Logo Prêmio Eco
Ano: 2023

2W Ecobank – Descarboniza: a plataforma de gestão de emissões escopo 3 das empresas

2W ECOBANK S/A

Categoria: Produtos ou Serviços

Aspectos Gerais da Prática:

“O Descarboniza é a plataforma para gestão de emissões da cadeia de valor das grandes
companhias, que compreende o escopo 3 do inventário de emissões, de acordo com a metodologia GHG Protocol.

Principais objetivos:
Nosso principal objetivo ao criar o Descarboniza era de construir uma plataforma digital
que HABILITA A SUSTENTIBILIDADE, com foco na gestão de emissões de GEE e na cadeia de fornecedores das companhias.
O levantamento dessa necessidade começou no início de 2022. Primeiro, começamos com a pesquisa de como estava o mercado em relação às práticas com a sua cadeia de valor e
maturidade na gestão. Ao ir visitar um possível novo cliente de energia, sempre fazíamos a abordagem explanatória em relação à sua gestão do escopo 3 e, a partir desse ponto, entrevistamos diversas grandes empresas até entendermos que a necessidade havia
sido mapeada e, além de verdadeira, existia um mercado para explorar. Nós então, fomos em busca do parceiro estratégico de tecnologia para colocar a plataforma de pé. A necessidade identificada foi a dificuldade que grandes empresas tinham em obter dados e informações referente as emissões da cadeia de valor. Grandes empresas possuem alta maturidade em sustentabilidade e já realizam a gestão de suas emissões, principalmente no que diz respeito aos escopos 1 e 2 (diretas e indiretas). Porém, há uma dificuldade na gestão das emissões do escopo 3, visto que a cadeia de valor, muitas vezes é formada por pequenas e médias empresas, que ainda estão muito atrás no que diz respeito a uma agenda estratégica de combate as mudanças climáticas, com redução de emissões. Além disso, também fizemos uma sessão de naming da plataforma, para que nossa marca traduzisse o cerne da nossa proposta de valor que seria ofertada aos clientes.
Hoje, o Descarboniza está em fase de apresentação comercial para grandes empresas, que já mostraram forte interesse e entenderam o valor estratégico que nossa solução pode oferecer.
O nosso projeto foi construído pela equipe de sustentabilidade e produtos, com envolvimento desde à alta liderança da empresa até a equipe de operação. Também fechamos a parceria tecnológica para prover o sistema.
O Descarboniza é voltado para grandes empresas, que já estejam maduras na gestão de seus inventários de emissões.
O recurso financeiro cedido para o desenvolvimento do Descarboniza, foi destinado para a equipe de produtos que estava sendo criada para amparar o desenvolvimento de novos produtos sustentáveis da empresa, além do uso na contratação do parceiro de tecnologia.”

Relevância para o Negócio:

“A plataforma Descarboniza, é de grande importância para o nosso posicionamento estratégico em ser uma provedora de soluções sustentáveis e de descarbonização para o mercado nacional. Ela está entre as 5 maiores prioridades para a 2W, principalmente nesse ano de 2023.
Através do Descarboniza, podemos oferecer ao mercado que busca atingir suas metas de redução de emissão de suas operações e cadeias produtivas, uma visão estratégica de seus fornecedores e “”tangibilizar”” quem são as empresas que mais contribuem para suas emissões de escopo 3. Além desse ponto, podemos ofertar soluções de descarbonização para as suas cadeias de valor, para que além de mapear os seus impactos (através do inventário
de emissões), consigam de fato reduzir seu impacto ambiental, estabelecendo estratégias de redução de emissões.
” “Toda a concepção (desde a ideia até a entrega) do Descarboniza, foi pensada numa estrutura de execução com base em metodologias ágeis de estruturação de produto.
Estruturamos uma área dedicada para a execução do projeto, subdividida na squad de sustentabilidade + parceria tecnológica, para que tivesse total rapidez na construção e assegurasse um resultado de alto nível.
Toda semana tínhamos reunião com o time técnico e com o time de partes interessadas para acompanhamento do desenvolvimento do Descarboniza. Fizemos diversos testes nas plataforma, para comprovar nossa proposta de valor e funcionalidades.
Desde o momento que amadurecemos a ideia até o momento que o produto + pitch ficaram prontos, levaram em torno de 8 meses.
Uma vez que o desenvolvimento da plataforma chegou em versão comercial, começamos a estruturar o pitch e testá-lo internamente com os colaboradores e diretores. Após aprovação do pitch, mapeamos potenciais clientes e iniciamos o período de apresentações (atual momento que estamos). Ao todo, já apresentamos a solução para mais de 10 empresas e estamos em negociações avançadas com pelo menos 3 delas.
Para dimensão, o Descarboniza é um produto sustentável focado em grandes empresas,
maduras em sua gestão de emissões, o que concentra a oferta em um grupo seleto de
empresas (mercado potencial mapeado: 305 empresas).

Aspectos Inovadores Relacionados a Prática:

Não informado

Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa:

“O Descarboniza é a plataforma para gestão de emissões da cadeia de valor das grandes
companhias, que compreende o escopo 3 do inventário de emissões, de acordo com a metodologia GHG Protocol.

Principais objetivos:
Nosso principal objetivo ao criar o Descarboniza era de construir uma plataforma digital
que HABILITA A SUSTENTIBILIDADE, com foco na gestão de emissões de GEE e na cadeia de fornecedores das companhias.
O levantamento dessa necessidade começou no início de 2022. Primeiro, começamos com a pesquisa de como estava o mercado em relação às práticas com a sua cadeia de valor e
maturidade na gestão. Ao ir visitar um possível novo cliente de energia, sempre fazíamos a abordagem explanatória em relação à sua gestão do escopo 3 e, a partir desse ponto, entrevistamos diversas grandes empresas até entendermos que a necessidade havia
sido mapeada e, além de verdadeira, existia um mercado para explorar. Nós então, fomos em busca do parceiro estratégico de tecnologia para colocar a plataforma de pé. A necessidade identificada foi a dificuldade que grandes empresas tinham em obter dados e informações referente as emissões da cadeia de valor. Grandes empresas possuem alta maturidade em sustentabilidade e já realizam a gestão de suas emissões, principalmente no que diz respeito aos escopos 1 e 2 (diretas e indiretas). Porém, há uma dificuldade na gestão das emissões do escopo 3, visto que a cadeia de valor, muitas vezes é formada por pequenas e médias empresas, que ainda estão muito atrás no que diz respeito a uma agenda estratégica de combate as mudanças climáticas, com redução de emissões. Além disso, também fizemos uma sessão de naming da plataforma, para que nossa marca traduzisse o cerne da nossa proposta de valor que seria ofertada aos clientes.
Hoje, o Descarboniza está em fase de apresentação comercial para grandes empresas, que já mostraram forte interesse e entenderam o valor estratégico que nossa solução pode oferecer.
O nosso projeto foi construído pela equipe de sustentabilidade e produtos, com envolvimento desde à alta liderança da empresa até a equipe de operação. Também fechamos a parceria tecnológica para prover o sistema.
O Descarboniza é voltado para grandes empresas, que já estejam maduras na gestão de seus inventários de emissões.
O recurso financeiro cedido para o desenvolvimento do Descarboniza, foi destinado para a equipe de produtos que estava sendo criada para amparar o desenvolvimento de novos produtos sustentáveis da empresa, além do uso na contratação do parceiro de tecnologia.”

Gestão da Prática Relatada:

“A inovação da 2W não se encontra focada em um departamento específico, mas sim num mindset, adotado pela empresa como todo, onde todos podem ter a oportunidade para inovar.
A Área de Produtos, estrutura em dezembro de 2022, incorporou muito da visão de inovação da 2W, pois está na vanguarda criando soluções que já estão trazendo resultados à companhia. Para montarmos a montar a equipe, selecionamos a dedo quem faria parte dela, e o método de escolha foi formar uma equipe de pessoas que trabalhavam com desenvolvimento de produtos já em empresas do setor de energia; além de experts em sustentabilidade, energia, finanças e inovação.
A estrutura de criação de produtos, sua validação e lançamento foi alinhada em mais nível de governança e aprovada em conselho.
Ao ser uma área nova para a empresa e muito estratégica, fomos muito criteriosos em
como seria a sua operação. Todas as novas ideias de produtos entram num “”parking lot”” e são priorizadas mensalmente em reunião com a diretoria.
Na criação do Descarboniza, uma vez validada a necessidade do produto ao mercado,
nos planejamos para fazer a entrega técnica e funcional da solução e logo após a validação da proposta de valor + plataforma sistêmica, lançamos o produto ainda em MVP.
Os indicadores criados para esse produto foram:
1. Grau de encantamento das partes interessadas pelo Descarboniza.
2. Interesse pelo Descarboniza combinado ao produto de energia.
3. Quantidade de vendas geradas;
No momento, por ainda não termos lançado a mar aberto, os resultados são sigilosos,
porém estamos em negociações avançadas com diversas empresas dos mais variados
setores, tais como: industrias, instituições financeiras e bens de consumo.

Possibilidade de Disseminação ou Replicação:

“Por ser uma plataforma tecnológica, em que precisamos dedicar uma equipe exclusiva e
capital para financiamento da tecnologia, entendemos que existe a possibilidade de replicação, porém não por QUALQUER empresa.
O Descarboniza é um produto que está em linha com a estratégia, visão e execução da 2W nos próximos anos, sendo necessário um histórico em sustentabilidade e ofertas de produto dessa mesma natureza para criar uma linha concorrente e de credibilidade, ainda mais focado em grandes empresas, que são muito criteriosas com quem fazem negócio.
Por lançarmos algo inédito, de uma forma totalmente nova ao mercado, teremos um tempo de
pioneirismo e acreditamos ter uma resposta do mercado em até dois (2) anos de propor uma solução semelhante, competitiva e com a proposta de valor ainda melhor.
Entendemos que o Descarboniza é para empresas que possuam um alto impacto ambiental em relação a emissões de GEE e por incluírem em sua base a cadeia de valor dessas grandes empresas, acabam adequando e padronizando um tema que ainda NÃO está ao alcance delas, em termos de execução.
Então, sistemicamente existe a possibilidade de replicação, no entanto, a velocidade e credibilidade da empresa competidora para lançar um concorrente à altura não será tão rápida assim.