidas quentes são gratuitos. O uso da geladeira é coletivo, portanto, é importante respeitar a propriedade dos alimentos e bebidas ali armazenados. Os alimentos não consumidos durante a semana serão descartados às sextas-feiras. O forno micro-ondas destina-se a aquecer refeições trazidas de casa e quaisquer preparações alimentícias industriais prontas a consumir. A máquina de lavar louça, assim como a pia, servem para a limpeza dos utensílios utilizados, que deve ser realizada pelos próprios funcionários, não sendo esperado e desejável o acúmulo de utensílios sujos nas pias, bancadas e mesas. A utilização da máquina de lavar também será de responsabilidade dos funcionários, tanto para o abastecimento de utensílios sujos quanto para o esvaziamento de utensílios limpos após a lavagem. As instruções de uso estarão disponíveis no site.
o Impressoras: Ainda no pilar da sustentabilidade, agora com foco na racionalização do uso do papel, as gráficas serão equipadas com senhas individuais para liberar a impressão após o comando para imprimir. Se a senha não for inserida na impressora em 20 minutos, a impressão será cancelada. Além disso, o número de folhas impressas por funcionário será registrado. Desta forma, queremos incentivar a impressão consciente e um site que poderá ser “Paper Free” num futuro próximo.
o Escritório: O escritório, localizado no primeiro andar, é um open space. Portanto, embora tenha soluções acústicas nos móveis e forro do teto, é importante ressaltar que é necessário modular o tom de voz para que o ambiente de trabalho seja adequado e produtivo. Além disso, é importante observar a organização dos postos de trabalho, obedecendo às estratégias do 5S.
o Armários Individuais: Todos os colaboradores terão direito a utilizar um cacifo individual com chave, destinado à guarda e guarda de objectos pessoais.
o Elevador: O local dispõe de um elevador que comunica o rés-do-chão com a zona de escritórios no primeiro andar. Este elevador está à disposição de todos os funcionários e visitantes, desde que respeitada a capacidade máxima de peso, porém, deve ser utilizado prioritariamente por quem possui alguma dificuldade ou limitação de locomoção e para movimentação de cargas pesadas ou de grande porte.
o Áreas Comuns: Espera-se que sejam observados cuidados individuais para manter a ordem e limpeza das áreas comuns, tais como: banheiros, vestiários, refeitório, corredores e áreas de convivência no térreo e no exterior.
o Acesso Controlado: O acesso à área interna dos escritórios e da fábrica será restrito aos funcionários. Os visitantes podem ter acesso, desde que haja necessidade e sejam acompanhados por um colaborador durante a estadia. A liberação do acesso será feita através dos crachás, que deverão ser utilizados por todos os funcionários durante todo o período de permanência na empresa.
o Refeitório: O refeitório funcionará obedecendo a horários pré-estabelecidos para as refeições. É importante que todos os funcionários sigam o cronograma com horários de refeição de sua área, a fim de evitar filas e aglomerações. É importante ficar atento à limpeza das mesas após o uso.
o Atendimento médico: A clínica médica está localizada no corredor de acesso aos vestiários, com entrada pela parte externa do prédio administrativo. O médico do trabalho estará presente na empresa todas as terças-feiras, das 8h às 12h.
o Fábrica: Respeito à sinalização e normas de segurança, uso adequado de EPI quando e onde for necessário, uso de uniformes em condições de limpeza e asseio.
o Visitas: Visitas de clientes e colaboradores da EagleBurgmann de outros países devem ser previamente informadas aos respectivos colaboradores e gerentes em geral. As informações devem seguir formulário próprio e ser enviadas a Flavia Favaro para distribuição interna e preparação da mensagem de boas-vindas no monitor de recepção.
o Estacionamento: As vagas de estacionamento são limitadas, pois a maioria dos funcionários utiliza transporte fretado. Qualquer utilização do estacionamento por usuários de transporte fretado deverá ser feita após consulta à disponibilidade e reserva de vagas através do APP Neowrk (instruções de uso serão divulgadas oportunamente).
o Transporte Fretado: Todas as informações sobre linhas, trajetos e horários podem ser consultadas através do app “FRETADÃO”. As instruções sobre carga e descarga no local serão disponibilizadas pelo RH.
o Drogas e Bebidas Alcoólicas: não consumir, distribuir, comprar ou vender drogas ilícitas e bebidas alcoólicas nas dependências da empresa ou estar sob seu efeito durante a jornada de trabalho.”

Possibilidade de Disseminação ou Replicação: